Fichas de Jogo

Talvez este?

relatorio5.jpg

Pode ser esse, mas por agora não vai dar para colocar imagens clicáveis (infelizmente).

Seja como for, já coloquei um esboco aqui (parte final da página):
http://www.wikisporting.com/index.php?title=Teste

E eu já me aventurei aqui:

http://www.wikisporting.com/index.php?title=2008/09#Liga_Sagres

:-[

Está óptimo… infelizmente, não consigo meter essas tabelas centradas, a não ser com um align=“center” quase em cada linha. ???

Não será melhor criar uma predefinição? Assim só é necessário inserir os dados directamente na wiki. E até porque se quisermos posteriormente alterar o formato, basta alterar na página da predefinição (e não uma a uma)

Essa imagem é melhor.

:frowning:

Nisso das imagens clicáveis, a mediawiki 1.14 já vai corrigir isso, caso contrário, tem de se instalar uma extensão, mas a sintaxe é bem complicada, pelo que penso que não vale a trabalheira.

A prédefinicão também pode ser muito útil para a parte do cabecalho e/ou parte final, já que o restante código é simples de colocar.

Entretanto actualizei com a tabela da Champions League, apenas a classificação… Posso Fazer com os resultados de cada jornada se for necessário :slight_smile:

Estive a ver os testes que fizeram na época corrente e parece-me que a coluna que acrescentaram não pode ter o nome de Competição pois estas já estão separadas por secções. Deve ser antes Jornada que para os campeonatos será 1ª 2ª e por aí fora e para as provas a eliminar será 1ª Eliminatória até à Final

Vou tratar de alterar então :wink:

:arrow: E quanto à ficha de jogo em si, dava jeito eu conseguir aceder ao código, para começar a fazer as alterações :stuck_out_tongue:

As predefinições resolvem isso porque a formatação fica logo definida ;D

Tive a experimentar mas ainda não testei portanto não sei se está bem construída. A predefinição ‘Jogos da Liga’ poderia ser qualquer coisa deste tipo:

{| class="wikitable sortable" style="background:#FFFFFF;" | align="center" style="background:#E1EFC2;"|'''Data''' | align="center" style="background:#E1EFC2;"|'''Jornada''' | class="unsortable" align="center" style="background:#E1EFC2;"|'''Jogo''' | class="unsortable" align="center" style="background:#E1EFC2;"|'''Resultado''' | class="unsortable" align="center" style="background:#E1EFC2;"|'''Ficha de Jogo''' |- | align="center"|{{data1}}||align="center"|1ª Jornada||{{jogo1}}||align="center"|{{resultado1}}||align="center"|{{ficha1}} |- | align="center"|{{data2}}||align="center"|2ª Jornada||{{jogo2}}||align="center"|{{resultado2}}||align="center"|{{ficha2}} |- |}
Em que fica logo definido a formatação (quais as células centradas, as cores…) e contendo o elemento estático da Jornada que, em princípio, é adicionado automaticamente conforme o número de jogos inseridos.

O código a escrever nos artigos seria qualquer coisa deste tipo:

{{Jogos da Liga |data1 =15-9-1946 |jogo1 =Atlético C.P. – SPORTING |resultado1 =4 - 5 |ficha1 =[[Ficha]] |data2 =22-9-1946 |jogo2 =SPORTING – C.U.F. |resultado2 =7 - 0 }}
Como não preenchi o conteúdo de ‘ficha2’, em princípio, aparece um espaço em branco.

Como disse, isto é tudo teórico porque ainda não experimentei mas mais logo posso testar.

Sim, parece-me bem.

Lembrei-me agora que basta usar o style=“text-align: center;” para conseguir centrar todo o conteúdo. ^-^ O teu código é bom, mas pode dar problemas caso se queira acrescentar mais jogos do que o número disponível no template.
Assim sendo, fiz algo ligeiramente diferente, um código que pode ser usado para os templates dos Jogos da Liga por exemplo:

{| class="wikitable sortable" style="text-align: center;"
|- 
! style="background:#E1EFC2;" | Data
! style="background:#E1EFC2;" | Jornada
! style="background:#E1EFC2;" class="unsortable" | Jogo
! style="background:#E1EFC2;" class="unsortable" | Resultado
! style="background:#E1EFC2;" class="unsortable" | Ficha de Jogo
|-
| {{{Data|}}}
| {{{Jornada|}}}
| {{{Jogo|}}}
| {{{Resultado|}}}
| {{{Ficha de Jogo|}}}
|-
|}

[hr]

Sendo que, para introduzir dados, basta depois usar um formulário deste tipo (por exemplo):

{{Jogos da Liga start}} {{Jogos da Liga info |Data= |Jornada= |Equipas= |Resultado= |Ficha de Jogo= }} {{Jogos da Liga info |Data= |Jornada= |Jogo= |Resultado= |Ficha de Jogo= }} {{Jogos da Liga info |Data= |Jornada= |Jogo= |Resultado= |Ficha de Jogo= }} {{Jogos da Liga end}}

Isto agora depende de qual acharem mais simples.

Eu acho o anterior mais simples… ???

Pois, eu estava a pensar em fazer o template dos Jogos da Liga logo para poder aceitar até 40 jornadas (se for necessário adicionar mais bastava alterar o template).

Mas é como dizes, tem que ser submetido ao escrutínio :great:

Na tentativa de procurar um código mais simples de editar, peguei naquilo que o Paracelsus já tinha definido na wiki como Template e fiz uma pequena alteração. Adicionei |- no fim deste código:

{| class="wikitable sortable" style="text-align: center;" |- ! style="background:#E1EFC2;" | Data ! style="background:#E1EFC2;" | Jornada ! style="background:#E1EFC2;" class="unsortable" | Jogo ! style="background:#E1EFC2;" class="unsortable" | Resultado ! style="background:#E1EFC2;" class="unsortable" | Ficha de Jogo |-

Depois andei experimentando e, em vez de meter aquele código Jogos da Liga info, pode-se simplesmente inserir texto como numa tabela normal, apenas tendo que colocar os dados segundo a ordem do cabeçalho da tabela.

| "Data1"||"Jornada1"||"Jogo1"||"Resultado1"||"[[Ficha2]]" |- | "Data2"||"Jornada2"||"Jogo2"||"Resultado2"||"[[Ficha2]]"

E pode-se terminar da mesma forma:

|- |}

Assim, para introduzir dados basta usar a sintaxe:

{{Jogos da Liga start}} | 1946-09-15||Campeonato||Atlético C.P. – SPORTING||4 - 5|| |- | 1946-09-22||Campeonato||SPORTING – C.U.F.||7 - 0|| {{Jogos da Liga end}}

Exemplo: http://www.wikisporting.com/index.php?title=Teste (vejam no modo de edição para comparar)

Com este método até se torna mais fácil editar os jogos já que basta colocar | entre o texto já feito.

[hr]
Uma sugestão: na predefinição do cabeçalho podia-se definir logo uns valores fixos da largura das tabelas para ficarem todas iguais e não variarem com o tamanho do texto, o que se podia tornar confuso numa mesma página.

Isto está mais parado que o Departamento de Marketing do Sporting >:D

Proposta de Predefinição

Para iniciar as tabelas das competições, a predefinição “Competição” (ou outro nome qualquer) que pode ser utilizado nas competições nacionais e internacionais. Proponho também que as colunas tenham uma largura definida para no caso de existir mais do que uma tabela numa página, elas sejam todas iguais, tornando menos confusa a visualização da página. Não acho necessário a função de ordenação.

{| class="wikitable" style="text-align: center;" |- ! style="background:#E1EFC2;" width=70px| Data ! style="background:#E1EFC2;" width=100px | Jornada ! style="background:#E1EFC2;" width=275px | Jogo ! style="background:#E1EFC2;" width=70px | Resultado ! style="background:#E1EFC2;" width=100px | Ficha de Jogo |-

Para facilitar a inserção de dados da tabela, acho que não se deve criar nenhuma predefinição própria para este caso. Assim, utiliza-se a sintaxe normal das tabelas:

| "Data1"||"Jornada1"||"Jogo1"||"Resultado1"||"[[Ficha2]]" |- | "Data2"||"Jornada2"||"Jogo2"||"Resultado2"||"[[Ficha2]]"

Como podem ver nas páginas do futebol época a época, os jogos já estão inseridos usando a formatação

11-10-1942 SPORTING – Unidos de Lisboa 2 – 1

Assim, basta “apenas” mudar para a formatação

|- 11-10-1942||1ª||SPORTING – Unidos de Lisboa||2 – 1

Para terminar a tabela, não vejo necessidade em criar uma predefinição própria, pelo que basta adicionar após os dados a sintaxe:

|- |}

Na prática, para fazer as tabelas das competições:
[code=Exemplo de formatação]{{Competição}}
| 15-09-1946||1ª||Atlético C.P. – SPORTING||4 - 5
|-
| 22-09-1946||2ª||Naval 1.º de Maio – SPORTING||7 - 0
|-
| 29-09-1946||3ª||SPORTING – Bayern München (Alemanha)||5 - 1
|-
| 06-10-1946||Fase de Grupos ||Middlesbrough (Inglaterra) – SPORTING||2 - 2
|-
| 13-10-1946||1ª Eliminatória||SPORTING – Benfica||3 - 3||[[13-10-1946 SPORTING–Benfica|Ficha]]
|-
|}[/code]

Como podem ver, proponho também que as páginas das fichas dos jogos, à semelhança do que pôs o Paracelsus, contenham a data dos jogos e as equipas, seguindo a sintaxe “13-10-1946 SPORTING–Benfica”.

Pré-visualizar a predefinição: http://www.wikisporting.com/index.php?title=Teste (Proposta Predefinição)

Agora opinem :wink:

Parece-me bastante acessível, assim que tiver um tempinho vou experimentar com os jogos da época passada. :wink:

Cuidado com as datas no formato dd-mm-aaaa que não permitem a sua ordenação, ao contrário de aaaa-mm-dd. Se não quiserem ordenar essa coluna, então podem deixar estar como na primeira versão.

Já fiz isso, mas se quiserem posso alterar :wink:

http://www.wikisporting.com/index.php?title=2007/08

p.s.- Na tabela da Supertaça tirei a coluna jornada, por achar que não fazia muito sentido :-\

A versão que o to-mane fez é dd-mm-aaaa e acho que não vale a pena pôr a ordenação porque os únicos elementos que se poderiam ordenar era o “Jogo” e o “Resultado”, já que os restantes já estão ordenados.

Acho que fica com bom aspecto.

Quanto à Supertaça, se calhar é melhor fazem também uma predefinição só para ela, eliminando a coluna das jornadas.
[hr]

Se estiverem de acordo, posso criar as predefinições e fazer um guia de como utilizá-las :wink:

Eu acho que fica bastante bem visualmente, por mim, está aprovado :great: