Já estão a chupar dois.
Vê-se muito mais trabalho da nossa parte, eles é mais rasgos individuais. Nós somos muito mais equipa.
Principalmente do Martim Silva.
é o futsalista que nos falta para termos o melhor quarteto ( o melhor futsalista em cada posição ) a nível nacional desta geração que, esta época, são juvenis de 2o ano
temos
o melhor fixo > o João Carvalho
o melhor ala destro > o Santiago Monteiro
e
o melhor pivô ( esquerdino ) > o Artur Capristano
e
temos ainda a aparecer muito bem esta época um pivô destro > o David Grynchuk, já de Seleção Nacional
só falta o melhor ala esquerdino a nível nacional que é o Martim Silva
( se bem que, nos jogos da Seleção Nacional de Sub-17, há pouco tempo atrás, vi o Miguel Castro do Caxinas, que não comhecia, a jogar e pareceu-me também ter muita qualidade, gostei do que vi dele nesses jogos,
há ainda o Leandro Gabriel dos Leões, mas é um ano mais novo > ainda é juvenil de 1o ano e nesses jogos, jogou mais a fixo, não jogou tanto como ala )
a nossa equipa de juvenis estava mesmo “obrigada” a ganhar este jogo e conseguiu ganhá-lo
claro que o Sporting tem sempre de ganhar e ficar em 1o lugar em qualquer fase, mas esta fase ainda não é a fase decisiva para se ganhar a competição,
aqui nesta fase, o principal é ficar nos 4 primeiros lugares para se garantir a passagem à próxima fase, se conseguirmos ficar em 1o lugar melhor
mas mesmo se estivermos com mais dificuldades do que seria suposto à partida temos de ter sempre em vista conseguir chegar ao 1o lugar,
nesse sentido, esta nossa equipa, esta época, tem mostrado estar muito irregular > tanto é capaz de conseguir bons resultados, como a seguir tem um resultado menos bom ou inesperado,
estávamos a 5 pontos deles, portanto só nos interessava ganhar este jogo, ganhámo-lo e agora estamos a 2 pontos deles, faltanto ainda o jogo da 2a volta, lá, contra eles,
ainda é possível chegarmos ao 1o lugar, temos é de ser mais regulares e não darmos “abébias” nos jogos contra as equipas mais modestas
pode ser que a partir daqui “encarrilem”
no jogo de hoje, tivémos uma grande ausência > não jogou o João Carvalho, deve estar lesionado ( já não joga há algum tempo )
há duas épocas atrás, quando esta geração foram iniciados de 2o ano fomos campeões nacionais, temos capacidade e qualidade para voltar a repetir essa conquista agora em juvenis de 2o ano,
a meu ver, não temos um super plantel : temos 5 futsalistas de 2o ano que costumam ir à Seleção Nacional,
e pensava eu que nos faltava algum “apoio” da geração que é de 1o ano ( confesso que achava-a apenas razoável ) > 3 ou 4 futsalistas de 1o ano que ajudassem a boa base de 2o ano que temos,
no entanto, há duas semanas atrás, a Seleção Nacional que foi jogar aquele Torneio de Preparação a Espanha, foi uma seleção só com futsalistas juvenis de 1o ano ( a tal geração que eu considerava que não estávamos assim tão bem ) e mais uma vez, o Sporting foi a equipa que teve lá mais futsalistas,
pode significar que eu posso estar errado e essa geração do Sporting afinal não é assim tão razoável como eu pensava que era e até temos ali 3 ou 4 futsalistas com potencial > o Bruno Cardoso, o Ricardo Duarte, o Bruno Costa …
se assim for é uma boa novidade porque juntando estes aos outros, já poderemos ter um plantel com mais profundidade e mais opções de qualidade para conseguirmos voltar a ganhar o Campeonato Nacional,
vamos ver, a equipa também é capaz de ainda estar a ser trabalhada e a evoluir para chegar “no ponto” na fase decisiva da época mais lá para a frente
parabéns pelo resultado e força aí equipa !
Também estava com curiosidade de ver ao vivo os nosso juvenis , nada como vs meninos de vermelho..
A mudança nos juvenis vs uma geração 2008 em quantidade , qualidade e sucesso nunca seria fácil .
1 golo a iniciar num excelente passe do nosso Redes Duarte Cardoso 2009 , (bela jogada coletiva a passar por todos) que esteve mt bem na baliza nos momentos certos foi relevante durante o jogo, (tirando pormenor ou outro) tb com os pés e de realçar a sua grande estatura muito mais adequada e bem notória no controle espaço aéreo dentro da área do que por exemplo o Bé adversário com dificuldades notórias a esse nível .
Qt a Duarte também tem de dominar Sempre sem hesitaçoes aquele espaço na frente da área em bolas aéreas … estatura tem de sobra vs adversários .
O que gostei ao vivo na equipa foi da intensidade, foco competitivo e do compromisso defensivo durante todo o jogo que parece tem vindo a não estar no ponto devido . Ex último jogo pela ficha 1-1 intervalo e depois início 2 parte 7 golos em menos de 10 minutos … têm de ser mais constantes no foco .
Estivemos mais práticos e objectivos tivemos maior número oportunidades mas não gostei nada do nosso 4x3 durante 2 minutos não matar , nem quase criar oportunidades para matar o jogo . Se foi assim com 4x3 o 5x4 não será melhor .
De 1 ano tb tivemos mais que adversário na quadra , Benfica levou 3 apenas de 1 ano 2010 do que me lembra do que vi ao vivo . O Gustavo é muito bom .
Nós levamos , Meco , Bruno Cardoso, Duarte, Ricardinho, Bruno Costa e na maioria já com ótima estampa física como os Brunos ou mt stamina competitiva como Ricardinho que tiveram largos minutos e bem na rotação.
Um aspecto relevante é a dimensão física qd pretendemos formar a ganhar mas tb desenvolver talento para eventualmente chegarem nos seniores … a mt boa qualidade técnica individual de alguns Kids adversários não parece estar acompanhada de dimensão física conforme crescem em idade nem os de 2 ano 2009 tirando um Antão .
termos 4/5 diferenciados e por ano/geração com potencial futuro considero bom número .
Também aqui na geração 2009 temos qualidade e dimensão física
Duarte redes que já referi, era o que mais apreciava em potencial e parece que tem evoluído em mts pormenores desde ano passado ao nível tranquilidade na quadra onde parecia em certos momentos faltar algo. Temos entre outros Santiago (Ala mt bom mas tem de definir melhor … diria ). Grynchuk (chegou este ano vindo do telheiro como universal mas ainda não percebi para que posição estará a ser trabalhado … Pivot parece). Artur , Serrasqueiro 3 pivots com elevada estatura e potencial.
J.Carvalho sim vem de lesão está em fase final recuperação início 2026 estará aí disponível espero e fará diferença quer a Fixo quer a ala pq aparenta entender mt bem o jogo em qq posição e com dimensão física e foco competitivo sempre ligado , a nível mental parece mt estruturado também.
Por falar neste JC não posso deixar de ressalvar também o Alex Gaspar campeão sub15 por nós e agora no Adversário … que elogiei potencial nos nossos sub15 , sua dimensão física e stamina superior, excelente remate…
não conheço sequer o rapaz mas visto de fora aparenta estar em perda mental, em ansiedade e o diferencial físico que tinha de atropelar fácil e sentir ser superior a tudo … na subida escalão, com colegas e adversários com outra dimensão física ou maturidade jogo está em perda . Nota-se/aparenta.
Adversário tem bom plantel , mta técnica individual mesmo e diria até mais que nós , bom jogo colectivo , falta-lhes diria dimensão física .
O termos estado na frente do marcador ajudou no derby ajudou … mas mostrou que estando focados intensos e com foco mental competitivo durante todo o jogo podemos ser campeões !
Siga trabalhar com atitude !
São tantos nos juvenis Brunos e Duartes (duarte redes , Duarte fixo e Ricardo duarte tb ) que me baralho e esqueci o Duarte fixo no meu comentário mt bem no jogo mt calmo personalidade tb e bela estampa física perna longa a galagar terreno etc .
comentar algumas coisas que disseste no teu comentário :
ainda não percebi bem porque razão o guarda-redes vermelhinho > o Bernardo Borges vai constantemente à Seleção Nacional deste escalão, é um guarda-redes apenas razoável, nada mais do que isso e ainda tem o ‘handicap’ de ser baixo e franzino, não consigo perceber ( pode ser sempre por também não haver melhor do que ele, mesmo o nosso > o Raul Esteves também é “apenas” bonzinho, não me refiro ao Duarte Cardoso porque acho que ele ainda não foi à Seleção )
refeindo-me só aos que, esta época, são juvenis de 1o ano :
vermelhos têm grande geração > foram campeões nacionais de iniciados na época passada com uma certa diferença para o Sporting ( embora os resultados dos jogos nos confrontos diretos possam não ter demonstrado tanto isso ), por isso acho um bocado estranho os vermelhos terem só levado poucos juvenis de 1o ano para este jogo ou menos do que nós,
relativamente aos nossos juvenis de 1o ano, no comentário que fiz ontem, aqui no Tópico, sobre este assunto, só referi 3 futsalistas > o Bruno Cardoso, o Ricardo Duarte e o Bruno Costa, mas pelos vistos ainda temos mais com qualidade > há que adicionar a estes o guarda-redes o Tiago Meco ( esqueci-me dele ) que também esteve, há duas semanas atrás, na Seleção Nacional de Sub-17 ( só com juvenis de 1o ano ) e o Duarte Mateus
quanto aos nossos juvenis de 2o ano, falar um bocadinho sobre alguns que ainda não falei :
os guarda-redes > o Raul Esteves é o que vai de vez em quando à Seleção Nacional deste escalão,
mas pelo que dá a parecer o Duarte Cardoso até é capaz de ter mais potencial ( já tem jogado pela nossa equipa de juniores e parece ter um perfil físico mais adequado para um guarda-redes ter futuro numa equipa como o Sporting a nível sénior, se bem que o perfil físico dos miúdos ainda pode mudar,
vamos ver o que o futuro ditará )
o fixo é o Duarte Mateus
depois de um início de temporada um bocado diria titubiante,
as coisas de uma forma geral parecem ter vindo a melhorar com o decorrer da época para as nossas principais equipas da formação,
o que também diga-se acaba por ser normal ou natural, no início as coisas raramente estão “no ponto” ou “no seu melhor”, é preciso dar tempo para ser trabalhado, mas dá a sensação de se estar a notar evolução e melhoria nas nossas 3 equipas para que estejam no seu melhor lá mais para a frente na fase decisiva desta época
hoje, vou só referir-me mais especificamente, outra vez, à nossa equipa de juvenis
( verdade seja dita, também só posso falar da nossa equipa de juniores e de juvenis porque da de iniciados não conheço muito bem, só algumas coisas )
por acaso, a jornada deste fim-de-semana até nos correu muito bem > ganhámos o nosso jogo ( contra um adversário que surpreendentemente não tinhamos conseguido ganhar no jogo, em casa, da 1a volta ) e as equipas adversárias mais diretas nenhuma delas ganhou, portanto ganhámos pontos a todas, aliás esta jornada aqui nos juvenis foi uma jornada “louca” e surpreendente a vários níveis
no entanto, houve um facto que me causou muita estranheza e não me lembro de ter acontecido no passado pelo menos recente às nossas equipas da formação > a nossa equipa de juvenis ganhou o seu jogo que acaba por ser sempre o mais importante, mas sofreu 7 golos ??? do Piedense ( a minha 1a reação foi ter-me perguntado logo a mim mesmo > o que é que aconteceu aqui neste jogo ? )
se calhar até posso estar a ser um bocado injusto com esta nossa equipa, mas mais uma vez digo sobre ela : tem qualidade para conseguir vir a ser campeã nacional, no entanto dá a parecer ser, até agora, muito irregular, muito inconstante, muito inconsistente e vou arriscar acrescentar : pouco disciplinada, pouco rigorosa, pouco concentrada e parece facilitar em demasia
se assim parece ser, tem de corrigir isto o mais rapidamente possível pois só com estas características é que vai conseguir ganhar na fase decisiva da época contra equipas adversárias melhores e ser campeã nacional,
mas também diga-se ainda há tempo para retificar estes aspetos, não é nada irreversível
mas esta nossa equipa, pelo menos a mim, não me está a passar muita confiança nela, parece ser capaz do melhor e logo de seguida do pior, espero que consigam estabilizar e ser mais consistentes no de muito bom que já vimos que conseguem fazer,
força aí para esta nossa equipa que dá a parecer que está a precisar !
Ora boas festas para todos
Nos Sub17
Estamos em 1 Lugar
(algo que eu não esperava fácil no início de época … até pela perda de >10 atletas de 2 ano, seria normal ter impacto).
Mas mesmo já demonstrando qualidade (até em número atletas) e Foco competitivo em vários jogos , Talvez exista inconsistência mental (algo já falado discutido em inúmeros clubes sobre gerações <=2009.) não sei .
No mínimo diria que existiu algum desleixo/menosprezo por adversários supostamente inferiores o que nestas idades por vezes tb acontece.
Mas quando éramos até a melhor defesa com apenas 17 golos sofridos em 12 jogos e média de 1,4 .
Sofrer agora 7 golos do PIEDENSE quando estavam apenas com média de 1,8 golos marcados jogo) eram e são o último classificado ….
não é nada normal e 7-11 parece resultado de parque da escola sem o mínimo de foco, concentração competitiva . E pior já estavam até avisados pelo empate 3-3 na 1 volta.
Não vi o jogo e não posso dizer muito mais … foi uma não derrota mas resultado muito ,muito insuficiente diria .
O ter qualidade e serem ou acharem ser os melhores não chega para servirem o SCP porque atitude e compromisso deve ser em todos treinos e jogos . Sofrer 7 do último classificado não é aceitável , que sirva de exemplo e de auto-analise a todos e da melhoria necessária individual e colectiva.
acredito ter sido um percalço mas que sirva exemplo sério ja para próximo jogo (onde sei que estarão com foco total) e resto época .
Eu Acredito que com trabalho e atitude certa de todos , com todos juntos e por todos seremos uma EQUIPA de seu nome como já mostramos ser e campeões novamente.
Têm tudo para ser campeões , siga foco e trabalhar … dia 4 lá estarei também a apoiar no antro.
Vésperas Natal e nos Sub19
acabamos o ano em 1 lugar (mas Caxinas com -1 jogo atenção )
Início algo até “habitual” nas nossas equipas sub19 e com Mister Varanda , início habitual onde se perdem alguns pontos e depois estabilização , crescimento, evolução … considero até normal quando existe transição atletas de escalão etc.e este ano foram mesmo muitos a subir dos juvenis sendo ainda de 1 ano júnior.
Neste momento até mesmo com algumas ausências por lesão que até diria de peso/influencia nota-se uma EQUIPA com opções e trabalhada não dependente deste ou daquele atleta . Estamos com :
- melhor ataque
- 2 melhor defesa
2 Lugar está Caxinas (mas -11jogo) e melhor defesa (A mostrar ser para já o principal adversário ao campeonato)
3 lugar estão os Leões Porto Salvo
4 lugar e Surpresa o slb (ou demonstração/confirmação que algo irá mal por aqueles lados) e isto com a sua suposta “geração ouro” 2007 , agora de 2 ano etc
Eles os ex campeões nacionais sub15 e 2x Sub17 qd não perderam atletas de 2 ano como aconteceu ao SCP com Injai , Eurico, Kiko, Renato , Tomás, Gita, Arthur , Bangura , entre outros e onde quase todos até conseguiram lugar em equipas na Liga Placad .
O que também explicará os nossos -20 golos marcados vs ano anterior por esta altura não deixando de sermos destacados o melhor ataque da competição .
Para já existem é alguns indicadores que podemos estar novamente perante uma época onde a final do campeonato pode não vir a ser discutida Scp - Slb tal como em 21/22 com Caxinas e 23/24 Burinhosa
Surpresa diferente mas tb o Oeiras e sua consistência (bem trabalhada) defensiva e mt foco , trabalho nas bolas paradas ofensivas que vem de trás.
Já os conhecia/acompanhava nos Sub17 e Bs ano passado e não me surpreendem os resultados a esse nível . O clube está a trabalhar bem , nota-se método, evolução etc .
É Continuarmos o bom trabalho com Foco , concentração competitiva que acredito seremos novamente campeões sub19 ! Siga !
nos juniores, nesta última jornada, de certa forma também acabou por correr bem para a nossa equipa > ganhámos bem o nosso jogo e aproveitámos o empate dos vermelhos em Oeiras ( num pavilhão onde a nossa equipa também já tinha empatado logo no início da época, está a revelar ser um pavilhão difícil de passar lá para as principais equipas, deve ter uma equipa competitiva o Oeiras ),
ganhámos-lhes mais 2 pontos, já temos 5 pontos de vantagem sobre eles ( podem não estar bem, podem estar a desiludir, mas têm vários jovens futsalistas de muita qualidade, é sempre de desconfiar deles, é uma geração muito boa deles, quem sabe se na fase decisiva da época se apresentam muito bem,
aqui na formação, não considero que o “fator casa” seja assim tão importante, mas há que contar com eles,
podiam era “tornarem-se úteis” e ganharem o próximo jogo para nos “ajuderem” ( ganhando também nós o nosso jogo, que também não será nada fácil > fora, contra os Leões de Porto Salvo ) a conseguirmos ultrapassar o Caxinas e a chegármos ao 1o lugar, vamos ver o que nos reserva a próxima jornada que promete > os 4 primeiros jogam entre si )
aproveito para também desejar-te um bom Natal e um bom Ano Novo para ti e para os teus !
Obrigado por estas análises excelentes do que se passa nas nossas camadas jovens.
A mim são bastantes úteis. S.L.
E do Sokolov sempre virá em janeiro ?
Algum insider?
Sporting sempre
o Sokolov, não, não vem agora em Janeiro, acabou de sair daqui do Sporting no Verão, quem sabe um dia possa regressar mas só daqui a umas épocas
quem vem agora em Janeiro é o Chishkala > ala destro, que jogou nos vermelhos durante várias épocas e saiu no último Verão, regressou ao futsal russo para jogar lá só 6 meses, uma espécie de “ponte” para vir agora para aqui ( calculo que algo impedia que ele pudesse sair diretamente dos vermelhos para aqui, mesmo ele tendo terminado contrato com eles )
Queria dizer o chiskala, peço desculpa. E a questão do redes zuca? Não há nenhuma novidade? Até 2027 só contamos com o Paço?
a questão do guarda-redes brasileiro está igual e vai ser igual até início de 2027 ou até meio da próxima época, ele termina contrato no final de 2026 e o Sporting, como tem sido mais usual e prática nos tempos mais recentes, com uma ou outra exceção, vai esperar pelo final do contrato dele, não deve querer ter custos com a transferência
sim, até lá, vai continuar a aposta ainda mais forte no Bernardo Paçó,
esta época, ainda com a concorrência do Henrique, mas penso que ele vai sair no final desta época
Convocatória seleção Sub19
Caxinas: Diogo Pereira e Rodrigo Gabriel;
LPS: Guilherme Duarte, João Peyroteo e Tiago Salvado;
Braga: André Gomes e Rodrigo Mirancos;
Benfica: Martim Silva e Vasco Pinto;
Sporting: Artur Capristano, Bruno Semedo, Pedro Silva, Rodrigo Frade e Tomas Nogueira
5 do SCP o maior contingente ![]()
Nota: estranho que se é para andar a convocar 5 juvenis (1 SCP , 1 slb, 3 LPS) sem terem experiência no CN Sub19 então o SCP que lidera os juvenis … deveria levar mais atletas 09 .
tenho duas coisas a dizer desta convocatória :
o nosso guarda-redes o Pedro Silva a ser finalmente convocado para uma Seleção Portuguesa Jovem,
muito bem, merecido e justo
o Guilherme Duarte dos Leões de Porto Salvo não conheço, ainda não tinha passado pelo meu filtro, conheces ? que tipo de futsalista é ?
aí nos futsalistas dos Leões de Porto Salvo,
foi convocado o João Peyroteo ou o Rodrigo Peyroteo ?
pergunto isto porque no teu comentário mais abaixo dizes que foram convocados 3 juvenis dos Leões de Porto Salvo,
mas o João Peyroteo já não é juvenil, é junior de 1o ano esta época,
quem é juvenil de 2o ano esta época é o Rodrigo Peyroteo
já estive a pesquisar sobre o Guilherme Duarte,
já vi que está a fazer uma muito boa época, ainda não tinha dado por ele, mas para um ala está com um muito bom número de golos,
e depois é aquela velha questão > é ala esquerdino ( há quase sempre poucos com qualidade, quando um se destaca um bocado chama logo a atenção ) e vi que marcou 3 golos aos vermelhinhos no último jogo, tem de ter qualidade
tenho reparado que o Leandro Gabriel não tem jogado já há algum tempo, desde que esteve na Seleção, estava a fazer uma muito boa época com um bom número de golos para um futsalista que não é assim tão ofensivo,
sendo ainda juvenil de 1o ano, futsalista de qualidade, de Seleção, esquerdino ( que temos poucos, pelo menos nos alas, na nossa geração da idade dele ),
espero que o Sporting já o tenha assegurado