Futebol Camadas Jovens

Não sei se já existe um tópico para isto, mas se não houver inicio este tema.

Este tópico serve para aqueles que já tiveram ou têm uma experiência como jogador de futebol nas camadas jovens de algum clube.

Peço que quem quizer que relate a sua experiência aqui.

E falar de futebol das camadas jovens em geral ? Equipas, jogadores em destaque, etc, também podia ser boa ideia. Temos a secção dedicada à formação do Sporting mas abrangendo outros clubes acho que não há nada do género nesta secção.

Força ai Futebolistas!

Bem, joguei 2 anos (dos 9 aos 11) no Estrela de Portalegre mas nunca fiz grande coisa. No meu escalão não havia liga e limitava-mo-nos a treinar o ano inteiro, factor esse que me levou a desistir bem como o facto de nos poucos jogos que fazíamos os convocados não eram quem treinava bem mas sim as " estrelas da companhia " que de facto jogavam bem mas iam a 4/5 treinos por mês. Pelo meio ainda fiz um jogo oficial contra o Vidense (entrei a 5 minutos do fim) e levei uma cabazada dos encornados (0-15) num torneio em que todos os escalões do Estrela jogaram com o respectivo escalão dos lampiões. Na altura eles não tinham escolinhas por isso jogámos contra a equipa B dos sub-12 e eram só africanos rapidíssimos, daí o volume do resultado. E pronto foi o meu testemunho :mrgreen:

o topico é principalmente para falar de experiencias pessoais no entanto fiquem à vontade para falar de camadas jovens

comecei aos 5 anos no 1º maio sarilhense (onde começou o grande manuel fernandes) e desde os 10 anos que jogo no pinhalnovense

8 anos a jogar no Nacional (10 - 18)

No ultimo ano, era suposto estar à experiência no Vaslui durante a pré-época mas, uma lesão (rotura de ligamentos) e algumas promessas não cumpridas por parte de algumas pessoas ligadas a ambos os clubes, fizeram-me pensar e optar por desistir do futebol.

Não sei se alguma vez podia ter sido algo mais no futebol nem perco tempo a pensar nisso … não sou muito de olhar para trás.

joguei 3 anos (8-11anos) no sporting clube santacruzense (madeira)

fui guarda-redes e ate tinha alguma qualidade, pelo menos para o clube :mrgreen: jogava aos sabados pelas escolinhas e ao domingo pelos infantis e com 10 anos as vezes era convocado para os iniciados (so para o banco)

depois fui morar para lisboa e deixei o futebol de lado

Acho que se devia separar. Muda-se o título deste para algo mais específico e cria-se outro para o futebol juvenil que faz realmente falta ao fórum. Mas isto é apenas a minha opinião.

Joguei 6 anos no Fabril (ex CUF ou Quimigal) e 2 anos no Desportivo de Portugal. Primeiro como lateral esquerdo (por vezes médio esquerdo) no Fabril, mais tarde como 8 no Desportivo…deixei o futebol como junior porque num treino ao saltar a uma bola quando apoiei a perna esquerda no chão, o joelho cedeu e fiz uma rotura de ligamentos (ainda não curada), dei cabo do tendão rotuliano e tenho o menisco feito num oito. Neste momento (faço 20 anos no mês que vem) treino os Escolas A (este chamar-se-á Benjamins) do Desportivo de Portugal com outro colega que fez percurso idêntico ao meu.

Joguei 4 anos, 2 épocas inteiras e 2 meias-épocas melhor dizendo, aqui no Mem Martins Sport Clube. Os primeiros dois anos em escolas, e até era capitão de equipa. Depois nos infantis fiz 2 inícios de época (Setembro até Dezembro), não continuando a jogar mais. Desisti porque tive problemas na escola, mais a nível “extra curricular”. A melhor época a nível individual e colectivo foi o segundo ano de escolas, onde a equipa ficou muito bem classificada na AFL; a nível pessoal fui considerado o 2º melhor jogador da época (na equipa), curiosamente o meu companheiro de defesa foi considerado o melhor jogador (os dois melhores jogadores foram os dois defesas :twisted:)

No total joguei 4 anos. Comecei no São Marcos Sport Clube, onde jogava apenas porque os meus pais queriam que eu fizesse desporto. Enquanto lá jogava, um amigo dos meus pais, que era treinador das escolinhas do Estrela da Amadora pediu-me para eu me inscrever no clube, onde joguei durante 3 anos. Nas escolinhas, não se faziam jogos a sério, eram só os treinos. Depois nos infantis joguei a 10, sendo titular durante 3/4 da época, falhando os outros jogos porque tinha partido um braço na escola. Quando subi para os iniciados, ainda joguei grande parte da época, mas quando entraram os filhos dos amigos do tio do padrinho da prima do presidente do Estrela, ocuparam grande parte da equipa, sem trabalharem para isso. Juntando esta situação, ainda tinha a dos horários da escola (tinha dias em que era levantar de manha ás 6:30, ir para a escola até ás 18h30, treinos das 19h até ás 21h, ir para casa jantar, fazer os tpc’s, estudar e ir pá caminha levantar outra vez ás 6h30). Comecei a tirar algumas más notas, pelo que os meus pais optaram por me retirar do futebol.

Joguei 2 épocas no Olivais e Moscavide , nas posições de Defesa e Médio esquerdo, sendo que na 2 época subimos de divisão.
Quando ia para a 3 época resolvi desistir a meio , porque não valia a pena continuar onde as “amizades” valem mais que o valor desportivo.
Mais tarde ainda entrei para uma equipa Camera Lisboa clube…mas resolveram não inscrever a equipa do meu escalão no campeonato porque não existia money :lol: A partir daí fartei-me e e deixei de querer cumprir o meu sonho que era ser jogador de futebol profissional :lol:

Estou com o Leão de Ouro, acho que este tópico é útil para o que está a ser relatado, ou seja, experiências pessoais na passagem pelas camadas jovens de um clube.

Acho que devia criar-se outro tópico só mesmo para falarmos de outros clubes em termos de futebol juvenil.

Concordo.

E este tópico poderia chamar-se, por exemplo, “A tua experiência no Futebol”.

Joguei em Escolas, Infantis e Iniciados no Rio de Mouro. Depois Juvenis e Juniores joguei no 1º Dezembro. Sempre joguei ou a médio esquerdo ou médio centro. No meu ultimo ano de junior joguei a trinco.

Quando tive oportunidade de treinar com os seniores optei pela Universidade e pelos copos. Não tinha paciência para me dedicar ao futebol.

Exactamente, acho um bom titulo para o tópico.

Bem começei a jogar no borbense como infantil, sendo o campeonato todo suplente :wall:
Saí de lá a 2 anos, para vir jogar para os iniciados do calipolense, onde fui titular sempre :dance:
Neste momento sou Juvenil de 1º ano e começei agora a pre-epoca :stuck_out_tongue:

tas como eu kiko001

embora eu ja tenha ganho um lugar na baliza :victory:

entao que se mude o titulo do topico

eu joguei no CRI, e ja devo ter visto o leao de ouro visto eu ir treinar ao campo do desportivo de portugal