FIFA 12

Eu fiz uma comparação exagerada porque a acho a mais correcta tal a diferença actual. É que jogos de futebol que mereçam um head 2 head só existem estes 2… e um para mim é muito bom e o outro é razoável…

Eu insisto nesta ideia, sem que levem a mal atenção: Quem joga ainda PES ou o joga porque está a ser um grande teimoso, um verdadeiro fanboy, ou então é porque tem dificuldade em adaptar-se ao estilo de jogo do FIFA, e depois ao sair da sua zona de conforto isso reflecte-se no factor diversão. E é daí que vem o problema neste confronto…o PES, o seu estilo está colado a cuspo nos dedos de quem os joga há anos, eu sei o que é porque já fui assim… passar para o FIFA necessitou de uma pequena curva de aprendizagem, mas garanto-vos que vale a pena.

Vale a pena porquê? Porque se foram como eu, que pegaram no PES ao invés do FIFA naquela altura, 1998,2000,2001,2002… fizeram-no porque o PES era reconhecidamente um jogo mais fiel ao futebol real, era um jogo mais para os amantes do FUTEBOL e o FIFA era um jogo mais arcade…mas isto foi-se alterando… e o PES atinge o ponto de saturação no PES6. O FIFA07 para mim ainda não era melhor que o PES6, mas já se via ali trabalho da EA.
Depois com o PES2008 e com o FIFA08, para mim aí deu-se o inicio de uma nova era nos jogos de futebol virtual. O FIFA tornou-se melhor, ultrapassou o PES nesse ano. E agora é, a cada ano que passo o FIFA sobe 3 degraus, o PES sobe 1, e criou-se um fosso.

Mas garanto-vos que vou jogar os dois como faço sempre. Nunca deixei de jogar um porque gosto mais do outro. O mais provável é jogar PES umas horas e voltar ao FIFA12 com os meus amigos offline e online, em head to head e principalmente no FIFA Clubs que é o modo onde todos jogamos mais.

Era bom. Apesar de que para os amigáveis há sempre pessoal a disponibilizar muitas das equipas dessas ligas no EAFW para o resto usar :).

Comigo será FIFA também. Experimentarei o PES como sempre, mas não há dinheiro para tudo e entre os dois, este primeiro para mim é melhor.

Eu joguei ao jogo da Konami desde o PES2 até ao PES2010, e daí troquei para o FIFA…e nunca me deu vontade de trocar. Se me divirto a jogar PES? Sim, mas para mim o PES ao contrário do que o nome indica vai dando um passo para a frente e dois para trás. E o FIFA avança a passos largos.

PS: Se a jogabilidade do FIFA12 for tão boa como a do jogo do Mundial 2010 então será um jogo quase perfeito.

Já escrevi num tópico destes (PES vs FIFA) que à largos anos que tenho comprado PES. Este último ano não fugiu à regra. Mas à pouco tempo tentei pegar outra vez no jogo (após aqueles meses iniciais de excitação do novo jogo…) e não consegui jogar. Reflecti e cheguei à conclusão que já estou farto do jogo. Desde a PS3 que o meu tempo de PES só dura uns meses após o seu lançamento.
Há aspectos tão ridículos nos últimos jogos e cada ano que passa, nada parece melhorar. Estou farto de gastar tanto dinheiro e ter apenas o prazer de jogar por pouco tempo. Este ano, se nada mudar, estou inclinado a mudar-me para o FIFA. Não mudam eles, mudo eu.

Ao pessoal de FIFA: no modo treinador (ainda existe?), ainda acontecem aquelas transferências ridículas tipo Lahm para o Sport Recife do Brasil logo no início da carreira, entre outras? [o último FIFA que joguei foi o 09, onde coisas destas aconteciam]

É isso. São alguns anos a jogar PES, e nesse sentido domino muito melhor a movimentação do jogador…quando jogo Fifa parece-me demasiado “solto” e estranho e também não lhe dou grandes hipoteses. Mas vou experimentar a ver se lhe ganho o gosto.

Sim sempre existiu :wink: Às vezes, pelo menos no meu, acontecem uma ou outra que envolve um ou outro grande jogador mas não é para clubes pequenos… (peço desculpa se houver aqui algum fã do Sport Recife mas comparado com os melhores clubes são pequenos até a maior parte os de Portugal são pequenos em comparação com Barcelona Real Manchester etc… se feri os sentimentos de alguém peço desculpa) :slight_smile:

Que eu tenha reparado, não. Mais facilmente encontras um jogador “fraquinho” numa boa equipa do que um craque numa equipa banal, mas nestas últimas edições até fiquei com a ideia que os clubes que não são controlados por nós fazem poucas alterações no plantel.

FIFA 12 sem qualquer duvida.

Comecei no FIFA 2002 até ao 2004. Depois fui alternando entre FIFA e PES ( Tenho quase todos desde o PES 5/ Fifa 2005) até ao Fifa 2009. Depois comprei só o Pes 2010. No 2011 comprei o FIFA 2011 e se continuar assim nao vou trocar :arrow:

Eu acho é que nós não conseguimos fazer compras nem vendas na equipa no modo treinador

Claro que consegues. :great:

Eu infelizmente não consigo…
Eu estou como Treinador/Jogador mas também já estive como jogador e em nenhum dos dois consigo fazer vendas ou compras…

se estiverem tão bons como os da época que passou não compro é nenhum.

PES 2011 só joguei a demo e lembro-me que na altura não gostei comparado com o FIFA. comprei o FIFA e foi aquele que menos tempo joguei (de salientar que tenho todos os PES desde o ISS Pro da PS1 e todos os FIFA desde 2002).

jogos de futebol sempre foram aqueles que mais joguei. posso dizer que a série PES, antes de 2008, me fazia jogar uns 300 dias por ano, se calhar até mais.

infelizmente, desde que saiu a PS3, que a série nunca conseguiu ser o que era. continuei a comprar todos até ao 2010, mas passei apenas a jogar a espaços, passando então a ter como jogo de eleição o FIFA. no entanto, este também nunca me conseguiu prender como a série PES.

FIFA teve o seu"boom" com a edição de 2009 e esse sim, foi o jogo que mais joguei nesta geração de consolas. depois o FIFA 10 apenas teve pequenas actualizações e o mesmo se passou no FIFA 11. a forma como os jogadores quebram animações e corrida sempre que é colocada uma bola longa nas costas, a forma como existem demasiadas colisões e um exagero de ressaltos de bola fez com que largasse o jogo.

por isso decidi esta semana comprar o PES 2011, para ver se me entretenho até ao final de setembro, altura em que saem as novas edições. como vi o jogo a menos de 20 euros não hesitei.

mas se ambos mantiverem as mesmas características destas últimas duas edições (2010 e 2011) é certo que não comprarei nenhum. pelo menos à data de saída.

Pois…nenhum desses é o “Modo Treinador”. :stuck_out_tongue:

lol Eles estão no Modo Treinador! Mas secalhar o problema é que eu ainda não fiz de Treinador talvez seja isso o que estás a tentar dizer sendo assim depois vejo isso lol :wink: obg

Joguei este fim de semana Fifa2011, confesso que ainda não lhe tinha pegado ao invés do PES2011 e apesar de ter gostado muito continuo a preferir a jogabilidade do PES. Penso que o FIFA é aquele jogo para nos agarrarmos mesmo sozinhos e passar horas a jogar, torneios etc. O PES é aquele jogo para jogar com os amigos em casa, aquela jogabilidade, a velocidade, os remates de longe que originam os grandes golos.

Numa escala de 0 a 10, daria um 8 ao PES e um 7 ao Fifa.

Eu joguei PES na sexta e foi das piores coisas que eu já vi.

Velocidade e grandes golos? Vi golos horríveis e velocidade nem vê-la. Jogadores presos, sistema defensivo ridículo, etc, etc…

Há uma jogada em que fiquei mesmo desesperado, com o Tevez, na ala esquerda, faço a finta (remate + passe) para ele vir para dentro e o que é que aconteceu? O gajo parecia um deficiente e demorou anos para o fazer!

Meu rico Fifa!

PS: reafirmo, eu antes só jogava PES, sei bem do que falo. Não há cá fanboy nenhum, jogo o melhor jogo que há no mercado, não olho a marcas.

Mas falam do PES para PS3 ou para PC? É que existem diferenças!

Joguei PES para a PS3.

Eu já joguei o do PC e não é assim tão mau. É um jogo mais estratégico que o FIFA sem dúvida, apesar de achar o último mais fluido e em alguns aspetos mais realista.

Mais estratégico? Um jogo em que um gajo mete a bola no jogador mais rápido e vai por ali a fora e marca um golo é estratégico? Fundamentai por favor…

Foi o que me pareceu, mas também só fiz quatro jogos e com a Fiorentina com o Vargas em azul ou cinzento. Concordas que é um jogo diferente do FIFA certamente?