Frederico Varandas - Presidente do Sporting Clube de Portugal - Parte 7

Volta a demonstrar aquilo que sempre foi como presidente. Um inapto para o cargo.

Amorim foi treinador, diretor e presidente do Sporting os 4 anos. Todos sabiamos que ele estava refem dele.

Saiu e ja vamos no 2 treinador…E vamos ver como iremos acabar o campeonato!

3 Curtiram

Dessa “galeria” constam pelo menos 3 presidentes que eu não vi ganharem qualquer campeonato, porque de forma descarada, tiveram épocas cujos campeonatos, simplesmente não foram ganhos dentro de campo, mas sim fora dele.

Quer Sousa Cintra, durante a época dourada da fruta e do café com leite, quer Soares Franco com o campeonato perdido com o golo com a mão do Rony, quer Bruno de Carvalho com o famoso campeonato de 2015/2016, o tal que o NGP ainda vai contar o que aconteceu nos seus bastidores, sofreram na pele de presidentes verdadeiros roubos de igreja.

Ver a competência pelo nº de campeonatos ganhos é absolutamente redutor, ao ponto de poder dizer de peito aberto que o NGP até podia ganhar a Champions que eu continuava a achar que ele é o maior palhaço que alguma vez esteve à frente do nosso clube!

Mesmo não tendo ganho nenhum campeonato, nomeadamente, Bruno de Carvalho, foi e será sempre melhor presidente do que alguma vez o NGP sonha ser!

18 Curtiram

É um erro meter todos no mesmo saco até porque não são comparaveis os tempos de presidencia/alturas economicas/etc…
Mas o que nos interessa mesmo é Titulos do futebol Senior e se querem ir por aí meus caros amigos… Se não me falhou nada, é isto:

Em resumo nos ultimos 37 anos (1989-2024/25…)
Varandas = 7 anos de Presidência = 7 Títulos (O mais titulado)
Bettencour, Roquette, Sousa Sintra Gonçalves = 14 anos de Presidencia = 0 titulos

Frederico Nuno Faro Varandas
2018-Actual
7 Titulos
Campeonato Nacional: 2 títulos (2020/2021 e 2023/2024)
Taça de Portugal: 1 título (2018/2019)
Taça da Liga: 3 títulos (2018/2019, 2020/2021 e 2021/2022)
Supertaça Cândido de Oliveira: 1 título (2021)

Bruno Miguel de Azevedo Gaspar de Carvalho
2013-2018
3 Titulos
Taça de Portugal: 1 título (2014/2015)
Taça da Liga: 1 título (2017/2018)
Supertaça Cândido de Oliveira: 1 título (2015)

Luís Filipe Fernandes David Godinho Lopes
2011-2013
0 Títulos

José Eduardo Fragoso Tavares de Bettencourt
2009-2011
0 Títulos

Filipe Pinto Basto Soares Franco
2005-2009
4 Títulos
Taça de Portugal: 2 títulos (2006/2007 e 2007/2008)
Supertaça Cândido de Oliveira: 2 títulos (2007 e 2008)

António Augusto Serra Campos Dias da Cunha
2000-2005
3 Titulos
Campeonato Nacional: 1 título (2001/2002)
Taça de Portugal: 1 título (2001/2002)
Supertaça Cândido de Oliveira: 1 título (2002)

José Alfredo Parreira Holtreman Roquette
1996-2000
1 Título
Campeonato Nacional: 1 título (1999/00) - Rectificado, não estava no post original

Pedro Miguel de Santana Lopes
1995-1996
2 Títulos
Taça de Portugal: 1 título (1994/1995)
Supertaça Cândido de Oliveira: 1 título (1995)

José de Sousa Cintra
1989-1995
0 Títulos

Jorge Manuel Alegre Gonçalves
1988-1989
0 Títulos

5 Curtiram

1266e9

4 Curtiram

Eu tenho um aluno que venceu um campeonato regional de leitura. Foram mais de 1000 participantes e foi ele o vencedor.
Ele é meu aluno de piano e nada tenho a ver com a escola e capacidade de leitura dele, mas, dado que sou professor dele, parece-me bem ficar com os louros da conquista.

4 Curtiram

Então não fomos campeões em 99/2000?

1 Curtiu

Essa teoria dá razão à daquele clube que festeja o ano de fundação em 1904 e não 1908, porque se os de 1904 não existissem nunca tinha existido o 1908. :wink:

1 Curtiu

Assim como fundamento um presidente ser avaliado pelos títulos que “venceu”.

Campeonato nacional 1999-2000

4 Curtiram

Os únicos que estão preocupados e que podem ficar preocupados com o Sporting são os sócios e adeptos sofredores.

Varandas está em fim de ciclo. É a minha convicção. Ou ganha este ano ou vai de vela, pq a incompetência após a saída de Amorim que fez lembrar os tempos iniciais do 1 mandato não vai passar em claro. O Marlboro ou ganha este ano ou vai de vela e com o esgrimar de forças, já sabemos como a história vai acabar, só este atrasado é que não percebeu.

Ainda me lembro qd alguém escreveu aqui, que a ideia do projeto do Varandas ser o Amorim e que o Varandas só ganhava com o Amorim era demasiado redutor.

O Varandas vai deixar um legado de coninhas de sabonete.

:joy::joy::joy:

3 Curtiram

Pois eu acho precisamente o contrario

varandas vai ficar por ca vários anos, enquanto houver jantaradas de graça vai ficar no poleiro, e precisamente por ter sido campeão com Amorim ninguem lhe vai fazer uma real oposição por muito tempo…

Eu tenho a teoria que às vezes, muitas vezes, eleições são timing.

Experimente-se, caso varandas tenha o azar de sabotar este bicampeonato, de fazer eleições no dia a seguir à vitória do slmerda a ver se o varandas não as perde…

4 Curtiram

Tudo e’ timing. Se nao formos campeoes, vai depender da qualidade do spinning. Ja andam a trabalhar nisso.

Tudo depende sempre da bola entrar ou não na baliza, infelizmente é assim redutor, na realidade ninguém quer saber das modalidades, do patrimonio, das contas, do Frederico ou do Bruno, dos croquetes ou da escumalha.
Em 2026 se a bola estiver a entrar na baliza o osteopata ganha, caso contrário não ganha.
End of story.

Em junho vai haver debandada dos melhores jogadores, e depois os sócios irão ver se a nova estrutura está á altura de os substituir e se a equipa vai continuar forte e competitiva. Este treinador tem atualmente a desculpa das lesões para não poder mostrar toda a sua competência. Depois se verá. Este ano o Sporting era o favorito a ganhar o campeonato, em 50 anos não me lembro de muitas vezes que estivéssemos na pole position. Este era um campeonato que estava no papo e conseguir perdê-lo desta maneira não vai passar em claro, as lesões não vão servir sempre de desculpa e o mercado de inverno foi imprudente com um dd a trabalhar para o futuro clube.Depois há outra coisa que estás a esquecer, O Varandas não é popular na massa adepta, ganhou as 1 eleições á rasca e da 2 vez teve uma maioria avassaladora pq estava lá o Amorim e as pessoas indirectamente votavam no Amorim, não há como negar.

2 Curtiram

Até nisto Frederico Varandas revela ser pouco inteligente.

Eleições em 2026.

Partimos para esta época com o claro objectivo de ser bicampeões. E, convenhamos, éramos os favoritos para vencer este campeonato.
Não somos bicampeões há qualquer coisa como 70 anos.
Vencer este campeonato garantiria qualquer coisa como 90% de votos em Varandas, caso este se recandidate (o que certamente irá acontecer).
O pesetero abandona a equipe.
Péssima escolha do seu substituto.
Com o nosso ímpeto (e vantagem na classificação) a desaparecer, outro treinador, com início promissor.
Estávamos a aguentar-nos e eis que é imperioso reforçar a equipe para a segunda parte do campeonato. Estamos (surpreendentemente!) a utilizar outra táctica, temos jogadores fulcrais lesionados. E não estamos a jogar pevide.
Mercado de inverno pavoroso - atentas as necessidades que tínhamos/temos.
Não há dinheiro, diz Varandas (aparentemente não se encontraria prevista eventual necessidade de reforçar a equipe no “mercado de inverno”; aparentemente o € da “venda” do pesetero e da poupança do seu salário (a diferença para o Rui Borges deve dar uns €2Milhõezitos) não é para investir devidamente na equipe). Veio um guarda-redes (OK) e um jogador absolutamente desconhecido, tão mais valia que nem “cheirou” um minuto que fosse no jogo contra o AFS, o jogo que acabou - definitvamente - com o nosso optimismo.
TODA A GENTE sabe que no final da época vamos perder o Gyokeres (falta saber por quanto), pelo que deveremos estar piores na próxima época.

Se havia época em que se deveria demonstrar alguma capacidade na Presidência era esta. A do bicampeonato.

Obviamente ainda não está tudo perdido. Mas o cenário não é risonho.

Esta época pode tornar-se um pesadelo, atenta a expectativa com que a iniciamos…

SL

Discordo! Varandas é um tipo bastante inteligente: ingressou no exército para cursar medicina, usou a política para se livrar do exército, graças à medicina entrou no Sporting, serviu-se dos lambuças para ser presidente.
Não é um tipo bastante inteligente?

5 Curtiram

Ter falhado logo esse é inadmissivel para mim.
Peço desculpa ja rectifiquei no post.
Obrigado pelo reparo.

2 Curtiram

Se eram, devia ter aprendido a continuar a delegar. Muitas vezes, aquilo que verdadeiramente releva num bom gestor é a capacidade de delegar tarefas e a capacidade de perceber que há outras pessoas que são melhores para as executar.

Se o gajo a determinada altura decidiu delegar essa gestão no Viana, no Amorim ou no Antero… Pá, ainda bem que o fez. O Sporting CP é que beneficiou disso. Se foi o caso, aquilo que lhe há a pedir é: podes voltar a encontrar uns quantos gajos competentes para fazer essas tarefas?

É que é isso que verdadeiramente se quer. É impossível um gajo estar a contratar e negociar jogadores, a contratar e a negociar treinadores, a contratar e a negociar directores de modalidades, a validar a mais ínfima merda do clube, etc. A determinada altura, tens que encontrar gajos competentes, que percebam da poda e que te tirem um enorme peso de cima. Que te permitam ir fazer o jogging matinal que é para chegar ao final da temporada, mamar umas quantas imperiais num autocarro e vir recolher os louros para a TV num discurso mal amanhado.

Mas não me parece que este anormal tenha aprendido isso. Se calhar, efectivamente, encontrou alguém que percebeu que o Sporting CP efectivamente era e é a maior potência desportiva nacional e que durante 4 ou 5 anos esteve ali a trabalhar investido em que isso acontecesse. Mas este anormal achou que agora, volvido esse período, já aprendeu a fazer tudo sozinho… Ou então não.

1 Curtiu

ÉS tão incompetente , és estriste mesmo.
O atestado que o treinador e o jogador Pote te passaram hoje , é mesmo de ter pena.

4 Curtiram