Fruteiros/Calimeros/Corruptos - Parte 3

Enquanto residente na AMP as minhas turmas eram 75% portistas para cima, depois fui para Coimbra e a diferença esfumou-se, eles já não tinham a maioria. Em Lisboa tenho amigos que dizem que só tinha um ou dois na turma.

Resumindo, têm os adeptos mais concentrados geograficamente mas não significa que tenham mais

1 Curtiu

Eu estudei em Leiria e a franja de adeptos do Porto quando estudei era diminuta. Numa turma de 25 pessoas arrisco dizer que existia 1 portista. Os sportinguistas eram em menor número do que os benfiquistas, mas a diferença era diminuta. Aliás, lembro-me de na primária (já lá vão muitos anos) fazermos constantemente jogos Sporting v. Benfica e não ter qualquer dificuldade de encontrar 5 rapazes do Sporting CP para defrontar os 5 do Benfica.

A determinada altura, começaram a aparecer mais adeptos do Porto. O que é normal, visto que o Porto do Mourinho ganhou muito puto adepto e o do Villas-Boas idem.

Dito isto, no distrito de Leiria a expressividade do Porto continua (ainda assim) a ser diminuta o que se nota quando ganham campeonatos em que não há festejos de relevo (nem de outro tipo).

1 Curtiu

Dizem que Leiria é o distrito mais Sportinguista do país. Aquela era do Mourinho foi ouro e acho que se não fosse o discurso regionalista anti sul e anti Lisboa tinham conseguido expandir-se mais

Mas não é. Leiria tem muito Sportinguista e bom Sportinguista. Mas nas redondezas há muito lampião.

2 Curtiram

E logo o Porto que era exímio nessa gestão. Boas compras, boas vendas, quem não renovasse nas condições deles ficava encostado até que a ameaça de lhe partirem uma rótula funcionasse.

Um outro gestor que não pdc com o seu passado já tinha sido tirado de lá ao pontapé. Só não vão fechar porque alguém vai comprar aquilo, o que vai ser uma nova era no futebol em PT

1 Curtiu

Os fruteiros sempre tiveram mais seguidores nas redes sociais do que nós, portanto não tenho dúvidas que existem em maior número do que nós. Sei que pode ser um argumento estranho mas é uma forma de se medir o número de adeptos, além disso a ideia que tenho é que existem muito poucos sportinguistas no norte e no Alentejo.

Simples, mudam a gestão para aquilo que o Sporting já fez e até os lamps: jogadores baratos w da formação, custos mais baixos.

Poça! Não é fácil fazer-te entender o meu argumento. Estou farto de dizer que os andrades têm, como é normal, ganho alguns adeptos fruto das vitórias constantes. No entanto, se fosse o Sporting que tivesse essa hegemonia aposto contigo que duas coisas teriam acontecido. Uma era o Sporting estar no patamar do benfas em número de adeptos e popularidade, e outra era os andrades decaírem bastante na massa adepta. Evidências.

1 Curtiu

Acho isso um bocado treta. Pode diminuir os adeptos, como diminuiu os nossos, mas não os torna irrelevantes em número.

1 Curtiu

Os andrade estarem 40 anos praticamente sem ganhar? Pago para ver quantos ficam …

Isso também tem a ver com a faixa etária de quem usa as redes sociais

Com todo o respeito isso não faz sentido . Como se avalia isso ? Eu já te compreendi a bastante tempo mas não concordo porque é dificil ver dessa forma, isso é futurologia . E posso te dizer outro aspecto que contraria o tua lógica ! Antes de 1983 o Sporting tinha muito mais adeptos quica até o dobro dos portistas o Sporting não perdeu mais adeptos durante estes 40 anos porque tinha uma base muito grande e quer tu queiras ou não nos temos influência nos nossos filhos nos nossos familiares ! Se o Sporting ainda mantém esta grande falange é por influência dos nossos familiares . Por isso é que ves muito mais famílias divididas . Os meus filhos são do Sporting Mas pouco ligam ao futebol porque o Sporting não os habituou a ganhar e eles são do Sporting porque os influenciei ! Quantas são as pessoas que um dia decidem e dizem assim eu vou ser do Sporting, ou do Porto ou do Benfica ? Quase nenhuns são influenciados . Por isso é que não acredito nessa tua teoria ! Se a situação do Sporting relativamente ao Porto fosse ao contrário o Porto estaria na mesma situação , porque criou uma grande base de apoio . Entendes ou não faz sentido nenhum o que disse ?Sl

Não são nem de perto nem de longe tantos como os Sportinguistas. Todos que vivemos abaixo de Aveiro, mal conhecemos malta do porco. Na minha empresa, em 70 pessoas, são 2 ou 3 dragões de plástico. E esta história repete-se pelo país fora. São barulhentos, arruaceiros, e por isso parecem mais. Mesmo no norte, só devem ser a maioria em meia dúzia de concelhos. Em Leiria e Coimbra, passam-se meses sem ver um triste desses com
Uma camisola, dos leões e
Dos chareus, vejo todos os dias.
Estão a viver do crédito que ganharam com os veiga trigos e rosas Santos e afins, mas o polvo foi perdendo influência. O orelhas mudou muita coisa, o Var acabou com o resto. O ano passado, não fosse a militância de ex jogadores a jogar nos adversários, estava o braguita na UCL.

É verdade! Nascido e criado em Leiria.
Arrisco dizer que nas décadas de 90 e 00 na cidade em si seria 50/50. Nas aldeias em redor seria 60/40 para os lampiões. Portistas eram mesmo residuais. Da primária ao secundário, raras foram as turmas em que tive portistas. Durante a década 00-10 foram crescendo, mas mesmo assim actualmente serão no máximo 10%.

Eu sou um Portuense Sportinguista estranhamente ou não, por escolha própria ainda antes sequer de andar na escola.
O meu falecido Pai abominava o futebol, metia-lhe nojo o ambiente à volta de, mudava de canal.
Era isso sim amante de automobilismo, cheguei a ir “ao colo” à F1 a Jarama, estive na 1ª corrida do Tyrrell P34 de 6 rodas.

Ainda antes da escola eu tinha acesso a Televisão e rádios.
Hoje analisando, posso admitir que no final dos anos 70 ter apanhado um Carlos Lopes, um Joaquim Agostinho, o Sporting a disputar as modalidades quase todas, e até ter tido a super equipa campeã da Europa de hóquei.
Sendo que no futebol apanhei uma fase histórica de grande equilíbrio e divisão de campeonatos pelos 3 grandes.
Tenho consciência do fcp ser campeão e não se falar de outra coisa, mas depois fomos nós, depois o benfica, depois outra vez nós (aqui já acompanhei mais a sério, indo inclusivamente aos jogos todos no Bessa).
Mas curiosamente fui sempre contra o Boavista, excepto quando jogava com as duas nádegas, pois quando comecei a frequentar o Bessa já tinha escolhido o Sporting.

Em termos das crianças escolherem muito porque ganham.
Bem, no meu caso já era Leão mesmo antes de ter consciência da vitória em si.
Posso colocar a hipótese de que teve peso de modo inverso, não ter deixado de ser do Sporting ou ligar pouco em vez de ser um doente como sou, que para além de vitórias em imensos desportos, no futebol o Sporting ter sido campeão na minha 2ª classe e na minha 4ª classe.
Talvez um Sporting sem ganhar campeonatos me desse menos entusiasmo.
Entrei no ciclo preparatório como campeão mas é verdade é que penei todo o ciclo, todo o Liceu e toda a faculdade sem o Sporting ser campeão… até que no meu ano de Finalista o Sporting foi campeão.
Faltei à Bênção das Pastas na Sé porque o Sporting jogava essa tarde em Vidal Pinheiro carai!

Sou do Sporting e na verdade não é muito fácil perceber bem porquê.
É mais fácil sendo eu da cidade do Porto, perceber porque não sou nem nunca seria do fcp, pois o adepto típico desse clube imundo é algo com que nunca me identificaria, mesmo com 3, 4, 5 anos de idade já não me identificava.

7 Curtiram

Em todos os 18 municípios do distrito do Porto, o fcp tem mais adeptos que benfica e Sporting.
E ainda em alguns do distrito de Aveiro e alguns do distrito de Braga.

Onde o fcp é mais “forte” é Gaia e Gondomar.
Mais forte que na própria cidade do Porto.

O Boavista mesmo em Ramalde (uma das 15 freguesias da Cidade) de onde é, tem menos adeptos que o fcp.

Em Matosinhos Matosinhos Leixões é Rei.
Já em Leça, Leixões nem pensar.
Há muita gente de Matosinhos que não pode com o fcp.
Tal está relacionado com a Taça de 61 que foram ganhar (às Antas e não no Jamor) ao fcp.

Há muita malta (mesmo mulheres, muitas peixeiras ou esposas de pescadores) que são Leixões e Sporting.

Acho piada a isso porque muita gente conota o Sporting com o menino Betinho e tal não é verdade.
O Sporting é inteiramente transversal na sociedade.
Até o monte de m3rda azul, caixa de óculos, parolo de Vila Real (nem do Porto é), burgesso, vasculho do Bernardino Barros no Porco Canal veio com a teoria que o Sporting teve pouca gente no estádio porque estavam quase todos em Vilamoura na Marina com os seus sapatinhos de vela, etc.

3 Curtiram
3 Curtiram

Na maioria, são burros que nem um calhau. Ainda há bocado veio um (daqueles fervorosos), a espumar-se da boca, com o “■■■■■■■, vocês também só olham para um lado. O lance do Jovane é igual e não foi vermelho e o ■■■■■■■”. Quando lhe respondo “pois, mas foi falta. E dentro da área, é penalty.”

Calou-se, virou costas e foi a resmungar. Provavelmente para debaixo do calhau de onde saiu.

3 Curtiram

Os “porcos” tem muitos simpatizantes nas redes sociais, pois muitos deles são estrangeiros, então iranianos são aos milhares, outros são perfis “fake”, outros tem mais que um perfil a seguir o clube, basta verificar os comentários nas suas publicações. No Sporting basicamente só denotamos portugueses e contas “ditas normais”.

2 Curtiram

Estes porcos corruptos do crlh têm a lata de dizer lá na merda do fórum deles que nós ficámos contentes com o empate e que se não fosse a expulsão do toni martinez ainda ganhavam :joy::joy::joy:… Que alienação, completa.
Não vi nenhum sportinguista contente por ter empatado: estivémos por cima o jogo praticamente todo e podiamos era ter ganho por 3 ou 4… O Porto fez um remate à baliza o jogo todo que deu golo. A vergonha destes merdas não é nenhuma.
Dito isto, quero que estas vitórias morais fiquem por aqui. Para isto prefiro voltar aos tempos em que jogávamos mal mas ganhávamos, com ou sem estrelinha…

6 Curtiram