Futebol Feminino - Época 2022/2023

Vamos ver o que se vai passar no defeso.

fui ver a partida ao estádio e a julgar pela reacção das jogadoras e equipa técnica no final do jogo também fiquei com a impressão que esta equipa técnica comandada pela Mariana Cabral irá continuar, quanto a mim ainda bem! …e sem dramas pois penso que podemos fazer melhor com a base de jogadoras que temos. Ao que parece a Brenda, a Chandra, a Bruna Lourenço, a Ana Teles, a Cláudia Neto e a Joana Dantas acabam contrato em junho, veremos o que acontece mas mesmo que renovem teremos que reforçar o meio campo todo e o lado direito da defesa para aumentar a fasquia e a competitividade no plantel, temos que voltar a ganhar o campeonato.

Convém não esquecer que esta temporada não conseguimos vencer um único jogo ao braga, uma derrota e um empate e ao benfica só vencemos um com dificuldade mas perdemos 4 jogos mais o empate na supertaça e que acabou também em derrota no prolongamento. Se isto não for um alerta para quem decide as contratações do clube ou SAD (não sei!) e o tipo de investimento que temos que fazer então estamos muito mal.

O próximo campeonato só irá começar em setembro mas com um mundial pelo meio por isso os reforços deveriam ser feitos já e apostar em jogadoras que não deverão ir ao mundial.

1 Curtiu

Sou só eu que vejo aqui um louvor assolapado à “gestão” downsizing feita pelo Frederico Nuno nos últimos anos, e ao gradual desmantelamento do plantel que foi feito?

O futuro é o “mais com menos” em todo o seu esplendor?

2 Curtiram

Então é certo que não vamos investir.

SL

3 Curtiram

MARIANA CABRAL: “FORMA BONITA DE FECHAR A ÉPOCA”

Por Sporting CP
21 maio, 2023

FUTEBOL FEMININO

​Treinadora satisfeita com a exibição frente ao Länk FC Vilaverdense

No rescaldo do triunfo sobre o Länk FC Vilaverdense (4-0), em duelo referente à 22.ª e derradeira jornada da Liga BPI, a treinadora Mariana Cabral mostrou-se satisfeita com os sinais deixados no encerramento da temporada pelas suas jogadoras, que fizeram um “óptimo jogo” em Alcochete.

“Fomos muito fortes não só a atacar mas também na transição defensiva, o que foi essencial para nos mantermos no ataque. Não deixámos o Länk FC Vilaverdense tirar partido das suas maiores qualidades, que têm a ver com a saída rápida para o contra-ataque. Foi um jogo muito bom da equipa e uma forma bonita de fechar a época”, começou por afirmar à Sporting TV, antes de lembrar que a turma verde e branca concluiu a segunda volta apenas com vitórias e um empate.

“No fim da primeira volta propusemo-nos a fazer uma segunda volta melhor, o que não era muito tão difícil pois a primeira não foi condizente com o que deve ser o nível do Sporting CP. Tivemos momentos que não foram bons, mas aprendemos e melhorámos muito em termos ofensivos e defensivos. Fizemos uma segunda volta com melhores exibições e muitas jovens da formação a contribuírem. A primeira também devia ter sido nesse nível, mas a responsabilidade é nossa”.

Mariana Cabral definiu depois a sua equipa como sendo “muito resiliente”. “Aprendemos muito e as jogadoras sabem para onde temos de ir. Agarramo-nos muito uns aos outros e é assim que temos de seguir, todos juntos e a acreditar no que fazemos porque isso é que nos dará sucesso”.

Já a capitã Ana Borges falou numa época “muito longa”. “Terminar com uma vitória é sempre bom porque dá-nos outra vontade e disponibilidade para começar a próxima época. A segunda volta comprovou que temos uma grande equipa e, se tivéssemos feito uma primeira igual, se calhar não estaríamos no segundo lugar, mas sim a lutar até ao fim. Infelizmente não foi assim, mas há que dar os parabéns a todas as minhas colegas e ao staff porque lutámos até ao final”.

Para a internacional portuguesa, o ponto mais forte que o plantel demonstrou ao longo da presente campanha foi a “união”. “Tivemos muitas lesões e, ainda assim, conseguimos ajudar-nos. Quando não estava uma ou outra jogadora, as que entraram jogaram sempre bem e ajudaram, o que é uma mais-valia. Viu-se muita entreajuda e penso que, acima de tudo demonstrámos o nosso carácter”, frisou, antes de fazer um balanço de 2022/2023 para as Leoas.

“Na primeira volta não conseguimos demonstrar o valor que o Sporting CP tem, e que é muito. Ainda assim, é de realçar a aposta que o Clube tem feito nos escalões de formação, houve muito jogos em que actuaram jogadoras de 17 ou 18 anos e a idade não se notou. O nosso colectivo é muito forte quando conseguimos demonstrar o nosso futebol”, concluiu a experiente jogadora.

1 Curtiu

A treinadora e a capitã em sintonia com o que por aqui se vai escrevendo:

ah, a 2ª volta, a nossa 2ª volta… Se não fosse a 1ª… (E se cá nevasse, fazia-se cá ski.)

Se não existisse 1ª volta, que bonito que era, diria a Mariana. (Mais bonito que as pirâmides do Egipto.)

Se fosse eu a mandar, até acabava com a 1ª volta. (Se bem que assim a 2ª volta passava a “volta única”, não sei se seria a mesma coisa…)

Maldita FPF, maldita CS, malditos lampiões.

Nós só temos um treinador que sabe o que diz e não procura desculpas. O Nuno Dias. Todos os outros / as boa passam de acomodados cobardes que tentam encontrar desculpas. Não servem ao Sporting. Talvez o costa do andebol tenha valor também. Mas sem certezas . Está senhora é perita nisso. Apesar de achar que tem feito trabalho razoável. Falta é " ■■■■■■■" para exigir condições.

1 Curtiu

Esta aprendiz repete as mesmas parvoíces do RA com a m**** da 2 volta, como se até a 11 jornada fosse a brincar!
Gostava de saber se repetimos algum onze inicial durante a época!
Já agora uma curiosidade para que estamos a pagar a americana, Melissa, Beckett e Sofia se jogamos apenas com 1 central?
Aqui as jogadoras passam de titulares para a bancada/desterro ,sem passarem pelo banco!
A quantidade de liliputianas utilizadas e também caso de estudo!
O Varandas já prometeu ao dos túneis que esta equipa vai ser mantida, com a MC a frente, de modo a glorificar as lampiãs!

1 Curtiu

Estão a apostar na formação para os outros

Quando elas chegarem a seniores saem para outros clubes…

Apostam na formação porque é mais barato
Simplesmente.

Uma equipa não pode servir de arma de arremesso para aqueles que se estão cagando para ela e simplesmente se servem dela para atacar quem não gostam. É um bocadinho triste ver aqui muitos que vêm aqui só para atacar, sem acrescentar nada à discussão. Não têm um único comentário que acrescente nada e o pior é que parecem viver em função de outros. Por exemplo, posso estar de acordo ou em desacordo com alguns users em algumas coisas como por exemplo com o Mirko, o Danix, o Yazalde ou o Travante, entre outros, mas são pessoas que fundamentam os seus posts e que se vê que realmente se interessam pela modalidade e sabem do que se está a falar. Não vêm aqui só por vir por não gostarem de A ou B, só porque sim. Dou um exemplo, o @Danix, acha que deveriamos trocar a treinadora, mas fundamenta o porquê. Já eu por exemplo, penso que o problema passa mais por um bom preparador físico e trabalho nesse campo. Porque perdemos o título em três jogos aos 88 minutos e isso, se calhar é parte física e mental. A nossa equipa contra equipas mais apetrechadas duram 75 minutos. Há uma frase muito conhecida que é a seguinte. Se o que vais dizer não acrescenta nada… Cala-te.

2 Curtiram

O que tu não sabes é que q falta de preparação física está intrinsecamente ligada ao modelo de treino da treinadora.

E quanto a isso meu amigo, nada a fazer

É preciso mudar o modelo e para isso a treinadora tem de sair

Acredito que esteja. Basta apostar num trabalho com bola desde o primeiro dia. Onde o físico se vai desenvolvendo com os exercícios. O treino de endurance é essencial. Não vou por em cima da mesa, o ciclo do Nuno Cristóvão, pois tirando o Braga, o resto era muito incipiente. Mas com a Susana Cova, podíamos ter muitos problemas, mas o físico não era um deles. As nossas jogadoras parecem preparadas para uma corrida de velocidade e não de fundo.

1 Curtiu

Sem querer defender a Mariana Cabral nesse ponto, mas ela e a treinadora que ficou 9pts à frente dela vêm da mesma "escola de treino" e durante algum tempo ainda, portanto a metodologia não deve diferir assim tanto mesmo hoje em dia. Até diria que é um problema transversal no futebol feminino português e nota-se na Europa.

Agora quando se compõe a equipa de base com jogadoras já de si menos capazes nas capacidades condicionais também é normal que isso faça diferença.

1 Curtiu

Alguém sabe quem é a Maria Luz do futebol benfica? É boa jogadora?

espero que não tenhas razão… é que se lutarmos para o segundo lugar, então vamos ficar em terceiro ou quarto.

Reforço?

1 Curtiu

é uma jovem central, alta para o contexto português e com alguma experiencia de liga BPI ao serviço do Atlético e Estoril, não me lembro de a ver em jogo, dos resumos que vi no youtube época 2012/2022 só se for reforço para a equipa B.

1 Curtiu

Mas eu quando faço a minha análise foco-me no Sporting, não no Benfica

O Benfica há de ter lá gente que se preocupe com ele

A mim interessa me é o Sporting

Temos de subir os níveis físicos desta equipa, não só em treino mas no perfil de jogadoras que recrutamos

O estádio de desenvolvimento do futebol feminino leva a que por agora as diferenças sejam feitas principalmente pelo lado físico e técnico e por isso temos de nos adaptar a isso

1 Curtiu

a liliputiana Aitana Bonmatí discorda da tua mensagem :slightly_smiling_face:
com 161cm e 51kg nos últimos 5 anos de Barcelona fez 183 jogos 70 golos e 45 assistências!

1 Curtiu