Desvaloriza-se adversários com uma pinta…o nosso jogo amanhã está longe de estar ganho, sem poder de fogo no ataque vai ser um jogo de nervos. Não esperem também grande exibição…
E não, não penso que o porto esteja fantástico, mas nós ainda estamos longe do que podemos ser…e para ser campeões é preciso ter outro ataque. Logo, a única equipa que acho que parte em vantagem é mesmo o benfica. O sistema está lá todo, mesmo que venham a ter uma equipa inferior à nossa, têm tudo o resto que nem nós nem o porto têm.
É o 3º PL? Eu acho que eles estão fartos de dar sinais de que ele é o PL titular, sinceramente. Deram-lhe a #10, renovaram-lhe o contrato e até já marca os penaltis. Já para não falar do facto de que ele é a nova coqueluche dos adeptos, e se o sentarem no banco, os assobios e a contestação aparecem ali em menos de nada. O Depoitre provavelmente veio para colmatar a saída praticamente certa do Aboubakar.
De resto, nada preocupado. Esta equipa do Porto é pequenina de mentalidade. Defende com muitos, ataca apenas pelos corredores laterais e joga directo sempre que possível (e quando tentam sair a jogar, dá borrada). Joga com um trio de médios que eu não queria no Sporting nem que nos pagassem, tem no centro da defesa o Felipe, que faz o Marcano, ao lado dele, parecer o Piqué, deixa o seu melhor lateral e um dos seus melhores jogadores de fora, e o processo ofensivo deles resume-se a criar condições para que alguém cruze por alto para o André Silva (é por isso que joga o Telles na esquerda, por exemplo). Praticamente não reagem à perda da bola, não pressionam alto, jogam com um bloco médio-baixo…enfim, tudo aquilo que nós já não somos, graças a Deus, e tudo aquilo que uma equipa grande não deve ser.
Mesmo hoje, a vitória deles foi muito mais complicada do que parece, e a vantagem surge de um bom remate do Herrera, mas num lance onde o Cássio, no mínimo, é mal batido.
Metam na cabeça que as assimetrias no futebol tuga se acentuaram imenso nos últimos 10/15 anos. Se sempre houve uma descrepância enorme entre orçamentos dos grandes e do resto, hoje essa diferença é BRUTAL. E o reflexo na capacidade competitiva das equipas é notório.
Eu ainda sou do tempo onde jogar em Guimarães, no Bessa, em Setúbal, na Madeira, em Aveiro e até em Faro era o cabo dos trabalhos. Perdiam-se muito mais pontos. Hoje? Porra, hoje é o Braguilha e pouco mais… Por isso é que o mais importante é ter avançados eficazes e desbloqueadores de autocarros.
Esta descrepância que falo, obviamente veio levantar outro problema num país super corrupto como é Portugal: os jogos e os jogadores vendidos e a consequente desconfiança sobre a idoneadade da competição. Mas isso é super difícil provar e a justiça em Portugal é uma anedota, assim que resta esperar que caia de podre ou que as pessoas se passem de vez.
Vi grande parte do jogo, a 1º parte toda, e não alinho na opinião que jogam pouco. Vi o fcporco bastante interessante para 1º jogo. Muito mal o DC Filipe - é assim que se chama, certo? - e o André André também não gostei. Não sei se o Octavio, André Silva e Corona tem estaleca para jogar 2 vezes por semana a alto ritmo, mas principalmente os 2 primeiros prometem bastante. Claro que é apenas o 1º jogo de toda uma época e que vale apenas isso…
Capucho não dura muito tempo no comando do Rio Ave. Quando o Marcelo fez o 1-0 ainda acreditei, mas dos 40 aos 60 minutos o Rio Ave deitou tudo a perder.
Não vai acontecer, e se acontecesse era mais um para me tirar do sério a falhar golos cantados.
Acho o Aboubakar um PL de qualidade mas parece me muito fraco psicologicamente, se falha um golo depois já não se recompõe (tem no porto a epoca passada um bom número de falhanços inacreditáveis), e com a nossa falta de poder de fogo era muito arriscado ter um jogador assim.