Muito se fala na nossa formação, mas pouco se fala nas nossas equipas B’s da formação, bem como os que dão os 1ºs passos ainda sem ser em futebol de 11.
Fiz uma pequena pesquisa e análise aos jornais e outros meios de comunicação social e retive o seguinte:
Juvenis: A equipa B dos nossos Juvenis milita na I Divisão de Honra e está em 1º lugar nessa mesma divisão.
Iniciados: Para além dos nossos Iniciados no Nacional temos mais 2 equipas de Iniciados. Na I Divisão de Honra os Iniciados B’s que estão em 4º lugar.
Os Iniciados C’s estão na I Divisão Distrital e estão em 1º lugar.
Infantis: A equipa de Infantis está dividida em Futebol de 11 e Futebol de 7. Há largos anos atrás não se ouvia falar de Futebol de 7 nem de Escolas ou Escolinhas, com o passar dos anos e com o crescimento futebolistico ao nivel da formação integrou-se estes escalões na formação do futebol.
Em Infantis de Futebol de 11 temos os A’s e os B’s. Os Infantis estão em 2º lugar e os B’s em 3º lugar.
Em Futebol de 7 os nossos Infantis A’s estão em 2º lugar e os nossos Infantis B’s estão em 1º lugar.
Escolas: Em Escolas só existe Futebol de 7 e o Sporting tem 3 equipas. As Escolas A’s estão em 1º lugar, os B’s em 2º lugar e os C’s em 3º lugar.
A esta formação, acrescente-se ainda as diversas Escolas e Pólos espalhadas pelo País[muitas estão a dar os primeiros passos], nomeadamente na área de Lisboa e zona limitrofes que vão também começar a integrar a competição consoante o seu tempo de abertura, passando a ser a nossa formação do clube o topo dessas Escolas e Pólos em Infantis e Escolas.
Fui lendo em vários sitios pela internet que os rivais isto e aquilo e nós na nossa formação de inicio eramos claramente inferiores, como as classificações indicam, não é bem assim e estamos bem lançados e estruturados para não nos deixarmos ultrapassar, apesar do benfica principalmente estar bem composto pelo país em termos de Escolas e Pólos para a formação de Escolas e Infantis.
A partir dos Iniciados a competição começa a ser mais a sério e digamos que mais profissional e aí sim, temos de colher o fruto de todo este trabalho e estar sempre bem lançados nos lugares cimeiros sempre com formação de jogadores/equipa de alto nível. Para mim estar em 2º ou 3º na formação não quer dizer que estejamos a formar pior ou melhor, podem ser diversos indicativos, entre os quais a rotatividade, pré selecção, mudanças de sistema de jogo de Escolas para a formação profissional, entre muitos outros aspectos.
Em todas as formações e equipas B’s e C’s estamos sempre no 3º lugar[excepto os Iniciados B’s em 4º] para cima, o que é fantástico e muito dificil de conseguir. É um sinal de mentalização de vitórias, jogar para a equipa desde os 6 anos como jogadores de futebol. Fantástico.
Como resumo extra formação nos nacionais temos:
4 - 1ºs lugares
3 - 2ºs lugares
2 - 3ºs lugares
1 - 4º lugar
Fantástico … no SPORTING trabalha-se bem. Quando ouvem falar mal disto ou daquilo, que a nossa formação isto ou aquilo, é normal querer mandar-se a baixo algo que está a progredir bem e a colher os seus frutos no topo, que é esse o objectivo da formação e basta olhar para o nosso plantel principal sénior para perceber que a nossa formação está bem e recomenda-se.
Viva o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!
Nota: Estas classificações, eram a uns dias antes do periodo natalicio.