As bancadas do Paz Amizade ao nível do campo dá a sensação que até o Paz Amizade leva mais gente do que o Multiusos de Odivelas, mas o Paz e Amizade leva 2300 enquanto que o Multiusos de Odivelas 3500…
É esperar que o Pavilhão João Rocha tenha mais a ver com o Paz e Amizade do que com o de Odivelas. Relembro o ambiente do Sporting - El Pozo em Odivelas.
O BdC prometeu o pavilhão (para quando) durante a campanha?
não referiu datas ao certo. Mas isto é daquelas promessas (talvez a única) que não acredito que seja cumprida neste mandato. O bruno encontrou o sporting pior do que julgava e isso vai levar a algumas modificações. Compreendo a necessidade de um pavilhão, mas a verdade é que há coisas mais importantes. Se tudo correr bem e o sporting começar a dar lucro há que criar planteis mais competitivos no futebol, apostar nas modalidades, criar a sporting tv, etc.
Caso o bruno faça o trabalho que todos esperamos e consiga um 2º mandato, talvez ai o pavilhao seja construído…
a mensagem não foi para mim, mas como também não gostei do discurso vou responder.
Já expliquei o meu ponto de vista há uns posts atrás. O discurso que poderia ser dito? Por exemplo, caso o jornalista perguntasse “Está confiante para a conquista do campeonato? Quais as expectativas para os jogos da final?” Resposta tipo: Obviamente que estamos confiantes, afinal somos o sporting. Sabemos do nosso valor, aquilo que fizemos ao longo da época com uma fase regular quase perfeita e com a conquista da taça de portugal. Estamos num bom momento, praticamos bom futsal e isso é visivel para todos os adeptos. No entanto, temos consciência do valor do adversário. É nosso rival, é o actual campeão e as coisas não serão facilitadas, nem nos serão dadas de mão beijada. Tudo aquilo que fizemos ao longo da temporada agora pouco importará, as finais são sempre finais e é natural que o nosso rival esteja motivado. Iremos jogar jogo a jogo, sempre com a vitória na mente, honrando as cores da nossa camisola, com esforço, dedicação e devoção a começar já pelo primeiro jogo no sábado, que é isso que interessa neste momento.
Para seguir a tendência, venho aqui dizer que não gostei nada da arrogância e basófia demonstradas… errr, não, não venho.
Não acho que tenha havido qualquer arrogância exagerada da parte da nossa equipa e equipa técnica, mas sim um afirmar realista de que somos, de facto, favoritos nesta série, e de que temos melhores jogadores, melhores processos e melhores resultados acumulados até agora. Trata-se de confiança num trabalho bem desenvolvido, que sempre foi feito com a maior das humildades.
Acredito muito, muito nesta equipa. Vamos lá, para cima deles.
Fico-me pela seta (Já comentei no do futsal). Cansei desta conversa da treta sobre bazófia, arrogancia, muito coitadinhos e humildes e o crçs … estas conclusões vindas do outro lado, até entendia dado serem limitados, mas vindo do nosso, juro que não percebo (nem vou tentar) a dificuldade em entender o realismo/ambição/confiança dos nossos atletas e técnico.
À semelhança do que aconteceu com muita gente daqui, eu também não gostei muito do que fui lendo e ouvindo por parte dos nossos responsáveis. Ser favorito e assumi-lo é uma coisa, dizer frases como «dificilmente o Sporting não será campeão» é outra. Não gosto nem nunca gostei deste tipo de discurso, os lampiões é que costumam fazer da bazófia um modo de vida e este ano como sabemos deram-se mal. Favoritismo sim (aliás, nem podia ser de outra forma visto que só perdemos um jogo ao longo de toda a época), mas sobranceria não.
Posto isto, digo também que raras são as vezes em que posso ter o prazer de dizer que tenho confiança numa equipa do Sporting, e felizmente esta é uma dessas ocasiões. A equipa está a jogar com uma intensidade de cortar a respiração, não descansa enquanto não marca um golo e, para além de um forte espírito de grupo e das muitas individualidades, tem ainda o Divanei, que é o melhor futsalista em Portugal. Como não sou nem o treinador nem jogador de futsal do Sporting posso dizer que, olhando para o que foi a época, será uma surpresa e até uma injustiça se não ganharmos este campeonato, visto que esta foi provavelmente a melhor equipa de sempre desde que a modalidade é praticada no nosso país. Mas atenção que o Benfica é uma equipa forte, matreira e experiente, vão jogar na expectativa e apostar nos contra-ataques para nos surpreender. Acho difícil que nos ganhem 3 jogos em 5, mas se nos marcarem primeiro vai ser complicado dar a volta ao marcador… É por isso que não gosto de ver jogadores a dizerem que querem resolver isto em 3 jogos, como se o Benfica fosse uma equipa de amadores. É óbvio que podem ter esse desejo, eu próprio também o tenho, mas o importante é ser campeão nem que seja por 3-2.
Sei que este discurso advém de uma confiança tremenda do grupo nas suas capacidades e no trabalho que têm vindo a desenvolver, mas é exactamente por isso que deve haver espaço para que os jogadores do Benfica ganhem confiança, muito menos à nossa custa. Convém portanto não dar motivos ao adversário para se galvanizar, e receio que o nosso discurso possa por vezes ter sido algo imprudente. Se ganharmos, essas palavras vistas em retrospectiva apenas anunciam um favoritismo que se veio a verificar; por outro lado, se perdermos, vão fazer com que a derrota seja mil vezes mais difícil de digerir, porque os lampiões não se vão coibir de nos esfregar na cara a nossa suposta sobranceria.
Seja como for, amanhã e no domingo vou estar no pavilhão a torcer por mais uma vitória no campeonato. Esta equipa merece por tudo aquilo que fez ao longo da época, e os adeptos merecem pelo apoio constante ao futsal e também por tudo aquilo que têm sofrido noutras modalidades. Só peço esforço, dedicação, devoção e muita, muita humildade. O resto virá por acréscimo. :arrow:
Se lerem as declarações completas do Nuno Dias, verão que a conversa, da nossa parte, sobre prepotência e arrogância faz menos sentido que um livro de Gramática da Língua Portuguesa escrito pelo Jorge Jesus.
“[b]Fomos melhores do que o Benfica durante toda a época e não faz sentido pensarmos nesta final doutra forma.[/b] Com todo o respeito que a equipa do Benfica merece, [size=12pt][b]seria um hipócrita se não dissesse que somos favoritos, principalmente depois de todo o percurso que realizámos. Se praticamos um melhor futsal, se jogamos melhor do que o Benfica, se ficámos à frente deles na fase regular, se já lhes ganhámos nas duas vezes que jogámos contra eles, não faz sentido não assumir a nossa superioridade. Não estou a ser arrogante, estou sim a ser confiante”[/b][/size], sublinha.
“[b]Sabemos que as finais nem sempre são bem jogadas e que, em certos momentos, e principalmente nos grandes derbies, temos de contar com o fluir das emoções e das grandes pressões[/b]. Mas, quanto mais nos distanciarmos desses elementos, melhor. [size=12pt][b]Se assim for[/b][/size], dificilmente o Sporting não será campeão”, garante.
A confiança do Sporting é sustentada por aquilo que a legitima: factos. O site do Sporting é que não soube escolher a melhor declaração do treinador.
Já as tinha lido, li-as outra vez e mantenho o que disse. Acho que faz todo o sentido que nos assumamos como favoritos e concordo com o Nuno Dias que se não o fizéssemos seria uma hipocrisia, mas eu no lugar dele não seria tão categórico nessas afirmações - ou, por outro lado, guardava-as para depois das finais, caso o desfecho seja aquele por que todos ansiamos. Se me perguntares se o treinador disse alguma mentira eu digo-te que não, mas continuo a dizer que podia ter adoptado um discurso menos apaixonado. Por um lado protegia o grupo e por outro lado protegia o Sporting, porque já se sabe que há certas frases que são sempre empoladas pela imprensa.
Seja como for, os jogadores, o treinador e a restante equipa técnica têm feito um trabalho que fala por si, e eu não sou ninguém para criticar aquilo que tem vindo a ser desenvolvido quando o resultado está à vista. Já dei a minha opinião sobre o discurso adoptado, penso que o mais importante agora é falarmos de futsal e esperar ansiosamente que cheguem as 14h20 de amanhã. Estamos às portas de mais uma final e o título espreita por detrás delas. Que tudo isto acabe como os sportinguistas merecem.
Eu também acho que as declarações que têm vindo a público são um tanto ou quanto excessivas, mas ler por aqui que ainda são piores que reservar o Marquês faz-me rir.
Treinador e jogadores sabem o que valem e do que são capazes, o que me deixa muito satisfeita.
Calor infernal, muita gente, muito fumo. Nunca destilei tanto na minha vida. :mrgreen:
Acho que foi esse jogo que vi com o Assenza e estava um ambiente infernal.
«Fomos melhores do que o Benfica durante toda a época e não faz sentido pensarmos nesta final doutra forma. Com todo o respeito que a equipa do Benfica merece, seria um hipócrita se não dissesse que somos favoritos, principalmente depois de todo o percurso que realizámos. Se praticamos um melhor futsal, se jogamos melhor do que o Benfica, se ficámos à frente deles na fase regular, se já lhes ganhámos nas duas vezes que jogámos contra eles, não faz sentido não assumir a nossa superioridade. Não estou a ser arrogante, estou sim a ser confiante», Nuno Dias, treinador de futsal do Sporting.
Acho este discurso óptimo. É verdade que é capaz de soar a estranho, tal a falta de rugidos que nos habituámos a ouvir, mas faz todo o sentido. Que os lampiões digam que é arrogância, até se percebe, dada a falta de espelhos que têm no pré-fabricado. Que a imprensa só atribua favoritismo ao Sporting através das palavras dos seus jogadores e treinadores, também se entende, pois o discurso vitorioso está encomendado para outras cores. Agora, o que mais me irrita são os Sportinguistas moralistas. Aqueles que dizem que não devíamos mostrar-nos tão confiantes, pois parecemos o adversário. Aqueles que dizem que não devíamos mostrar-nos tão confiantes, porque depois se perdermos é uma chatice.
Deixem-se de merdas, sff. Isto é um discurso coerente. Lúcido. Lógico. Confiante. E é isso que eu espero ver, mais daqui a pouco: confiança, muita confiança, e ainda mais vontade de ganhar o jogo, nem que para isso a sola dos ténis tenha que ficar agarrada ao piso do pavilhão!