Sporting mas o da Covilhã.
A minha mãe é de Verdelhos, passo férias na zona desde que me lembro de ser gente. Actualmente, vou lá quase todos os meses e convivo bastante com pessoal da cidade.
Eu não diria que a Covilhã é uma cidade predominantemente sportinguista. Quero dizer, é-o porque existe um fervor grande para com o clube da cidade, o Sporting Clube da Covilhã, mas não o será em relação ao “original”. Existem, pelo menos, tantos benfiquistas, senão mesmo mais, ainda que me seja difícil ter certeza sobre um cenário ou outro. Outro fenómeno interessante é o facto de, amiudemente, na mesma família se darem benquistas e sportinguistas. Um bom exemplo disso é a família do César Brito, o que jogou no panelas, de quem me dizem que sempre foi benfiquista (portanto, antes de lá ter jogado já seria benfiquista) e que tem um irmão que é grande sportinguista e que tem um restaurante no Barco (e creio que também foi jogador do SC Covilhã).
O que me parece é que existem poucos portistas. Assim, de repente, só me lembro de 2 primos que se dizem do Porto, de uma família bastante extensa, que se divide entre Sporting e Benfica, de forma parecida.
Curioso é que, na cidade de onde o meu pai é natural, Lamego, não obstante o clube da cidade ser o Sporting Clube de Lamego, a chancela do nosso Sporting é pequena. Vejo mesmo pela família do meu Pai, em que todos os homens são do Benfica, sendo eu, de entre tios e primos, o único homem do Sporting. Aí, noto que existem muitos tripeiros, não sei se por alguma influência do José Maria Pedroto ser natural da cidade (creio que da freguesia de Fafel) ou se, meramente, fruto do crescimento do Porto nos últimos 40 anos.