Futebol Feminino - Época 2026/2027

E ainda bem a Borges era muito cara para o que produzia

Exacto.. Além da falta de respeito pelas jogadoras agenciadas que estão no clube, seja em qual for. Uma agente que não respeita clubes e jogadoras não augura bom futuro.

1 Curtiu

A questão não era tanto se fez bem ou mal, tal como apontado pelo Ribatejano. Mas nesse caso podiam ter apresentado uma proposta por valores mais baixos, o que não aconteceu. De qualquer dos modos não sei se ela ainda ganhava o mesmo que ganhava antes e penso que já haveria jogadoras a ganhar mais (Telma, por exemplo). E, na minha opinião, continuava a ser uma das melhores do plantel e que também dava estabilidade à equipa, o que é muito importante (o próprio Micael apontou que este ano ficaram abaixo das expectativas por causa da tal reformulação e perda de jogadoras experiências - algumas das quais com quem não quis renovar). Mesmo jogando como 3ª central ainda marcou dois golos e fez oito assistências na última época, produziu mais do que muitas a jogar em terrenos mais avançados. Acho que fica mais caro pagar salários, ainda que mais baixos, a jogadoras que nunca jogam, por exemplo ou contratações disparatadas. Mas com o tempo já se foi percebendo que essa dispensa, assim como outras, pouco teve que ver com rendimento desportivo ou até questões financeiras.

O que me constou no ano passado, através de uma pessoa com ligação a ela, é que o clube queria renovar,mas devido à pressão de uma diretora , que entrou em conflito com ela, acabou por sair. Pela proximidade da pessoa em causa, acredito que seja verdade.

1 Curtiu

Já me referi, faz muito tempo, quanto a Ana Borges, do que lhe perguntei e da sua resposta, quando ela saía da Academia no seu carro (BMW), que parou na zona destinada aos adeptos:
P: vai continuar?
R: ainda não sei.
Tal, vale o que vale.

Cada um acredita naquilo que quiser, e nas versões que quiser. Mas se essa resposta me tivesse sido dada a mim, eu inferiria que ela tinha tido uma proposta do clube.

Continuo sem entender e é mesmo um mistério para mim, como é que a comunicação do Futebol Feminino do Sporting ganha tantos prémios. Hoje, e no momento em que o rival anuncia a saída do seu maior símbolo, seria obrigatório o Sporting apresentar uma contratação de peso inquestionável, uma contratação de aromba.

1 Curtiu

https://x.com/i/status/2070538076774912002

É a meu ver a seriedade com que esta modalidade é tratada se fossem competentes a estrutura do FF já tinha feito algo para combater a comunicação dos rivais. E aposto quando os rivais anunciarem uma grande contratação eles vão atrás a tentar fazer o mesmo. Não são mesmo competentes a meu ver. E os prémios alguns deles devem ser mesmo encomendados.

Isto é nacional. Porque apesar de ser má como é, ainda consegue ser melhor que quase todas.

E é mesmo de se ficar confuso. O site, diz no título da notícia que a Constança Maia, assinou contrato profissional. Lá dentro, diz que assinou contrato de formação. No Instagram diz que assinou contrato profissional.

Acho que eles próprios estão confusos.

é um contrato de formação profissional, há as geladarias, as gelatarias e as gelatadarias! por isto é que ganhamos prémios de comunicação. :grinning_face_with_smiling_eyes:

2 Curtiram

É mais uma coisa que se escreve por as pessoas desconhecerem totalmente os procedimentos. A notícia do site deve ser mesmo de notícia de estagiário. A partir do momento que faz 18 anos, o clube pode prolongar mais um ano sem assinar nada, o contrato de formação. Com 18 anos, para assinar um contrato tem que ser um contrato profissional. Quem traz uma notícia dessas ao público, tem ao menos que saber acerca do que está a escrever.

1 Curtiu

Comunicação não é a minha área, mas tenho opinião contrária. Hoje o Sporting manteve-se quietinho para não ofuscar a notícia da saída da capitã do rival. Deixar correr o marfim…

1 Curtiu

Não sei se não estarás certo. De um lado está-se ver uma equipa que apesar do presidente dizer que vai investir e que quer continuar a ganhar, o que se vê são saídas de históricas, de jogadoras de grande potencial e uma grande desconfiança na massa adepta. Do outro lado, vê-se uma equipa onde da parte dos próprios adeptos e rivais, havia expectativas muito elevadas mas a realidade parece ser QB para a manutenção na Liga BPI.

O Sporting está quietinho. Tipo vamos ver o que isto dá.

Nada contra as jogadoras, nada contra o Porto. Mas tudo contra a Federação Portuguesa de Futebol que muda as regras a meio do jogo. O Porto segundo parece prepara-se para contratar Fatumata Sissé e tem Já no seu plantel Angeline da Costa, As duas, que chegaram a Portugal prestes a fazer 21 anos, são consideradas FL, porque quando elas chegaram, a idade limite era de 21 anos, podendo as três épocas ir aos 23. O mesmo Porto contratou a época passada Alice Reto, com 18 anos, entretanto fez 19, pelo que não conseguirá ter duas épocas completas antes dos 20. Não pode ser FL, porque não pode prolongar o prazo porque foi filiada na federação espanhola e dos países baixos. E é uma internacional sub-19 portuguesa. O Sporting, tem na mesma situação Júlia Wozniak, por exemplo, ou Alexis Valderrama ama na equipa B. Como eu digo, nada contra a jogadores e contra o Porto, mas é ridículo jogadoras que chegam a Portugal aos 20, quase 21 anos, serem FL, e jogadores que chegam com 18 anos e que e que nesses 20, é a idade com que essa as outras jogadoras chegaram já têm as duas épocas completas necessárias que é o e porque os doutos senhores da federação, acharam que resolveram os problemas de excesso de estrangeiros, adaptando o regulamento da UEFA dos 21 para os 19 anos.

Apresentação marcada para 4ª feira (Abola)

1 Curtiu

Li há pouco tempo sobre essa lei das NFL, e acho que tem muitas falhas. Aliás, a FPF no que toca ao Futebol feminino é cheia de falhas. Por mais que se faça parecer que é tudo muito bonito e tal , mas há muita coisa que é ridícula mas com aval (não intervenção) dos clubes. Resumidamente, na minha opinião , está-se tudo a cagar para o feminino

Quanto mais me interesso pelo feminino e pesquiso, mais me desiludido (não me impressiono).

Essa Fatumata de que falas para o Porto, já me tinham falado dela mas do que vi, não me parece grande espingarda. O quem achas dela?Quer-me parecer, do que leio, que vieram.com mais tesão do que força na verga :rofl:

No Benfas também parece andar tudo de pé atrás, o Rui Bananas promete mais, mas vai de encontro ao discurso dele de encanta burros. Aquela merda está a dar para o torto e o money vai-se. Há que cortar em algum lado.

Sabes quem são os três maiores prejudicados pela regra dos não formados localmente? Sporting, Benfica, e este ano o Torreense.

O regulamento geral da UEFA, que foi depois adaptado pelas federações locais, diz que as equipas tem que inscrever 25 jogadoras, sendo obrigatoriamente oito formadas localmente, quatro clube quatro federação. Senão tiver as 8, reduz nas 25. A FPF, na sua adaptação do regulamento e quis ser mais papista que o papa. A LPFP, segue o regulamento geral da UEFA.

Não sendo os clubes portugueses apologistas de orçamentos por aí além, e permitindo as provas nacionais apenas 9 jogadoras NFL na Ficha de jogo, muito dificilmente passarão das 11 ou 12 NFL no plantel, e é claro que essas jogadoras todas não são todas de uma qualidade suplativa.

Uma equipa, de uma Liga das 6 equivalentes à nossa, na qualidade das grandes equipas (não é da Liga) não tem tantas restrições financeiras e não tem qualquer restrição de jogadoras. Podem inclusive utilizar num jogo 16 jogadoras estrangeiras e na maior parte dos casos, na Espanha, Inglaterra, Alemanha, França, Itália e acrescento Suécia, as NFL são de uma qualidade suplativa, que aumentem muito as probabilidades de sucesso. Ou seja a FPF, quer que os clubes portugueses brilhem na Europa, mas não lhes dá condições para isso.

Em relação ao Porto. Os adeptos, tanto deles, com a euforia e os rivais, transferindo a ideia a partir do futebol profissional, criaram a ideia que vinha aí uma super equipa. Os dirigentes sempre tiveram noção da realidade. Se houve uma expectativa alta , nunca foi dos dirigentes da secção.

Em relação à Fatumata, jogadora interessante de clube pequeno. Nas posições onde ela joga, temos a Maísa, a Santiago, a Nave, a Ana Tomáz e outras da equipa B. Não tirava nenhuma para ela ser titular.

1 Curtiu