Frederico Varandas - Presidente do Sporting Clube de Portugal - Parte 6

E pronto. Os meninos portaram-se mal no recreio e lá veio a reguada do senhor professor… :laughing:

3 Curtiram

Polémica não foi a entrevista, é este tópico :sweat_smile:

1 Curtiu

Já enjoa essa narrativa de que BdC não ganhou nada, não fez nada e não deixou nada.
Qualquer sportinguista minimamente honesto sabe responder às tuas perguntas, mesmo que não goste das respostas.

Isto não é sobre títulos, porque BdC também os ganhou e ganharia muitos mais se tivesse ficado mais 6 anos na presidência, com ou sem Alcochete. Ninguém te garante que não seria campeão nacional duas, três ou quatro vezes ou que não ganharia mais Taças do que aquelas que ganhou (3). Porque agora existe VAR e os nossos rivais não têm o plantel que tinham há 10/15 anos atrás. Ou simplesmente, porque o sistema das toupeiras ruiu e já não há padres nem missas e sei lá mais o quê. Ninguém te garante que não continuaria a ser campeão em todas as modalidades, como foi em 2018. Ninguém sabe. Nem eu, nem tu,
nem ninguém.

O que eu sei é que por mais títulos que varandas ganhe, eu nunca gostarei dele.
Não é uma questão de títulos, como disse. Porque eu até cresci numa fase em que o Sporting não ganhava nada e não deixei de ser Sportinguista. Pelo contrário, ainda gostava mais do meu Clube. É uma questão de valores e varandas não os tem. Da mesma forma que tu não gostas de BdC e obviamente não é pelos títulos ou pela obra feita, se quiseres ser honesto contigo próprio. Se BdC tivesse sido campeão em 2016, continuarias a não gostar dele. Da mesma forma que eu também não gosto de varandas, apesar de ter sido campeão.
Nisso, acho que estaremos sempre de acordo.

17 Curtiram

Esse tipo de discurso e análise eu respeito profundamente.
Fossem todos como tu. :+1:

1 Curtiu

Claro que os clubes exigiam garantias de pagamento, depois de contratar o Amorim e não pagar logo claro que todos os clubes depois ficavam desconfiados.
E valores baixos na contratação do Nuno Santos mas que não causaram qualquer problema no ano anterior para contratar o Amorim por um valor bem superior, por exemplo.

3 Curtiram

2 Curtiram

Para mim a entrevista não foi má… se calhar das melhores que deu até hoje.

Mas algumas das intervenções foram escusadas…

Final da Taça UEFA em 2005 e meias-finais da Liga Europa em 2012 (além dos quartos em 2023)…

2 Curtiram

Boa entrevista. Agora é voltar a fechar a boca e regressar ao (bom) trabalho.

3 Curtiram

Muito boa entrevista.

Está a comunicar melhor e os pontos abordados são perspicazes.

O ir buscar o Apito Dourado é muito inteligente porque agora fica do lado do AVB mostrar se é diferente ou não do PdC. Se quer ter no futuro a sua imagem igual a ele ou marcar pela diferença.

Podia ter-se defendido melhor na questão da negociação com a banca, parece que é um tema que não domina.

E como sempre, gostaria de ver um pouco mais de ambição (vitória em competição europeia).

Concordo com tudo mas o que é que ele podia dizer sobre vencer uma competição europeia? Hoje em dia uma equipa portuguesa só pode lutar pela liga europa e conference league. E com este formato da champions mais difícil fica porque na maior parte das vezes as equipas portuguesas vão ficar fora dos 8 primeiros e ainda vão ter de jogar mais uma eliminatória… Isto para não falar que há clubes na europa, city e psg à cabeça que são clubes-estado, um dos EAU e o outro do Catar. Não consegues competir com esses clubes e depois ainda tens o Bayern, Madrid, Barça, Arsenal, Liverpool, Inter e outros outsiders que gastam bem mais que nós.

1 Curtiu

Tudo certo, só não precisa de ser logo tão fatalista.

Para mim, como resposta à questão basta dizer que o Sporting entra em todos os jogos para ganhar, tendo sempre noção da valia do adversário em qualquer competição. Que me parece ser e bem o discurso interno.

IMG_1646

César Boaventura responde a Frederico Varandas: “Ainda és um novato…”

César Boaventura reagiu às recentes declarações de Frederico Varandas, presidente do Sporting, na sua entrevista à RTP.

Varandas acusou Boaventura de gastar grandes quantias para corromper jogadores em benefício do Benfica, algo que o empresário classificou como “acusações infundadas”.

Numa extensa publicação nas redes sociais, Boaventura criticou a postura de Varandas, afirmando que o dirigente leonino ainda é “um novato” no mundo do futebol e que tenta ganhar protagonismo à custa dos outros.

O empresário aproveitou para refutar as acusações, sublinhando que, ao contrário do caso “Cashball”, no qual o Sporting esteve envolvido, ele não está a ser investigado com base em escutas ou mensagens incriminatórias.

Boaventura também mencionou dificuldades relacionadas com as contratações no Sporting e sugeriu que Varandas deveria concentrar-se mais nos problemas internos do clube, incluindo a gestão financeira e a escolha de reforços para o plantel. Numa crítica adicional, recordou o perdão da dívida do Sporting ao Novo Banco, classificando-o como um caso de “concorrência desleal”.

Publicação de César Boaventura na íntegra:

“Ora bem, parece que o Frederico Varandas decidiu que a melhor maneira de ganhar protagonismo no mundo do futebol é continuar a lançar acusações infundadas. Compreendo, Fred, ainda és um novato a tentar encontrar o teu espaço como dirigente – todos temos que começar por algum lado. Mas a tua tentativa precoce de te colocares como o bastião da moralidade no futebol revela uma certa falta de maturidade e, desculpa lá, de nível. Como se costuma dizer, o tempo é mestre, e a justiça vai prevalecer… e quem sabe, o teu ego diminui um pouco pelo caminho.
Agora, Fred, deixa-me explicar-te algo que parece escapar-te: até trânsito em julgado, todos são inocentes. Sei que o conceito te pode parecer confuso, mas é a base do Estado de Direito. E enquanto atiras areia para os olhos dos outros, eu continuo aqui, sem envelopes misteriosos como no Cashball, sem áudios de voz a corromper jogadores, e até mesmo sem mensagens de texto no meu processo. Ah, e só para completar, não existe sequer uma única escuta. Ao contrário do que se passou no Sporting, no caso Cashball.
Já agora, sabes por que razão não houve condenações no Cashball e o caso foi arquivado? Simples: as testemunhas cruciais “desapareceram” e não compareceram em julgamento. Isso fez com que faltassem os meios para o Ministério Público produzir provas. Portanto, Fred, tenta não atirar areia para os olhos de ninguém, porque conheço a realidade profundamente – e talvez mais do que tu gostarias que eu soubesse.
E já que estamos a falar de protagonismo, até podias tentar provar as tuas “teorias”, mas seria mais fácil se jogadores como o Salin ou o Marcelo tivessem ido para o Benfica, não achas? Ou se o Cássio não tivesse ido parar a uma equipa treinada por Pedro Emanuel na Arábia Saudita. Foi até o Lionn, sabe-se lá como…, que a certa altura quis desistir de tudo, e eu não aceitei. E isto tudo me faz lembrar a famosa reunião no Altis e a maior parceria jamais vista no futebol português entre dois clubes, que mais parecia ser apenas um.
Agora, seria de todo crucial perguntar ao treinador do Sporting, na data dessas contratações, se estes jogadores foram escolha dele para o plantel, o que não me parece, claro. Imagina a resposta! Aliás, até seria interessante ver a cara dele ao ouvir essa pergunta… porque, honestamente, esses “reforços” nem devem ter passado pelo radar dele. Jogadores que mal jogam e que, em seis meses, ganham mais do que em toda a carreira… Parece uma grande estratégia, não achas, Fred? Talvez devesses preocupar-te mais com o que se passa no teu clube antes de lançares acusações para o ar.
E já que gostas tanto de falar dos outros, que tal falares do perdão da dívida milionária do Novo Banco (ex-BES) ao teu clube, que vos salvou da bancarrota, lesou todos os contribuintes portugueses e abriu um caso sério de concorrência desleal em Portugal sem precedentes? Enquanto todos os clubes da liga vivem em sufoco financeiro, o teu clube vive à custa dos contribuintes, e das negociatas do BESA e Álvaro Sobrinho, defendido por ilustres viscondes, com benefícios óbvios.
Fred, é fácil falar muito de Pinto da Costa ou de Vieira e até de Rui Costa. Afinal, qualquer um gostaria de um dia ganhar os títulos que eles ganharam no futebol, não é?… Mas, infelizmente, falta-te algo que é fundamental: nível. O que fazes é tentar fazer barulho para ver se alguém te ouve, mas não tens estofo para isso.
Ah, e não te esqueças do ditado: nunca lutes com um porco, sabes porquê? Ele adora a lama, e tu só vais acabar sujo. O futebol precisa de ser levado a sério, não de novatos a tentar fazer nome à custa dos outros. Mas, como já disse, o tempo é mestre, e a verdadeira justiça, como sempre, vai prevalecer.
Portanto, Frederico, boa sorte na tua jornada. Tens um longo caminho pela frente e, talvez, seja uma boa altura para começares a focar-te no que realmente importa no futebol, em vez de tentar protagonismo às custas dos outros.”

1266e9

3 Curtiram

“Acusações infundadas”… :laughing:

Esse fdp foi CONDENADO em tribunal por tentativa de aliciamento e corrupção de jogadores contra o Benfica. Há uma decisão de um tribunal. Literalmente.

7 Curtiram

Pelo menos ja se identifica como porco. Progresso.

3 Curtiram

Não sejam assim.
O Barangas até está melhorzito…
Já passou de “só um louco pensaria que temos obrigação de ganhar ao Marselha” para “é impossível ganharmos a CL”.
Analisando isto a frio, parece-me que existe um plano para tentarmos ganhar ao Marselha…

4 Curtiram

É o mundo em que vivemos agora, já não há vergonha na cara.

2 Curtiram

Correcção: meias֊finais da UEFA em 91, final em 05, meias-finais da EL em 13. Seria bom esfregar-lhe as ventas com o nosso regresso aos quartos de final da maior das taças já esta época…

1 Curtiu

E quando é que o pilantra Boa ou má Ventura, vai para a choldra? Ou os criminosos são para andar cá fora?

3 Curtiram

O Frederico Varandas pelo menos é uma pessoa unânime, é criticado por rivais e adeptos do seu clube.

Quanto ao resto é delicioso ver todos os cartilheiros (azuis e vermelhos) enraivecidos contra o nosso presidente, é sempre bom sinal quando o presidente do Sporting critica os rivais e estes enfiam a carapuça.

3 Curtiram