Football Manager 2017

Deve ser fetiche do Leicester, aqui foi igual, só não foi no último dia de mercado.
O Sequeira tem sido dos meus melhores jogadores, excelente aposta :stuck_out_tongue: Pena ter fraturado o ombro agora que estava a carborar…
Tenho ganho os jogos todos, até desde amigaveis ao real até à champions com o City. (próximo jogo fora contra o Barcelona, que grupo fantástico, Man.City, Barça, Sporting e Fenerbache lol)
Muito bem os meus rapazes, com especial destaque para o Matheus com 6 golos em 5 jogos! Bas Dost também tem estado muito bem, tanto a marcar como a assistir o Matheus.

Costumam vender o B. Ruiz também? Que tácticas usam e instruções? Não consigo perceber bem como fazer o Matheus render. Venda igualmente o Jeff? Se sim por quanto?

Consegui foi vender o Schelloto quase por 20M repartidos ao PSG e o Petrovic por 2.2.

Eu fiz estas movimentações:

Jogo assim: (excepto na Champions)

E tenho tido estes resultados:

(levei 4 do porto em casa e 3 do setubal fora em jornadas consecutivas devido à rotatividade para a champions :rotfl: :rotfl: Mas o Bruno de Carvalho lá me segurou no lugar :lol:)

Fogo! Que grupo. :lol: Também não tive um grupo nada fácil… Real Madrid, Leverkusen e Roma.

Ainda só fiz 4 jogos (todos para o campeonato, todos vitórias), e o destaque tem sido claramente Gelson Martins.

ate agora comprei o betancur e o kuki do malaga
e vendi o marvin ao leicester por 10.75M

ate agora so vitorias a 4a jornada. o problema sao mesmo os avançados, que tristeza!!! e o MC tb e problematico pq adrien e elias tao lesionados, tem jogado o bruno paulista e é smp o pior em campo

Estou em Abril… 0 Derrotas na época toda, quartos da champions alcançados, sou campeao a 27ª jornada, venci a taça da cerveja e estou na final da taça de portugal.

Quem quiser o facepack dos nossos putos (e alguns outros que eu não tinha no meu facepack, complemento ao “DF11 megapack”) para instalarem no fm, aqui tem:

https://www.dropbox.com/s/sy70ufj0auzv5e5/sporting%20kids.rar?dl=0

(as fotos não estão homogéneas, mas é melhor que nada :P)

BTW estou a gostar deste FM, não há colinho e o Rui Pinho já foi de vela :twisted:

Pessoal, podem não acreditar, mas consegui as meias da champions! Perdi o primeiro jogo contra o Real por 1-3 no Santiago Barnabéu, disse aos jogadores para se vingarem na segunda volta… E aconteceu! O Pepe fez das dele e foi expulso, mas antes disso já eu estava a ganhar… Vejam os resultados desta equipa e vejam, também, que não mexi em bolha nenhuma no que concerne ao Real e não editei o jogo. O Resultado fala por si :venia: :venia: :venia:

Palestra final jogo - Imgur: The magic of the Internet
Resultado - Imgur: The magic of the Internet
Quartos - Imgur: The magic of the Internet
Reportagem - Imgur: The magic of the Internet
Vista geral do real - Imgur: The magic of the Internet
Estado do jogo - Imgur: The magic of the Internet

Desde o 2014 que não jogava, e que aliás deixei de jogar cedo… lol. A paciência vai-se rápido, mas este ano resolvi dar outra oportunidade. Pelo que já li o motor é um pouco diferente.
Nesta fase ando a “aprender”. Tenho andado a ver o “back to basics” do jogo: treino, tácticas, instruções, etc.

Neste momento penso que estou no bom caminho, embora ainda com algumas duvidas quanto ao melhor modelo. Comecei por tentar um modelo táctico à JJ com dois avançados, mas não gostei muito do resultado (embora também não tenha deixado maturar a coisa…) no entanto as minhas duvidas relativamente à qualidade dos nossos avançados, fez-me repensar o modelo para três médios centro aproveitando a qualidade que o Sporting tem no meio… Adrien e William à cabeça, com B. Paulista que também é bom. Consegui ainda e pelo meio, depois de despachar alguns trambolhos, a contratação do Lucas Lima tendo neste momento um meio campo com o William a médio defensivo com função de holder, Adrien como runner e Lucas Lima como playmaker… e tenho gostado muito. No ataque apenas um avançado completo, os alas a fechar para dentro (Ruiz e Gelson preferencial), defesas laterais/alas mais subidos e dois centrais – um def. central (Coates… limpa tudinho, impressionante) e um def. central com bola (Semedo).

A ideia de jogo é inspirada nas ideias de Bielsa que em boa medida, têm várias características semelhantes às de JJ pelo que nem tive de alterar muita da lógica de jogo (Controlar, pressão alta, jogar rápido, linha defensiva alta, alas que dão profundidade, extremos que exploram o jogo interior, etc). Podem ver no link, a ideia que tomei como ponto de partida, sendo que a ideia é poder fazer algumas variações em função do jogo e da fase da época:
https://thewideplaymaker.com/2016/08/11/verticalita-system-inspired-by-marcelo-bielsa-fm16/

Tenho feito os jogos e visto de principio ao fim no sentido de perceber o que há a melhorar e como joga a equipa.
Para já as conclusões a que cheguei foi que quando tentei implementar o modelo à JJ (um 4-1-3-2 assimétrico) com foco na posse de bola, no jogo interior, pressão alta, jogar a partir de trás, com um PL e um 2º avançado, a realidade é que tinha muita posse mas não marcava golos. Como digo, a qualidade duvidosa dos nossos avançados no jogo, fez-me repensar… isso e a possibilidade real de contratar o Lucas Lima! Lol…

Para já, se antes o meu foco (pelo mapa de calor) era o meio do meio campo ofensivo, actualmente e mesmo com instruções para praticar um futebol mais “estreito”, a realidade é que tenho o ataque distribuído quase equitativamente pelos flancos e pelo meio. Em todo o caso tem dado resultado. Continuo a achar que tenho uma baixa taxa da passes de ruptura pelo meio, que ainda terei de perceber como resolver. Os avançados também têm revelado pouca eficácia. Em todo o caso, até agora tem sido o Spalvis (que não aparece lesionado) e Harold Preciado (que contratei) os mais eficazes.

Relativamente a contratações, consegui vender vários “excedentários”, com especial destaque para o Schelloto que vendi por 15M € ao PSG (lololol), Jefferson por 1.3M € (acaba contrato em 2017), Marvin por 5M €, Petrovic, e já tenho em lista de transferências o André e provavelmente colocarei outros.

Para já Dost do pouco que jogou não fez nada de especial e entretanto lesionou-se para 2 meses. Acabei por contratar o Preciado como referi, Kuki, e Berbatov (livre e que servirá como rotação). Ou seja, neste momento para avançados, em teoria, tenho gente a mais, mas como também Berbatov já se lesionou, se calhar não… LOL.
Spalvis
André
Dost
Castagnios
Berbatov
Kuki
Preciado

Além destes contratei Diego Poyet também livre que entretanto emprestei. Lucas Lima :venia:, um puto iraquiano com boas stats e a bom preço chamado Dhurghan Ismail para a lateral esquerda e que tem estado excelente, um lateral direito chamado Sandro Costa do Gil Vicente, que segundo os meus olheiros iria dar jogador, e mais ninguém!

Para já tenho ainda algumas indefinições no plantel, nomeadamente se fico com o Castaignos, Bruno César, Elias, e depois no fim da época avaliarei se fico com Markovic, Meli e/ou Campbell. Até agora não têm deslumbrado (tirando o Meli que tem jogado bem quando chamado) o que aliando ao facto de ter Matheus, Iuri, Geraldes, Gauld, Palhinha entre outros putos, me parece que não serão apostas no futuro. Dos emprestados como já referi, tenho gostado muito de Coates. Falando de defesas centrais, a minha ideia é manter o quarteto actual, o maior problema continua a ser as laterais – mesmo com as dispensas e contratações não estou totalmente satisfeito com as laterais (precisam de mais profundidade). Meio campo está fechado, alas também e os PL também me parece que sim faltando apenas saber se dispenso mais alguém além do André e se empresto o Kuki. A dica que deram para aí do Pedro Marques é capaz de ser porreira, sou capaz de testar.

Abordado a questão dos wonderkids. Realmente nota-se mão do Estado Lampiânico nesta DB, mas no geral a quantidade de wonderkids nos clubes portugueses é absurda. Porto e veinfique têm uma quantidade industrial. No nosso caso também me parece que temos bastantes, aliás acho que isto está ela por ela – o que não deixa de ser totalmente irrealista dada a nossa superioridade (que devia ser) inquestionável nesse campo. Mas enfim. Nas nossas fileiras parece-me que gajos como o Palhinha, Iuri, Geraldes, Daniel Bragança, Miguel Luis, Bernardo Sousa, Empis, Pedro Marques e mais uns quantos podem evoluir de forma interessante. A mim também me parece, e corrijam-me se estou enganado, que o motor do jogo de ano para ano tem tentado ser menos determinista na evolução dos putos, deixando uma cada vez maior influência da forma como o jogo evolui, influenciar a evolução dos putos.

Alguns comentários/questões a comentários dos foristas:

• Mama Baldé é realmente bom? Se sim, pode ser que me resolva o problema da lateral direita. O tal Sandro Costa não e tem safado mal, mas tenho de o treinar para ala visto ser só defesa direito e parece-me não ter o perfil ideal de ala. Além disso depois para 2ª linha só tenho o JP.

• Arana? Não me aparece no save, mesmo com DB grande e com os campeonatos brazucas carregados! :inde: :inde:

• Vale a pena apostar em Alan Ruiz? No meu save e na forma como estou a jogar, não encaixa a não ser que o treine para jogar mais recuado no meio campo.

• Do lado esquerdo da defesa, estou satisfeito com o Ismail, mas preciso de alternativa (que neste momento é B. César), será que vale a pena apostar já no Empis?

[member=6665]1984

• o Mama Baldé é um bom back up para o Schelotto (esse sim está um cavalo valente a fazer o flanco todo), mas nada mais que isso pelo menos na primeira época. Mas isto varia de save para save e táctica para táctica, p.ex, no meu save o Matheus joga muito mais que o Gelson e consigo tirar rendimento do Bas Dost ao contrário de muita malta aqui.
  • O Alan Ruiz é titular no meu a 10 mas não tem influência no meu jogo. O Adrien é muito mais influente na chegada à área e já me deu 13 golos (7 de penalty :P)
  • contratei pa LE o Sequeira (o português) ao Nacional da madeira e tem sido dos melhores da minha equipa. O Empis disfarça bem (acabei por emprestá-lo em janeiro pq Sequeira não dava hipoteses).

Raios partam o Vieira, não tinha nada de despedir o Rui Pinho… perdi na luz e quase dei o campeonato ao Porto, estamos empatados na frente :stuck_out_tongue:

A minha equipa para a 2época deve andar algo assim, sim vou ter um banco fraco porque o objectivo é fazer crescer os “miúdos”

1 - Patrício, Beto e Pedro Silva;
2 - Esgaio, Miúdo da B (Baldé provavelmente);
3 - Semedo, Tobias;
4 - Coates, Miúdo da B (B. Paz provavelmente);
5 - J. Silva, Empis;
6 - W Carvalho, Palhinha
7 - Gélson, Iuri
8 - Adrien, Wallyson, Gauld
9 - “O” Reforço, Spalvis e Marques;
10 - A. Ruiz, Chico Geraldes;
11 - Matheus P.; Podence.

Bem campeonato praticamente perdido, mas com boas hipoteses de ganhar a champions :open_mouth:
Depois de um grupo com Barça, City e Fenerbache, apanho nos oitavos o Dortmund (jesus devias ter seguido os meus conselhos), nos quartos o Napoles (mijada nos penaltys) e nas meias apanho o Tottenham :rotfl: :rotfl: :rotfl: é só esperar um auto-golo do Dier e está feito :stuck_out_tongue:

o jefferson é quase sempre o meu melhor em campo ou dos melhores
gelson aberto na direita e matheus na esquerda a vir para dentro fazem muitos estragos :venia: :venia: :venia:

(a vitória com o tot foi no prolongamento aos 115min)
Como chegar à final da Champions só com empates :smiley: :smiley: Isto de jogar à Fernando Santos dá resultado!!!
Ando a jogar no campeonato com juvenis e juniores já que o segundo lugar estava garantido e o primeiro era quase certo que estava perdido xD

Aprendam com o mestre Ezequiel! Melhor do mundo

Nas meias apanhei o PSG. Ainda tenho esperança numa final, quanto mais não seja pelo dinheiro dos premios

Uma boa troca é Dost por Guidetti. Vendem o Dost por cerca de 9 e compram o Guidetti por cerca de 10. E a diferença é abismal.

Eu fui campeão, fui goleado na Champions pelo Tottenham que acabou por ganhar a competição e não passei se quer a fase de grupos da Taça da Liga.

Tranferências

Classificação e Calendário

Táctica

Os tubarões é que me lixam bem, é chegar e bater a cláusula :inde:

Depois da saída do Adrien em Janeiro, o lugar foi para o Paulista que acabou por ser considerado jogador da época.

Perdi a final da Champions e o Brunão quer falar comigo… este homem não brinca, não se contenta com uma tacita da liga e uma final da Champs :stuck_out_tongue:

Primeira mão das meias finais da champions, empate a duas bolas com o PSG num jogo em que acabei com 9… Relatório do árbitro indica que fui prejudicado… Mais do mesmo!