Futebol Feminino - Época 2023/2024

Cameirao poderia compor plantel mas não seria titular… É claro que se incluissemos jogadoras do Benfica seriam mais, mas isso não é real como sabemos…

https://x.com/SportingCP/status/1781363489551855964

A Olivia deixará de ser NFL? Como assim ?

coachesvoice.es

De periodista a entrenadora. Del fútbol base a liderar el proyecto del Sporting Club de Portugal femenino :portugal:

Es la historia de Mariana Cabral :dizzy:

:speaking_head: “Soy una apasionada por el juego ofensivo. Me gusta encontrar soluciones para atacar. Pero lo más importante de todo es el juego colectivo”.

:speaking_head: “Quizás Mariana, la periodista, preguntaría a Mariana, la entrenadora del Sporting, si alguna vez imaginó que sería entrenadora de fútbol. La respuesta sincera es que nunca lo imaginé”.

:speaking_head: “El punto de inflexión fue el Mundial de 1999. Me impactó la imagen de Brandi Chastain quitándose la camiseta para celebrar la victoria de Estados Unidos. Aquella imagen me pareció increíble”.

:speaking_head: “Es un placer luchar por mejores condiciones, por la libertad y los derechos de las mujeres. Hoy en día, las chicas saben que pueden ser futbolistas y entrenadoras profesionales. Algún día espero ser un modelo para ellas”.

:speaking_head: “Aquí, en el Sporting Club de Portugal, tenemos un lema: ‘Más importante que ganar, es ganar como equipo’. Entender esto es esencial para lo que queremos hacer”.

:speaking_head: “Hay varias Marianas dentro de Mariana Cabral. La jugadora, la periodista, la entrenadora… ¡Y muchas más! Son puntos muy dispersos, pero siempre coinciden en algo central: la pasión por el fútbol”.

1 Curtiu

Chegou com 18 anos e o regulamento prevê que se tornem FL as jogadoras que jogarem dois anos até aos 19… Na segunda época já são FL!! A estrutura está a aproveitar a regra e a “criar” FL no mercado (Maiara, Olivia)!!

1 Curtiu

A regra, voltou a ser alterada. Para 24 meses, ou três épocas. No caso da Maiara, sim, será na próxima época. Mas a Olivia, só em 25/26. (ninguém pode garantir que um atleta cumpre a época completa, por isso conta só a terceira época)
O problema todo, está, no facto da FPF, querer ser mais papista que o papa e ter adaptado a regra ao extremo. A UEFA diz que no mínimo, um terço do plantel, 8 em 25 jogadores, tem que ser formado localmente. A FPF, além de o fazer ao contrário, mínimo 2/3 de FL, aplicou também a regra à ficha técnica. Ou seja, 13 FL em 20. Na WCL, um clube, pode ter na ficha técnica do jogo, apenas 3 FL.

Estás incorreto. No início da segunda época as atletas com 19 ou menos anos tornam se FL!! Maiara já o é, Olivia passará a ser em 24/25… A regra mudou, sim, porque antes eram consideradas FL até aos 21, agora são apenas até aos 19. A FPF está a forçar a aposta em atletas portuguesas e isso limita muito a competitividade da liga e dos clubes!

Vai aumentar para 8 NFL

Na verdade a regra é até aos 24 anos neste momento
Por exemplo Gi do Torreense é formada localmente

A Gi é porque adquiriu o estatuto quando a regra era diferente. Já não é assim. Atualmente é até aos 21 anos!! Sobre a passagem para 8, isso ainda não é confirmado. Seria uma boa notícia, mesmo que curta!!

Muitos outros clubes da liga BPI contratam NFL sem qualquer limitação aparente, bem sei que no RP aquilo é demais e tresanda a lavagem de dinheiro mas caramba, nós vamos ter um acréscimo de jogos significativo +4 jogos na pré-eliminatória logo em julho/agosto e se nos apurarmos para a fase de grupos da UWCL +6 jogos e por isso se tivermos mais uma ou duas NFL no plantel mesmo que não possam jogar na liga BPI ao mesmo tempo, acho aceitável até porque há também as lesões e os jogos das selecções, etc.

Temos que reforçar, é um facto, mas mais importante será recuperar primeiro e bem a Maiara, a Fátima, a Andreia Bravo e a Gabriela Vinhas. O caso da Maiara é um mistério.

Em relação a centrais de raiz estamos qb pois temos a Andrea, a Gabriela e a Bruna mas sabendo que esta última acaba contrato em Junho e que até poderá sair. A Diana Gomes ou a Ana Seiça seriam boas alternativas e também acabam contrato em Junho, improvável conseguir traze-las no entanto. Da formação temos a Dária Kaminska e a Érica Cancelinha que poderão subir. A Érica faz o corredor direito todo mas pode jogar na posição da Ana Borges a central à direita. Centrais à esquerda, a Andrea pode jogar aí se a Bruna ou a Gabriela estiverem no 11. Há ainda o possível regresso da emprestada Sofia Silva. Ou seja não gastava uma vaga NFL aqui nem na posição de guarda redes por exemplo.

Para defesa esquerda/ala uma possibilidade pode passar pela Beatriz Barbosa do Valadares, uma jogadora versátil ao estilo da nossa treinadora, joga à esquerda ou à direita e já com muitos jogos ao serviço do Braga, Valadares e selecção S19. De resto as jogadoras que temos para o bem e para o mal nas laterais devem continuar… não sei se a Fátima Dutra tem mais um ano de contrato ou não mas um reforço à esquerda ou à direita NFL poderá ser a solução porque as portuguesas Joana Marchão e Ágata Filipa não deverão sair e têm contrato até 2025 e a Lúcia Alves deve voar para o estrangeiro e só voltará em janeiro para jogar no Sporting na fase a eliminar a UWCL, estou a picar lol.

Como alternativa à Cláudia e à Brenda para o centro do campo é que temos mesmo que reforçar com NFL… nomes em fim de contrato ou encostadas nos seus clubes não faltam: Nerea Eizagirre, Teresa Abelleira, Sandie Toletti, Jelena Čanković, Karen Holmgaard, Filippa Angeldahl, Aurora Galli, Karólína Vilhjálmsdóttir, Christy Grimshaw, Grace Clinton, Kateřina Svitková. Alternativas FL para além de jogadoras referidas em cima por voces só a Ana Rute, Maria Miller ou a Samara Lino, nenhuma titular de caras e por isso o melhor será fazer subir algumas jogadoras da nossa formação e contratar uma ou duas NFL… muito do sucesso futuro desta equipa do Sporting passará pelo reforço do meio campo, é onde sinto que nos falta algum estofo sobretudo quando temos que matar as jogadas ofensivas adversárias nesta zona e muitas vezes não conseguimos faze-lo com as jogadoras que temos actualmente.

Na frente deverá ser para manter, a Brittany Raphino veio dar novas soluções de ataque mas claro que se a Telma assinar será sempre bem vinda até porque ainda não sabemos se a Capeta continuará ou até se a Diana continuará mesmo com o vinculo até 2025. Independentemente disto continuo na minha e gostava muito de ver a Alexandra Henriques no Sporting mesmo sendo representada pela kshitius, pois é das jogadoras mais talentosas que vi jogar e sempre em clubes com pouco caudal ofensivo, uma pena.

resumindo, plantel com 30 a 32 jogadoras com 4 NFL novas ( uma 6 ou trinco, uma media centro, uma lateral/Esq ou Dta e uma media ofensiva ou 10) + formação. :slight_smile:

Está um processo a decorrer no tribunal europeu, com o intuito da lei ser anulada ou alterada para se considerarem apenas os extra comunitários, porque alegam que como está, restringe a livre circulação profissional dentro da UE.
Desde 2007, e até hoje, a regra base, fala de mínimos e diz 13-23 anos. Por isso é que existem as listas B nas competições europeias.
Cada Federação, deveria depois adaptar a regra ao seu contexto e a FPF, resolveu adaptar assim.
Dizem que é para proteger o jogador nacional. Mas isso é uma falácia, porque o FL não obriga a ser português. E não há uma uniformidade. Nas competições profissionais, são 10 jogadores no plantel. Ou seja, os clubes, podem ter 18 NFL e sem restrições de utilização. O Feminino, já usa o regulamento de amadores da FPF, que obriga aos 13 FL na ficha. A questão dos 8 NFL, embora continuasse a ser ao contrário, por ser máximo, enquanto a regra internacional, diz mínimo, ao menos cumpria o 1/3 do plantel.
Ao contrário do que a FPF acha, esta regra não ajuda nada os clubes portugueses, principalmente em relação a competições internacionais. Um clube estrangeiro, pode utilizar num jogo da WCL, 16 NFL. Um clube português também o poderia fazer, é claro, mas qual seria o clube português que só podendo utilizar 7 nas competições nacionais, iria ter o dobro no seu plantel apenas para a WCL?

Pelo que tem sido publicado, ao longo dos tempos na CS. Em fim de contrato, estarão, Bruna, Cláudia e Joia. A Brenda, na altura não houve precessão se renovou por uma época ou duas e a Capeta se assinou por duas ou três épocas e também é o caso da Fontemanha e da Dutra, que também não houve essa precessão. De resto, penso que todas estarão seguras pelo menos até 2025.

1 Curtiu

a Brenda acho que renovou até 2025.
o plantel actualmente está com 25 jogadoras que já foram utilizadas e com minutos. Inês e Teles saíram e a Vera Cid nunca jogou ainda mesmo não estando emprestada.

Estou por dentro e sei do que falo :wink:

Não concordo com quase nada!! Andrea, Bruna e Vinhas, mesmo acrescentando Sofia Silva, dá zero garantias!! É a lacuna principal deste plantel, mais uma central para jogar com a Andrea!! Depois… Este ano a Seabert lesionou se e foi a pior fase da época, talvez tenhamos perdido a liga aí!! Será um erro colossal não contratar outra GR que dê garantias!! Já no meio campo temos Fátima, Bravo, Brenda, Maiara, Joana, Cláudia e este ano a Diana também está a jogar mais recuada. E tu ainda queres mais duas (!?!) médias. Respeito, mas espero que o planeamento seja precisamente o contrário do que referes

A Gio, é FL, ao abrigo de uma exceção à regra. A primeira inscrição dela, foi em 19/20 e a regra, tem essa exceção de que atletas inscritos pela primeira vez em Portugal, nessa época, e apenas nessa época, (que foi a última dos 15-23) e nenhuma posterior, esta época, passaram a ser considerados FL. Assim como houve outra alteração que é apesar de atualmente ser 11-19, atletas inscritos na época em que cumprem os 19, prolongam até aos 23.

1 Curtiu

Está aqui 'um parto difícil ’ sobre quem é quem nas NFL e FL, para o qual não sei contribuir um milímetro.
O assunto tem de subir à Relação…
Porque não perguntar na página da FPF qual é o seu entendimento em vigor.
Acredito que de lá não venha resposta alguma.
Faz uns anos, fiz duas perguntas à FPF: as respostas não lembra ao diabo, ou melhor não mexeram uma palha (num caso disseram que era o clube que devia informar) mantendo-se as duas situações por resolver adequadamente.
Se bem me lembro uma era porque a Carole Costa, saia nos comunicados da FPF como Carole.
Ainda hoje ela figura na lista de jogadores como Carole.

eu não disse que não podiamos reforçar atrás, escrevi vários nomes que gostaria de ter até, acho é que não tinham que ser NFL. Não sei se já reparaste mas estamos a jogar só com uma central de raiz a Andrea as outras duas defesas têm sido a Ana Borges à direita e a Alícia ou a Fátima Dutra à esquerda, para mim faz mais sentido reforçar o lado esquerdo e direito é isso. Além disso fico sempre com a sensação que a equipa sofre mais por depender só da Cláudia e da Brenda e até só da Bravo e da Fátima a defender do que a falta de centrais foi só isso que tentei expor. E na baliza a Jóia se sair (provável!) dará lugar à Potra. Ou seja, gastar uma NFL na posição de GR também acho que não seja prioritário… mas por exemplo concordo com o regresso da Inês Pereira se ela não se importar de estar sentada no banco a maior parte dos jogos, isso sim seria um bom regresso e o plantel ficaria mais equilibrado.

Sim, mas nem Diana Gomes nem Seiça são realistas, portanto só sobram mesmo NFL. É verdade que só jogamos com uma, mas com Champions parece me demasiado arriscado que assim continue. Gastaria claramente uma vaga aí! De resto, parece me que Fátima, Bravo e Maiara oferecem esse músculo necessário ao meio campo. Na baliza, certamente a Inês não quererá voltar para ser suplente, portanto não resta alternativa… Além disso, o limite de NFL é na ficha de jogo. Podes ter uma gr estrangeira suplente sem a convocar, não sei…