Futebol Feminino - Época 2026/2027

Creio um pouco mais tarde do que o Granada. Por isso disse são outros quinhentos. Nao considero o SCP superior a do ATB neste momento. Em relação a RS se fosse com a equipa da epoca passada ate era um pouco inferior. Neste momento poderá ou nao mediante as novas contratações da RS ser igual ou um pouco inferior.

Quando eu digo equipa mais forte, não digo a equipa em si, mas o grau de dificuldade do jogo. Normalmente os primeiros jogos é com equipas regionais, depois equipas de escalões secundários e só numa fase posterior equipas do mesmo nível.

Faz todo o sentido o que estás a dizer, mas como disse, uma jogadora nossa vai estar aqui pela Guarda na próxima semana (pelo menos no início da semana), por esse motivo questionei se tinhas a certeza se o início dos trabalhos se iniciavam na próxima segunda feira.

A minha pergunta não foi no sentido de te descredibilizar, muito pelo contrário, porque para mim és o forista com maior conhecimento do que se passa no nosso futebol feminino.

A informação que tenho é que a pré época começa apenas no dia 1 de julho, parece-me tarde, para quem vai começar a competir um mês depois

tenho andado convencido que iremos fazer um jogo de pré-época com o Brondby IF, não sei se ambas passarem o mini torneio poderão defrontar-se nas pré-eliminatórias da fase a seguir!?!

Que jogadora?

Eu utilizei a lógica das pré épocas normais, que por norma são 6 semanas. Mas nas 01/07 entrando logo em estágio, porque, para que é que servem as pré épocas? Recuperar o físico e ritmo competitivo depois das férias,o entrosamento de novas atletas. Trabalho tático, implementação de sistemas e correções.

O Sporting, perdeu uma titular, podemos considerar duas com a Anna Wellman, mas basicamente, é uma, a Beatriz e haverá certamente a substituição da Erica por uma lateral esquerda de raiz. Ou seja, o período de entrosamento, é menor, pois a equipa já se conhece bem. O treinador mantém-se, as ideias e os sistemas táticos, já são conhecidos. As duas primeiras semanas, são para cuidar do físico e fazer correções. O ritmo competitivo, pela falta de equipas, só poderá ser adquirido nas duas últimas semanas antes da estreia.
Portanto mais vale encurtar para 5 semanas e começando a um são precisamente 5 semanas, conseguindo nas duas últimas 3 ou 4 jogos de uma intensidade maior, do que estar a arrastar uma pré época, sem conseguir por em prática o que se trabalha.

1 Curtiu

A “net” insiste em recomendar-me a Sabrina D’Angelo… será ela a sucessora da Anna Wellman?!!

Só se fosse por um ano, para acabar a carreira. É que se está mesmo a ver, uma das GR cativas de uma seleção de topo, deixar a Inglaterra e vir para Portugal. Apesar da idade, ainda faria dois anos em ligas melhores do que a nossa. Internacionais canadianas mais a Lisyanne Proulx, essa por razões familiares, certamente preferiria Portugal à segunda divisão inglesa. Mas o clube das razões familiares dela também ficou agora sem duas guarda-redes.

Não o referi, porque para o caso em questão não era importante.

No entanto como já foi aqui dito que a Daniela Arques passou férias com a Bia, confirmo que é ela que vai continuar a acompanhar a Bia nos últimos dias de férias.

Volto a referir, que apenas queria confirmar com o @Ribatejano a data de inicio da época, achei estranho começar na próxima 2ª feira e a Daniela estar de férias. Seria um mau prenúncio.

NSL.

1 Curtiu

Pode ser por outros motivos, antes passava imensas férias com a Lúcia Alves.

Em todo o caso, esperemos pelo início da pré-época para reacendermos a esperança.

Em relação ao início da pré-época, não tenho informação nenhuma concreta, baseio-me no meu conhecimento de como se prepara uma época desportiva. Embora seja a um nível menor, o princípio é o mesmo. Uma pré época é em norma de 5 a 7 semanas, a média é 6. Mas eu estava a esquecer-me da variável de não haver equipas muito cedo para jogos de treino.

É impossível. Todos os já apurados para a terceira ronda, têm ranking superior ao Sporting. O Sporting, nunca seria seeded,estariam os dois como unseeded. Só teriam possibilidade se encontrar, se eventualmente chegassem os dois à fase de liga.

ok pois, então esse jogo contra o Brondby até pode acontecer.

Novo blogue sobre futebol feminino

Descobri isto enquanto estava a vaguear pelo Facebook

Tem algumas questões importantes, mas é uma visão muito própria e se calhar com algum bias das coisas. As perguntas que ele faz, deveriam ser dirigidas não à diretora (aqui sou insuspeito para falar, pois todos sabem da minha opinião acerca do trabalho dela) e sim ao treinador.

Mal seria, se num clube como o Sporting (ou em qualquer clube profissional) o plantel e as suas necessidades, fossem escolhidos por uma diretora (eu como treinador numa situação dessas demitia-me e metia a boca no trombone a dizer porque saí).

O treinador diz. Não conto com esta, ou aquela vai sair é preciso substituir. Ou diz, cometi um erro de não contar com laterais, precisamos remediar. Ou decidi jogar num determinado sistema e preciso jogadoras para tal. Não é a diretora que diz, vou contratar jogadoras porque me apetece e o treinador que se desenrasque.

Manter o talento. Depende muito do orçamento e do que se estiver disposto a pagar. Mas muitas vezes nem isso chega. Mesmo no masculino, ouvimos jogadores a dizer Portugal, é um trampolim para campeonatos mais fortes. Quanto mais no feminino.

Um exemplo, teria sido a diretora a decidir não renovar contrato com a Nádia Bravo ao mesmo tempo que ficaram no plantel jogadoras da mesma idade que quem começasse a ver futebol feminino hoje, perguntaria quem é essa?
Certamente perguntou a quem de direito, o que pensava.

Para se ver como funciona o pensamento do adepto. Se não fosse aquele que é o resultado mais vergonhoso de sempre do futebol feminino do Sporting, aquele 0-0 do Vilaverdense ou aquele penalti falhado contra o Damaiense que também não importava se o Benfica, não tivesse um penalti a favor nos descontos, quando o jogo do Sporting já tinha acabado, a Mariana Cabral, seria aclamada como a obreira do título e aí já não teria sido a diretora a fazer a equipa.

o blogue pode ser novo mas quem escreve nem por isso. Posso estar a fazer confusão mas penso tratar-se da mesma pessoa que li por aqui que chegou a ser banido deste fórum não sei porque razão em concreto mas penso que envolvia a direcção do BdC e o benfica da altura. Mas independentemente disso as perguntas que faz são legitimas mas como qualquer discussão nos dias de hoje tendem cair na falácia do “quem tem culpa?” e do branco ou preto quando raramente se pode melhorar o que quer que seja apontando o dedo a alguém. Claro que há responsabilidade da MBF como há do MS ou MC na altura, das jogadoras e claro das agências e das relações destas com os clubes mas como pouco se sabe sobre o que se passa dentro do clube é apenas um acto especulativo que não serve quase para nada.

A mim o que me entristece mais nesta secção e já referi várias vezes aqui, é a falta de informação que deveria ser dada a tempo e horas aos sócios e adeptos em relação a tudo o que envolve o FF. Podem dizer que o segredo é a alma do negócio e que são apologistas do “more signal, less noise”, tudo certo, não estou com isto a dizer que deviam dizer quem sai e quem vão contratar antes de tempo mas porque é que não se sabe quando começam os trabalhos deste ano, por exemplo, tem que ser segredo?! e como é que não houve uma explicação, um balanço do ano que passou numa entrevista que fosse da MBF aos canais oficiais do clube ou mais recentemente umas declarações sobre o sorteio nas pré-eliminatórias da UWCL!?

Não consigo compreender como querem que FF do Sporting algum dia se torne numa modalidade lucrativa e prestigiante se a tendência ano após ano é fazerem tudo pela calada sem se conhecer o projecto, manda-se um ou outro bitaite motivacional nas redes e sobre o processo e pronto está tudo bem. Os sócios e adeptos só têm que aceitar, não têm querer saber de mais nada porque quando vencermos (alguma vez vai acontecer!) vão estar lá todos para bater palmas, contentes e a dar-lhes razão… os mesmos que inundam as redes com a história das debandadas e a dizer que a secção é para fechar.

3 Curtiram

A minha alma fica parva, quando o Futebol Feminino do Sporting, recebe da parte da FPF, prémios de comunicação. A comunicação é má, mas não é só no Sporting,é na generalidade do Futebol Feminino, e a maioria dos adeptos, sem informação e com a dificuldade atual de se ver mais do que o título das notícias e com isso não terem espírito crítico, saem-se com comentários sem noção e sem nexo. Os clubes têm que saber comunicar melhor com quem os segue. No Sporting, saem duas titulares. Sendo uma em fim de contrato e outra por opção dela ou do clube, porque tinha mais uma época. Mas o Sporting, coloca no post as 5 que sairam, que não são 5, são 7, a Fontemanha também conta e podemos juntar a Capeta, mas essa já foi substituída. Olhamos para as outras 5. Nas 5, está uma jogadora que está emprestada há 2 épocas, está aquela que em principio seria a terceira guarda-redes e que por circunstâncias várias teve de ser varias vezes titular, tendo convencido muito pouca gente e inclusive antes das dispensas já era referido que vinha outra GR, também internacional jovem, e já não falo da saída da avançada que nunca se sabia quando se podia contar com ela. Mas os comentários gerais, são que é uma debandada e é para acabar.

O engraçado, é que os mesmos que dizem isso, do Sporting, tecem loas aos nossos vizinhos, que têm 4 jogadoras de peso, que podem não renovar, de onde sairam 3 jogadoras suplentes do plantel principal que têm tanto peso como teriam as nossas suplentes, de onde saíram 3 jogadoras que estavam emprestadas, ou seja exatamente igual à Rita Almeida, e nem vou falar nas 7 internacionais jovens que saíram. Para a generalidade das pessoas, como ganham, são o exemplo a seguir.

Mas voltando ao início. A nossa comunicação é uma porcaria. Quem é que sabe da época quase brilhante da nossa formação?
Se o Sporting soubesse comunicar, não havia (e vou usar o termo de Bruno de Carvalho), tanto sportingado que disparam por suposições. Haveriam Sportinguistas informados da realidade. Poderia ser boa ou má, mas é a realidade do clube.

2 Curtiram

Estão a ver na equipa masculina, tudo definido e apresentado, começo dos trabalhos, estágio, jogos de pré época e jogo de apresentação. No FF alguém sabe de alguma coisa… dá vontade de dizer: é para fechar?! :man_facepalming:t2::joy:

Mas pelos vistos, é uma coisa generalizada no Futebol Feminino.
Não somos só nós que nos queixamos.