Folha Disciplinar 2020/2021

Campeonato:
Feddal: 5 amarelos
Palhinha: 5 amarelos
Nuno Santos: 4 amarelos
Neto: 4 amarelos
Coates: 4 amarelos
Pote: 3 amarelos // 1 vermelho (duplo amarelo)
Matheus Nunes: 3 amarelos
João Mário: 2 amarelos
Porro: 2 amarelos
Sporar: 1 amarelo
Jovane: 1 amarelo
Wendel: 1 amarelo
Adan: 1 amarelo
Vietto: 1 amarelo
Adan: 1 amarelo
Gonçalo Inácio: 1 amarelo
Antunes: 1 amarelo
Plata: 1 amarelo
Tabata: 1 amarelo

Taça de Portugal:
Plata: 1 amarelo
Pote: 1 amarelo
Neto: 1 amarelo
Tabata: 1 amarelo

Taça da Liga:
Pote: 1 vermelho
Jovane: 1 amarelo
Nuno Mendes: 1 amarelo
Matheus Nunes: 1 amarelo
Luís Neto: 1 amarelo
Antunes: 1 amarelo
Palhinha: 1 amarelo
Porro: 1 amarelo
Coates: 1 amarelo

Liga Europa:
Coates: 1 vermelho
Vietto: 1 amarelo
Tiago Tomás: 1 amarelo
Neto: 1 amarelo
Porro: 1 amarelo
Pote: 1 amarelo

Jogadores em risco de exclusão: Nuno Santos (Campeonato), Coates (amarelo), Neto (Campeonato)

Jogadores suspensos: Palhinha (Campeonato)

(Sequência de amarelos que leva a determinado jogador a ficar de fora no próximo jogo no campeonato: 5 - 9 - 12 - 14 - 16 - 18 - 20 - 22).)

Épocas anteriores:

Época 2013/2014
Época 2014/2015
Época 2015/2016
Época 2016/2017
Época 2017/2018
Época 2018/2019
Época 2019/2020

1 Like

Liga Europa: Sporting 1-0 Aberdeen

Cartões: Vietto (amarelo), Tiago Tomás (amarelo)

1 Like

O gajo da assistência e o do golo… :stuck_out_tongue:

1 Like

Campeonato: Paços de Ferreira 0-2 Sporting

Cartões: Neto (amarelo), Jovane (amarelo), Neto (amarelo), Adan (amarelo), Feddal (amarelo), Matheus Nunes (amarelo)

Liga Europa: Sporting 1-4 LASK Linz

Cartões: Porro (amarelo), Luís Neto (amarelo), Pote (amarelo), Coates (vermelho)

Campeonato: Portimonense 0-2 Sporting

Cartões: Coates (amarelo)

Certeza que foi só o Coates?

Sim. :slightly_smiling_face:

Estava na ideia que o Neto também tinha visto amarelo.

Campeonato: Sporting 2-2 Porto

Cartões: Pote (amarelo), Neto (amarelo), Feddal (amarelo), Vietto (amarelo), Coates (amarelo)

Campeonato: Sporting 3-1 Gil Vicente

Cartões: Palhinha (amarelo), Neto (amarelo), Feddal (amarelo), Pote (amarelo), Sporar (amarelo)

LEÕES SÃO EQUIPA MAIS AMARELADA DA LIGA NOS

Em cinco jogos, Sporting CP fez 73 faltas, sendo apenas o 13.ª conjunto nesse capítulo. FC Porto é segunda equipa que mais faltas comete (92), mas viu apenas 10 amarelos

Duarte Pereira da Silva

Texto

30 de Outubro 2020, 17:01

O Sporting CP é a equipa da Liga NOS que mais cartões amarelos vê. Em cinco jogos disputados, os leões viram um total de 18 cartolinas amarelas, perfazendo uma média de 3,6 cartões por jogo. Porém, olhando ao número de faltas cometidas, a turma de Alvalade é apenas 13.ª equipa nesse registo, com uma média de 14,6 faltas por jogo.

O FC Porto, por exemplo, é o segundo conjunto que mais faltas cometeu (92), com uma média de 18,4 faltas por partida. Contudo, no registo disciplinar, os dragões são somente a 12.ª equipa mais admoestada (12 amarelos e um vermelho), com uma média de dois amarelos por partida.

Estrutura insatisfeita com dualidade de critérios

De acordo com informação avançada pelos diários desportivos, estes dados estão a gerar algum descontentamento na estrutura verde e branca. No jogo diante do Gil Vicente FC, João Palhinha viu um cartão amarelo ainda no primeiro minuto da contenda. O banco do Sporting CP não gostou da decisão. Os protestos não estarão diretamente relacionados com o lance em particular, mas sim com a facilidade com que os jogadores leoninos são amarelados pela equipa de arbitragem. No duelo com os gilistas, os comandados de Rúben Amorim viram um total de cinco amarelos (Neto, Feddal, Palhinha, Pedro Gonçalves e Šporar).

Fotografia de Sporting CP

É tão fácil dar cartões a jogadores do Sporting…

Para os outros, que inclusive, cometem mais faltas fazem vista grossa.

É como no hóquei, raro é o jogo que o Sporting não atinge as 10 faltas e por vezes mais do que isso.

No futsal também é sempre a carregar e ainda tem o particular de nos jogos contra os rabolhos as faltas deles ficarem congeladas na quinta falta, isto para não falar que fazem muitas vezes o dobro das faltas e nem assinaladas são.

Existe uma dualidade de critérios aberrante no toca a faltas marcadas a favor ou contra e nos cartões mostrados em várias modalidades no que a nós diz respeito, por esses criminosos dos sopra apitos.

Se levassem um aperto valente (como outros fizeram no centro de estágio dos sopra apitos) com certeza começam a pensar duas vezes antes de prejudicar o Sporting…

1 Like

Campeonato: Sporting 4-0 Tondela

Cartões: Palhinha (amarelo), Matheus Nunes (amarelo), Nuno Santos (amarelo)

Futebol

SPORTING CP CONTINUA A SER CARREGADO COM CARTÕES

Em comparação com rivais, leões saíram prejudicados nas primeiras jornadas da Liga NOS

Redação Leonino

Texto

4 de Novembro 2020, 16:58

O Sporting CP vê um cartão amarelo a cada quatro faltas. Nas primeiras seis jornadas da Liga NOS, os leões cometeram um total de 87 faltas, sendo admoestados por 21 vezes, perfazendo uma média de um amarelo a cada 4,1 faltas. Apesar de ser apenas a 14.ª equipa que mais falta comete, a turma de Alvalade é o conjunto mais visado pelas equipas de arbitragem.

Em comparação com os rivais (FC Porto e SL Benfica), a diferença é significativa. Os encarnados têm uma média de um amarelo a cada 5,6 faltas (14 amarelos e 79 faltas) e os dragões – segunda equipa que mais faltas comete na Liga NOS – são admoestados com uma cartolina amarela a cada 9,4 faltas (12 cartões e 113 faltas). Se juntarmos a esta contabilidade o SC Braga, é possível perceber que os bracarenses têm uma média de 6,8 faltas para amarelo (13 cartões e 89 faltas).

Curiosamente, o conjunto de Rúben Amorim é a segunda equipa que mais faltas sofre no campeonato, com um total de 108, apenas superado pelo Vitória SC (111).

Estrutura do futebol descontente com prestação dos árbitros

Para lá da arbitragem no clássico frente ao FC Porto (LER AQUI), os responsáveis leoninos já demonstraram o seu degradado para com estes dados (LER AQUI), tendo, inclusive, defendido, por exemplo, que os áudios do VAR sejam públicos (LER AQUI).

Fotografia de Sporting CP

Campeonato: Vitória SC 0-4 Sporting

Cartões: Porro (amarelo)

Campeonato: Sporting 2-1 Moreirense

Cartões: Nuno Santos (amarelo)

Campeonato: Famalicão 2-2 Sporting

Cartões: Nuno Santos (amarelo), Feddal (amarelo), Palhinha (amarelo), Pote (duplo amarelo)

LEÕES ´CARREGADOS´ COM AMARELOS

Sporting CP é a segunda equipa da Liga NOS que mais cartolinas amarelas vê (31). No entanto, os comandados de Amorim são, em média, apenas a nona equipa que mais faltas comete por jogo

Redação Leonino

Texto

20 de Dezembro 2020, 14:37

O Sporting CP é a segunda equipa da Liga NOS que mais cartões amarelos vê. Com dez jornadas disputadas, a turma de Alvalade soma um total de 31 cartolinas amarelas, apenas superada pelo FC Famalicão (33). Porém, olhando para o número de faltas cometidas (162) por jogo, os leões são apenas a nona equipa nesse registo (16,2). No jogo do passado sábado, frente ao SC Farense, foram quatro os rapazes de verde e branco que viram o cartão amarelo: João Palhinha, Nuno Santos, Tiago Tomás e Sebastián Coates.

Em comparação com o FC Porto, por exemplo, o conjunto de Rúben Amorim tem quase o dobro dos cartões amarelos. Os dragões viram apenas 16 amarelos, contra os 31 do Sporting CP. Contudo, os comandados de Sérgio Conceição têm uma média de 17,3 faltas por jogo, ocupando o quarto lugar neste registo.

Esta dualidade de critérios, bem como algumas das nomeações do Conselho de Arbitragem (CA) e da atuação do VAR nos jogos com o FC Porto e FC Famalicão, tem causado indignação na estrutura leonina.

Em público, o porta-voz tem sido Miguel Braga, mas, oficialmente, o Sporting CP também já fez chegar uma exposição ao CA da Federação Portuguesa de Futebol.

Curiosamente, esta segunda-feira, 21 de dezembro, Fontelas Gomes, Presidente do CA, marcará presença numa conferência online organizada pelos leões, com o intuito de discutir os desafios da utilização do VAR (LER AQUI).

Fotografia de Sporting CP

NA BEIRA DA SUSPENSÃO

Sporting CP tem quatro jogadores que, caso sejam amarelados frente ao B-SAD, falham receção ao SC Braga

Tiago Jesus

Texto

20 de Dezembro 2020, 16:03

A turma de Alvalade saiu vitoriosa, no passado sábado, 19 de dezembro, frente ao SC Farense, por 1-0, mas a noite não correu bem em todos os aspetos para os leões. No capítulo disciplinar, o conjunto leonino viu quatro jogadores serem amarelados, sendo que três ficam com um total de quatro cartões na Liga NOS, estando a um da suspensão.

Estes números são coerentes com aquilo que tem sido a amostragem de cartões ao conjunto verde e branco, que é a segunda equipa mais amarelada do campeonato (LER AQUI). A turma leonina é quem tem mais jogadores à beira da suspensão, com quatro leões nessa lista – Nuno Santos, Zouhair Feddal, Sebastian Coates e João Palhinha.

Em comparação com os rivais diretos, é visível a diferença a nível disciplinar. A turma do SL Benfica tem apenas um jogador com quatro amarelos na Liga NOS, sendo ele Nicolas Otamendi. Já o conjunto azul e branco do FC Porto não tem nenhum atleta perto de atingir as cinco cartolinas amarelas.

Fotografia de Sporting CP