Fruteiros/Calimeros/Corruptos - Parte 5

Sporting mas o da Covilhã.

A minha mãe é de Verdelhos, passo férias na zona desde que me lembro de ser gente. Actualmente, vou lá quase todos os meses e convivo bastante com pessoal da cidade.

Eu não diria que a Covilhã é uma cidade predominantemente sportinguista. Quero dizer, é-o porque existe um fervor grande para com o clube da cidade, o Sporting Clube da Covilhã, mas não o será em relação ao “original”. Existem, pelo menos, tantos benfiquistas, senão mesmo mais, ainda que me seja difícil ter certeza sobre um cenário ou outro. Outro fenómeno interessante é o facto de, amiudemente, na mesma família se darem benquistas e sportinguistas. Um bom exemplo disso é a família do César Brito, o que jogou no panelas, de quem me dizem que sempre foi benfiquista (portanto, antes de lá ter jogado já seria benfiquista) e que tem um irmão que é grande sportinguista e que tem um restaurante no Barco (e creio que também foi jogador do SC Covilhã).

O que me parece é que existem poucos portistas. Assim, de repente, só me lembro de 2 primos que se dizem do Porto, de uma família bastante extensa, que se divide entre Sporting e Benfica, de forma parecida.

Curioso é que, na cidade de onde o meu pai é natural, Lamego, não obstante o clube da cidade ser o Sporting Clube de Lamego, a chancela do nosso Sporting é pequena. Vejo mesmo pela família do meu Pai, em que todos os homens são do Benfica, sendo eu, de entre tios e primos, o único homem do Sporting. Aí, noto que existem muitos tripeiros, não sei se por alguma influência do José Maria Pedroto ser natural da cidade (creio que da freguesia de Fafel) ou se, meramente, fruto do crescimento do Porto nos últimos 40 anos.

2 Curtiram

Por acaso a minha mãe nasceu em Verdelhos e veio para a Covilhã ainda com 6 meses. Conheço bem a aldeia, porque a minha avó viveu lá e eu ía lá muitas vezes.

Sim acontece muitos casos em que irmãos são de clubes diferentes. Por exemplo o caso de 2 irmãos da minha mãe, um era do panelas e outro do Belenenses. Sou do Sporting devido a influencia do meu pai que veio de uma pequena aldeia do concelho de Oliveira do Hospital. Nessa altura essa aldeia era na maioria do Sporting, agora anda mais ou menos 40% do Sporting. Tambem mal chega a 60 habitantes.

Adoro a ribeira de Verdelhos, adoro lá pescar.
É o rio por onde já pesquei que tive o prazer de encontrar com as águas mais limpas e cristalinas.
A pequena barragem que fizeram lá em cima é simplesmente lindíssima.
Um dos homens mais inteligentes que já conheci e de Verdelhos (ou era, não faço ideia de ainda é vivo).
O sr°Antonio que tinha um lá um tasco, pessoa fantástica.

2 Curtiram

Se estivéssemos nos anos 80 ou 90, este ano não seríamos campeões. Já tinham inventado expulsões e penalties em jogos-chave e estaríamos fora da luta.

4 Curtiram

Como foi possível o Paulinho Santos andar tantos anos no futebol a fazer o que fazia?

Só o grande Beto Acosta acabou com a brincadeira!

1 Curtiu

Matosinhos obrigatório ir ao Zé Papagaio/Adega Stadium:

Um clube óbvio para o Sporting ter ali alguma parceria é o Leça, embora num cenário de criar um centro de estágios a norte para o futebol e modalidades a zona ali de Santo Tirso fique ali mais central para as deslocações à volta.

6 Curtiram

É extraordinário como há 40 anos se trabalhava melhor isto do que hoje. Outra coisa onde andámos para trás foi na atenção dada aos PALOP.

2 Curtiram

No distrito já fui passar férias à vila de Silvares no Fundão (terra de um amigo meu) e é muito verde, tem lá um núcleo Sportinguista bem activo.

1 Curtiu

Foi nessa altura para tras que o Sporting fazia isso, anos 70 e 60. Para se ter uma ideia, talvez só pesquisando no Jornal do Sporting para saber onde e quando haviam esses jogos. Acho que era mais por onde haviam filiais ou grande concentração de sportinguistas.

O meu pai ainda reconheceu um ou outro jogador por exemplo o Zezinho e o GR era o Katzirz que eu já conhecia. O GR quando mandava um chuto a bola chegava quase a outra baliza, o estadio quase a rir por ver isso. De relembrar que nessa altura existia como que uma liga de reservas para eles não perderem andamento. Por isso que era complicado disponibilizar um equipa para esses jogos amigaveis, dái usar os reservas dos reservas e alguns veteranos que já não jogavam. Lembro-me do meu pai e outros dizerem que o Sporting devia ter apresentado jogadores mais conhecidos.

Se formos dos anos 70 para tras, existiam equipas de 2ª, 3ª e 4ª categoria, digamos que reservas, tipo B e C. Por isso que haviam jogos amigaveis pelo país inteiro. Só uma pesquisa mais aprofundada sobre essas equipas secundarias dará uma ideia do que acontecia e qual a razão nessa altura.

1 Curtiu

Silvares. Já passei lá muito tempo. Tenho lá um grande amigo também. Ele e toda a família. E todos Sportinguistas.
Belo ambiente e gente muito boa.

1 Curtiu

E lembrou-se dos protagonistas e tudo.

Um gajo do fcp…

3 Curtiram

Alguém viu isto do Diogo Costa? …
Quase rematou a bola para dentro da própria baliza… :rofl:

2 Curtiram

Tá todo fodido…

O tal q no Canal 11 diziam q era top 5 ou 10 mundial. Só o Brasil tem no minimo 5 GR melhores q ele. A formação de GR em Portugal é mediana q dói.

1 Curtiu

Hugo Souza de fora??

No banco.

Quem é este árbitro?

Que roubalheira

2 Curtiram

Pk? Tem defendido pouco?

Ridiculo.

1 Curtiu

e marcam num livre inventado pelo boi que encostou a cabeça num jogador do chaves, é uma alegria

2 Curtiram