Formula 1

Mas os retardatários não ganham volta nenhuma. É apenas uma forma de o pelotão se reorganizar de forma segura. Porque imagina que entre os pilotos a disputar a prova, por exemplo entre o primeiro e segundo, tens pilotos com voltas de atraso. Vai ser injusto para o segundo que tem de arrancar e ainda ultrapassar um carro que está em atraso para só depois poder disputar o primeiro lugar. Era uma vantagem injusta. Dar a volta a pista, é a única forma segura de todos passarem e juntarem-se ao pelotão antes da corrida iniciar novamente.

Foram ambos pela regra, mas exatamente ao contrário. É que o Hamilton, perde um campeonato porque não cumprem a regra.

Nesta corrida, acaba sem interesse nenhum, porque cumprem a regra. Eu prefiro assim.

Depende da perspetiva.

Se um piloto está 50 segundos à frente todos e já deu voltas de avanço a 10 carros em relação ao segundo. Ele já perdeu tempo nessas ultrapassagens todas. Pq não mantem os 10 carros entre o 1º e o 2º?

Quem sai bastante beneficiado é o 2º classificado que de repente tem o 1º mesmo à sua frente.

Elea fazem isto não é por uma questão de justiça, dado que de justo nada tem, mas sim por uma questão de espetáculo.

Estás a confundir as coisas…

Em primeiro quem esta em primeiro com 10 carros em relação ao segundo não “ultrapassou” esses 10 carros. Para isso que existe a bandeira azul.

Porque não podes comparar a perda de tempo que o 2º teria para passar os 10 carros. É incomparável a ultrapassagem em pace de corrida e no momento de arranque. Além de que seria muito perigoso, com o pelotão todo junto as bandeiras azuis, pois eles teriam de reduzir e sair de trajetória para o 2º passar, sendo que o terceiro estava logo atrás dele e sucessivamente. Acabariam por ter de deixar passar o pelotão todo, enquanto estão a lutar entre eles. Isto é para lá de perigoso…

Aqui tens razão, mas reparaste que não tem nada que ver com os retardatários, mas sim com o facto de o safety car juntar o pelotão todo mesmo que o 1º esteja 50 segundos à frente do 2º? O Injusto é aqui, não em deixar carros com volta de atraso no meio dos líderes, ainda seria mais injusto e perigoso.

Juntar o pelotão é sim injusto e é uma questão de espetáculo. Mas eu também concordo com isto, porque apesar de injusto, coloca uma nuance na corrida que a mim, pessoalmente, agrada-me. E o que prejudica um piloto hoje, pode beneficiar amanhã. Vai depender.

Eu acho que a malta anda tão saturada de tantas regras da F1 e mudanças e de puxa para este e para aquele, que até aquelas que fazem sentido, já são alvo e críticas…

Quase 2 anos depois Leclerc!

Já merecia também alguma sorte…

E não deixa de ser “chocante” como um piloto como ele está quase 2 anos sem conseguir vencer uma corrida.

1 Curtiu

Se a equipa lhe desse ouvidos, já teria ganho mais.

Ainda ontem, há um VSC, ele pergunta se não é melhor ir à box, e a equipa diz para ele ficar na pista. A resposta dele: ‘não vejo isso com bons olhos’. Se o Kimi não tivesse tido problemas no carro, teria ganho a corrida? Fica a dúvida.

1 Curtiu

O Kimi vinha a ganhar imenso tempo e acabaria por ganhar. Nesse VSC o Leclerc iria meter quais pneus? Uns softs?

Sinceramente, neste GP, a Ferrari esteve bem. Fizeram aquilo que tinham que fazer, o Hamilton entrou no Safety Car e o Russell continuou, se tivessem mais uma ou duas voltas de corrida era bem provável o Hamilton ultrapassar. Acabaram atrás do Safety Car, paciência. Imaginando que o Hamilton ficava em pista, Russell mudava para softs e havia duas voltas.. estavam a criticar a Ferrari por ter deixado o Hamilton em pista.

2 Curtiram

Para mim será sempre dos melhores pilotos, e espero que ainda tenha a sorte de ter o seu campeonato.

1 Curtiu

Bates no ponto certo. Àquele ritmo, e sem fazer algo de diferente, sem os problemas do Kimi, perderia a corrida.

O piloto sente o carro e a corrida melhor que ninguém. Se ele achava que o melhor era ir à box, se calhar deveriam ter o que ele diz em consideração. Se calhar, em vez de segundo, ainda se sujeitaria a fazer quarto, e assim teve sorte e ganhou. Por outro lado, ficaria em quarto, sabendo que fez o que a consciência lhe pediu para ganhar a corrida. Se depois falha? Pode falhar. Também pode resultar…

E a quantidade de corridas que eu já vi o Leclerc perder, ou até só mesmo falando de pontos, porque a equipa cagou de alto na opinião dele, compensaria enormemente um eventual falhanço ontem.

Entre o deve e o haver, a Ferrari está a dever mais pontos ao Leclerc do que o Leclerc à Ferrari.

1 Curtiu

Tudo certo e eu concordo que a Ferrari sabota a carreira ao Leclerc e tem tentado o mesmo com o Hamilton. Simplesmente discordo das críticas a este GP. A Ferrari, dado o contexto, esteve bem. Uma raridade.

Eu preferia que a regra nao existisse.

Eu nao vejo problemas em haver retardatarios entre os carros que disputam a prova. E se isso é um problema, é encostar para o lado e eles ficam no fim do pelotao com 1 volta de atraso. Para mim como está é que nao gosto, é um procedimento demasiado demorado.

1 Curtiu

É um mercedes…

Provávelmente não, mas o mercedes tem ritmo de corrida superior, pelo que qq estratégia corre o risco da falhar.

É uma hipótese remota, mas pode haver Portimão já este ano.

1 Curtiu

https://x.com/team_orl/status/2074426761891188936?s=20

https://x.com/DAZN_ES/status/2074500921946468511?s=20

https://x.com/Nachez98/status/2074497973224882355?s=20

Tendo em conta que dois navios levaram bazucada nas últimas 24 horas, não é assim tão remota.

Duvido que as seguradoras alinhem nos GP de Qatar e Abu Dhabi este ano.

Em adição ao que disse ontem. Nas últimas 24 horas:

-Irão atacou dois navios no Estreito de Ormuz.
-Estados Unidos bombardearam o Irão.
-O Irão está a bombardear Kuwait e Bahrein.
-Um avião civil de carga está desaparecido desde o início da madrugada ao largo do Paquistão (ali pela zona onde os americanos têm os navios deles).

Mesmo que haja o tal dito acordo (duvido), e que a Guerra efetiva não regresse (também tenho dúvidas), nunca na vida as seguradoras vão entrar no jogo da F1 no Qatar e nos Emirados. E sem seguros, não há GPs.

Não sei se há GP em Portimão ou não. Mas no Qatar e nos Emirados, aposto que não.

Mas porque é que o Piastri iria para a Redbull?

1 Curtiu

A Red Bull já andava de olho nele ainda lá estava o Horner.

E há uma entrevista do Horner, em que alguém pergunta ‘se o Max saír, quem é que a Red Bull vai buscar para o substituir’. Ele aponta para o Piastri e diz ‘Him’. Isto no ano passado, quando o Piastri andava a dominar o Mundial.

Além disso tudo, uma decisão terá de ser tomada até, no máximo, à pausa de Verão (final de julho).

Isso também explicaria porque é que o calendário do próximo ano ainda não foi revelado.

Mais uma coisa: caso Portimão regresse já este ano, seria de 27 a 29 de Novembro ou de 3 a 5 de Dezembro.