Usa um bigodinho à proxeneta, não rapa os pelos das pernas como o resto das barbies, não usa fitinhas nem faz barulho nem nada que o destaque sem ser por aquilo que faz no campo. Se ele tivesse um bocadito mais daquela manha ranhosa estilo Edwards, iam dizer que é um jogador do caraças…
Este gajo é uma máquina. Deve ser o jogador do Sporting com mais quilómetros nas pernas, nunca refila, nunca nada está mal, vai lá para dentro e são sempre 90 minutos em rotação e na realidade é um fantasista tecnicamente mas com a personalidade dum trinco… sem lesões, sem cansaço, não o oiço queixar-se.
Foi um jogador fundamental, extremamente underrated, como o colega do outro flanco (Pote) e perfila-se que possa ficar cá mais uns anos, precisamente porque não empola nada do que faz.
Como diz o meu pequeno, “anda Trincãozinho, anda Trincãozinho…” vai que é tua.
É claramente um dos OBREIROS deste título. Que temporada faz o Chico Trincão!!! São quase 5.000 minutos nas pernas… eu acho que há malta que não tem bem a noção do que é 5.000 minutos nas pernas para um atleta de alta competição… a minha vénia é TOTAL. 30 contribuições para golo, REI das assistências do tugão e golos absolutamente decisivos. O golo na luz, foi um grande golo e provavelmente o golo decisivo deste título.
Sei que não é consensual por aqui, mas foi um dos jogadores mais importantes da época. Pelo que contribuiu com golos e assistências, mas sobretudo pela capacidade física e regularidade que demonstrou na fase em que tudo esteve preso por arames e era difícil encontrar 11 para jogar.
Merece o título, merece o nosso carinho e merece renovar. Um Leão como nós.
◉ Há cerca de um ano meio era visto como “flop”. Em Janeiro de 2024 acordou e nunca mais parou, mudando tudo menos o estilo fora de campo, que os colegas caracterizam como “beto”.
Como nem todos os “olhómetros” têm capacidade de perceber tudo o que Trincão oferece, aqui ficam alguns dos muitos feitos de Trincão na Liga 24/25, com o seu ranking na prova:
23 acções para golo (3º)
14 assistências (1º)
150 acções na área (3º)
106 Remates (2º)
47 dribles eficazes no último 1/3 (2º)
2840 minutos (2º, s/ incluir Gredes)
Tomáramos nós ter dois ou tres Franciscos destes no plantel. O mais sacrificado de todos, fustigado com paulada, sem nunca perder a cabeca e jogando, jogando, jogando, criando e marcando. Saindo o Deus do Trovao, Goncalves e Trincao tém, obrigatoriamente de ficar. Sao eles a alma do ataque do SPORTING. Um dos nossos, ponto final.