Abro então o tópico relativo ao “Futebol do Resto do Mundo”.
Libertadores, Apertura/Clausura, Major League Soccer, Liga dos Campeões Africanos, Liga do Qatar, J-League, Liga de Singapura, etc… qualquer uma destas competições pode ser assunto deste tópico.
Para abrir as hostilidades, vou puxar para o assunto o campeonato que acompanho mais, o Brasileirão.
O Flamengo esteve na liderança durante o primeiro terço do campeonato, mas a “maratona” de jogos deste mês de Julho acabou com o Mengão. Perderam dois jogos seguidos e esta quarta-feira empataram com a Lusa. O Grémio está mais sólido neste ritmo de ter jogos à quarta e ao domingo, sempre sem parar, e já roubou a liderança aos rubro-negros. E logo em grande estilo, com a goleada de ontem ao Figueirense (do César Prates): 7-1 (!).
Destaque ainda para o Palmeiras, que goleou o Santos no clássico paulista (4-0), e para Gladstone. No passado domingo, Glads foi vaiado e chamado de “ruim!” na derrota com o Goiás; ontem, no clássico, esteve melhor e até marcou um dos golos. Está justificado o porquê de não vingar na Europa: é demasiado inconstante.
Como é que está a evolução do Renato Augusto? Vi-o jogar a primeira há dois anitos e foi um jogador que me encheu as medidas, tendo em conta que só tinha 18 anos…
Se tiveres conhecimentos para isso, até podes falar sobre o nível do campeonato do Botswana ou da Samoa Ocidental. Onde queres chegar com essa pergunta? Optou-se por esta divisão do quadro do Futebol de Outras Equipas e Selecções. O tópico o “Futebol do Resto do Mundo” é apenas parte dessa nova divisão. Se não queres comentar nada que se insira no tema por que motivo fazes essa pergunta?
Do que vi nos últimos tempos, o Renato Augusto está… estagnado. Não evoluiu para aquilo que muitos previam (a ponto de alguns até o terem apontado ao Fifica).
Mas agora a carreira do Renato Augusto vai continuar no Bayer Leverkusen, não mais no Flamengo.
Em relação à época passada penso que os Royal Leopards foram uns justos vencedores,foi renhido 2 pontos de vantagem mas os Mbabane Highlanders foram uns dignos vencidos.
Previste um “box-to-box” mas ele não saiu bem isso… O Renato Augusto é um claro número 10, que joga nas costas dos pontas e pode até jogar como segundo ponta-de-lança.
Epá eu quando me refiro a um box-to-box refiro a um papel como o do Deco na selecção… Era um jogador que demonstrava capacidade de arranque e de bom passe!
É verdade, não é segredo para ninguém que os Mbabane Highlanders são desde sempre a maior equipa da Suazilândia aliás os 12 campeonatos conquistados comprovam isso mesmo, mas os Royal Leopards têm-se claramente revelado como uma força emergente no futebol da Suazilândia como se pode ver pelos os últimos três campeonatos consecutivamente conquistados.
Não é por acaso que nos Leopards actua aquele é unanimemente considerado o melhor jogador a actuar no país, Mzwandile Mamba, jogador este que só encontra rival em Sibusiso Dlamini goleador máximo da selecção com 26 golos e actualmente ao serviço dos sul africanos dos Black Leopards.
Acho interessante que este tema tenha sido lembrado porque é na minha opinião um campeonato em franco crescimento e com um potencial enorme. :great:
Para além dos Royal Leopards e dos Mbabane Highlanders é preciso não esquecer os Young Buffaloes e os Green Mamba FC (Matsapha) que no campeonato transacto deram muita luta aos dois primeiros.
A grande surpresa foi mesmo os Malanti Chiefs terem ganho a Taça derrotando na final por 2-1 os Royal Leopards, mas os Mbabane Highlanders ainda são a equipa com mais vitórias na competição com 5 triunfos.
Já agora, o avançado Mfan’futhi ‘Taribo’ Bhembe conseguiu duas semanas de férias e veio dos EUA de propósito para ajudar a sua equipa num jogo importantíssimo da Charity, por outro lado, o outro avançado emigrado nos EUA, Darren ‘Dazza’ Christie não pode vir porque não tinha dinheiro para a passagem aérea de regresso, o que deixou o treinador dos “Beautiful Birds”, o grande Nyanga ‘Crooks’ Hlophe desgostoso.