Perceber de futebol é perceber muito mais que de futebol.
Demasiada focada em questões de campo, sem evoluir outros aspetos - desde logo os físicos - nunca vai passar disto
Uma futebolista é antes de o ser uma atleta
Depois as questões estratégicas.
Uma pessoa que monta a sua equipa independentemente do adversário… Ou é o Guardiola que tem a melhor ideia de jogo da história do futebol, ou tem os melhores jogadores… ou perde.
E ainda as questões de identificação de perfil.
Se eu tenho uma jogadora que cruza e remata a bola como ninguém de certeza que não a vou pôr como 3° defesa
Da mesma forma que se tenho uma jogadora que em cada 10 passes verticais que tenta fazer, falha 7 ou 8, não vou dar ordens à equipa para sair a jogar por esse corredor.
São as minhas principais críticas.
É muito fraca a preparar fisicamente a equipa (acho que não reconhece a importância) e acho-a demasiado inflexível estrategicamente
Aceito o 2° lugar.
Mas não aceito que o Sporting fique a 9pts do Benfica.
Não aceito que não se atinja sequer uma final de copas.
Concordo na importância da evolução física das atletas. Também me parece que não existe essa preocupação no Sporting. Fisicamente vemos a mesma Alicia, a mesma Joana Martins ou a mesma Teles, por exemplo, que víamos há 2 épocas atrás. São 3 jogadoras que muito teriam a ganhar nesse aspeto.
Acho que se podia exigir mais no ginásio e na nutrição (já que as condições existem).
Exemplo concreto: no jogo em casa contra o Braga. No segundo golo delas, a Joaninha foi literalmente e legalmente abalroada pela Meio-metro… e perdemos o jogo nesse lance. (minuto 1:39).
Uma realidade é mesmo que falhamos no trabalho físico. Não temos jogadoras com envergadura no banco. Estamos a 9 do Benfica e perdemos com o Benfica, com o Braga e empatamos com o Damaiense, nos dois últimos minutos de jogo. E a partir dos 70, estamos à espera que o jogo acabe. Se durassemos 90 minutos, o Benfica teria 55 e o Sporting 52. Como é dito e bem acima, a meio metro, ganha no corpo a corpo. No golo do Benfica que dá a vitória em Alcochete, a Lúcia Alves, ganha os ressaltos com a Ana Borges e a Brenda (uma que já estava de rastos e a outra um peso pluma)
concordo, a questão física nestes jogos é determinante e é sem dúvida um dos aspectos que temos que melhorar. O problema neste lance em concreto vai muito para além disso - houve uma abordagem errada de quase todas as jogadoras no canto ou se calhar o que há é uma inexistência de preparação nas bola paradas, não sei, depois a Beckert é que tinha de ficar no meio campo para o ressalto, não a Joaninha e por fim a Vera Cid já atrasada decidiu mal quando tenta fechar na altura em que a Bia isola a colega Joline.
Eu percebo as criticas, claro que existe responsabilidade da treinadora na má performance da equipa, como já escrevi antes, a Mariana Cabral sabe e pode fazer melhor… mas é a tal coisa, ela sozinha nunca terá sucesso neste Sporting sobretudo pela forma como os seus superiores tratam das questões do futebol feminino - sem investimento não será uma nova fornada vinda formação que a salvará, nem a ela nem a mais nenhum treinador ou treinadora.
O problema maior vem mesmo de cima, a começar pelo discurso do presidente que nas últimas entrevistas falou ZERO sobre a vertente feminina do futebol do Sporting. Parece não haver estratégia ou plano algum para além dos próximos 2 meses. E é uma pena porque até agora para se ter sucesso no futebol feminino não era preciso grandes investimentos, mas agora que o crescimento lá fora tem sido exponencial e os clubes mais poderosos estão a começar a ter o retorno do investimento que fizeram para além dos títulos que vão arrecadando é que a diferença se vai acentuar. E não se pense que o benfica está a fazer muito melhor porque não está, é mais propaganda que outra coisa, a prova disso está na dificuldade delas em passar à fase de grupos da UWCL e depois os sucessivos amassos na fase grupos nestes 2 anos.
Vamos ver como será o próximo defeso, eu como sou um optimista (só no desporto e na chave do Euromilhões!) penso sempre que as coisas vão ter que mudar para melhor daqui para a frente, temos uma boa base - Hannah Seabert, Maiara, Diana, Capeta, Chandra, Bruna, Beckert, Joana, Neto, Dutra, Brenda, Ana Borges, Inês, Maísa, Sofia Silva e a Teles* para tentar voltar a ganhar títulos.
EDIT: como pude esquecer-me da Ana Teles ADN de Leão
Se não sair ninguém de nomeada acho que o plantel está fechado. As contratações para 23/24 já foram feitas - Maiara e Scarpelli.
Agora se sair uma Neto, Brenda, Chandra ou uma Capeta (falando apenas das que são de nomeada e não se conhece o futuro) acho que não é suficiente recorrer à formação.
no próximo fim de semana vamos jogar em Albergaria, vai ser um jogo ainda mais penoso que o que tivemos com o Marítimo se não mostrarem o melhor que sabem. É também a oportunidade para verem as duas jogadoras que tenho referido por aqui em acção, a Samara Lino e a Alexandra Henriques - A Xana no Albergaria tem jogado na posição da Brenda mais ou menos como média ofensiva descaída na direita, em certas alturas do jogo troca para a esquerda, mas é também uma jogadora excelente a recuperar bola assim como é excelente a ocupar terrenos ainda mais avançados. Será criminoso se o Sporting não conseguir traze-la para o clube este ano. https://youtu.be/xkOzEAlqZXU
Não se cansem a trazer jogadoras que possam interessar, o nosso projeto é a formação ainda não percebi é qual é o objetivo porque isso ninguém ainda explicou.
Se formos sérios, em relação a formação, e considerando a formação até aos sub 19, formadas pelo Sporting na seleção, temos duas (Inês Pereira e Andreia Jacinto) o Benfica tem uma (Kika). Formadas pelo Sporting nos rivais, temos uma no Benfica (Carolina Vilão) uma no Benfica B, outra no Braga B. Fora estes na Liga BPI, temos sete no Torreense, três no Damaiense, duas no Lank e uma no Marítimo. Em relação à formação dentro do Sporting. Temos entre equipas A, B e Sub19, 49 jogadoras formadas no Sporting e apenas 13 não passaram nas camadas jovens.
Bem a FPF, na linha da frente, na implementação deste auxiliar da arbitragem.
Com a prevista obrigatoriedade de campos relvados no horizonte, (a par da desejável profissionalização dos clubes da Liga BPI) o que falta quanto a mim, é um efectivo controlo anti-doping, para mais já regulamentado, mas que nunca vi referido estar a ser na prática realizado.