Francis Obikwelu abandona Sporting

Em traços gerais, o que disse o Mamede?

Pois olhem, eu estou-me um bocado a borrifar, o facto é só um, este gajo pediu 30 mil contos ao SCP por 2 corridas, ou seja é mais um que veio da merda, o SCP promoveu e agora nos cospe na cara, deixá-lo ir para as galinhas, [b]o SCP já contratou o cubano (acho eu)[/b] que se bateu com o Obikwelo na taça do Mundo, ficando apenas a 2 centésimos do nigeriano, tuga, gajo das obras e mercenário...

Se o clube não tem dinheiro não pode mesmo entrar nestas festas, o professor defendeu os interesses do clube, criticá-lo é uma falta de respeito, pensar sequer que este homem faria uma coisa destas a troco seja do que for é no minimo de uma injustiça profunda…

Estamos a saque, estamos com verdadeiros mafiosos a dirigir o clube, mas há pessoas intocáveis, deixem o professor em paz…

É jamaicano … o Thomas.
Tenho de dar os Parabéns pela rapidez na substituição e pela foto que vi na bola que uns colegas meus compraram[recuso-me a comprar jornais] onde ele estava ao lado do Obikwelu, parece-me que foi uma grande aposta do atletismo do SPORTING!

Exacto, obrigado pela correcção… :arrow:

Dwight Thomas é um excelente atleta, se não me engano até fez medalha de bronze nos 100m nos últimos mundiais.

Yep

Em traços gerais, o que disse o Mamede?

“O que se pode fazer com quem pede 30 mil Euros para correr duas provas a um clube que o ajudou a projectar-se e o amparou quando ele vivia em dificuldades? Há dois anos ele recebia 6.250 euros do Sporting. Agora o clube não tem condições para lhe pagar. Devia ser mais condescendente.”

Os próximos posts vão ser de alguém a dizer que o Obikwelu foi-se embora para o CFreitas poder ganhar a comissão com o novo atleta!

30 mil euros por duas provas? É este o ecletismo que querem?

A.A.

Ainda dizem que os actuais dirigentes não dão atenção às modalidades... :roll:

Neste caso é só uma atençãozinha de 30 mil euros…

A.A.

O que eu acho piada é aquele argumento da campanha de FSF:

“O futebol ganhador servirá de mola às outras modalidades”

Acho que é mais ao contrário… :lol: Aliás, isto deveria servir de aviso a todos aqueles que ainda têm respeito pelas modalidades e gostariam de ver repetidos os sucessos no Futsal e no Atletismo - se o Futebol está o que está com a Mão de FSF nestes 10 anos, imaginem o que será das Modalidades daqui a 4 anos (e com o homem que diz que elas não servem pra nada).

Quem foi buscar o obikwelu as obras foi o belenenses, e só depois veio para o Sporting. Ele pediu muito dinheiro e o Sporting não deu, não vejo grande drama nisso. Boa sorte para a sua carreira.

E que tal dar uma oportunidade ao Douala? :smiley:

Quem foi buscar o obikwelu as obras foi o belenenses, e só depois veio para o Sporting.

Exactíssimamente.

A.A., como referi (concordando com outro forista) uns “posts” mais à frente, também acho muito bem que tenham decicido não pagar o que o Obikuas pedia. Agora se compararmos com o que recebem os jogadores do plantel profissional ou com o que foi a renovação do contrato de Liedson (já para não falar dos prejuízos gerados por futebol vs modalidades amadoras), fácil se torna concluir que o ecletismo na boca dos actuais dirigentes só é colocado para enganar os sócios que a isso se predispôem.

Quem foi buscar o obikwelu as obras foi o belenenses, e só depois veio para o Sporting.

Exactíssimamente.

A.A., como referi (concordando com outro forista) uns “posts” mais à frente, também acho muito bem que tenham decicido não pagar o que o Obikuas pedia. Agora se compararmos com o que recebem os jogadores do plantel profissional ou com o que foi a renovação do contrato de Liedson (já para não falar dos prejuízos gerados por futebol vs modalidades amadoras), fácil se torna concluir que o ecletismo na boca dos actuais dirigentes só é colocado para enganar os sócios que a isso se predispôem.

Tu estás é obcecado com o homem, e até ao dias das eleições não vais escrever nada sem que isso te guie a escrita.

Mas focando no caso em discussão, o SCP viu que não tinha dinheiro para manter um atleta e (dizem-no aqui - foi buscar outro presumivelmente mais barato com qualidade idêntica. Parece-me que o atletismo foi bem defendido.

Comparar orçamentos de futebol com orçamentos de modalidades???

A.A.

Tu estás é obcecado com o homem, e até ao dias das eleições não vais escrever nada sem que isso te guie a escrita.

Se queres discutir de forma séria, escolhe outra via.

Mas focando no caso em discussão, o SCP viu que não tinha dinheiro para manter um atleta e (dizem-no aqui - foi buscar outro presumivelmente mais barato com qualidade idêntica. Parece-me que o atletismo foi bem defendido.

Podes ter razão, ou não. Espero que o futuro demonstre a tua razão.

Comparar orçamentos de futebol com orçamentos de modalidades????

Faz todo o sentido. Comparar orçamentos (custos e despesas) juntando-lhe os títulos, a notoriedade nacional e internacional e a capacidade de atracção de adeptos e sócios. Claro que para quem vê o futebol como a única mola real do clube (não estou a dizer que seja o teu caso, não conheço a tua posição) isto não pode fazer nunca sentido. E não infiram daí que acho que o Sporting devia acabar com o futebol e ficar só com as modalidades, não sou louco nem suicida. Mas um Sporting só com futebol e com modalidades reduzidas à mínima expressão é sem dúvida um Sporting mais pobre e desvirtuado.

Mas focando no caso em discussão, o SCP viu que não tinha dinheiro para manter um atleta e (dizem-no aqui - foi buscar outro presumivelmente mais barato com qualidade idêntica. Parece-me que o atletismo foi bem defendido.

Podes ter razão, ou não. Espero que o futuro demonstre a tua razão.

A razão não é minha. Estou a argumentar com base no que vejo aqui escrito. Argumentar amanhã, depois do atleta contratado (?) ganhar a medalha de ouro ou partir uma perna é fácil. Hoje, parece-me que é uma medida mais do que lógica não renovar com o Obikwelu, e uma boa reacção a contratação imediata de um substituto que ajude o SCP a atingir os seus objectivos.

Comparar orçamentos de futebol com orçamentos de modalidades????
Faz todo o sentido. Comparar orçamentos (custos e despesas) juntando-lhe os títulos, a notoriedade nacional e internacional e a capacidade de atracção de adeptos e sócios. Claro que para quem vê o futebol como a única mola real do clube (não estou a dizer que seja o teu caso, não conheço a tua posição) isto não pode fazer nunca sentido. E não infiram daí que acho que o Sporting devia acabar com o futebol e ficar só com as modalidades, não sou louco nem suicida. Mas um Sporting só com futebol e com modalidades reduzidas à mínima expressão é sem dúvida um Sporting mais pobre e desvirtuado.

E diz-me lá quantos títulos, que notoriedade nacional e internacional e que capacidade de atrair sócios é que foram conseguidas à custa de atletas a ganhar 30 mil euros para fazer duas corridas? Alguém fora do futebol ou da área financeira da SAD já teve esse ordenado?

Para mim o SCP tem o futebol e tem o resto. O resto é também o Sporting. Sempre foi, e sempre deverá ser. O resto deve existir sempre, em regime de auto-suficiência, sem excepções! Os sportinguistas devem estar preparados para que no resto não se jogue sempre para ganhar.

O atletismo, caso mais evidente de modalidade muito apoiada, sobrevive à custa de glórias passadas conseguidas sem grandes investimentos e sem grandes exigências. Mas sobrevive à custa de um nome: Moniz Pereira. Enquanto MMPereira viver - e oxalá o faça durante muitos anos - ninguém tocará no atletismo. A existência do atletismo enquanto segunda modalidade no SCP é também uma homenagem a MMP.

Daqui por uns anos, alguém vai dizer: “o atletismo é das modalidades que mais prejuízo dá. Não tem transmissões televisivas de jeito, os grandes eventos são entre nações e não entre clubes, ninguém sabe que o Obikwelu é do SCP, apenas se sabe que é um português que nasceu na Nigéria (?).O que dá dinheiro é o Basket!”

Projectos estáveis para as modalidades, baseados na formação, são os únicos sustentáveis. Ganhar de 5 em 5 anos é aceitável. Arriscar para além do que a carteira permite para ganhar de 2 em 2 anos é que eu não acho aceitavel.

Eu gostava muito que o SCP tivesse uma presença digna em todas as modalidades, até porque gosto de ver um clube com centenas / milhares de atletas. Mas i) sem exigir vitórias todos os anos ii) sem lhes pagar acima do que o mercado vale iii) com o compromisso que, desta forma, não é discutida a sua continuidade ano sim ano não.

A.A.

Não sei porque criticam tanto o Francis. Ele é um dos melhores velocistas a nível mundial, e medalhado. Liedson é conhecido em Portugal, e mais onde!?

Não sei porque criticam tanto o Francis. Ele é um dos melhores velocistas a nível mundial, e medalhado. Liedson é conhecido em Portugal, e mais onde!?
  1. Ninguém está a criticá-lo. Obrigado pelo que deste ao SCP Francis, mas por esse dinheiro, hasta la vista.

  2. Quero lá saber se o Francis é conhecido. Quero é saber se o SCP ganha com isso.

Nem é preciso ir fora do país: onde vives, pergunta se sabem de que clube é o Obikwelu. Sabem que é naturalizado português, que ganhou uma medalha e que faz anúncios para a Netcabo.

A.A.

E diz-me lá quantos títulos, que notoriedade nacional e internacional e que capacidade de atrair sócios é que foram conseguidas à custa de atletas a ganhar 30 mil euros para fazer duas corridas? Alguém fora do futebol ou da área financeira da SAD já teve esse ordenado?

Para mim o SCP tem o futebol e tem o resto. O resto é também o Sporting. Sempre foi, e sempre deverá ser. O resto deve existir sempre, em regime de auto-suficiência, sem excepções! Os sportinguistas devem estar preparados para que no resto não se jogue sempre para ganhar.

O atletismo, caso mais evidente de modalidade muito apoiada, sobrevive à custa de glórias passadas conseguidas sem grandes investimentos e sem grandes exigências. Mas sobrevive à custa de um nome: Moniz Pereira. Enquanto MMPereira viver - e oxalá o faça durante muitos anos - ninguém tocará no atletismo. A existência do atletismo enquanto segunda modalidade no SCP é também uma homenagem a MMP.

Daqui por uns anos, alguém vai dizer: “o atletismo é das modalidades que mais prejuízo dá. Não tem transmissões televisivas de jeito, os grandes eventos são entre nações e não entre clubes, ninguém sabe que o Obikwelu é do SCP, apenas se sabe que é um português que nasceu na Nigéria (?).O que dá dinheiro é o Basket!”

Projectos estáveis para as modalidades, baseados na formação, são os únicos sustentáveis. Ganhar de 5 em 5 anos é aceitável. Arriscar para além do que a carteira permite para ganhar de 2 em 2 anos é que eu não acho aceitavel.

Eu gostava muito que o SCP tivesse uma presença digna em todas as modalidades, até porque gosto de ver um clube com centenas / milhares de atletas. Mas i) sem exigir vitórias todos os anos ii) sem lhes pagar acima do que o mercado vale iii) com o compromisso que, desta forma, não é discutida a sua continuidade ano sim ano não.

A.A.

Já disse e repeti que estou mais do que de acordo com não renovarem contrato com o Obikwelu, por isso não me ponhas a defender coisas com as quais já disse ter discordado.

O futebol é a mola principal do clube mas não pode nem deve ser a única. Sendo uns anitos mais velho, posso dizer que boa parte do meu sportinguismo foi forjado a ouvir na rádio transmissões de jogos de hóquei em patins. Se o Sporting não fosse tão forte em modalidades amadoras, estou certo que nos 17 anos de jejum muita gente teria desistido de ser sócia.

O futebol gera a parte de leão das receitas e das despesas do clube. Há quem aceite sem problemas que se pague a um jogador medíocre do plantel principal o orçamento inteiro de uma secção de uma modalidade amadora de equipa e veja como perfeitamente líquido que as modalidades amadoras “têm de se sustentar a elas próprias” mas o futebol pode dar prejuízo anos a fio. Quando o que tem de acontecer é que o futebol possa gerar lucros pontuais e proporcionar ciclos com resultados (operacionais + extraordinários) positivos, para não por em causa a sobrevivência do clube, que não é certamente ameaçada por défices marginais em comparação nas várias modalidades amadoras.

Mas também não defendo investimentos “à maluca” nas modalidades. O que pode proporcionar competitividade a médio prazo às equipas de amadoras do Sporting será terem boas instalações para treinar, sobretudo os escalões de formação, instalações para competir onde possam ter o apoio dos sócios, e bons treinadores. Quanto à contratação de atletas não oriundos da formação que possam trazer um acréscimo de competitividade, atrevia-me a dizer que nos nossos competidores há exemplos de isso ser feito e de a exploração se manter equilibrada, e que podíamos tentar aprender com eles, mesmo sabendo que isso é mal visto por muitos foristas.

Concordo com o Angel a 100%, o SPORTING tem a falange de apoio que tem devido em grande parte às ditas amadoras.

O processo Obikwelu foi bem conduzido, por muito “eriçado” que pudesse estar contra Pipinho se ele pagasse aquilo ao Francis para 2 corridas, chamava-lhe oportunista e despesista… Claro que todo o processo foi conduzido por Moniz Pereira, mas isso são outras contas…

Só uma pergunta: Em Portugal há quem lhe pague 30 mil euros por duas corridas?

Segundo consta a lampionada está disposta a isso…

Mas nao me aquece nem me arrefece, este ano gastaram quase 700 mil para se baterem com o SCP no campeonato e mesmo assim levaram mais uma vez na pá, repare-se que isto acontece com o SCP a desinvistir, e sem Francis nem Naíde, foi um bocadito mais dificil, mas mesmo assim nao dá…