Mitra chunga com protecção do padrinho por terem amizades com o principal sicário do calor da noite.
Bruxo. Quem é o maluco que enfrenta um poder instituído, sem estar calçado?
O que se passa nos SD, passa-se cá em baixo, também.
As autoridades são coniventes com muita coisa, há muitos anos, porque as claques funcionam como estruturas organizadas de controlo indirecto da criminalidade. Imaginem o que é ter centenas de delinquentes à solta, cada um por si, a praticar actos criminais de toda e qualquer natureza.
As autoridades portuguesas demitiram-se das suas responsabilidades, faz muito tempo.
o papa é muano do macaco.
Está é todo borrado , agora perdeu o heroísmo.
O que se passa no SD, ou melhor naquela zona do pais, nada tem a ver com o que se passa em Lisboa, nem com o que se passa nas claques de cá.
À boleia do futebol criaram um monstro maior que o clube e que a própria cidade.
O jamor promete
acho que a grande diferença é que os SD controlam muito mais aqui no Porto do que as claques de Sporting e Benfica controlam em Lisboa, até porque Lisboa agora tem gangs muito mais violentos que claques, gangs de origens brasileiras e africanas, e não têm faltado noticias de homicídios em plena luz do dia em espaços públicos à custa disso…
No Porto, por enquanto, ainda não vamos vendo muito disso, os criminosos são mais o tipo guna do bairro que muitas vezes tem ligações com a claque do Porto porque se entrares num desses bairros verificas que é tudo fanático pelo Porto.
Infelizmente a tendência desta situação será piorar, fruto de uma política de imigração absolutamente vergonhosa neste país, onde não existe verdadeiro controlo sobre quem chega e o que estão cá a fazer.
E atenção que eu não sou minimamente contra imigrantes seja de que origem for, desde que não venham para serem delinquentes.
naturalmente. isso passa pela dimensão das cidades. Lisboa é um mundo, comparada com o Porto.
isto é uma cidadezinha com a mania que é grande. conhecendo a fundo as duas, é uma diferença abismal.
sendo assim, é natural que a capacidade de influência seja muito mais fácil de explorar num meio pequeno do que numa cidade como Lisboa.
isto, no Porto, está tudo minado! tudo! e ai de quem se atrever a ir contra o “poder” instituído.
andava tudo muito escandalizado com o polvo dos orcs… soubessem vocês o que se passa aqui.
mas ei, “não vale tudo para ganhar”…
É óbvio que a capital será sempre a capital, e não é fácil nenhuma outra cidade aproximar-se sequer porque o jogo está “rigged” desde o início.
Lisboa vai ser sempre a que fica com a maior fatia dos investimentos, e portanto a que tem mais condições de se desenvolver.
Ainda assim, eu sendo também do Porto, aprecio que o Porto não tenha essa magnitude.
Até porque no teu dia a dia acaba por não te fazer grande diferença, não há muitas coisas que consigas fazer em Lisboa que não consigas no Porto…
Agora parece-me inegável é que tanto em Lisboa como no Porto a criminalidade tem escalado brutalmente e hoje em dia dizermos que somos dos países mais seguros do mundo já me soa um bocado a fantasia.
Não somos nenhum Brasil, obviamente, mas também já não somos nenhuma Islândia…
Olha que o que se passa no Porto é um bocado diferente, sim quer Poder local quer central está enfiado nesses esquemas, nem vale a pena enumerar…
Mas te garanto que se fosse em Lisboa, implicando o Sporting a justiça e forças policiais actuavam de outra forma.
Imagina que em pleno Estádio de Alvalade tinhas balas a serem atiradas para o relvado e jogadores do puorco a serem agredidos por stewarts? Como é que achas que as entidades actuavam? Se os SD fossem a Gaia apertar os jogadores do puorco como é que achas que as entidades actuavam? Da mesma forma? Acusavam o Pintinho de mandante de um acto terrorista?
não estou a falar de Lisboa como capital.
estava apenas a referir-me à dimensão das duas cidades, como um todo.
metes dois ou três Portos dentro duma Lisboa.
eu também não gostava de voltar a morar em Lisboa, depois de experimentar morar no Porto, mas não é disso que se trata. (a única coisa que me falta aqui é o Sporting, mais nada)
é da forma como influenciar um “mercado” mais pequeno é muito mais fácil do que influenciar um mercado muito maior.
depois acaba no que o @Nuno.N acabou de dizer…
Destes merd*s só fico lixado com o jogo em casa deles para a liga que poderíamos ter ganho não fosse a expulsão ridícula do Coates e o campeonato era nosso.
E pela “concorrência”.
Lisboa tens dois grandes clubes, um clube com uma expressão interessante e alguns clubes mais modestos.
No Porto tens um clube grande , outro com alguma expressão e alguns clubes mais modestos.
No caso do crime organizado é diferente o controlo que a escumalha do Porto consegue fazer, do que a escumalha do Sporting Clube de Portugal e do Benfica têm de fazer.
também é verdade.
A minha comparação não é ao cêntimo. O que quis dizer foi que a criminalidade, aqui em baixo, também passa pelo crivo das claques e com a conivência das autoridades, porque é realmente mais fácil controlar grupos grandes do que unidades patológicas mais pequenas e dispersas. O problema é que, para garantir essa unidade de grandeza, é preciso fechar os olhos a algumas coisas.
No fim do dia, as autoridades policiais não têm meios suficientes para fazer face à criminalidade instalada. Mesmo que quisessem começar a cortar a cabeça e os tentáculos do polvo, não tinham meios para tal.
Nem meios nem os deixam…muita coisa fica na gaveta por ordem das chefias, tiveste listas com nomes e moradas de investigadores da PJ e os casos que investigavam a serem distribuídas. Não sei como é em Lisboa, nunca passei lá muito tempo e o que passei não gostei confesso…adoro viver no Porto mas não tenho a mínima dúvida que enquanto o f.c.porto é uma unidade com as suas claques e tudo o que isso acarreta, o Sporting não o é, muito pelo contrário… no Porto quem manda está bem identificado e tirando desvios ocasionais dentro dessa própria unidade aquilo não vacila muito…em Lisboa é muito mais diversificado, por razões óbvias, e a justiça mesmo concordando com o que dizes, consegue actuar de outra forma. Nunca o Pintinho foi ou ia dentro como o Vale e Azevedo ou o Vieira. E quando esteve para ir avisaram-no, deram uso ao destruidor de documentos e foi para Espanha até saber que podia voltar.
não sei se viste/viram a reportagem de ontem sobre a ASAE no final do telejornal da SIC… é inacreditável o estado a que aquilo chegou. e eu sei que nas nossas polícias é igual. e na AT idem aspas.
ou seja, tudo o que é órgão policial (de inspeção/whatever) deste país está a bater no fundo.
não há condições de trabalho, há uma falta de pessoal brutal e os meios que têm são do século passado.
soubesse o pessoal o que não se faz (por falta de meios) e isto virava um caos autêntico.
o que nos vale é mesmo o desconhecimento que as pessoas têm do estado atual dos nossos órgãos policiais (no seu todo).
e isto está a acontecer com o povo a olhar para o lado. aliás, ainda criticam os fdp dos funcionários públicos que não fazem nada e só querem mamar o deles.
esse estigma foi criado, curiosamente, por quem gere essas instituições. o típico “dividir para reinar”.
este país precisa duma limpeza a fundo. e não é, certamente, com este PS (ou mesmo com o PSD que aí vem) que isso será feito.
vejo o futuro disto muito negro…
Deve ser tipo Roma vs Nápoles
Sinceramente o que lixa e as autoridades saberem de TUDO e não haver tomates para prender está escumalha toda.
Tem de haver sempre uma noite branca para alguém se mexer.
Há anos que é assim. Em 2001, já os tribunais em Lx estavam com problemas de logística. E o problema foi-se agravando com o tempo. Isto é extensível a muitas áreas da função pública.
No caso das forças de segurança, o caso é ainda mais grave. Não há gente, não há meios e, muito fundamentalmente, tem-se assistido à perda de dignidade da função. Vemos polícias a serem agredidos por um qualquer cidadão, vemos todo o escrutínio que é feito a uma intervenção policial, quando há uso de força (seja ela excessiva ou não), etc. e tal.
Eu não faço a mesma colagem do que se passa no Porto, naquilo que diz respeito à relação entre o clube e a horda de criminosos que compõem as claques. Nem mesmo o Vieira teve o mesmo nível de intimidade com os líderes da claque que era mas não era. Apenas comparo o grau de organização de cada uma delas e a forma como isso é acolhido pelas autoridades.
É claro que, para alguém que não vive no Porto, isso aí parece um país diferente. O FCP vem a Lx jogar, a PSP arreia no pessoal do Benfica ou do Sporting; quando os clubes de Lx vão aí jogar, a PSP arreia nos adeptos do Benfica ou do Sporting. Isto está quase padronizado e leva-nos a pensar que, cá em baixo, a PSP arreia em quem tem que arrear, em função da actuação de cada claque; aí em cima, o arreio é sempre aos “gringos”, quer tenham feito merda, quer não tenham.
Eu não me esqueço que, no tempo da investigação do apito dourado, um conhecido meu da PJ me disse, com todas as letras, que tiveram que acabar cursos de acesso mais celeremente para poderem ter homens disponíveis para ir para “cima”. Porque não havia confiança nos colegas do Porto. Chegou a este nível de diferenciação profissional entre as delegações regionais da PJ.
E o Estado Central (tão criticado pelo chefe da horda de bandidos) fecha os olhos a isto. Assobia para o lado e permite que qualquer delinquente desafie a autoridade do Estado. Isto está entranhado até ao tutano na nossa sociedade. Já não é só a “mera” corrupção, já temos estruturas de criminalidade violenta a estender os seus domínios para lá do que era habitual e numa dimensão assustadora.
os gajos já não podem festejar mais nada , senão ainda matam mais 1.