Tenho uma questão a fazer… eu tenciono colocar as fichas dos jogos, mas gostava que me dessem um “padrão” para o fazer visto ainda não existir nenhum exemplo.
Vou retirar as informações daqui http://sportingcp.home.sapo.pt/ (obrigado ao to-mane que me deu o endereçoi) apesar das mesmas se encontrarem noutros locais como o tal Almanaque que tenho falado tanto.
Como deves calcular esse é um processo que será sempre bastante trabalhoso, mas se te queres meter nessa empreitada vais ter de encontrar um modelo que te agrade e simplifique o teu trabalho.
Eu fiz uma experiência no jogo dos 7-1, dá um bocado de trabalho e se calhar há metodos mais simples do que aquele que eu utilizei, mas nisso só os barras a trabalhar no excel é que podem ajudar, depois à medida que fores fazendo irás centamente encontrar formas de simplificar.
Concordo! Até porque da forma que tu colocaste fica mais completo, mas visualmente não me agrada.
Estou à espera que os tais “barras” se cheguem à frente com uma ideia porque eu gostava mesmo de levar avante esse projecto. Como disseste… quero meter-me nessa empreitada, pois tenho a certeza que assim que se colocar a 1ª pedra muito mais empreiteiros-leões aparecerão.
Se for as do ZeroZero, vou ver se consigo construir alguma coisa (ainda só sei fazer tabelas simples em wiki :-[).
Como estás empenhado em iniciar esta empreitada, acho que mais vale abrires um tópico novo nesta secção da Wiki.
EDIT:Consegui fazer uma tabela mais ou menos ao estilo zerozero. Tem é um problema que não sei contornar: é possível que as dimensões não sejam estáticas, variando conforme o texto inserido. Se for isto (vê na página http://www.wikisporting.com/index.php?title=Teste) que procuras, cria um novo tópico e passamos a discutir aí, até porque esta tabela (e outras) dá para fazer no Excel e depois converter facilmente para wiki.
Existem imensas ferramentas de conversão para linguagem mediawiki que podem ser úteis (uma vez que é mais simples alterar, p.ex., uma tabela de Excel que uma de wiki): HTML → Wiki: http://diberri.dyndns.org/wikipedia/html2wiki/ (é bom para tabelas e outras coisas em páginas da web… também funciona para Word → HTML → Wiki) Excel → Wiki: http://people.fas.harvard.edu/~sdouglas/table.cgi (nem é preciso detalhar) Formatos vários → Wiki: User:Cacycle/wikEd - Wikipedia (um editor de texto mais completo que o da wiki)
Assim que tenham um modelo base e se a tabela não for demasiado complexa, pode criar-se um template na wiki e depois é só colocar o nome do template, os dados e a formatação vem automaticamente.
Já que há pessoal a querer fazer as fichas de jogos seria então também interessante arranjar um modelo universal para a listagem dos jogos em cada época - qualquer coisa do estilo do que está em anexo.
Está muito bem, mas é preciso não esquecer que nos jogos das provas a eliminar convém identificar a fase a que se refere o jogo, por isso talvez acrescentando uma coluna, onde nos jogos dos campeonatos se colocaria o número da jornada e nos outros a fase em que está a prova.
No título da coluna em vez de “Equipas” eu colocaria “Jogo”
Ok, aqui segue :great:
Não sei se também poderão aceder mas o ficheiro já contém uma macro que permite converter as tabelas para linguagem wiki: basta seleccionar as células da tabela e correr a macro ‘Format as wikitable’.
Sendo que o procedimento a adoptar seria o seguinte:
[*] Fazer Copy / Paste do cabecalho na página onde se deseja meter a tabela:
{| class="wikitable sortable" style="background:#FFFFFF;"
| align="center" style="background:#E1EFC2;"|'''Data'''
| align="center" style="background:#E1EFC2;"|'''Competicão'''
| class="unsortable" align="center" style="background:#E1EFC2;"|'''Equipas'''
| class="unsortable" align="center" style="background:#E1EFC2;"|'''Resultado'''
| class="unsortable" align="center" style="background:#E1EFC2;"|'''Ficha de Jogo'''
|-
[*] Colocar a info no Excel com as colunas (por esta ordem): Data, Competição, Equipas, Resultado, Ficha de Jogo
[] Fazer Copy / Paste apenas dos dados (ou seja, sem os cabecalhos das colunas (os que descrevi no ponto acima)
[] Usar o conversor aqui: http://www.people.fas.harvard.edu/~sdouglas/table.cgisem a opcão de format headers
[*] Fazer Copy / Paste sem os elementos iniciais {| {{table}}
[*] Apagar o último | que está antes de | }