Eis as 15 principais e hercúleas “tarefas cumpridas” pelo Presidente Doc Fred nos primeiros 4 meses de mandato:
1.ª – Emissão bem-sucedida do Empréstimo Obrigacionista (26ME apesar de todas as “oposições”)? Check!
2.ª – Pagamento integral do anterior Empréstimo Obrigacionista (30ME+ juros que o anterior presidente tinha deixado por pagar)? Check!
3.º – Resultados financeiros positivos no 1.º trimestre já sob a sua presidência? Check!
4.ª – Aprovação do Relatório e Contas da Época 2018/2019? Check!
5.º – Resolução do “caso Rui Patrício”, com o Sporting a encaixar uma verba líquida idêntica (14ME) à pretendida pelo ex-presidente durante as negociações abortadas com os Wolves no Verão (cujo desenrolar de acontecimentos levou, no fim de contas, à sua Destituição)? Check!
6.º – Encaminhar os “casos” Gelson, Rafael Leão, Ruben Ribeiro, e Podence, para a FIFA (onde o Sporting aguarda que a Justiça determine uma justa e gorda indemnização)? Check!
7.º – Reestruturar a Estrutura Dirigente e Técnica do Futebol, a começar pela Equipa Principal, e pelo Scouting, e a acabar na Academia de Alcochete? Check!
8.º – Voltar a Apostar em Força no ADN Histórico da Academia e da Formação do Sporting Clube de Portugal (regresso de Chico Geraldes, maiores apostas em Max, Miguel Luís, Bruno Paz, Thierry, e Jovane, e contratação de um treinador competente para os sub-23)? Check!
9.º – Despedir o lampião incompetente do P-Zero (medroso e asqueroso lambe-botas e toupeira do mendilhões)? Check!
10.º – Contratar o treinador holandês do Keizerball? Check!
11.º – Contratar um dos melhores scouts do mercado (José Guilherme Chieira)? Check!
12.º – Contratar no Mercado de Inverno um dos jogadores (médio-defensivo Idrissa de 20 anos) considerados mais importantes para a táctica do treinador do Keizerball (já depois de ter contratado o Luiz Phellype e feito regressar o Chico Geraldes)? Check!
13.º – Contratar no Mercado de Inverno uma truta (médio-defensivo Idrissa, de 20 anos) do Keizerball apesar da grande, reiterada, e pública interferência do Orelhas Tricolor das Ventoinhas de Bob o Construtor (não gostou de ouvir, da boca do Doc Fred, que o seu polvo corrupto é uma “vergonha nacional”, e que tem de “haver uma renovação dos dirigentes do futebol”, e tentou repetir o mesmo método com que subtraiu ao Sporting jogadores tão importantes e decisivos como Mitroglou, Rafa Silva, ou Cervi, substituídos por flops tão problemáticos quão dispendiosos como Teo Gutierrez, Alan Ruiz, Markovic, ou Doumbia)? Check!
14.º – Manter a aposta nas modalidades, renovar contratos com os jogadores mais valiosos de cada modalidade (Girão, Platero, Pedro Gil e Toni Perez no Hóquei, Skok, Ruesga, Valdes e Edmilson no Andebol, Pany no Futsal, ou contratar Marko Bojic e Jordan Richards no vólei), e manter o grande nível e competitividade de todas as equipas? Check!
15.º – Cumprir a promessa eleitoral de fazer regressar ao Sporting Clube de Portugal, com entrada no principal escalão já na próxima época, de uma equipa sénior masculina de Basquetebol candidata a vencer o título nacional? Check!
E tudo isto no seu estilo tranquilo, disciplinado, silencioso, metódico, rigoroso, perspicaz, exigente, e eficaz (sem histerias, sem descontrolos, sem facebocas, sem insultar, suspender, ou expulsar, adeptos, sócios, e jogadores, e sem disparar em todas as direcções, a toda a hora, a todo o minuto, e a todo o segundo, contra tudo e contra todos, incluindo os próprios pés)…
Se acham que isto é pouco para apenas 4 meses de mandato, eu não acho…