Football Manager 2013

Sim, mas não podes começar o jogo em 2013, és obrigado a começar em 2012.

http://www.cmportugal.com/index.php?showtopic=150949&st=0
Tens de meter o ficheiro que sacas daí em Documentos->SI->FM2013->Editor data

Bem que vou voltar a este, meus ricos 30 euros com o novo… A ver se o instalo hoje.

:arrow:
Já somos 2.

Na minha opinião são dois a fazer mal…

Não se esqueçam de meter o patch mais recente porque o original e as patches todas a seguir tirando a última são uma bosta.

Não gostei minimamente deste novo fm e tendo em conta que pude obter ambos “gratuitamente” voltei ao que mais me agradou.
Estou com o Plymouth Argyle e finalmente recuperei o gosto pelo jogo. :great:

O Rojo tá-me a pedir 200k mensais para renovar :wall: :wall: :wall:

Algum DC recomendado para ser titular de caras? Devo conseguir uns belos trocos pelo Rojo (vou para a 3ª época)

Fui buscar o Bruno Martins Indi (PSV ou Feyennord). Salvo erro na 2ª época. Um bocado caro, e com um ordenado alto, mas ele não quer renovar (pelo menos no meu save) com o clube dele, por isso é mais fácil de o trazer.
Jogador novo, com margem de progressão e já um dos melhores centrais de marcação do mundo.
Tenho-o à 3 épocas e estou cansado de recusar propostas de 30M+. Real, Barça, Man City e Juventus andam doidos atrás dele.
Foi uma excelente aposta no imediato e no dia em que o vender, vai render o triplo que custou. Pelo menos.

Fui buscar na minha 1ª época, o Alexander Milosevic do AIK (Suécia). Baratinho, custou-me cerca de 650k.
Central forte, alto e novo. Marcou-me uns 25 a 30 golos em 3 épocas e vendi-o por 10M.

Vê como está o Strandberg do Rosenborg.

No início do jogo consegues ir buscá-lo baratinho e fica um maquinão. :great:

Impressionante, não consigo livrar-me do Jeffren nem do Miguel Lopes mesmo a 0€. O Jeffren emprestei com opção de compra por 4M e conseguiu ficar lesionado o tempo todo de empréstimo :wall:

Quero vender o Capel, está avaliado em 10M e nem a pedir 6M tenho propostas :sick: :sick:

Olhem que este é o tópico do 13, não do 14 :great:

Aconselham algo em especial para os treinos dos jogadores (Gr, Defesas, Médios e Atacantes)?
No Plymouth não tenho tido grandes resultados nos treinos, embora tenha conseguido valorizar imenso os jogadores.

Edit:
Aproveito para perguntar se existe alguma forma de conseguir que os jogadores (na maior parte africanos) consigam licença de trabalho para jogar em clubes ingleses (neste caso no Plymouth).
Não é possível obter licença para nenhum deles e posso apelar as vezes que quiser que de nada serve…

Já perdi 2 pérolas devido a este problema… :cartao:

Desculpem o doble post mas visto que ninguém escreve nada por aqui…

Focando-me agora na principal evento da minha “campanha”: o Plymouth fez história ao eliminar o Arsenal da Capital One Cup, rumando assim para a final (na qual vai enfrentar o Chelsea, que está imparável na BL :xock:).

Numa 1ª mão, na qual eu (estava entediado na altura e pensava que iria ser goleado) “fui de férias”.
Não me apetecia realmente fazer o jogo depois de ser humilhado pelos Spurs. Qual é o meu espanto quando vejo que venci (em casa) o Arsenal (1-0).
Fiquei incrédulo e pouco tempo depois, na 2ª mão, fiz a táctica mais defensiva que podia e apenas sofri um golo. Nos penaltis consegui a vitória por 4-3. O frangueiro do meu GR fez a exibição da vida dele, pode ser que o consiga vender mais facilmente agora… :twisted:

Esta 1ª época está me a correr às mil maravilhas, perdi uns dias no inicio a fazer as tácticas e encontrar bons jogadores (com uma rede de prospecção miserável, temos de fazer o trabalho todo) e desde aí foi a jogar sem parar.

O meu Plymouth está em 2º na liga sendo que a manutenção está claramente seu alcance (até mesmo o titulo), tal como referido anteriormente cheguei à final da Capital One Cup, estou na final do Johnstone’s Paint Trophy (Sul) e fui eliminado precocemente da Taça Inglesa pelos Spurs…

Em termos de salários estou a levar o clube à falência, não consegui melhorar muito o staff e o presidente do clube não cede em praticamente nada (penso que vai melhorar as instalações para os treinos para o ano que vem, mas de resto…).
Consegui fazer uma boa equipa mas vou ter de vender de a maior dos jogadores na próxima época, nem sei como me vou aguentar na Football League One (3ª liga).

Por agora penso que é isto, espero conseguir subir de divisão consecutivamente até chegar à BL, mas duvido muito que o consiga.

Apenas vou fazer um pequeno update (se bem que como ninguém passa por cá, é algo que de nada serve) :

Infelizmente perdi a final da Capital One Cup com o Chelsea. Incrível como consigo aguentar 120 minutos com jogadores exaustos e perco nas grandes penalidades.
O Chelsea jogou praticamente na máxima força, não tendo apenas Mata (que nunca jogou na competição) e Defoe (contratado aos Spurs, falhou o jogo por lesão), embora este ultimo raramente jogasse…

Consegui terminar a Football League Two em 1º lugar, numa acesa disputa pelo titulo com o York (que fez uma excelente época).
Deixando esse clube de parte, digamos que a 4ª divisão é bem fraquinha.

Depois do desaire na Capital One, a equipa conseguiu redimir-se vencendo o Johnstone’s Paint Trophy.

Nesta 2ª época, livrei-me de alguns jogadores que não justificavam o seu salário, o Onismor Bhasera saiu a custo 0 (mas ganhava 13k por mês e queria um salário ainda maior para renovar) e fiz algumas contratações. Gastei 100mil num GR, 50 mil num extremo esquerdo /médio ofensivo esquerdo e de resto foram umas 4 ou 5 contratações a custo zero.
Consegui melhorar o staff, o meu maior problema é o treinador adjunto, que não consigo arranjar nenhum de jeito.
Director de futebol e director das camadas jovens (algo assim :mrgreen:) também têm sido um dilema (não tenho nenhum de momento).

As receitas, devido aos patrocínios (que aumentaram em 800%) e aos bilhetes vendidos, aumentaram imenso. O meu orçamento para transferências e salários aumentou muito, mas de pouco me serviu.
Consegui um acordo com o Liverpool, no qual para além de me mandarem jogadores (os quais não têm obrigação nenhuma de jogar) de qualidade, recebo 100k anuais.

Consegui que a direção aceitasse melhorar as instalações dos treinos e daqui a 1 ano serão melhoradas as instalações das camadas jovens (por uma módica quantia de 4.6M).

Com a época a decorrer, consegui 5 vitórias e 2 empates (destaque para a eliminação do Wigan na Capital One) e a equipa está a melhorar o seu jogo. Com uma boa situação financeira e bons resultados o clube está contente por me ter como treinador.

Resumidamente, está tudo a correr às mil maravilhas. ;D

Vejo que ninguém, há mais de 120 dias, escreve aqui por causa do FM2014. É bom sinal. Como não tenho FM2014, ainda jogo FM2013.

Uma pergunta sobre a táctica e PPM:
Quando se treina um jogador a ter marcação apertada, isto aumenta faltas numa partida? Na táctica, tenho desarme cauteloso mas mesmo assim a minha equipa faz muitas faltas.

Ao fazeres marcação apertada há uma maior aproximação entre os jogadores que se poderá eventualmente traduzir em contacto físico que levam a que as faltas aconteçam em excesso. Pelo menos é esta a interpretação que eu faço, visto que já joguei com e sem marcação apertada e também notei essas diferenças :great:

Já não pegava neste FM há muito tempo, mas como sempre o preferi ao 14, resolvi voltar a pegar nuns saves bem antigos.
Não tenho muita cabeça a esta hora, porém venho aqui fazer um curto resumo do sucedido:

• No save do Sporting, consegui outra Champions (a terceira) e passeei pelas competições internas.
  • Em relação ao meu grande desafio, estou muito perto de colocar o Plymouth Argyle na BPL, visto que a promoção já não me deve escapar. Juntando a isto, conquistei uma taça de Inglaterra sem saber lá muito bem como. Pelo caminho ficaram alguns clubes da BPL com destaque para a final com o Chelsea (que surpreendentemente resolveu rodar o plantel na sua ultima partida :xock:). Caso não conseguisse a subida, estaria na 2ª divisão inglesa a disputar a Liga Europa (o que espero que não aconteça, mas não seria a 1ª vez a acontecer). :mrgreen:
    -Ainda tentei continuar o save com o Dortmund, mas como já não possuia grande vontade para tal, deixei-o “de parte”.

Para finalizar, umas curiosidades do 2º save (Plymouth):
Nas 2 ultimas épocas eliminei o Arsenal por 2 vezes, contudo tanto os Spurs como o United têm a mania de me golear. :mrgreen:
*Já conquistei 1 Capital One Cup e consegui chegar à fase de grupos da LE, infelizmente, não correu lá muito bem… :-[

Comecei um save novo com o Operário e subi para a segunda liga. Só que os gajos ainda são semi profissionais, o que precisos de fazer para poder pedir para a equipa se tornar profissional?

Supostamente toda e qualquer equipa que ascenda à liga de honra deveria tornar-se profissional :o

Experimenta ir à sala da direção e falar com eles a pedir para alterar o estatuto para profissional.

Se for como no 2014, a equipa torna-se profissional, os novos jogadores que contratares serão obrigatóriamente profissionais mas os que mantêm contratos do passado têm que renovar senão podem possuir contratos amadores/semi-profissionais. Ao renovares o contrato a única opção que terás será exclusivamente profissional o que implica um aumento do valor do salário do jogador.