Só estou a considerar o Gauld. Mas o João, jogando de trás para a frente, também pode ter esse papel. Ele joga bem em todo o lado, actualmente.
Porque não? Por serem franzinos? O Gauld já deu provas de também saber defender e ter vontade de defender. E o André, que é outro médio franzino, por exemplo, é um jogador bem acima da média no aspecto defensivo. E não duvido que o próprio Chaby, quando testado em contextos mais exigentes nesse aspecto, também corresponda.
Defender está muito longe de ser lutar por bolas divididas, correr muito e desarmar muitas vezes os adversários. Defender, acima de tudo, é percepção e entendimento do jogo. É ser capaz de estar sempre posicionado no sítio certo, ser capaz de antecipar aquilo que o adversário vai fazer e ser capaz de agir um passo à frente do adversário. As bolas divididas, qualquer jogador luta por elas. Não conheço nenhum jogador que não lute pela bola quando esta está no seu raio de acção. Todos gostam de a ter. E para isso, não é preciso ter força ou kgs. É preciso saber quando meter o pé, saber como meter o pé, saber como desarmar, saber como proteger a bola, etc.
A este nível, vale sempre mais a pena apostar nos melhores. Mesmo que sejam baixos e franzinos. Porque, para estarem aqui, é porque os baixos e franzinos têm bem mais talento que os cavalos de corrida. Caso contrário, não tinham resistido àquela que, infelizmente, é a selecção natural no futebol.
Já para não falar que defender, no global, é muito mais uma arte que precisa de ter dedo do treinador, do que propriamente dedo dos intérpretes. É óbvio que, se os intérpretes forem maus, não adianta de nada o treinador montar a equipa. Mas defender é, essencialmente, uma questão de coordenação, organização, equilíbrio e rotinas. E essas são fornecidas pelo treinador.
Defensivamente tem haver com as características de ambos, até acho que o Gauld não defende mal, mas ter os 2 ao mesmo tempo no meio-campo acho que a equipa ficaria algo desequilibrada defensivamente. Não digo que não pudesse resultar, mas teria de ver para querer.
Mas concordo no geral sobre a ideia do Poeira do que é defender.
Ofensivamente, acho que ambos os jogadores gostam de ocupar os mesmos espaços e isso poderia prejudicar ambos. Porque ambos tentavam assumir os mesmos espaços (normalmente aquele espaço entre o meio-campo e o ataque), o que poderia resultar em certas confusões e depois também faltaria o intermediário.
Eu sinceramente, como disse, acho que a coisa não resultaria bem, mas também digo que era algo que não me importava de ver. Se resultasse…, era fantástico.
Não acho que o facto de serem jogadores do mesmo estilo os pudesse prejudicar. Pelo contrário, acho que poderiam combinar muito bem e entender-se na perfeição, porque “falam a mesma língua” dentro de campo.
Também não vejo como essencial o 8, o “intermediário”. Se a equipa praticar um futebol fluído, não é necessário nenhum intermediário. Nenhum “box-to-box”. Há certas dinâmicas rotinadas, e haverá sempre um jogador a pegar no jogo e a fazer a bola correr.
Isto seria uma ideia a experimentar, idealmente, na próxima pré-época, e posteriormente em alguns jogos do campeonato em casa, contra os Gil Vicentes e os Aroucas da vida, que vêm cá enfiar o autocarro e que nem sequer se esforçam muito para atacar. Nesses jogos, muitas vezes, não é preciso mais do que os dois centrais e o 6 a equilibrar e a controlar as transições adversárias, e o resto da equipa só tem é que ter ordens para carregar e jogar o máximo de tempo possível no meio-campo adversário.
Também é assim que vejo.
A equipa deve ser colocada para dar a resposta ideal aos desafios que o adversário coloca.
Por vezes, podemos ter adversários que não colocam absolutamente nenhum desafio defensivo mas, por outro lado, colocam um enorme desafio ofensivo. Não faz grande sentido jogar contra eles como se tivéssemos a defrontar um Barcelona ou um Real Madrid…
É por isso que a opção por jogar com 2 PL ou usar um meio-campo mais criativo e virado para a frente é sempre interesssante para defrontar os Aroucas da Liga Portuguesa.
A questão não é defender mal ou bem é o que ele dá ao momento defensivo da equipa. O Gauld pelas caracterisiticas nunca irá ser um médio de recuperar a bola e fazer pressão alta porque não tem essas características e para jogar precisa de ter 2 jogadores atrás capazes disso para o poder libertar mais para o momento ofensivo. Podes ver o golo do Rio Ave(penso eu) que ele dá distancia ao jogador para ele poder fazer o remate/passe. Portanto do ponto de vista do jogo com Gauld é preciso acautelar mais a equipa a nível defensivo do que jogar com Adrien (quando joga bem) + João Mário. É por este ponto que até entendo que o Gauld não seja titular(além de que depois da lesão parece ainda não estar a 100%) porque embora dê muito mais a nível de verticalidade que JM a nível defensivo dá muito menos e a nossa defesa não é propriamente impenetrável e tem pouca experiência. Por exemplo o FG ou Chaby a jogarem a médio ofensivo podem não ter o repentismo do Gauld mas ajudam mais a equipa a nível defensivo do que o Gauld pelas suas características consegue dar.
A pressão é um conceito COLETIVO! Como é que o Barça pressionava tão alto com um Messi que “não trabalha” e com dois médios com essas caraterísticas que apontas ao Gauld? Pois… E eu acho que o Gauld nem perde defensivamente para o Adrien nem para o João, por exemplo. Mas mesmo que perdesse, cabe ao treinador integrar cada jogador numa ideia coletiva de pressão, sejam as zonas mais altas ou mais baixas. O que o treinador não pode fazer é decidir pelos jogadores quando estes têm a bola, daí a importância de ter jogadores criativos, habilidosos e inteligentes. Seja na defesa, no meio ou na frente.
Por acaso tenho mas não te podes esquecer que a equipa B joga na segunda Liga que é uma liga com pouca intensidade e lenta devido ao numero elevadíssimo de jornadas. Basta veres os ultimos jogos da equipa desde que o Geraldes começou a jogar e vês outro tipo de pressing que ele consegue fazer porque consegue usar mais o corpo que o Gauld para esconder a bola e para a recuperar.
Mas nada do que eu disse desmente o que tu dizes. O conceito de pressão é colectivo mas depende fortemente das características que referes. O barça durante muito tempo não teve a necessidade de ter este tipo de pressão alta 90min/jogo porque durante o jogo controlava os tempos de posse de bola todos com o Xavi e Iniesta. Quando o Xavi começou a baixar as prestações foi necessário definir outro modelo de jogo que não passava por ter posses de bola gritantes como haviam conseguido no passado mas fazer um pressing mais inteligente. PS: Não concordo que o Xavi tenha características iguais ao Gauld e penso que até mesmo o iniesta tem outro tipo de características
Quanto há ultima parte claro que sim e concordo contigo mas também concordas que o Sporting precisa de proteger a defesa que neste momento não tem experiência necessária é a partir daqui que eu digo que ao NÍVEL DEFENSIVO é melhor jogar com JM e Adrien do que jogar com o Gauld.
O Ryan Gauld tem feito bem a pressão, como melhorou a sua capacidade de recuperação de bolas. Basta olhar a evolução que tem tido desde que cá chegou. Até tende a baixar demasiado, mas aqui a culpa é mais do colectivo porque baixam imenso e há que encurtar espaços entre sectores.
Quando mais perto da área estiver o Ryan Gauld, melhor. Isso faz-se pressionando alto, pressionando com intensidade e agressividade, aspectos que o escocês se enquadra bem, assim que recuperamos a bola, é metida logo em zonas de finalização, com qualidade, aspecto forte do Ryan.
Já defendi aqui que o Ryan Gauld tem capacidade de jogar mais atrás que um médio ofensivo normalmente faz, exactamente pela sua capacidade de recuperação da bola. Mas, é mais forte o seu lado ofensivo, a capacidade de decisão, a capacidade de abrir espaço, por isso há que potencializar ainda mais isso.
Mas é também um futebol mais fisico e com espaços mais reduzidos.
A equipa como um todo mudou bastante nos 2 últimos meses e há muitas razões para isso.
Gauld jogou muitas vezes numa posição que nada o favorece ( o médio de apoio ao 6, quando este era Wallyson e os treinadores deixaram de brincar com Fokobo à frente da defesa ) e revelou uma ( para mim ) surpreendente capacidade de recuperação de bola e ocupação de espaços.
É bom lembrar também o jogo em Guimarães, onde Gauld teve um comportamento brilhante, principalmente a nivel defensivo.
É um médio criativo de enorme sentido de jogo colectivo, com e se sem bola e nesse aspecto e com as suas caracteristicas, inigualável no plantel.
Não tem sido, mas durante largo tempo foi… se não exemplar, tremendamente importante no equilibrio da equipa.
Sim também concordo contigo. Mas acho que não estão a entender o que eu digo. O que eu estou a dizer é que na situação actual onde a nossa defesa tem imensa falta de experiência e de jogo eu entendo a opção JM a 10 em vez do Gauld para proteção do sector defensivo. Eu não estou a dizer que o Gauld não deva jogar no futuro ou que é mau a recuperar bolas/pressing, eu estou a dizer que para a situação que neste momento temos na equipa do meu ponto de vista é preferível jogar com JM. Claro que se a defesa evoluir e ganhar experiência eu recuo logo o JM porque gosto muito mais dele a 8 do que a 10 e mando o Adrien visitar os amigos em França que ele tanto quer visitar
E não podemos fazê-lo porquê? O objetivo é mesmo ter bola o máximo de tempo posível, procurando sempre desorganizar o adversário de forma inteligente e marcar. Está tudo interligado, como é óbvio, a equipa quando tem a bola tem de estar preparada para reagir à sua perda, e isso faz-se atacando com os jogadores muito perto uns dos outros, para que seja possível criar logo grandes zonas de pressão aquando da perda. Jogadores mais próximos=menos metros para cada jogador percorrer.
A parte do Xavi é um bocado mito, sinceramente, o Barça passou a jogar de forma diferente porque os novos treinadores não são o Guardiola, e têm ideias mais conservadoras. O que não quer dizer que, com o Luís Enrique, o Barça jogue bastante bem até. Se eu prefiro a maneira como jogam agora ao futebol do Pep? Claro que não.
Ok, então diz-me especificamente em que é que o João e o Adrien dão mais segurança defensiva que o Gauld. E eu adoro o João e não estou a pensar na saída dele do XI, muito pelo contrário.
O meu ultimo post responde a grande parte das tuas duvidas.
Quanto ao Sporting ter esse tipo de controlo como fazia o Barça é possível mas não se faz em pouco tempo com jogadores pouco experientes. pelo menos é a minha opinião pois para controlar o jogo em posse é preciso controlar os momentos do jogo e neste momento acho que a equipa do Sporting e o treinador ainda não conseguem fazer.
arkam, o Gauld defensivamente é muito bom… percebo o que dizes, mas os outros com defesas menos boas (também as têm) optam por jogar com 1 médio-defensivo e 1 extremo ou avançado adaptado a segundo médio (e é só).
Nós jogamos com 3, e jogaremos sempre com 3 com capacidade defensiva (Gauld, João, André, Adrien, William e Rosell têm-na).
Para mim é absurdo como o Gauld continua sem ser convocado para a A. Quanto ao Geraldes, está bem a crescer na B, está num bom momento e a mostrar evolução no que é o seu percurso natural.
Muito inteligente e muito criterioso em todas as suas ações. O Geraldes está a crescer bem e a fazer uma boa temporada na equipa B. Finalmente é aposta de forma regular e o talento começa a dar nas vistas. A assistência para o Gelson é, de facto, muito boa. Tem lá outro lance em que combina com o Gelson de calcanhar, onde domina, vira-se e joga de calcanhar, mostrando toda a sua técnica.
Já na época passada o achava um dos mais talentosos da equipa de júniores, esta temporada é para mim um dos mais talentosos da B.