Jogo directo e potencia fisica, o que peço há anos para o futebol feminino. Agora imaginem isso aliado á capacidade técnica de jogadoras como a Borges, Brenda e Joana (infelizmente Olivia parece que já não). Se existe aliás alguma coisa positiva com a saída da Olivia, é a possibilidade da Borges voltar a encantar a extremo, se bem que me parece que nem ela o quer, para não perder o lugar na selecção.
Se corresponder à realidade. E for mesmo para sair sim. Será talvez a maior transferência de sempre, fora jogadoras consagradas, tirando a maluquice da Kudananji e da Oashuala.
Agora. Acredito que tenha sido exigência de empresario uma cláusula de rescisão. Se não, numa jogadora cheia de potencial, com 3 anos de contrato e nesses três anos apanhar uns JO, colocar uma cláusula, se partiu da parte do Sporting, foi um erro crasso. Nunca uma jogadora saiu por cláusula de rescisão. Se foi negócio é mau. Uma Olivia, vale 3 Kudananjis. Posto isto, acredito que possa haver interesse do Arsenal, perderam a Miedema, a Beth Mead quer sair. Mas no tempo do BdC falava-se do bacalhau, agora vamos esperar pelo comunicado. Até lá é tudo especulação.
Mas como disseste, esperemos que a Olivia, não tenha sido uma exceção, mas um paradigma das novas contratações.
Antes de qualquer outro meio de CS, foi no site ZeroZero que apareceu do nada a Olivia Smith inserida no plantel do Sporting, e isto 1-2 meses antes da sua apresentação oficial, e eu fui pesquisar para saber quem era. Pouco depois desapareceu dali, talvez por iniciativa de alguém ligado ao Sporting, só reaparecendo quando foi oficialmente apresentada pelo Sporting. Por isso, tenho que pelo menos dar-lhes o beneficio da dúvida, se agora estão a anunciar a sua saída.
Sobre isso:
O site do zerozero tem várias componentes. Os jornalistas que escrevem para o zerozero (e têm feito um excelente trabalho, diga-se) não são as mesmas pessoas que estão envolvidas na parte referente à base de dados.
Essa parte compete sobretudo à comunidade. Qualquer pessoa pode ir ao zerozero e adicionar informações novas, mas colaboradores nível 3 ou abaixo requerem que essa informação sugerida seja aprovada por pessoal ligado a essa parte do zerozero.
Qualquer colaborador do zerozero nível 4 ou acima pode ter posto a Olivia Smith como fazendo parte do plantel, até porque esse assunto até já vinha a ser discutido por aqui bem antes de ela ser oficialmente anunciada. Por colaborador refiro-me a pessoas da comunidade com conta no site.
Mas repara, às 14.30, era certa a saída. Às 21.30, já poderá estar de saída. Já não são tão peremptórios. E numa entrevista dada já depois das primeiras notícias terem saído, (começaram a lançar a notícia no dia a seguir ao final da liga) a própria Olivia, fala em jogar a UWCL, no Sporting.
Por isso é que eu digo. Vamos esperar que o Sporting se pronuncie, e o mais rápido possível.
Era irmos buscar 3 jogadoras ao RP e uma ao Torreense. Tivnan, Vetter, Mika e Ava. Três para um jogo físico e direto. A outra, para ficarmos com as duas melhores GR da Liga.
2024.05.23 - 21H30 (data do post)
zz: Este ano, o Sporting acabou por não vencer qualquer troféu na temporada, mas conseguiu o segundo lugar e vão poder disputar a Liga dos Campeões na próxima época. Sei que é um sonho teu poder jogar na prova. Como é que te sentes sabendo que vais ter a oportunidade de pisar esse palco?
OS: Estou mesmo ansiosa. Eu sinto que a nossa equipa está mais do que preparada para isto. Este ano, fomos mais infelizes do que tudo o resto, mas sinto que jogámos bem durante grande parte da época e as coisas acabam por acontecer. Controlamos o que podemos e estou mesmo ansiosa pelo que há-de vir. Temos uma grande equipa para a próxima temporada e estamos muito focadas nos nossos objetivos
«Estou mesmo ansiosa por poder experienciar tudo isto»
zz: Com a presença na Liga dos Campeões no próximo ano, terás uma experiência semelhante, mas num contexto de clube. Quais são as tuas expectativas para a competição?
OS: Tenho expectativas elevadas. Estou mesmo ansiosa e entusiasmada, principalmente por esta equipa. Vai ser algo novo para algumas jogadoras. Temos um grande leque de atletas, mesmo as meninas mais novas, que vão poder ter esta experiência também. Estou mesmo ansiosa por poder experienciar tudo isto com esta equipa.
![]()
Realmente esta entrevista deixa sérias dúvidas sobre a veracidade da notícia sobre a eventual saída!
Vamos ver ,espero que fique.
por acaso fiquei com a impressão contrária… as micro expressões depois das perguntas sobre a equipa e a próxima temporada - mexer no nariz, o olhar, etc… cenas de serie de tv lol mas foi o que me pareceu. Esperemos que não!
estas notícias deixam-me sempre desanimado, ser do Sporting é sempre assim quando as coisas parecem tomar forma, eis que afinal não e a jogadora revelação pode estar de saída.
Não digo que a eventual saída da Olívia não fosse de alguma forma previsivel tendo em conta a jogadora que já é mas sempre achei que a época 2024/25 fosse para fazer, mas vamos esperar.
Também acho cómico que seja sempre o Arsenal o clube que contrata tudo o que mexe, então no feminino é por demais.
E não sei será o passo certo para a jogadora pois quanto a mim ela encaixaria muito melhor no Liverpool por exemplo mesmo sem UWCL… o Arsenal feminino é uma casa a arder.
Uma coisa que tenho constatado é que boa parte das jogadoras USA/CA que chegam à liga BPI, poucas são as que permanecem mais que uma temporada. Muitas voltam para a sua terra 10 meses depois, parece que encaram a vinda para a Europa só como mais uma experiência de vida e que não desejam fazer carreira a jogar profissionalmente. Depois há também o caso dos nossos os clubes não terem argumentos para as manter por cá. Só esta semana foram para aí 3 ou 4: Erin Healy, Makenna Gottchalk, Ellie Walker, Jenny Vetter, etc…
Claro que a Olívia é um caso completamente diferente pois a jogadora tem tudo para brilhar se tiver cabeça e calma.
Se é verdade o que está de há muito no zerozero, ‘ser o marido dela, o luso canadiano Dylon Lopes de 20A’ que vinha jogando no Atlético do Cacém, interrogo-me qual o peso que isso teve quer na sua vinda e nas eventuais decisões de saída (se algum houve…)
Assisti, no relvado no SF Damaiense a todas as entrevistas, quer com ela e com Mariana Cabral, mas sem me aperceber do conteúdo dos diálogos.
O meu ‘negócio’ era fotografar e colecionar os autógrafos que me faltavam, tendo havido oportunidade de trocar umas palavras de circunstância.
E também vivenciar (registando, reações das atletas na bancada e de quem estava no banco) tudo o que o desenvolvimento da jornada aportava, mormente com as leoas a cumprirem a sua parte a vencer, e a incerteza que pairou por minutos, quando após os 83’ as leoas estiveram virtualmente no comando da Liga BPI.
Ava não vais buscar
Seria uma pena se a Olivia Smith, a melhor jogadora deste campeonato, não pudesse ficar pelo menos mais um ano.
Se se confirmar, o Sporting tem obrigação de a substituir com uma jogadora de qualidade muito alta.
Que o acerto no scouting do último ano (Norheim, Jaz, Olivia, Maiara) se mantenha na próxima época.
Se a olivia foi entrevistada, pode em off ou não, ter deixado descair que estava mais perto de sair do que ficar.
Há uma coisa que o pessoal se esquece relativamente a cláusulas de rescisão. O clube pode decidir pagar. Mas é preciso o jogador querer.
Deve ter contrato até pelo menos Janeiro 2025, mas se Sporting, ésseélebê ou outro clube desta dimensão acharem que precisam dela em principio o Torreense não criará dificuldades.
Não vou revelar a duração do contrato mas esta época continua no torreense
Não será facilitada nenhuma saída
Ava não ia buscar, mais rapidamente a Healy, ainda assim acho que ofensivamente estamos, só se fosse mesmo uma “estrela”.
Micha tb não, prefiro a Rute e creio que estaria mto motivada para dar luta.
Tivnan claro e ainda trazia a Bea Rodrigues.
Erin provável no Racing
Rute ou fica no Benfica ou estrangeiro
eis o top 25 de golos + assistências este ano em Portugal.
no Top 10 temos 4 jogadoras do Sporting com Olívia destacada, a Capeta, Neto e Diana também jogadoras importantes.
Estas análises são redutoras e representam só um aspecto da performance de uma jogadora mas tendo em conta isto e sem pensar nas posições que ocupam no campo diria que ao Sporting interessaria:
Telma Encarnação(FL), Caroline Kehrer (NFL), Erin Healy (NFL), Érica Costa (FL), Malu Schmidt (FL?!), Bia Meio Metro (FL), Beatriz Cameirão (FL) e Jenny Vetter (NFL)