[Formação] Futebol Feminino

CHLOE ROMÃO ASSINA CONTRATO DE FORMAÇÃO

Por Sporting CP
31 Ago, 2022

FUTEBOL FEMININO

Guarda-redes de 15 anos continua de Leão ao peito

O Sporting Clube de Portugal assinou contrato de formação com Chloe Romão, futebolista de 15 anos que está a começar a quinta temporada de verde e branco.

Na oficialização do vínculo, na Academia Cristiano Ronaldo, a internacional sub-15 pela selecção nacional portuguesa admitiu que assinar contrato de formação com o emblema de Alvalade “é uma sensação inexplicável”.

“Estou agradecida ao Sporting CP e a toda a gente que me acompanhou até agora. É só o começo. (…) Quando comecei [a jogar], nunca pensei chegar aqui”, começou por dizer a guarda-redes aos meios de comunicação Leoninos.

Considerando que “o Sporting CP está a apostar na formação e dá oportunidades a todas as miúdas para evoluir”, Chloe Romão tem noção de que, “agora, vai ser ainda mais difícil, mas vai valer a pena”.

A jovem Leoa já teve a experiência de defrontar, ao serviço das equipas de formação do Sporting CP, conjuntos compostos apenas por rapazes, o que foi “muito importante”. “A dificuldade ajuda-nos a evoluir”, lembrou.

Já tendo conquistado, também, títulos na formação - “Saber o que o trabalho valeu a pena é das melhores sensações” -, Chloe Romão está agora integrada na pré-temporada da equipa B, o último passo da escada até à equipa principal.

"Está a correr bem, estamos no caminho certo. Há aquela pressão de ser mais nova, mas isso também é importante porque é a minha oportunidade para mostrar que mereço estar aqui e que tenho qualidade para estar neste escalão. (…) “A equipa B é o passo mais próximo para chegar ao objectivo final, que é a equipa principal. Tenho de me esforçar e trabalhar o máximo que conseguir para chegar ao nível de treinar e jogar na equipa principal”, frisou.

Depois de de revelar que tem como sonhos “ter um lugar fixo na equipa principal e jogar várias vezes na selecção nacional”, Chloe Romão deixou uma mensagem aos Sportinguistas: “Estou muito agradecida por esta oportunidade. É só o começo, o primeiro passo da minha carreira. Ainda faltam muitas coisas que quero conquistar”.

Antes de se mudar para o Sporting CP, em 2018, Chloe Romão representou a SU 1º Dezembro e a SU Sintrense.

LIGA FEMININA SUB-19

2ª Jornada = 25SET2022

CD FEIRENSE 1-5 SPORTING CP

Foto Júlio Costa

DÁRIA KAMINSKA MANTÉM O LEÃO AO PEITO

Por Sporting CP
10 Out, 2022

FUTEBOL FEMININO

Jogadora de 16 anos continua no Sporting CP

A jogadora de futebol Dária Kaminska renovou contrato de formação com o Sporting Clube de Portugal. A central de 16 anos continua a representar de listada verde e branca e as sensações não podiam ser as melhores em manter-se parte de algo que já considera como família.

“O Sporting CP é para mim como uma família. Sinto-me em casa e já conheço muito bem os treinadores, aprendo muito com eles. É muito importante para mim continuar a seguir os conselhos deles”, começou por dizer a jovem jogadora que afirmou à Sporting TV qual o seu principal objectivo.

“Quero chegar à equipa ‘A’. Trabalho para isso todos os dias. Sinto uma evolução muito grande como pessoa e sou mais responsável dentro de campo. Apesar da minha lesão que me tirou dos relvados durante uma época, acho que estou completamente preparada para atacar a nova temporada, os jogos e as grandes competições”.

A internacional portuguesa sub-17 revelou ainda o orgulho que sente por estar de Leão ao peito e deixou garantias de como vai trabalhar: “É um grande orgulho. Vou continuar a dar tudo dentro de campo, como sempre fiz e ganhar jogos o mais possível”.

A jovem central começou a jogar futebol no GD Atouguiense, passou pelo AE Óbidos e representa as cores do Sporting CP desde a temporada 2019/2020.

:white_check_mark: Para quem quiser acompanhar a referida competição:
AF Lisboa 2ª Divisão Série 2 Jun.C S14 2022/23 :: AF Lisboa Juniores C1 2ª Divisão Futebol [Jun.C S14] :: Série 2 :: zerozero.pt

FORMAÇÃO FEMININA DE FUTEBOL ASSINA PROTOCOLO COM ADCEO

Por Sporting CP
18 Out, 2022

FUTEBOL FEMININO

Equipas Leoninas passam a ter mais uma casa onde podem crescer

A formação feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal ganhou mais um espaço onde vai poder evoluir para o mundo do futebol. O Clube Leonino firmou um protocolo com a Associação Desportiva e Cultural da Encarnação e Olivais (ADCEO) que tem como objectivo a cedência do local para as Leoas da formação terem mais um espaço para jogar com a listada verde e branca.

Frederico Gonçalves, coordenador-geral do futebol feminino do emblema de Alvalade, explicou, em conversa com a Sporting TV, no que consiste o novo protocolo.

“Foi quase o formalizar de uma relação informal, onde sempre contámos com a simpatia e disponibilidade da ADCEO. Neste caso, a nossa pré-época já foi feita com uma relação muito estreita com a ADCEO, pois as nossas equipas B e sub-19 realizaram treinos e jogos de preparação nas suas instalações. Esta parceria visa suprir uma necessidade de aumento de infraestruturas disponíveis face a sermos, a nível nacional, o Clube com mais jogadoras inscritas no futebol feminino de formação. É um dia feliz para o Sporting CP, firmámos mais um acordo com um clube com quem temos óptima relação. De hoje em diante, vamos ter as nossas jogadoras a jogarem em mais um campo diferente em Lisboa. Neste momento, temos a nossa preparação centralizada, não só no Polo EUL, como a partir de agora também na ADCEO”, começou por dizer Frederico Gonçalves.

Carlos Patrício, director da ADCEO, foi da mesma opinião, afirmando as vantagens desta parceria: “Com este protocolo, estamos a tentar melhorar a actividade dentro do clube, ou seja, existir mais dinâmica. A nossa ligação ao Sporting CP não é de hoje, já há alguns anos que estamos ligados ao Clube e felizmente o Sporting CP percebe que é importante estabelecer este tipo de parcerias com clubes mais pequenos, como é o caso da ADCEO. Temos todo o gosto em colaborar com o Sporting CP. Por um lado, o Sporting CP vai trocar sinergias com a ADCEO, aproveitar alguns recursos que podemos oferecer e nós também temos a ganhar com esta grande parceria”.

José Moreira, vice-presidente para o desporto da ADCEO, seguiu a mesma linha de raciocínio, observando e elogiando a aposta firme do Sporting CP na formação feminina de futebol.

“Para nós, é uma mais-valia porque não é de hoje que temos esta parceria com o Sporting CP e a mesma já se revelou bastante positiva em anos anteriores. Fazer agora esta parceria no feminino é ainda mais desafiante. Estamos satisfeitos, por um lado, e gratos, por outro, ao Sporting CP por nos dar a oportunidade de também fazermos uma aposta forte no futebol feminino. O Sporting CP tem sido uma pedra basilar no crescimento do futebol feminino. Esta parceria tem como objectivo a utilização dos nossos espaços por parte da formação de futebol feminino do Sporting CP”, disse.

Frederico Gonçalves deixou ainda claro o passo importante que o Clube deu com este protocolo: “Esta parceria acarreta um exercício muito rigoroso. Estamos satisfeitos por termos um parceiro com total disponibilidade para nos ajudar e estamos muito contentes por formalizar esta parceria. Vai proporcionar qualidade e crescimento no treino na formação do futebol feminino do Sporting CP”.

Este é mais um passo dado no investimento estrutural da formação do Sporting CP, pois os intervenientes são cada vez mais. O futebol de formação Leonino que cresce de dia para dia e é objectivo do Clube de Alvalade dar as condições necessárias para que o projecto - neste caso, a formação feminina de futebol - tenha o palco adequado e cresça diariamente.

1 Curtiu

𝐈𝐧𝐢𝐜𝐢𝐚𝐝𝐚𝐬: UD P. Frielas 8-0 Sporting CP ‘C’
https://www.zerozero.pt/edition.php?id_edicao=167860

𝐈𝐧𝐟𝐚𝐧𝐭𝐢𝐬: Sporting CP ‘C’ 5-0 GD Azambuja
https://www.zerozero.pt/edicao.php?id_edicao=168662

Já lá vão quatro anos!

4ª jornada do ‘Camp. Nac. Futebol Feminino da II Divisão’, disputada em 21.10.2018_15H00 no Campo nº 6 do Estádio Universitário em Lisboa.

A equipa do Sporting CP “B” venceu por 12-0 a do SF Damaiense:

 ONZE inicial: nº 55 Carolina Jóia; nº 42 Matilde Raposo, nº 6 Bruna Costa, nº 77 Alicia Correia, nº 47 Mariana Pinto Rosa, nº 14 Joana Martins, nº 40 Andreia Jacinto, nº 36 Beatriz Conduto, nº 38 Marta Ferreira, nº 8 Bárbara Marques e nº 50 Inês Macedo.

De salientar o regresso de Constança Silva, que voltou aos relvados UM ano depois da grave lesão de 23OUT2017, ao serviço da SN, em jogo contra a Noruega.

Jogaram também, do plantel principal, (para além de C Silva), Bruna Costa, Bárbara Marques e Joana Martins.

Marcaram os golos: Marta Ferreira (4), Joana Martins (2), Vera Cid (2), Bárbara Marques (2), Constança Silva e Inês Macedo

Em anexo, fotos de 10 dos golos + algumas sinalizando o regresso da Constança Silva à competição (fotografia: Humberto Fernandes)

As equipas de futebol feminino do Sporting CP a jogarem nos diversos torneios (excepto a profissional na Liga BPI, que tem o seu tópico).

CAMPEONATO NACIONAL FEMININO II DIVISÃO
4ª jornada: 01NOV_15H00
Sporting CP ‘B’ :vs: Clube Condeixa
Estádio Universitário de Lisboa – Campo nº 6
FPF - Centro de Resultados

LIGA FEMININA SUB-19
3ª jornada: 29OUT_16H00
Sporting CP 1-0 Clube Albergaria
Academia Sporting - Campo n°6
FPF - Centro de Resultados

CAMPEONATO DISTRITAL FEMININO SUB 17- FUT. 9
2° jornada: 29OUT_12H00
FC Alverca 0-1 ️Sporting CP
Centro Formação F.C Alverca - Campo n° 1
FPF - Centro de Resultados

𝐈𝐧𝐢𝐜𝐢𝐚𝐝𝐚𝐬:
CAMPEONATO DISTRITAL SUB14 - 2° Divisão
AF Lisboa 2ª Divisão Série 2 Jun.C S14 2022/23
5ª JORNADA: 29OUT_15H00
Tenente Valdez 2-4 Sporting ‘C’
Campo do Tenente Valdez
AF Lisboa 2ª Divisão Série 2 Jun.C S14 2022/23 :: AF Lisboa Juniores C1 2ª Divisão Futebol [Jun.C S14] :: Série 2 :: zerozero.pt

𝐈𝐧𝐟𝐚𝐧𝐭𝐢𝐬:
AF Lisboa Série 1 Fut.9 Jun.D S13 2022/23
3ª jornada: 29OUT
Sporting CP ‘C’ - folga
AF Lisboa Séries Série 1 Fut.9 Jun.D S13 2022/23 :: AF Lisboa Juniores D Sub13 Fut9 Futebol de 9 [Jun.D S13] :: Série 1 :: zerozero.pt

CAMPEONATO DISTRITAL SUB13 – FUT 7
3ª jornada: 29OUT_09H30
Santa Iria 1-2 Sporting
Campo Atlético Reynolds
** Link para o ‘site’ da prova ???**

Benjamins:
CAMPEONATO DISTRITAL SUB11 – SÉRIE 3
AF Lisboa Série 3 Fut.7 Jun.E S11 2022/23
3ª jornada: 29OUT_10H30
Sporting ‘D’ 3-2 SC Frielas
Estádio Universitário de Lisboa - Campo n° 6
AF Lisboa Séries E2 Série 3 Fut.7 Jun.E S11 2022/23 :: AF Lisboa Jun. E Futebol de 7 [Jun.E S11] :: Série 3 :: zerozero.pt

CAMPEONATO DISTRITAL SUB11 – SÉRIE 4
AF Lisboa Série 4 Fut.7 Jun.E S11 2022/23
3ª jornada: 29OUT_17H00
Águias de Camarate 1-0 Sporting CP ‘C’
Campo Quinta Barros n°2
AF Lisboa Séries E2 Série 4 Fut.7 Jun.E S11 2022/23 :: AF Lisboa Jun. E Futebol de 7 [Jun.E S11] :: Série 4 :: zerozero.pt

Equipas de futebol feminino do Sporting CP a jogarem nos diversos torneios.

Fim de semana 05/06NOV2022

CAMPEONATO NACIONAL FEMININO II DIVISÃO
5ª jornada: 06NOV_15H00
SU Sintrense 0-9 Sporting CP ‘B’
Parque da Carreirinha
FPF - Centro de Resultados 1

LIGA FEMININA SUB-19
3ª jornada: 05NOV
Sporting CP 1-0 SCU Torreense
Estádio Universitário de Lisboa, Campo nº 5

CAMPEONATO DISTRITAL FEMININO SUB 17- FUT. 9
3ª jornada: 05NOV_11H00
Sporting CP 6-0 TOCOF
Estádio Universitário de Lisboa, Campo nº 5

𝐈𝐧𝐢𝐜𝐢𝐚𝐝𝐚𝐬:
CAMPEONATO DISTRITAL SUB14 - 2° Divisão
AF Lisboa 2ª Divisão Série 2 Jun.C S14 2022/23
6ª JORNADA: 05N0V_17H00
Sporting ‘C’ 3-2 SL Benfica ‘C’
Estádio Universitário de Lisboa, Campo nº 3
AF Lisboa 2ª Divisão Série 2 Jun.C S14 2022/23 :: AF Lisboa Juniores C1 2ª Divisão Futebol [Jun.C S14] :: Série 2 :: zerozero.pt

𝐈𝐧𝐟𝐚𝐧𝐭𝐢𝐬:
AF Lisboa Série 1 Fut.9 Jun.D S13 2022/23
4ª jornada: 05NOV_13H45
Sporting CP ‘C’ 1-1 SCU Torreense
Campo do Olivais Sul
https://www.zerozero.pt/edicao.php?id_edicao=168662

CAMPEONATO DISTRITAL SUB13 – FUT 7
4ª jornada: 05NOV_09H00
Sporting CP 0-0 Venda do Pinheiro
Estádio Universitário de Lisboa, Campo nº 6

(link indicado por outro forista)

Benjamins:
CAMPEONATO DISTRITAL SUB11 – SÉRIE 3
AF Lisboa Série 3 Fut.7 Jun.E S11 2022/23
17ª jornada: 05NOV_15H00
Sporting CP ‘D’ 6-3 Bucelenses
Estádio Universitário de Lisboa, Campo nº 6
https://www.zerozero.pt/edicao.php?id_edicao=169014

CAMPEONATO DISTRITAL SUB11 – SÉRIE 4
AF Lisboa Série 4 Fut.7 Jun.E S11 2022/23
4ª jornada: 05NOV_10H30
Sporting CP ‘C’ 6-8 Sacavenense
Campo Fernando Perfeito
https://www.zerozero.pt/edicao.php?id_edicao=169015

https://resultados.fpf.pt/Competition/Details?competitionId=23255&seasonId=102

NÁDIA BRAVO RENOVA CONTRATO

Por Sporting CP
21 Nov, 2022

FUTEBOL FEMININO

​Internacional sub-19 quer “chegar à equipa principal”

Nádia Bravo, avançada de 17 anos que está a cumprir a sexta temporada de Leão ao peito, renovou esta segunda-feira o contrato de formação que a liga ao Sporting Clube de Portugal. A jogadora mostrou-se satisfeita com o voto de confiança depositado pelo Clube no seu trabalho.

“Sinto-me muito feliz. É bom saber que continuam a contar comigo época após época e quero agradecer ao Sporting CP por confiar em mim. Vou fazer tudo para retribuir essa confiança em campo”, começou por dizer à Sporting TV a jovem que começou a jogar aos quatro anos e passou por Mem Martins SC e SC Vila Verde, onde jogou com rapazes, antes de vestir de verde e branco.

Actualmente, a internacional sub-19 por Portugal tem vindo a representar a equipa B, mas soma já várias chamadas à formação principal. “Fui muito bem recebida por todas, tanto pelas jogadoras como pela equipa técnica. Tem sido uma experiência incrível, consigo aprender com elas pois têm mais experiência e ajudam-me dentro de campo. É uma mais-valia vir aqui treinar”.

Quanto às craques que mais a inspiram, Nádia Bravo revelou alguma dificuldade em escolher. “Tenho algumas: a Ana Capeta, a Ana Borges, a Rita Fontemanha e a Brenda Pérez, por exemplo. São referências e exemplos a seguir porque nunca desistem, são muito determinadas e sabem bem aquilo que querem”, destacou, antes de indicar os seus pontos mais fortes como atacante.

“Tanto posso jogar no corredor direito como no esquerdo, pois tenho capacidade para utilizar os dois pés no passe e no remate. É uma mais-valia para a equipa e na ajuda às minhas colegas”, afirmou, ela que tem bem definido o foco para o futuro: “O meu maior objectivo neste momento é chegar à equipa principal do Sporting CP e ajudar o Clube a ganhar jogos e conquistar troféus”.

A fechar, Nádia Bravo fez questão de dirigir também um pedido aos Sócios e adeptos do emblema de Alvalade, apelando ao contributo de todos. “Que continuem a apoiar-nos sempre, isso é essencial para que o futebol feminino continue a crescer. Sem vocês nada seria possível”.