Depois do empate do Flamengo com o São Paulo, ontem o Palmeiras já voltou à liderança isolada, com o 2-0 em casa ao Santos.
Bis do Vitor Roque, já vai com 15 golos no campeonato. A diferença que a confiança faz, é ver os primeiros meses dele lá que foram uma desgraça e ver a forma em que está agora. Excelente o 2º golo a picar a bola por cima do GR.
E aquela dupla Flaco + Roque cada vez funciona melhor. Temos é de começar a fazer o mesmo aqui no Sporting com o Fotis e o Suárez mais vezes juntos.
Excelente campeonato também do Leonardo Jardim, eles queixam-se de algumas decisões de arbitragem que os afastaram da luta mas quando pegou na equipa estava na merda e parecia uma daquelas equipas talhadas para o insucesso, com aquisições de jogadores fora do seu auge, a pagarem balurdios e mesmo assim conseguiu que funcionasse.
Há jogadores que passaram ao lado de uma grande carreira, o Leonardo Jardim passou ao lado de uma grande carreira de… treinador. É um grande treinador, se não é o melhor treinador português está lá perto. Nos últimos anos preferiu o dinheiro ao projeto, mas parece que se está a reencontrar no Brasileirão.
Bem sei em que clube o gostava de ver, ou melhor, de voltar a ver.
E tem três pontos que são quatro, porque em caso de igualdade pontual o primeiro critério de desempate é o número (que até acho um critério bacano), e o Palmeiras tem vantagem aí.
Vai ser a grande curiosidade da próxima temporada, se o Pedrinho BH lhe dá condições e estabilidade para competir ali perto dos dois actuais crónicos. Para o ano vai ter Libertadores, de certeza que não vão cagar na competição como fizeram com a Sul-Americana neste.
Se fecha a temporada com uma Taça do Brasil no bolso (espero que percam na final com o Gigante da Colina), vai ser uma temporada gigante para o Leonardo Jardim.
Já podia ter ido, antes da última renovação ele teve proposta do Al Sadd em que rejeitou.
O que eu gostava era que o verdão limpasse o Brasileirão e Libertadores e depois o Abelão saísse já que os adeptos não o merecem ter na equipa. Basta relembrar o quão ele foi insultado durante a época pelos seus próprios adeptos
Conseguiu. Começou logo a colocar uns no banco e quem não se adaptou, foi posto a andar. A outros foi dito que onde queriam jogar, não jogavam. Ou aceitavam as novas indicações ou rua. É a chamada vassourada.
Eu acho que no Brasil se tem que relativizar essa questão dos insultos ou opiniões quando se está numa má fase, porque o que não falta ali são seres irracionais, daí também o panorama social que eles atravessam. Por exemplo, tenho um amigo residente cá, que é do Palmeiras, e é louco pelo Abel. Completamente grato, perca o Palmeira 2 jogos, ou esteja numa fase como a atual. Ele há-de sempre dizer que como o Abel, nunca tiveram. A saída do Abel, a mim parece-me que não vai ser tão em breve. O Abel é astuto, ele quer um salário principesco que o tem no Palmeiras porque o merece e merece todos os anos ser aumentado, tem uma vida estável e ele já o demonstrou por lá e quer, quando saltar dali, ir para o passo mais seguro possível dentro da subjetividade que é o futebol. O Abel se limpa tudo este ano, vai ter grandes portas na Europa, não há dúvida. Mas eu acho que não é desta que sai..
Ele tem o cenário mais estável de um grande clube no Brasil, se ganhar pelo menos um do Brasileirão ou Libertadores também acharia estranho não ficar para 2026. Os grandes em Portugal não vão mexer nos próximos meses e não estou a ver aparecer outro projecto apetecível na Europa.
Eu aceito isso que dizes dos adeptos mas esta época não foi só uma ou duas vezes que os adeptos palmeiras no estádio a gritarem “burro” ao Abel e depois a chamarem-no de “pardal” nas entrevistas fora do estádio
Espero que mantenha essa espinha encravada na garganta muitos anos. Não vejo nada no Abel que me faça crer que dê um bom treinador para o Sporting CP. Aliás, dos vários treinadores que estão no Brasil há um que merece ser olhado com outros olhos, a determinada altura: Leonardo Jardim.
O trabalho que fez no Sporting CP e o que faz no Mónaco a seguir…