Hã? Entao o clube tem 77% das accoes e FSF justifica que o clube ficar com 51% seria inviavel pq o acionista (neste caso o clube) nao aprovaria tal proposta? Hã? :think:
Mas porque é que FSF quer que o clube deixe de mandar no futebol? ^-^
"
Aumento de capital na mesa
ABRANTES MENDES PROPÔS
Abrantes Mendes, sem apelar directamente ao voto contra relativamente ao Projecto de Restruturação Financeira, propôs como alternativa o aumento de capital da SAD – tal como já havia feito Dias da Cunha antes da reunião magna de ontem –, para que o clube pudesse manter a maioria de 51 por cento.
Soares Franco rebateu de imediato a ideia, explicando que essa via seria liminarmente rejeitada pelos bancos e restantes accionistas, que não têm sido remunerados pelo investimento feito e já foram “prejudicados” com um anterior aumento de capital, que fez passar as acções do valor unitário inicial de 5 euros para 2 euros.
O presidente foi claro ao demonstrar que mais esta sobrecarga para os accionistas não seria viável, por eles não estarem dispostos a fazê-la passar na AG da SAD, marcada já para amanhã.
"
Essa foi outra. Quando o ouvi dizer isso deu-me vontade de rir.
O Sporting não pode aumentar agora o capital da SAD, porque os accionistas não o aprovarão. E quem é o accionista com poder para aprovar? É o Sporting… ^-^
Imaginemos que o clube SCP fica apenas com 49% da SAD, ficando os accionistas e investidores com os 51% e controlo sobre as decisões que se tomam:
Se algum dia a SAD tomar uma medida que seja impopular aos sócios, isso terá repercussão nas acções da SAD, ou seja, a SAD perde dinheiro?
2)A SAD está ligada ao Sporting. Os triunfos da equipa da futebol gerarão riqueza e essa será capaz de atrair investidores para a SAD?
O aumento de capital da SAD com um imaginativo boom de investidores e os negócios da SAD que em principio terão como objectivo o lucro para a mesma e para os accionistas, poderão dar riqueza ao clube?
Depende do que queres a curto prazo e a longo, depende de como se dividem os dividendos, sim porque os lucros não vão para os accionistas, só se forem em dividendos.
Já agora o que vale mais o ter uma carteira que valoriza com as vitórias ou receber uns miseros dividendos vindos dos lucros?
A questão dos accionistas não terem ficado satisfeitos com o anterior aumento de capital é porque lhes foram ao bolso e não ganharam poder algum, o que até é logico no ponto de vista do accionista. Mas também é facil vedam…