O ano passado tive que o tirar 2 picks mais cedo e o frozenshade avisou logo que se não fosse isso tinha-mo tirado na pick imediatamente seguinte, ou seja, já usam o meu fanboyismo contra mim e agora que o OEL já está no top 50 (+/-) torna-se difícil investir ainda mais nele, pois o “preço” dele já não é a uva mijona que era antes, quando poucos o valorizavam.
Só vou apanhar o OEL este ano se ele cair no draft, não posso deixar que o usem contra mim. Posso, depois, dar Crosby ou Stamkos à troca para o obter, mas isso já é outra história… :twisted:
O princípio é o mesmo da NBA, onde várias colunas estatísticas são contabilizadas, desde as mais nobres até outras underrated:
Goals
Assists
+/- (diferencial de golos marcados/sofridos com o jogador em campo, é tipo a FG% da fantasy NBA, porque podes baixar de posição só por ti, porque é uma média anual)
PIM (penalidades, para premiar os javardolas do jogo. A malta dá pouca importância a isto, porque parece contrasenso premiar jogadores que acumulam penalidades e deixam a equipa em situação mais frágil, mas ficar em 1.º nas penalidades dá mais pontos que ser 2.º nos golos)
ATOI (tempo de jogo, para premiar os jogadores que acumulam muitos minutos nas pernas)
PPP (powerplay points - quando um jogador é penalizado, a sua equipa fica a jogar com 1 a menos - penalty-kill - enquanto o adversário fica com 1 a mais - powerplay. Quem marcar pontos no powerplay - golos ou assists - soma em duas colunas, porque conta na coluna tradicional e nos PPP - um pouco à imagem dos 3PT na NBA)
SOG (shots on goal - remates, pontua mais quem rematar literalmente mais)
BLK (blocked shots, muito similar aos blocks da NBA, premeia os defesas que sacrificam o corpo em frente a um disco que voa a >100km/h)
H (Hits - ainda estamos a conversar sobre se vamos inserir esta coluna, mas parece que sim, e premeia os jogadore mais físicos, que andam ali a dsirtibuir contacto físico e a fazer subir a testosterona)
Depois há colunas específicas de goalies:
W (Wins, ou seja, vitórias acumuladas pelo goalie ao longo do ano)
SV% (save percentage, que é a média do redes e que pode subir e descer durante a época, também é parecida com o FG%)
GAA (goals against average, média de golos sofridos pelo goalie, como também é média, podes dar por ti numa espiral negativa em determinados momentos e vale mais não meter goalies em determinada noite do que derrapar ainda mais)
SO (shutouts, que é o que se chama a uma clean-sheet dos goalies, também são premiados pela quantidade de jogos que terminam sem sofrerem qualquer golo)
No fundo, serão estas as colunas. O que realmente ajuda é perder tempo a ler os reports e analisar as stats, ter cuidado com os lesionados e ter algum cuidado com os matchups de goalies, tipo apostar forte neles quando defrontam ataques medíocres e deixá-los na gaveta se defrontarem ataques potentes e coisas assim.
Claro que conhecer os rosters, conhecer os prospects e conhecer as equipas on the rise ajuda sempre e dá-te outra capacidade crítica na altura de tomar opções, mas muito disto é também imponderável e isso equilibra as odds.
Sinceramente, IMO, ganha quem tiver mais tempo para brincar com isto, porque há pessoas que garantidamente percebem mais de NHL do que eu e os meus horários nem sequer me permitem ver os jogos, só que nas horas mortas dou sempre um pulo à fantasy e vejo as novidades.
O que interessa, no fundo, é ter malta activa e que se preste a alguma brincadeira.
Mas convém perceber o modelo de fantasy, o modelo de pontuação, o modo de trades, o funcionamento da IR (lesionados) e os waivers… estás familiarizado com estes conceitos?
Em termos das stats utilizadas com uma breve pesquisa ou mesmo perguntando aqui terás sempre resposta. O que vais notar de diferença para uma Fantasy da NBA é o número de jogadores que irás ter no teu roster e um maior número de jogadores espalhados por toda a liga que podem fazer a diferença, por isso pode ser necessário um pouco mais de pesquisa ou de análise, mas nada assim de muito extraordinário.
Se estás familiarizado com o modelo de jogo e sistema de pontuação rotisserie, o resto vem por acréscimo, porque se gostas de jogar fantasy, rapidamente vais começar a conhecer alguns jogadores, ler reports e afins. Mas isso é algo que só vais construindo com o tempo, porque o volume de conhecimento que necessitas é brutalmente superior ao da NBA, precisamente porque há mais jogadores e algumas posições especcíficas, como os goalies.
Para mim, o difícil foi o sistema. se conheces o sistema, jogas nas stats e defendes-te nas trades, até ganhares pé e confiança para algo mais arrojado.