Golaço Pedro Santos 4-0
para já, está a correr bem os Juniores, exibição dominadora e eficaz, deseja-se que mantenham a mesma atitude e agressividade ( hoje, estão a fazer as faltas que são permitidas até um determinado número, muito bem ) na 2a parte
entretanto, já consegui ver o jogo da nossa equipa de Iniciados que foi jogado hoje de manhã,
mais logo, com mais tempo, venho aqui ao Tópico fazer o meu comentário sobre esse jogo, mas posso já adiantar que ainda estou a assimilar como é que perdemos esse jogo
Tal e qual, foi como eu disse, esta derrota dos Iniciados não teve pés nem cabeça… E temos mais do que obrigação de ganhar já o próximo jogo em casa. Nem tem a ver com o que nós jogamos, que por si só já é muito mais que eles. Mas eles nem jogar tentam…
Quanto aos Sub 19, seguem a linha que afirmei desde a 2ª jornada quando tínhamos 2 derrotas… e felizmente não me enganei. Continuar fortes e humildes e o que é nosso virá para nós.
relativamente ao jogo de ontem dos Juniores
dizer que a nossa equipa teve uma grande ausência > o Duarte Correia não jogou ( ele estava lá atrás do banco, mas ou estava castigado ou está lesionado ) o que condicionou um bocado a rotação, houve jogadores que jogaram mais tempo ou mais minutos do que é habitual > o Emanuel Pereira e outros que tiveram a oportunidade mesmo de jogar > o Liedson Varela ( relativamente a este jogador, tinha a ideia que ele era esquerdino, depois de o ver no jogo de ontem fiquei um bocado na dúvida se ele é mesmo esquerdino, se é destro ou se joga bem com os dois pés, porque vi-o marcar reposições de linha lateral tanto com o pé esquerdo como com o pé direito ) mas não foi por aí pois estiveram bem no jogo e ajudaram a equipa
vitória justíssima da nossa equipa, entraram muito bem no jogo, pressionantes em zonas altas ou subidas na quadra, não deixaram a equipa adversária “respirar” provocando assim que eles cometessem erros ainda em zonas perigosas ou proibidas para a baliza deles,
estiveram também muito eficazes pois nas primeiras oportunidades claras ou em posições favoráveis para marcar golos fizeram logo golos o que fez com que a nossa equipa ficasse mais calma, menos ansiosa, mais confortável no jogo e mais confiante,
a gestão do resultado muito favorável a nossa equipa também foi feita muito bem,
todos os jogadores estiveram muito bem na partida, mais uma vez gostei muito daqueles 3 jogadores ( Bruno Maior, Tiago Macedo e Pedro Santos ) que fiz referência e destaquei nos dois jogos anteriores, o que acaba por ser normal são os melhores jogadores da nossa equipa, são aqueles que já têm estatuto, já são os mais falados e conhecidos, só estão a corresponder no jogo jogado na quadra àquilo que se sabe que eles podem jogar,
no entanto, no que diz respeito à gestão do resultado, desta vez vou fazer referência e destacar o guarda-redes da nossa equipa > o Guilherme Cintra, ele fez um grande jogo, esteve muito bem não só entre os postes ( em remates de longe e nas saídas ) como também no seu “jogo de pés”,
(
já tinha visto o Guilherme Cintra a jogar na Seleção Portuguesa de Sub-19, mas aí ele não teve possibilidade de mostrar o seu muito bom “jogo de pés” porque lá não utilizaram quase nada o 5 para 4 com o guarda-redes avançado no quadra, por isso não tinha ideia que ele era assim tão bom nesta situação do jogo,
por princípio, como já disse algumas vezes, não aprecio guarda-redes baixos e como o Guilherme Cintra tem uma estatura baixa, este aspeto fazia-me duvidar que ele tivesse perfil para daqui a uns anos se fixar na nossa equipa principal, no entanto também sempre fiz a ressalva que há exceções > o guarda-redes ser baixo, mas ser muito bom em todas as outras características que considero importantes que esta posição específica exige, o que me parece ser o caso do Guilherme Cintra, melhorei muito a impressão que tinha dele
)
com a utilização do 5 para 4 com o Guilherme Cintra a subir algumas vezes na quadra e a fazer uso do seu muito bom “jogo de pés” conseguimos gerir muito bem o resultado e o jogo e impedimos qualquer tipo de possível reação à equipa adversária,
só um reparo > para aí a meio da 2a parte, pareceu-me que a nossa equipa foi um bocadinho abaixo fisicamente, o que é normal pois estiveram quase sempre a defender alto na quadra, e coincidiu talvez com o melhor período da equipa adversária, com um resultado tão desnivelado a favor da nossa equipa e já perto do fim do jogo ( com o inevitável desgaste físico dispendido ) se calhar, em vez de estarmos a defender tão subidos na quadra, poderíamos ter optado por baixar um pouco as linhas, defender um bocado mais atrás, não só para proteger fisicamente a nossa equipa mas também para jogar com o contexto do jogo > a equipa adversária teria de arriscar e subir na quadra para ir à procura de fazer golos para reentrar no jogo e assim poderíamos explorar mais o espaço nas costas que seria previsível que eles dessem ( exemplo disto foi o 2o golo dos vermelhos > a nossa equipa estava demasiadamente estendida na quadra, muito espaço entre os 4 jogadores, deveriam estar mais perto uns dos outros e eles aproveitaram isso )
muito bom jogo da nossa equipa, agora é manter esta atitude, esta postura no jogo, estes níveis de agressividade, esta entrega, este crer, esta garra nos próximos jogos, porque ao nível do talento e da qualidade pareceu-me que a diferença é grande favorável à nossa equipa mas só isso não chega, para ganharmos os próximos jogos ( só ganhámos um jogo, temos de ganhar mais dois ) temos de igualá-los naqueles aspetos que referi ali atrás, só assim conseguiremos ganhar lá na 5a feira, um jogo que se prevê que seja mais difícil, eles jogam em casa e vão querer reagir, cabe à nossa equipa dar uma resposta assertiva
Boa análise Pedro, no entanto deixa me só deixar algumas notas:
1º Duarte está lesionado tal como o Vicente.
2º Não sei se baixar as linhas num jogo em que está 4-0 nos desse algum tipo de vantagem. 1º porque ias sempre dar mais bola ao Benfica e quem tem bola é quem se cansa menos. Depois porque naquela altura e com 4-0 no resultado, se o jogo se partisse por nós também não havia grande problema. Deixar o benfica desconfortável em todo o tempo parece me sempre a melhor estratégia e acho que a nossa equipa fisicamente não estava assim tão mal, simplesmente estava um resultado que nos fez baixar uma mudança abaixo.
Próxima quinta na luz é um jogo muito importante, que em caso de vitória nos deixa realmente muito perto do objectivo.
O Duarte correia teve uma entorse… Já joga quinta feira em principio.
relativamente ao jogo de ontem dos Iniciados
(
antes deste último fim-de-semana tinha a vontade de ver tanto o jogo dos Juvenis como o jogo dos Iniciados lá no outro lado, por isso tive o cuidado de ver com antecedência a programação do canal deles para ver se davam os jogos em direto ou se não dessem os jogos em direto, portanto se dessem os jogos em diferido, a que horas seria e de arranjar um “stream” em condições para o fazer,
no entanto, no Sábado, fiquei tão aziado com o resultado dos Juvenis que até me passou ver o jogo, que eles transmitiram ao final da noite
)
só vi os últimos 5 minutos da 1a parte e a 2a parte toda, do Prolongamento vi poucos lances pois o “stream” começou a falhar nessa altura e não deu para ver mais grande coisa
no entanto, vou confiar no que o Comentador do jogo ( pelo que ouvi, era o Treinador da equipa secundária dos Juvenis deles, como gostei dos comentários que ele fez vou confiar na análise à 1a parte que ele fez ao intervalo ) disse ao intervalo sobre a 1a parte > os vermelhos entraram melhor no jogo e marcaram, depois o Sporting reagiu, ficou melhor no jogo e deu a volta ao resultado 1-2,
eu vi os últimos 5 minutos da 1a parte e nesse período a nossa equipa esteve melhor, criámos duas grandes oportunidades de golo,
vi a 2a parte toda, no início da 2a parte, a nossa equipa esteve muito bem mesmo, entrou muito forte, crámos sem exagero nenhum para aí umas 6 grandes ocasiões de golo, o problema foi que apenas marcámos um golo nesse período ( 1-3 ), perante o que jogámos e criámos aí deveríamos ter marcado mais golos, deveríamos ter aumentado a vantagem para 3 ou 4 golos de diferença possivelmente no nosso melhor momento do jogo ( mas também é preciso dizer que não foi só demérito dos nossos jogadores na finalização, houve também muito mérito do guarda-redes deles ), depois deste período de autêntico sufoco, para aí a partir de metade da 2a parte os vermelhos recompuseram-se e equilibraram mais o jogo : não que passassem a criar-nos mais dificuldades, mas mais no sentido que conseguiram travar ou parar melhor o Sporting, a nossa equipa deixou de criar tantas situações claras de golo, e foi nesse período que eles marcaram ( não queria chamar sorte, porque para se ter sorte é preciso tentar, é preciso atacar, ganhar cantos e livres, situações perto da nossa área ) em lances um bocado esquisitos > primeiro um auto-golo num canto e depois no seguimento de uma reposição de linha lateral num remate de muito longe que desviou num jogador e traiu o nosso guarda-redes, sem fazerem assim nada de especial, sem criarem perigo conseguiram empatar ( 3-3 ) num instante, de forma muito rápida mesmo, este foi talvez um dos momentos do jogo porque os vermelhos cresceram no jogo, começaram a acreditar mais que era possível ganhar a um adversário que ainda não tinham ganho esta época,
mesmo assim, depois desta “paulada” a nossa equipa conseguiu reagir bem, foi novamente à procura do golo e conseguiu marcar ( 3-4 ) numa altura muito boa, para aí a 2 ou 3 minutos do fim, portanto já falta pouco tempo para o fim, teriam de defender o resultado por pouco tempo,
os vermelhos vieram no 5 para 4 com um jogador como guarda-redes avançado, o que era previsível, a nossa equipa até estava a defender bem, não estava a permitir que os outros criassem ocasiões perigosas de golo, no entanto mesmo já perto do fim do jogo o nosso guarda-redes ( num lance defensável ) comprometeu numa bola baixa, com os pés e deixou a bola passar e ao 2o poste um jogador deles limitou-se a encostar ( 4-4 ) foi muito mal batido, mas pronto acontece
a nossa equipa aqui, depois destes 2 “socos no estômago” penso que deve ter ido animicamente muito abaixo
o Prolongamento não vi muito bem, só vi alguns lances da 2a parte em que eles já estavam a ganhar ( 5-4 ), a nossa equipa estava a apostar tudo para chegar ao empate, estava toda balanceada para o ataque e os vermelhos aproveitaram esse contexto do jogo para aí sim criarem 2 oportunidades claras de golo que falharam
foi o 1o jogo que vi da nossa equipa de Iniciados esta época, já tinha visto só os nossos jogadores que foram à Seleção Portuguesa de Sub-15 a jogar e por isso eram os únicos que já conhecia,
na maior parte do jogo, a nossa equipa esteve muito bem, criámos muitas oportunidades em grandes condições para se fazer golo que não resultaram em golos porque os nossos jogadores falharam muito e o guarda-redes deles ( que foi o melhor jogador em quadra ) defendeu muito, fez uma grande exibição,
mesmo assim, identifiquei 2 problemas na nossa equipa :
excluíndo desta apreciação o guarda-redes,
temos um quarteto muito bom > Tomás Nogueira, Bruno Jorge, Rodrigo Frade e Afonso Abreu ( não deve ser coincidência, são os que foram recentemente à Seleção ) e digo que são muito bons não só em qualidade, mas também no desenvolvimento físico ( que neste escalão ainda faz a diferença ) e taticamente, vê-se que já são jogadores mais maduros, estão numa fase de evolução mais adiantada comparando com os restantes jogadores da nossa equipa,
depois quando o Treinador faz a rotação, quando faz entrar os outros jogadores nota-se um bocado a diferença, parece-me que falta-nos mais melhores opções ( embora tenha gostado por exemplo do número 3 que pelo que eu investiguei acho que seja o Rafael Alves, mas é insuficiente, pareceu-me que precisamos de mais opções válidas para fazer descansar os nelhores jogadores )
pareceu-me faltar pelo menos mais um ala esquerdino à nossa equipa, temos o Bruno Jorge que é muito bom jogador, mas depois não há alternativa, não há um outro ala esquerdino para jogar quando o Bruno precisa de ir ao banco descansar,
jogar com um jogador destro na ala direita não dá com nada, condiciona muito o rendimento do jogador que o faz
fiquei com a sensação de ter sido um resultado muito injusto e demasiado penalizador para a nossa equipa, mas agora neste jogo já não dá para alterar nada, ficámos sem margem de erro,
preparar bem o jogo do próximo fim-de-semana para ganhar e levar a Final do Playoff para a “Negra”, manter tudo o que de bom foi feito e corrigir os poucos erros que custaram muito caro para ganhar o próximo jogo
Próxima semana… Todos os jogos serão no Pavilhão Paz e Amizade no Domingo… infelizmente.
É por haver o Hóquei e o Basquetebol, no João Rocha?
Também.
Mas tem a ver com a colocação do piso para a final do Futsal.
Jogo 2 hoje na luz.
Para quem não puder ir é as 17h e dá na btv
não há inácio?
0-0 aos 15 m
obrigado
Intervalo nos sub-19. 0-0.
1-0 lampionagem
Lampiões com uma expulsão. É agora, aproveitem rapazes.
Que nabo. A melhor oportunidade construída em vantagem e falham.
Os lamps estão a defender bem em inferioridade numérica.
Muito lentos a trocar a bola