Fundo de Investimento para sócios e adeptos do Sporting

Neo-Fox,
compreendo perfeitamente a tua preocupação, mas a minha ideia era que houvesse uma espécie de conselho (juntamente com pessoas do Sporting porque se não ninguem aceitava) que decidisse que jogadores comprar. Acho que se houvesse um conselho formado por 5 pessoas por exemplo a probabilidade de vir um mau jogador era pequena pois a maioria tinha de aceitar que era uma contratação e um jogador que se podia valorizar.

Nem eu quis que passasse exclusivamente pelos sócios! Mas a direção não pode ficar com todo o poder!

Obvio, sem dúvida alguma!
Já ouvi dizer que há aqui algumas pessoas no fórum que são influentes no Sporting (não sei se será verdade) e acho que essas pessoas caso existam, deviam tentar levar esta ideia até ao Sporting!

SL

Devo recordar que os roquetistas prometeram 100 milhões para o futebol que se converteram em 40 e que agora são 30 dos quais 15 são do fundo que já existia.

Sabendo a competência que têm para pôr os interesses dos bancos acima do Sporting não me parece uma grande ideia meter dinheiro dos sócios nas mãos destes senhores.

Com outros dirigentes sim com estes nem pensar.

o problema estaria sempre na selecção dos jogadores…

o fundo implica investimento e retorno e por isso era necessário que todos os investidores estivessem de acordo. quando são só dois ou três é fácil avalizar as contratações, agora, se forem milhares de investidores é praticamente impossível saber qual o valor com que se pode contar.

exemplo: o tal grupo de sócios junta 30 milhões de euros… que jogadores comprar?.. e se uma parte dos sócios não concordar?..

havia uma solução que podia ser mais interessante mas que é impraticável: seria uma espécie de bolsa de jogadores em que cada sócio ou adepto compra parte do passe dos jogadores.
impraticavel por duas razões:

  • é necessário um investimento inicial que o clube teria de ter a certeza de que era parcialmente pago pelas tais acções

  • segundo uma dispersão de percentagens de jogadores dificulta o lobby sobre os dirigentes e o treinador (que quer queiram quer não é indispensável para qualquer fundo de investimento). ou seja, quando um grupo de investidores entra num clube (e era isso que aconteceria com os russos do bruno de carvalho) estes sabem que o treinador vai dar preferencia aos seus jogadores e oo clube vai fazer tudo para valoriza-los.
    ora numa imensidão de percentagens de passe seria impossível saber que jogadores preferencialmente seriam valorizados. imaginem: eu comprava 0,001 % do passe do carrillo aquando da compra deste pelo Sporting. como é que eu sei que o treinador não vai dar preferencia a outros jogadores?.. pois é, não sei… os grandes investidores sabem…

Compreendo-te perfeitamente Paulo. Eu acho é que um fundo deste género tem de ser um bocado por amor ao clube e sem pensar tanto no retorno que cada um teria… Obviamente que assim sendo terias menos investidores porque se calhar a maior parte deles não pensam como eu mas acho que teria de ser uma coisa assim.

Em relação á escolha de jogadores também concordo toltamente contigo. Iria ser extremamente dificil todos os investidores estarem de acordo nos mesmo jogadores (ou mesmo impossivel). Por isso é que eu sugeri uma espécie de conselho (ai sim as pessoas escolhidas pela maioria dos sócios) em que nós depositariamos a confiança para escolher os jogadores.
Essas pessoas até podiam ser foristas daqui já pensaram? Era bom.

SL

Esta ideia foi lançada numa sessão de esclarecimentos do Bruno de Carvalho. Como estava presente, lembro-me bem.
Ele(Bruno) acabou por não dar muita importância, pois já tinha o dele. Mas anotou, penso eu, da vontade de alguns Sportinguistas presentes.

O Pedro Baltasar também tinha no seu programa algo do género. Era pagar uma quota facultativa em que o montante penso que era o que o sócio quisesse.

Eu não me importava de “investir” o que pudesse. O retorno desejado era de vitórias. Não penso e não quero ganhar dinheiro com o Sporting.

Penso que a direcção já devia ter lançado no site um NIB, para que os Sportinguistas que pudessem e quisessem ajudar o clube o pudessem fazer. Mas acho que não querem o fazer, para não parecer uma “Operação Coração” como aconteceu com as papoilas. Para não parecer um pedido de esmola.

Mas o Sporting é um clube forte, e vê-se nestas acções. Não tenho dúvidas que se o fizessem com um objectivo, (contratar aquele jogador, construir pavilhão, fosso ou cadeiras no estádio), os sócios juntariam muito dinheiro. E se concretizasse, era muito mais fácil fazer de novo.

Estava disposto a contribuir com 3 mesadas!

(3*15)

:arrow:
Boa vontade, mas é completamente utópico. :great:

Parece que a ideia não foi para a frente.

É pena é uma ideia que me agrada-me e estaria interessado em entrar com uns euros para ajudar.