Caros foristas, pus-me a pensar e dei comigo numa situação que bastante me intrigou, não sentem que dentro de campo falta um líder que conduza os nossos jogadores à vitória? Para mim, João Moutinho é um grande profissional, mas tem uma personalidade demasiado branda para ser capitão! Para mim gostava de ter um capitão do estilo, Ricardo Sá Pinto!
Da equipa actual não sei, mas este problema já não é de agora, já no tempo do Custódio o Custódio é um jogador que nada tem a ver com o modelo de um capitão de equipa.
Quanto ao actual, o João Moutinho… A liderança também se treina, e o peso no balneário também pode ser “dado” pelo treinador e direcção, e o Moutinho devia ter esse apoio que lhe deem poderes e ainda mais peso dentro da equipa, para que o resto do plantel o vejo como o capitão e essa imagem transpareça cá para fora, de modo a fazermos do Moutinho o grande símbolo do SPORTING dos próximos tempos.
Quero deixar bem claro, que o meu objectivo é saber qual a vossa a opinião sobre, na minha opinião a falta de mística, que assombra o nosso SCP, se bem que não se reflecte só no capitão, é uma peça bastante importante!
No verao o meu voto foi para o Caneira, de seguida o Polga e entao o Moutinho! Mas o Caneira saiu e o capitao é um miudo de 22 anos (nao estou a falar mal do Moutinho, mas é cedo para ele o ser)!!!
E esse é um dos problemas do SCP, nao só a falta de um capitao com carisma, mas um verdadeiro nucleo de jogadores experientes. E alguém q perceba de futebol por detras da equipa!
Nos ultimos anos sairam Oceano,André Cruz,PBento,RBento,Joao Pinto,Rui Jorge,Beto,Pedro Barbosa e Sá Pinto, uns sucedendo os outros, mas chegamos a esta situaçao de a equipa nao ter alma! Dentro e fora de campo! O unico q ficou foi o Barbosa(figura q nunca foi de consenso) e ele é mt low-profile, nunca fala, nunca aparece! Quem aparece a falar é uma pessoa q admite só dar uma hora por dia ao clube!
Mas já tinha esta ideia mesmo antes desta série negra, nunca concordei que um miúdo de vinte e tal anos, muito menos com um low-profile, como o que Moutinho apresenta (reconhecendo que ele é bastante maduro mas mesmo assim), fosse o capitão do SCP! Penso que o Tonel tem uma personalidade que poderia dar alguma garra à equipa nas alturas menos boas, pois fala várias vezes em nome pela equipa e sem medo!
Abel- tem experiencia, personalidade e facilmente se fazia ouvir pelos companheiros !- O Moutinho è ainda novo e como senior tem companheiros que poderiam ser “quase” pai dele, torna-se um pouco dificil para ele ,pois nem sequer tenta impor-se devido a esse andicape, mas ficar como sub-capitâo era o ideal para ele neste momento , mais tarde daqui a 2 ou três anos serà um bom capitâo ! - A Falta de mistica ,è uma questâo que nâo existe pois se enquanto se comprarem jogadores estrangeiros torna-se um pouco dificil em falar-se nisso! ( … e estrangeiros todos os clubes têm)
Mas já tinha esta ideia mesmo antes desta série negra, nunca concordei que um miúdo de vinte e tal anos, muito menos com um low-profile, como o que Moutinho apresenta (reconhecendo que ele é bastante maduro mas mesmo assim), fosse o capitão do SCP! Penso que o Tonel tem uma personalidade que poderia dar alguma garra à equipa nas alturas menos boas, pois fala várias vezes em nome pela equipa e sem medo!
[/quote]
Por acaso curti mt ele assumir a derrota de Setubal daquela maneira!Mas penso q apesar de tambem ser mais calmo, o Polga é q reune mais condiçoes pra isso!
Mas uma mudança dessas nunca vai acontecer, nem tinho nexo fazer-lo estando o Moutinho sem problemas disciplinares!
Acho que Abel não daria um mau capitão,não tem muitos anos de “casa” mas parece-me uma pessoa inteligente,culta e com à vontade nos media,e vejo-o sem problemas a dar um “berro” aos colegas se for necessário,sem desprimor de Moutinho,mas já que se fala de alternativas…
Quando o Moutinho foi eleito, foi logo a primeira coisa que disse. Gosto muito dele, sinto muito orgulho em ver um miudo da Academia a “capitanear” o Sporting mas…e existe sempre um mas, nunca o vi a berrar com ninguém a não ser nos Sub-21.
O capitão de uma equipa tem de ser alguém capaz de impor respeito, de chamar os nomes pelos nomes e de não ter medo de dar cara aos maus momentos da equipa. Tem de ser igualmente um jogador respeitado pelo árbitro (yes), pelos adeptos (yes) e pelos jogadores (yes).
Só falta mesmo a liderança nata que um capitão deve ter e vamos ser sinceros, alguém consegue ver um Moutinho a berrar a um Tonel ou a um Liedson? No actual plantel só consigo ver um jogador…Tonel. Polga já brincou demasiado com o clube para ser premiado, peço desculpa mas existem certos comportamentos que não podem ser branqueados.
alias, a falta de um grande capitao ja nao é coisa de agora… desde o oceano que nao temos um capitao a serio… (nem o sa pinto… era um gajo com um grande querer mas nao tinha personalidade para ser capitao…)
Ainda ha pouco tempo o Moutinho tratava o Pedro Barbosa por “sr”, isso só prova que por agora ele não será a melhor escolha, é claro que continuo a admira-lo imenso como jogador.