![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
E está tudo encaminhado para ires fazer figura de cabeçudo na festa do bicampeonato do teu amigo orelhas na última jornada, né fredericas? ![]()
O que é importante é que logo à noite ninguém se aleije…
Não. Tens aí dados trocados. Que esta Direcção não nos leva a lado algum, sim. Que o desastre é eminente, sim, vá, de uma forma lata usemos esse termo. Que devem sair, sim.
Que toda a gente partilha dessa opinião? Não. Onde é que eu disse ou escrevi isso. Tu já disseste parte daquilo mesmo que de forma velada. Pronto, não de forma tão clara e expressiva, não tão comprometida com o tomar de decisão, mas já navegaste por ali. Certo?
Toda a gente? Não. Então não somos presenteados diariamente com alguns “notáveis” a dizer o inverso?
Aliás, se alguém aqui falou em maiorias foste tu, quando referiste que a maioria dos Sportinguistas quer isto e aquilo no Clube. Eu direi agora: a maioria quer o Clube a ganhar, a jogar bem e a maioria nem quer bem saber como. Tal como em qualquer outro clube.
Quando falas de família estás a falar sobre o quê mesmo?
Tu já alguma vez tentaste falar com responsáveis do Clube através desses canais? Estás certo porque sabes, certo? Já o fizeste e chegou lá?
Além do mais, aquilo que fizeste foi agarrar numa coisa e subverter, o que nem é nada simpático, nem sequer valor de cidadania. Tu disseste que as pessoas resolvem as coisas de forma civilizada, falam, conversam, explicam. Isto até recorrendo a analogias de construção civil. Eu agarrei nisso e transpus para uma situação real. Para discutir se isso é possível. Afinal não é. Era só isso, bastava responderes que não.
Se o sabe, então é mais grave.
Eu não questionei Sportinguismo de quem seja. Eu não conheço a pessoa, nunca falei com ele, mesmo que o tivesse feito não tenho unidade de medida para isso. Eu falo de capacidade e competência. Se começas a misturar tudo, não vamos a lado algum. Sportinguistas que amam o Clube há muitos. Milhares. Achas que todos têm capacidade para serem presidentes? Portanto, não vamos trazer essa coisa do Sportinguismo para a conversa.
Eu gostava de perceber onde raio é que eu vou buscar indícios da sua auto-critica, quando sempre que ele fala e depois de me descodificarem o discurso, eu só ouço que fez uma coisa mal em quase dois anos (queres que vá buscar as transcrições ou achas que encontras sozinho?) e arranja desculpas para tudo o que acontece? E nunca é dele, pelo contrário, porque ele e a sua equipa são top e fazem frente ao fim do mundo.
Duvido que esteja mais insatisfeito que eu.
Sabes, eu vou confessar uma coisa. Eu achei que eras um utilizador que trocara de nick. Entretanto percebi que não. Peço desculpa pelo facto, a culpa é inteiramente minha. O facto é que esse pensamento modelou grande parte do que eu achava necessário discutir (no bom sentido, claro), partindo do pressuposto que estava numa base de entendimento sobre o Clube, a vida, a sociedade, o futebol.
Não e, mais uma vez, isso é culpa minha e as minhas sinceras desculpas.
Percebo agora que estamos em mundos tão diferentes e temos uma ideia tão diferente sobre o que é o fenómeno do futebol e o que foi até a fundação do Sporting CP, os seus objectivos, a sua cultura organizacional que nunca vamos lá. Esse outro utilizador partira em tempos de uma convicção, mas depois a coisa mudou para ele e mudou também a visão sobre as pessoas e o Clube. Eu vejo agora que a pessoa que está aí do outro lado tem uma ideia de uma colectividade com carácter quase exclusivo. Tu sabes que os Fundadores, quando disseram que os membros tinham de ter uma reputação irrepreensível, tinham mais na ideia questões como a honra, o dever, a postura, a lealdade, o cumprimento com as normas. Não estamos a falar de meninos a beber chá com o dedinho mindinho no ar. Sim, no final dos jogos havia comes e bebes, havia até chá, mas o que eles queriam mesmo era praticar desporto. Se eles quisessem um clube exclusivo e de reunião de queques, tinham ficado no anterior.
Tu percebes que estar fora das competições europeias, a falta de títulos, a pequenez com que se tratam as relações internacionais afecta muito mais a imagem do Sporting, a sua marca e a captação de adeptos, certo? Tu consegues perceber que todas as semanas existem rixas entre adeptos ingleses e que a liga deles é a quem mais vende para o mundo, certo? Que falarmos de imagem num campeonato onde, sem os estádios dos 3 grandes, as assistências médias são inferiores a 5 mil espectadores. E que se retirarmos as assistências nos jogos contra os grandes, o número é ridículo, certo? Que falamos de uma liga cuja internacionalização é inexistente?
Mas que imagem? Quanto é que o Sporting realiza em vendas de merchandising e quanto desse número é feito fora de Portugal ou das comunidades portuguesas? Quantos patrocinadores internacionais temos? Representam quanto no nosso volume de receitas? A sério, em números, falamos do quê?
Olha, eu abomino violência. Eu já te disse que estou à vontade para falar das vezes em que fiz frente adeptos por andarem a causar distúrbios. Alguns que me envolviam directamente, outros nem tanto. Podemos trocar experiências.
Eu também sou de ideias. A igualdade e equidade, acabe-se com o valor moeda, economia de recursos, educação, etc. Mas todos os dias sou confrontado com uma coisa: existe o mundo real e é nele que tenho de viver. tenho de o compreender, tenho até de aceitar que as pessoas têm uma vivência diferente. O mundo é violento. Enquanto se viver numa casca protegida e não se souber como ele é, não se muda nada. Tens de o experimentar um dia.
Vai lá falar de educação, respeito e cidadania a pessoas que acordam de manhã a pensar em como vão pagar as contas. A jovens que mal vêm os pais e têm de sobreviver à pancada, bater antes que lhes batam. Vai lá falar em calma a pessoas que lutaram a semana toda, pagam cotas, pagam bilhete e vêm um monte de estarolas em campo e depois ouvem treinadores e dirigentes a tratarem-nos como idiotas perante as suas críticas.
Se todos os adeptos fossem sócios, o número de sócios era muito superior, certo? Jugo que apenas os sócios podem tomar essas medidas. Portanto, logo aí afastamos uns valentes milhares presentes no Estádio e cuja única forma de protesto que acham ter, é o seu grito.
Se todos os sócios participassem na vida activa do Clube, havia mais gente a votar, havia mais gente nas AGs, etc. Eu, tu ou quem seja, nada temos a ver com o que cada pessoa faz ou deixa de fazer. Se eu quiser “apenas” pagar os custo inerentes ao associado e os bilhetes, é um direito meu. Tu não tens absolutamente nada a ver com isso. Se tu, como sócio que espero que sejas, quiseres “apenas” ter a tua gamebox na A1, ver o jogos e apupar nas derrotas, é um direito teu, eu não tenho anda a ver com isso. Posso achas mal, posso dizer que deverias ser mais assim ou assado, mas última instanciá, tu tens esse direito. ~
Também é preciso ver que os Estatutos, quanto à realização de AGs, não ajudam nada. Eu respeito os Estatutos, o que não quer dizer que concorde com tudo o que está lá escrito. Discordo em absoluto com o processo de realização de AG a pedido dos sócios. E estranharia que tu, que me falaste em democracia, cidadania e etc, não estejas nesse barco comigo. Estás?
Ainda assim, como sabes, houve e há mecanismos desses a serem desencadeados. Um falhou, houve boa vontade, respeito a iniciativa mas há erros que jamais passariam. A partir do momento em que as pessoas ficam fechadas em casa, confinadas, é mais complicado fazer movimentos desses, nomeadamente recolha de assinaturas.
E estás a falar da reintegração do Bruno de Carvalho porque? Foi um exemplo ou existia a necessidade de trazer um ódio teu primário acima? Ou foi uma defesa que falhou?
Não tenho absolutamente medo nenhum da consulta aos sócios numa AG de destituição. Nem eu, nem ninguém que peça a sua demissão. E se os sócios votarem na sua manutenção, seja. O que não quer dizer que se ou quando continuarem a ter um desempenho bem abaixo do que deveriam, eu não critique e não peça a sua demissão. Como disse, eu não votei nesta Direcção, ganharam, foram empossados, respeito, dei espaço até achar que não vão lá.
Porque me perguntaste.
Gosto especialmente quem diga que devemos respeitar os sócios que ainda acham que o Sporting tem futuro com esta direcção porque é uma opinião.
Pode ser uma opinião, mas não se tem que respeitar. Há momentos que opiniões são comprovadamente erradas (ou probabilisticamente muito próximas de impossível) e portanto não há que respeitar porra nenhuma quando atingimos esse ponto de não retorno. Sei que isto à partida pode parecer pouco democrático (e concordo que na sua essência o será), mas vou dar um exemplo extremo: ainda hoje há pessoas que são da opinião que a raça ariana é superior às outras e que exterminar outras raças é completamente aceitável, devemos respeitar esta opinião? Não.
Chegámos a um ponto que, com tudo o que está direcção fez e continua a fazer, com a incompetência ou gestão danosa, a atitude que tem e que já demonstrou que não vai mudar, com toda a história semelhante que já vivemos e estamos a voltar a repetir, já não há opiniões favoráveis a esta direcção que se devem respeitar porque o que esta gente está a fazer é um genocidio ao Sportinguismo. E quem acha o contrário lamento mas faz parte do problema.
Paga Caloteiro.
Pfff… só mais “um pouco de incompetência” (… by jubinhas dixit). ![]()
Dividas atrás de dividas.
Que bonito.
A coleção já vai em quantos?
A seguir é o PL cientifico, que é móvel ou seja outro género de PL…de seu nome Jesé!
Em 50 milhões€ em jogadores que estes iluminados contrtaram só se aproveitam 2 ou 3…e é se o Rúben Amorin der a volta ao Rafael Camacho.
Repara, eu percebi, posso estar enganado, que para ti a contestação existente deve-se apenas aos resultados desportivos e foi isto que entendi na tua primeira resposta.
Na minha opinião, o estado de guerra existente tem também uma importância e foi por aqui que eu te respondi. É preciso umas eleições que incluam todos é o começo para começar a resolver os problemas do Sporting. Ninguém vai ser considerado por todos o presidente do Sporting se não houver a possibilidade de uma das grandes franjas de adeptos e sócios ter voz nas eleições por causa de não ter o seu representante, por exemplo Bruno de Carvalho e Carlos Vieira.
Portanto, acredito que vamos divergir neste ponto, para ti é a vertente desportiva para mim é a vertente desportiva mais a “política”.
“Parece q todos temem a consulta aos sócios”, é muito bom.
Falas de quem?
Não, eu não disse que era apenas devido aos resultados.
Aliás, já disse diversas vezes nos últimos dias que Frederico Varandas entrou numa posição fragilizada. Não teve maioria nos votos, nem sequer teve maioria de votantes. Ganhou com mais votos, mas não com a maioria dos votos.
Logo aqui, ou as coisas começam a correr bem ou começa logo a sofrer contestação, porque as pessoas que não votaram nele ficam logo com a ideia “eu não disse?”. Ao contrário do que muitos tentam dar a entender, entre os descontentes com a actual Direcção não estão apenas os apoiantes de BdC. Isso é uma ideia falsa e uma leitura muito perigosa, caso os OS actuais a façam (algo que eu acho que nem fazem). Entre Sportinguistas que conheço, vejo quem não queira BdC de volta, mas queira ver Frederico Varandas sair, vejo quem tenha apoiado a saída de BdC e até já ache que afinal estávamos melhor com ele que com Frederico Varandas. E não são poucos os que se enquadram em um ou outro quadro. Entre todos estes, não muitos, mas existem pessoas que acharam que ele até era dos melhorzitos em campanha. portanto, perdeu apoiantes. E porquê? Não foi pela guerra, não foi pelo julgamento de Alcochete. É única e exclusivamente pela análise que fazem ao seu trabalho. Assente em quê? Nos resultados.
A guerra tem importância? Claro, nem eu desmenti isso. Mas quando entraram, fosse quem fosse, sabiam já que haveria oposição por entre os defensores de BdC. E que estes armariam guerra, até por acharem que o “seu” presidente foi deposto de forma vil, traiçoeira e que quem o fez pretende atacar o Sporting. Eu não vou discutir os méritos dessa leitura, é irrelevante para o assunto em questão. O que posso dizer é que nunca na vida essas pessoas acordam de manhã e dizem “olha, apesar de estarem a perder jogos, apesar de estarmos a 18 pontos do 1º e dificilmente acabaremos acima do 4º, vou calar-me a apoiar a Direcção actual”. Vivemos na realidade, certo? Portanto, tal guerra é inevitável.
A única forma de alguns desses apoiantes mudarem de lado é com… resultados desportivos, financeiros e patrimoniais. Tal como a forma mais fácil de qualquer oposição ter sócios do seu lado é com a falta de resultados desportivos, financeiros e patrimoniais. É simples.
Ontem, a esta hora, havia com certeza mais pessoas a votar no PC do que hoje. Ou pelo menos menos pessoas dispostas a ouvir alternativas.
Sempre que o benfica é arredado da Champions logo na fase de grupos, há muito, mas muito, mais sócios e adeptos a pedir a cabeça do Lage e do LFV.
Certo, há sócios que não se sentem representados nas eleições. E não é necessário falar do BdC ou do Vieira. Eu estou perfeitamente disponível para ouvir outras propostas e candidatos e também não me senti representado nas últimas eleições. Tanto que não votei. A ideia de votar em qualquer um daqueles candidatos desagradava-me. Era impossível colocar uma cruz em qualquer um deles e olha que eram muitos. Mas eu e toda a gente temos de estar abertos a ouvir e analisar propostas de candidatos. Não pode ser X ou o caos, até porque o X pode sempre acordar de manhã e dizer que não lhe apetece ser candidato. E depois fazes o quê? É certo que também podem aparecer 30 candidatos e não te reveres em nenhum. Algum há-de ganhar e qualquer sócio e adepto quererá o sucesso do Clube.
Agora, imaginemos que actualmente o Sporting estava num rumo inteiramente diferente, com resultados positivos (nas diferentes vertentes do Clube), que eu via competência, via um caminho positivo a ser traçado e seguido, uma boa equipa, um projecto. Teria, com certeza, menos certezas na minha cabeça. mesmo que o Sr Presidente, sempre que abrisse a boca, me deixasse muitas dúvidas quanto à sua competência e conhecimento do Clube, poderia existir na minha cabeça a dúvida se a equipa técnica/directiva não seria muito melhor do que eu esperava. Teria muito mais dúvidas quanto a uma demissão em bloco imediata.
- Falo dos que foram eleitos e não querem voltar a ser sufragados antes do final do mandato.
- Falo dos que protestam por uma demissão em vez de pedirem uma AG para se votar uma eventual revogação do mandato. (Não falo dos que de facto tentaram essa AG e falharam).
- Falo dos que exigem a reintegração de sócios expulsos e não uma AG para se votar sobre essas eventuais reintegrações.
E não falas dos q “tentaram” porque? Se recolheram o número de votos necessários e se a partir daí tivemos a pandemia?
Quanto ao resto, não sei de quem falas.
Essa sim é muito boa! É preciso citar-te exemplos?
Oh pá, “manquem-se”. Usem toda a retórica e semântica que quiserem.
Com a actual direcção vamos rumo ao abismo e acredito que nunca vi tal nível de incompetência/gatunagem em muitas empresas em Portugal, e é difícil.
E volto a referir, esperneiem o que quiserem. Não há vitórias, tacinhas ou taçonas que venham ocultar toda a trampa que têm feito em tão pouco tempo.
Não, não acredito que seja tudo incompetência. Acho que há muito propósito em muito do que é feito. Sim, acho que a vontade é destruir o clube.
Por fim, não, nada disto tem a ver com BdC. Está direcção é o maior monte de merda que alguma vez pegou num clube em qualquer parte do mundo. Prezo que vão com o ■■■■■■■ o mais rapidamente possível.
Mais claro é difícil.
Estou farto desta ladainha constante no fórum e troca de argumentos encaputados de alguma elegância.
A DIREÇÃO ACTUAL, NAS FIGURAS DE VARANDAS E ROGÉRIO ALVES SÃO UMA VALENTE MERDA, TRAMPA, LIXO.
Ficou claro?