Finlândia - Portugal

Antes de tudo, dizer que Ricardo Costa não é, nunca foi e, arrisco a dizer, nunca será um jogador de Selecção. Para além das limitações técnicas, acrescenta ainda uma boa dose de estupidez às suas características enquanto jogador. A forma como foi expulso é duma imbecilidade atroz.

Dito isto, achei este jogo globalmente deprimente. Frente a uma equipa cujo melhor jogador tem 35 anos, havia que ter uma ambição muito maior. Scolari tratou, com as suas declarações antes do jogo, de incutir nos jogadores a ideia de que empatar na Finlândia seria um bom resultado. Talvez por isso, quando começámos a jogar com 10 jogadores, a equipa se tenha retraído em excesso, abdicando praticamente de atacar. As substituições de Scolari agravaram ainda mais a situação.

Da equipa inicial, para além da inclusão de Ricardo Costa no onze, acho também que Caneira não deveria jogar na direita. Se é verdade que Paulo Ferreira não tem feito grandes jogos pela Selecção, é também verdade que terá potencialmente um desempenho muito melhor do que Caneira para quem aquela posição é estranha. Adaptações fazem-se em situações de recurso, o que não seria o caso. A hipótese de Caneira jogar seria, quanto a mim, no lugar de Nuno Valente, jogador que apenas e manterá na Selecção graças à crise de laterais esquerdos em Portugal.

Dito isto, é fácil perceber o porquê de tantas dificuldades na defesa. Fora Ricardo Carvalho, tudo o resto era muito pobre. Vale que Ricardo Rocha até terá entrado bem. Que Meira, Andrade e Miguel voltem depressa.

Mas o que se notou nesta “nova Selecção” foi a dependência de Deco. Se Deco jogava mal, a Selecção jogava mal, quando Deco melhorou, a Selecção melhorou também. Foi, de longe, o jogador mais influente da equipa.

Contrastando com a boa exibição de Deco, a exibição de Cristiano Ronaldo. Terá sido a exibição ideal para os seus detractores, tão desastrada que terá sido. Agarrado à bola, parecia querer fazer tudo sozinho. O problema foi que acabou ridicularizado por diversas vezes, perdendo quase sempre a bola na sequência de fintas inconsequentes. Em jogos como este fica a ideia de que o jogador do Manchester ainda precisa de evoluir muito até ser considerado um jogador completo. Hoje foi pouco mais do que nulo.

Mas se Cristiano Ronaldo não evolui, Nani mostra exactamente o contrário. Na sua estreia a sério, mostrou-se à altura das expectativas. Fintando apenas quando é necessário, Nani mostrou-se bem mais objectivo que Ronaldo. A sua maior pecha parece-me a capacidade física. Nani cai no chão com excessiva facilidade, resistindo pouco aos embates, ainda que me pareça haver também alguma “queda para a queda”, ou seja, em certos lances Nani prefere ganhar a falta do que tentar continuar a jogada. Acho que seria de corrigir este particular. De qualquer forma, sinto-me bastante satisfeito com a sua evolução como jogador.

Por fim, não posso deixar de destacar o golo de Nuno Gomes. É um jogador com o qual antipatizo, mas não posso deixar de ficar indiferente à sua apetência para marcar na Selecção. Acho mesmo que o seu índice de aproveitamento face às oportunidades que teve para jogar deverá ser bastante elevado. Nesse particular, acho que já merecia há mais tempo a titularidade. Até porque a concorrência é francamente fraca. Ver Postiga e Hugo Almeida no banco é tudo menos tranquilizador.

concordo com o post e tambem ainda nao percebi o que faz o cepo do Ricardo Costa a central, é uma completa nulidade e hoje prejudicou a equipe com a expulsao e o buraco no primeiro golo…
o CR esta armado em galo, pare de jogar so para si e pense mais na equipe, ja chateia ver a forma de jogar dele

o que tera o Ricardo Costa de fazer mais para o Scolari perceber que ele n é jogador de selecção :roll: os 2 amarelos que levou foram do mais estupido que vi…

nota + para Nani, Ronaldo e Deco

Cristiano um jogador de bola!? :shock: :shock: :shock: :shock:

Nao tive tempo para ver o jogo todo,mas quando cheguei a casa acompanhei o que pude e mal liguei a televisão o Ricardo Costa é expulso por uma falta absolutamente ridicula e inacreditavel.Vi Portugal completamente recuado com o Ronaldo a brincar com a bola com um autentico desdém para com o jogo.

Dizer que o Cristiano Ronaldo tem de pensar mais na equipa e simples,meus amigos vejam os jogos do Manchester pois ele ai nao brinca e contribui imenso para a sua equipa.Os jogadores nao querem arriscar lesoes principalmente nesta altura entao nao se preocupam rigorosamente nada,claro que nao sao todos mas muitos pensam desta maneira.

Scolari ja o sabia e foi preparando os Portugueses para um empate,o que tornava a vitória muito mais saborosa e tornava o empate um resultado “normal”.

Nao tive tempo para ver o jogo todo,mas quando cheguei a casa acompanhei o que pude e mal liguei a televisão o Ricardo Costa é expulso por uma falta absolutamente ridicula e inacreditavel.Vi Portugal completamente recuado com o Ronaldo a brincar com a bola com um autentico desdém para com o jogo.

Dizer que o Cristiano Ronaldo tem de pensar mais na equipa e simples,meus amigos vejam os jogos do Manchester pois ele ai nao brinca e contribui imenso para a sua equipa.Os jogadores nao querem arriscar lesoes principalmente nesta altura entao nao se preocupam rigorosamente nada,claro que nao sao todos mas muitos pensam desta maneira.

Scolari ja o sabia e foi preparando os Portugueses para um empate,o que tornava a vitória muito mais saborosa e tornava o empate um resultado “normal”.

Ele no MU cruza as bolas para a area o que era completamente inutel contra os finladeses, o CR tem 1,85 e parecia um baixote no meio dos centrais finladeses.

Scolari optou por jogar com dois trinco o que eu até compreendo pois com a equipa tão desfalcada e aquela defesa é natural que ele não queira arriscar no entanto a verdade é que ninguém o obrigou a convocar o patético Ricardo Costa que mais uma vez só fez merda e foi assim que Portugal se viu a perder depois duma entrada a dormir que poderia ter tido outras consequências.
Em desvantagem Portugal reagiu chegando ao empate com naturalidade e quando no início da 2ª parte a equipa parecia capaz de chegar à vitória eis que o Costa volta a borrar a pintura com uma entrada estúpida e desnecessária que lhe valeu o merecido cartão vermelho. Mas nem tudo foi mau pois se a partir daí Portugal quase deixou de existir em termos ofensivos a verdade é que com a entrada do Rocha para o centro da defesa acabaram-se os sustos e sendo assim o empate até foi um bom resultado mas o melhor deste jogo é que ficámos livres do Costa, esperemos que não apenas por um jogo.
Individualmente, Ricardo Nani e Deco foram os melhores. Caneira, Valente, Petit e Gomes estiveram muito apagados e Ronaldo insistiu em fazer tudo sozinho.
A arbitragem nem sempre teve critérios disciplinares uniformes mas não pudemos queixar da expulsão e não fossem as brancas do árbitro o Petit também tinha embarcado mais cedo

Pessoal, a jogar com menos um jogador, quando o objectivo era claramente o empate e só com o Ronaldo na frente, claro que este tinha que segurar a bola para chegar ajuda e principalmente tentar ganhar faltas, o que fez muito bem. Eu acho que o Ronaldo fez o que o Scolari muito provavelmente lhe terá pedido, e se virem bem, permitiu que os jogadores lá de trás respirassem muitas vezes, parou o impeto atacante dos finlandeses, ganhou muitas faltas, podia ter expulso um ou dois e, ainda mais importante, sozinho segurou 4 defesas adversários sempre na retaguarda.

Na minha opinião, fez um jogão.

Pessoal, a jogar com menos um jogador, quando o objectivo era claramente o empate e só com o Ronaldo na frente, claro que este tinha que segurar a bola para chegar ajuda e principalmente tentar ganhar faltas, o que fez muito bem. Eu acho que o Ronaldo fez o que o Scolari muito provavelmente lhe terá pedido, e se virem bem, permitiu que os jogadores lá de trás respirassem muitas vezes, parou o impeto atacante dos finlandeses, ganhou muitas faltas, podia ter expulso um ou dois e, ainda mais importante, sozinho segurou 4 defesas adversários sempre na retaguarda.

Na minha opinião, fez um jogão.

:shock:

E o número de vezes que perdeu a bola por insistir nas fintas, não contam para a tua análise? Lembro-me de várias jogadas de ataque dos finlandeses que começaram nos pés de Ronaldo. Começava os números de malabarismo e perdia a bola de forma quase ridícula. E olha que só ficou sozinho na frente mesmo no final. Antes disso também conta.

Resumindo, esteve muito mais perto do joguito do que do jogão.

Eu não tive oportunidade de ver o jogo, mas parece-me que de facto o Ricardo Costa não é jogador para a Selecção. Talvez seja jogador para o fcporco, com uns telefonemas antes dos jogos, mas para a selecção não é :!:
E se continuo a achar que o Ricardo Costa só joga na Selecção por ser jogador do fcporco, continuo a achar tambem que o Tonel só não joga na dita Selecção por ser jogador do Sporting :!: :evil:

O Ricardo Costa é uma anedota. Até o Ricardo Rocha dá mais confiança que aquele azeiteiro :? O Scolari quando é casmurro, é mesmo e só aprende quando vê mesmo a merda à frente dos olhos, então espero que tire aquele merdas da selecção e chame alguém como Tonel ou até Zé Castro.

E não percebo essa teoria de o Tonel não jogar por ser do SCP. Neste momento somos a equipa mais representada. E além disso a polémica do Scolari é maior com o FCP do que propriamente connosco.

E o número de vezes que perdeu a bola por insistir nas fintas, não contam para a tua análise? Lembro-me de várias jogadas de ataque dos finlandeses que começaram nos pés de Ronaldo. Começava os números de malabarismo e perdia a bola de forma quase ridícula. E olha que só ficou sozinho na frente mesmo no final. Antes disso também conta.

Resumindo, esteve muito mais perto do joguito do que do jogão.

Bom, provavelmente achas que ele devia era tentar ir à linha e cruzar para a Amélia ou pra ninguém… Eu n acho, ele tinha que rasgar para a área e o Deco era o responsável por lançar jogadores em profundidade.

Acho estranho como é que ninguem questiona o Costinha ??

Se aqui criticamos o Custodio, meu Deus o Costinha ainda consegue jogar num espaço de terreno mais reduzido.

No jogo com a Dinamarca, quem jogou ao lado dele foi o Moutinho, ontem a fava tocou ao Petit. Era impossivel estes jogadores sobressairem, tem que correr por dois, porque o Costinha encosta-se aos centrais e não sai de lá. É aflitivo !!!

Sobre o jogo tudo está dito. Grande exibição do Nani, o Deco foi subindo de rendimento ao longo do jogo, o passe para o golo é magistral ! O Cristiano continua muito vedeta e jogar em demasia para a plateia.

O Ricardo Costa não vai passar disto, por isso nunca se imporá no FCP e muito menos na Selecção. 30 vezes o Tonel.

Bem dito Nuno, em relação ao Costinha. Mas mais depressa saiem os outros todos do que o Costinha. É o protegido do Scolari. Enfim… só quando já andar de cadeira de rodas dentro do relvado é que vai ser substituído.

O Ricardo Costa é uma anedota. Até o Ricardo Rocha dá mais confiança que aquele azeiteiro :? O Scolari quando é casmurro, é mesmo e só aprende quando vê mesmo a merda à frente dos olhos, então espero que tire aquele merdas da selecção e chame alguém como Tonel ou até Zé Castro.

E não percebo essa teoria de o Tonel não jogar por ser do SCP. Neste momento somos a equipa mais representada. E além disso a polémica do Scolari é maior com o FCP do que propriamente connosco.

Os jogadores do Sporting sempre foram prejudicados nas convocatórias para a Selecção. Como exemplo máximo tiveste o Manuel Fernandes que depois de se ter sagrado melhor marcador do campeonato nem ao Mundial de Saltilho foi :evil:

Os jogadores do Sporting sempre foram prejudicados nas convocatórias para a Selecção. Como exemplo máximo tiveste o Manuel Fernandes que depois de se ter sagrado melhor marcador do campeonato nem ao Mundial de Saltilho foi :evil:

Pensei que estivesses a falar da era Scolari. É com que o brasileiro no comando a única grande injustiça que vi foi a chamada do Ricardo Bosta e não do Tonel para o Mundial, isto se a memória não estiver a deixar escapar outros casos.

Não vi, por falta de interesse. :roll:

Depois de ver festejar empates contra a Eslovaquia como se uma vitoria fosse, depois da suprema humilhaçao que foi o empate com o Liechenstein, so me faltava agora ver uma selecçao nacional toda empertigada pq empatou com esse colosso chamado Finlandia…

Mas sinceramente este assunto é como o Pipinho no SCP para mim, se a maioria está contente, deixa andar, qdo a merda bater na ventoinha eu nao me vou salpicar pq ja nao estou la…

Oh Incitatus tu já não és nenhum rapazote por isso lembras-te perfeitamente do tempo em que nós nunca íamos às fases finais.
Hoje não só vamos como até fazemos umas coisitas engraçadas.

Scolari tem toda a razão quando diz que não devemos ficar convencidos que já somos os melhores porque na verdade não somos. O nosso grupo é bastante competitivo e tem pelo menos quatro selecções que nos podem complicar a vida entre elas está esta Finlândia que nos últimos anos têm progredido e discutido qualificações, portanto empatar lá não é um resultado negativo tal como empatar em Moscovo ou Bratislava não foi.

O resultado de Liechtenstein foi apenas um percalço daqueles que acontecem, embora Portugal seja um habitué nestas coisas, mas com Scolari era menos provável, porque ele não admite brincadeiras.

Eu concordo até com o pragmatismo do Scolari. Ao menos não deixa os jogadores terem aquele excesso de confiança que às vezes tão caro nos sai. Ele é realista. Não é de 8 nem 80 como os portugueses muitas vezes são. E como nesta qualificação passam os dois primeiros até que um empate na Finlândia não é negativo dadas as circunstâncias.

Temos jogos em casa contra Azebaijão, Cazaquistão, Finlândia, Bélgica, Polónia. Temos grandes hipotéses nestes. Fora contra o Azerbaijão e o Cazaquistão também. Bélgica, Polónia fora e os dois da Sérvia é que são os mais complicadotes, mas com uma selecção mais rotinada penso que também temos todas as condições para conseguir pelo menos um ponto.