Nome Completo: Fernando Baptista Seixas Peyroteo. Nacionalidade: Portuguesa. Anos em que jogou no Sporting: 1937 a 1949. Posição: Ponta-de-Lança. Curiosidades e Feitos:Maior goleador da história do futebol, com uma média de 1,6 golos por jogo.
Enorme! Enorme! Vejam bem o nº de golos em relação ao nº de jogos, comparem com o 2º da lista, no entanto só se fala do Eusébio. Se perguntarem a alguém quem é o Peyroteo ninguém sabe!
Não é só o melhor marcador da história do futebol português, é o melhor marcador da história do futebol mundial. Ninguém se equipara à média de golos marcados por esse sr., 1,62 golos por jogo. É obra.
Muito o meu pai falava sobre este senhor! Ele que teve a felicidade de ver ao vivo os 5-1 ao Manchester!
Hoje tenho o prazer de ter as minhas filhas num ATL onde andam sobrinhas-netas de Peyroteo, que com muito orgulho envergam várias vezes as camisolas verde-brandas com esse nome nas costas!
Mas isso também tem que partir do Sporting. Não é uma homenagem antes de um qualquer jogo da 1ª liga que faz a promoção de uma das nossas glórias. É preciso celebrar os nossos heróis! Até a nível interno devem ser mais divulgados, para que quem lá anda sinta a responsabilidade de ter aquele simbolo ao peito.
@Psilva
Qual é a relação entre os 5-1 ao Manchester e o Peyroteo ?
@ChefeSilva
Parabens pelo topico, é teu o texto Chefe Silva ?
@A todos os outros Silvas
Ja agora, alguem sabe se ainda e onde possam estar as imagens do Peyroteo a jogar, tanto pelo Sporting
como pela selecção ?
A RTP nao tem um arquivo qualquer, nao é ? Julgam que haveria hipoteses de eles darem acesso as imagens
caso houvesse um pedido de alguem como o forum ou outra associação de adeptos do Sporting ?
Os feitos do Peyroteo têm sido algo ocultados, para não “fazer sombra” ao Eusébio. A maior parte das vezes os almanaques e quejandos dizem que o Eusébio foi o maior marcador da história do campeonato, porque o Peyroteo jogou no tempo do “Campeonato da Liga” (quatro primeiras edições do Nacional) e supostamente essas épocas “não contam”. Porém, para o Benfica alcançar os 31 títulos e usar aquelas estrelinhas tão lindas tem que contar com os 3 campeonatos “da Liga” que ganhou. Enfim, contam para umas coisas e não para outras.
Na verdade a mudança de nome de I Liga para I Divisão foi apenas isso. Uns anos depois houve uma mudança profunda nas regras, quando o Nacional passou a estar aberto a equipas de todo o país e não apenas de alguns distritos, mas essa mudança não coincidiu com a do nome da competição e ninguém impugna a “validade” dos campeonatos chamados “I Divisão” disputados até então (o campeonato passou a chamar-se I Divisão em 38/39 e foi disputado só por clubes dos distritos de Coimbra, Lisboa, Porto e Setúbal até 40/41, em 41/42 foram admitidos clubes de Braga e Faro, sempre com número de vagas fixas para cada distrito, só em 45/46, com a subida do SL Elvas, o campeonato se tornou verdadeiramente nacional). Enfim, as trapalhadas do costume.
Uma coisa é certa: PEYROTEO é o melhor marcador da história do campeonato português.
O Yazalde foi o melhor marcador num campeonato. O Peyroteo foi o melhor marcador de sempre. Marcava golos até a dormir. É o jogador com melhor média de golos marcados dew todo o mundo, ninguém alguma vez chegará sequer perto do que este sr. fazia.
Nunca o vi jogar, mas diz quem viu que Peyroteo não era um portento de técnica, mas marcava golos com uma cadência espectacular, era o menos tecnicista dos 5 violinos, que valia principalmente pelos golos que marcava, mas marcava, mais de “golo e meio” por jogo. No Sporting tem média de 1,60 golos por jogo, na carreira um bocadinho mais 1,62.
4º - O jogador com mais golos marcados ao Benfica: [b]64 golos em 55 jogos [/b] (média de 1,2 por jogo).
5º - O jogador com mais golos marcados ao F.C.Porto: [b]33 golos em 32 jogos [/b] (média de 1,02 por jogo).
Mas já que até carregas no negrito aqui fica o resumo:
A pergunta parte por eu na mesma mensagem ter juntado sem explicar bem como e porquê o Peyroteo e o o jogo com o Manchester!
A resposta foi dada para explicar que sabendo que são de tempos diferentes identificam os momentos e/ou personagens de quem o meu pai falava com grande entusiasmo e que teve a suprema felicidade de presenciar:
O Peyroteo na sua formação Sportinguista, os 5 violinos já durante a sua vida adulta!
A forma como acabou (quando nos poderia ter dado muito mais). A forma como se lesionou. A forma como ficou sem as pernas.
Mas o que fica para a história são os números e os feitos do melhor avançado que passou pelo campeonato português, sem sombra de dúvida. A par de José Travassos são os melhores jogadores da história do futebol português.