Francisco Barão - Treinador da Equipa B do Sporting

A Sporting Clube de Portugal, Futebol SAD vem informar que foi formalizada na presente data a rescisão de contrato com Abel Ferreira, Treinador da Equipa B na época transacta. A Sporting Clube de Portugal, Futebol SAD deseja a Abel Ferreira, Jogador e Treinador deste Clube entre 2006 e 2014, as maiores felicidades pessoais e profissionais.

Conforme já havia sido divulgado anteriormente, o comando técnico da equipa B está entregue ao Treinador Francisco Barão, que transita da anterior equipa técnica.

http://www.sporting.pt/Noticias/Futebol/Fut_Prof/notfutprof_comunicadoabel_110714_129682.asp

Dúvida: O bold quer dizer simplesmente que é o Barão quem está a orientar os treinos neste momento, ou quer dizer que o Barão será o treinador principal da Equipa B? :think:

A redacção parece ter sido intencionalmente pensada para isso…se vier novo treinador interpretamos de uma maneira, se ficar Barão interpretamos de outra.

Vamos dar o benefício da dúvida. Após a 1.ª volta já podemos fazer uma avaliação preliminar.

Até lá força Barão!

dúvida bem pertinente, até pelas palavras do comunicado está entregue ao Treinador Francisco Barão, que transita da anterior equipa técnica.[/b]. Que transita da anterior equipa técnica , ´da ideia que continuara a ser adjunto, nesta frase . :think:

O Barão dá 20 a zero ao Abel,tanto em sportinguismo como em competência.

Estando confirmado…

Não fui das pessoas que o mais criticou aqui Abel(muito pouco ate, muitas vezes defendia o),mas face a algumas situações que se passaram durante a época e sobretudo o paupérrimo futebol e falta de evolução que era notória em certos jogadores isto era um cenário que se previa.

A entrevista que Litos deu recentemente praticamente anunciava a sua saída ,Litos esse que foi uma desilusão para mim.Não pela recusa pois podia ter propostas mais aliciantes em carteira mas pela forma leviana com que falou do convite do Sporting na CS e expôs em praça pública esta situação.Não gostei.

E embora aceitasse a saída de Abel, fazia o no pressuposto que o Sporting teria em carteira um nome que nos desse mais garantias(na linha de Litos)para pegar na equipa.Ora se Litos não se demonstrava disponível esperava que fossem em busca de outra nome com o mesmo perfil, e a escolha de Barão não podia ser mais antagónica.

Não reconheço competência a Barão para assumir os destinos da equipa , sei que vou ser bombardeado com críticas por isto mas a meu ver optamos pela solução mais fácil e barata(dar o lugar ao adjunto).Por mais que me possam tentar convencer não vejo nesta medida um plano e um projecto para a equipa B.

Pode dar certo, mas tem tudo para dar errado.

Esperemos pelo bem dos miúdos que agora chegam á equipa B que este treinador consiga ter mais sucesso em aspectos que o anterior falhou.No entanto tenho muitas dúvidas disso.

A saída de Abel, por si só, é uma notícia bastante positiva.

Quanto à qualidade da opção tomada para seguir no cargo, é cedo para opinar. Vou dar o benefício da dúvida e aguardar para ver a aptidão que tem para o cargo.

Concordo com a saída de Abel apesar de o momento em si deixar um pouco a desejar…

Quanto à sua substituição, não posso opinar… não conheço minimamente o seu trabalho.

:arrow: :arrow:

Nunca concordei com a escolha de Abel para comandar a equipa B. Ele acabou por me dar razão. Encaro esta sua saída com bastante naturalidade. O futebol praticado nunca convenceu, juntando isso aos vários problemas que teve com os jogadores, não me parece que haja muito por onde contestar.

Agora, não sei é se o Barão será a escolha acertada para o lugar. Não o conheço, nem a ele nem ao seu trabalho. Vou esperar para ver a equipa em acção e depois, aí sim, poderei dizer qualquer coisa. Até lá, dou o benefício da dúvida.

Não possuo dados concretos que sustentem uma opinião sobre o Francisco Barão. Tem o benefício da dúvida, acredito que as pessoas que dispensaram o Abel - opção acertada - tenham sabido também tomar outra boa opção. O papel de treinador da equipa B é bastante importante, é o intermediário entre a formação e a equipa A. É o passaporte para o aproveitamento do talento e qualidade da formação. Acredito que o Francisco terá as competências necessárias para este cargo importante, tem aqui um teste de fogo às suas qualidades como treinador e formador de jogadores. Um desafio exigente e aliciante.

Que tenha o maior sucesso e coloque à disposição da equipa A jogadores evoluídos em todas as variáveis importantes no futebol. Porque nós não somos ricos, nem temos quem nos sustente, vivemos da nossa formação e do bom scouting que se faz. :mais:

* Ficou a promessa de mais tarde explicar a dispensa do Abel. Esperarei por tal. Não que não concorde com a mesma, mas não foi o melhor momento para dispensar o Abel e acredito que há razões consistentes para tal. Aguardemos.

Por onde passou fez sempre trabalhos interessantes.
Vamos julgá-lo pelos resultados que a equipa tiver durante a época e qualidade de futebol praticado.
SL

Para a equipa B eu queria um treinador que fosse um misto de Laszlo Bölöni com Carlos Queiroz, pois foram os treinadores mais capazes que conheço para projectar jovens nas equipas profissionais e fazê-los evoluir com qualidade… Assim a minha questão é
temos estas características no Francisco Barão?

É muito cedo para o dizer, mas aos 57 anos não consigo dizer que tenha falta de experiência, principalmente pelo trabalho que desenvolveu em vários clubes ao longo de 25 anos e isto deve ter sido tomado em consideração pela nossa direcção.

Porque vejamos 15 anos enquanto jogador + 25 anos enquanto treinador dá um total de 40 anos dedicados ao futebol sendo dos quais 12 dedicados ao nosso serviço, e sendo ele também um grande Sportinguista estão reunidas as condições para que desenvolva um projecto ambicioso para a nossa formação na equipa B.

Dados estes elementos, não vejo quaisquer motivos para não dar o meu total apoio e confiança a este treinador.
Apenas o seu trabalho e os resultados obtidos dirão se eu estava certo ou errado.

Cumps

Continuidade de Barao como Treinador principal é algo que não entendo
Mas como não preciso de entender tudo que seja uma aposta ganha

SL

Tem o beneficio da duvida da minha parte. Veremos.

Analisando apenas o currículo, que são os únicos dados que tenho, agrada-me.

http://www.zerozero.pt/jogador.php?id=15146

• 8 épocas jogador sénior do SCP
  • 2 vezes campeão nacional pelo SCP
  • Vasta experiência, 25 anos de treinador, no activo ininterruptamente desde 88/89
  • Durante estes anos já treinou 17 clubes

Perfiro um perfil destes do que o de um principiante que venha aprender a treinar para o Sporting.

Outro aspecto positivo a não desprezar: foi treinador adjunto na época passada, ou seja, a direcção já o conhece.

Que tenhas bastante sorte Mister.

Concordei com a saída do Abel, mas não esperava que fosse o Barão a assumir a equipa B.

Resta-me desejar boa sorte e bom trabalho!

No final avalia-se se foi uma escolha acertada ou não.

É uma enorme responsabilidade treinar a equipa B. É fulcral para o futuro do Sporting que os jogadores dêem o salto qualitativo na equipa B. Há que gerir talentos e egos, dar os ultimos retoques na formação técnico-táctica naquele que é o primeiro ano profissional de grande parte dos atletas, assimilando as rotinas de jogo da equipa A, para que, a qualquer momento, estejam preparados para a estreia pelo plantel principal.
Concordo com o despedimento do Abel, com todo o respeito que merece, pois não me parece que tenha conseguido concretizar nenhum destes objectivos.

Boa sorte, mister.

Terá o beneficio da duvida…mas não tenho grandes esperanças…espero estar completamente errado.

O Abel não serve, logo promove-se o adjunto dele. Certo.