Falem-me do Fraguito...

Eu de vez em quando acordo com pancadas estranhas. E hoje venho pedir um favor aos foristas mais velhos. Falem-me do Samuel Fraguito. Sei que foi uma das grandes referências do meio campo leonino nos anos 70.

Consultando o Almanaque do Sporting, fico a saber que o Fraguito é transmontano, de Vila Real e tem 54 anos. Jogou nove temporadas no Sporting, entre 1972 e 1981, tendo ganho 2 campeonatos e 2 taças de Portugal. Envergou a camisola do Sporting em 201 jogos e marcou 20 golos. Foi internacional em 6 ocasiões.

Faz anos a 8 de setembro, o mesmo dia do aniversário do João Moutinho. Curiosa coincidência entre passado, presente e, esperamos nós, futuro.

Não me lembro de o ver jogar, era pequenino mas tenho a percepção que talvez fosse um dos virtuosos do nosso meio campo naquela época.

Os mais velhos que ainda se lembram dele, que me elucidem. Era Fraguito um verdadeiro Indomável?

Se o vi jogar não me lembro. Tinha ideia que era extremo e que terá mesmo jogado como 2º avançado algumas vezes, á semelhança do que no final da carreira fazia o Manel Fernandes.

É um grande Leão e por acaso conheci pessoalmente, qdo tinha praí 7/8 anos. De resto é daqueles nomes da decada de 70 que ficam, como o Chico Faria, o Bastos, o Marinho ou o Manaca.

Lembro-me dele, sim, quando começei a ver futebol a sério em 76, mas já foi há tanto tempo… lembro-me do drible muito curto, ninguém lhe tirava a bola dos pés! Ainda me recordo também de alguns dessa equipa: Botelho, Laranjeira, Inácio, Artur Correia, Keita, Manoel, Jordão, M.Fernandes. Bons tempos! Despertaste-me a vontade e a curiosidade para abrir o baú…

Só me lembro de ter visto lá para 1978 o nome dela naquelas cadernetas de cromos de futebol, até me lembro de ter lido “Franguito” em vez de “Fraguito” :stuck_out_tongue:
Nessa altura nem sequer ouvia relatos (nem tinha rádio hehe), apesar de incondicional do Sporting :stuck_out_tongue:

Essa dos mais velhos deve ser comigo. :frowning:

É claro que me lembro do Fraguito um jogador que foi contratado ao Boavista nos anos 70, salvo erro para substituir o Peres outro grande jogador e que na altura no ocaso da sua carreira saiu para ir fazer uma perninha no Brasil.

Fraguito era um médio centro, o patrão da equipa sobre o qual não posso dizer muito pois nesse tempo não havia futebol na TV, pelo que tínhamos de comer o que os jornalistas nos diziam.

De qualquer forma lembro que a determinada altura ele era o nosso único jogador que ia à selecção que chegava a jogar com o onze dos lamps, mas acabaria por ser afastado por ter faltado a um treino numa história que nunca ficou bem esclarecida

Realmente, do que te foste lembrar. :lol:

Um grande jogador, dois excelentes pés e uma virtude rara no futebol português: magistral no passe à distância.
Há umas certas semelhanças com o Barbosa, na técnica (tinha 2 excelentes pés pelo que podia descair para qq uma das alas), na condução da bola e na visão, mas era superior na agressividade defensiva. A sua pecha principal passava por uma excessiva tentação para adornar os lances o que por vezes era contraproducente em situações onde se exigia velocidade na transposição da defesa para o ataque.
Assim que me lembre não há nada mais a registar. A não ser que tinha um forte pontapé e uma certa queda para, na marcação de livres, acertar nos tintins dos adversários - o Alberto, lateral esquerdo do beifica, e o Duda do fcp que o digam :lol: .

Pelo que o meu pai me diz, o Fraguito foi um jogador genial durante 2, 3 anos. Mas depois devido a lesões, e a alguma quebra psicológica ou qualquer coisa do género, foi-se um pouco abaixo, vivendo um pouco à base do nome. O número de internacionalizações é revelador.

Fraguito foi, apenas, um dos melhores jogadores de sempre. tinha um pé esquerdo genial; colocava a bola onde queria e quando queria. era um fantasista e um autêntico 10; hoje, por hoje, seria um Cacá…

Gostava de partilhar um post que vi no facebook sobre este mágico.

Também há campeões assim

Para muita miudagem que atravessou os anos 60 e 70, ele era uma espécie de “Cristiano Ronaldo” dos dias de hoje. A diferença maior estava apenas nos milhões e cifrões que os distanciam. Porque o seu nome, Fraguito, também bailava nos gritos da miudagem, em especial nos recreios da escola, onde disputávamos as “caricas” com o seu rosto e festejávamos os golos que vinham a preto e branco nos ecrãs da TV. Era um prodígio com a bola nos pés. Voava como um gavião sobre o relvado. Foi duas vezes campeão nacional pelo Sporting. Marcou golos decisivos para as vitórias. Foi seis vezes internacional pela Seleção Nacional. Numa delas, há 41 anos, fez parte desse naipe de heróis de Portugal que alcançou a famosa vitória contra a França, humilhando-a em pleno estádio de Colombes, em Paris. Honrou por isso as cores de Portugal. Honrou a Pátria.
Hoje é um discreto funcionário da UTAD, zelador do edifício do Bloco Laboratorial. Humilde, honesto, assíduo, dedicado, gentil, responsável, atencioso. Também há campeões assim. Sem ferraris, sem iates, sem férias em ilhas paradisíacas, sem namoradas descartáveis, sem milhões nas contas bancárias. Honra-me ser seu amigo.

[url=https://www.facebook.com/alexandre.parafita.escritor/photos/a.363007657077434.96459.184154078296127/1233395173372007/?type=3]Redirecting...

1 Curtiu

Mandei uma mensagem via facebook ao Fraguito :venia: e respondeu-me, quem sabe ele vem aqui falar do seu futebol.

Um dos grandes jogadores que vi jogar no Sporting e que tão esquecido tem sido.

Foi colega do Inácio, por exemplo, do Baltasar, do Dá Costa (estes já falecidos), um médio de eleição, muito mais tecnicista, por exemplo, do que o Adrien. Acho-o que era mais na linha de um Balakov, sem dúvida.

Pena as lesões e ser uma pessoa muito discreta fora do campo.

Grande jogador, muito esquecido por nós. Ele e tantos outros.

Quando era criança, depois do Yazalde, era o Fraguito o meu ídolo.
Grande jogador. :clap:

Por acaso seria muito interessante que houvesse umas sessões de perguntas e respostas aqui no fórum com várias antigas glórias do clube, estilo AMA do reddit.

Bom acrescento ao tópico Cascavel.

Só tenho uma coisa a dizer de Fraguito… Declarar a minha convicção de que se ele não tivesse ficado lesionado, a Taça das Taças de 1974 teria sido do Sporting Clube de Portugal… Fraguito foi a peça que faltou… embora na meia-final em que finalmente fomos eliminados, Yazalde também estivesse lesionado…

Fraguito era na altura, pelo menos em 73, 74 o melhor médio a jogar em Portugal.
O problema do costume é que a lampionagem sempre teve favorecimentos nas convocatórias, mas claramente Samuel Fraguito era um jogador genial.
Um médio cerebral com uma técnica e visão de jogo de excepção, lembro-me da sua enorme capacidade de fazer passes a trinta e quarenta metros com precisão fenomenal.
Um grande jogador muito fustigado por lesões.
Concordo que com Fraguito e Yasalde, a taça da taças seria sem sombra de duvida nossa, tivemos muito azar nos jogos com os alemães.
74 foi um bom ano , jogavamos futebol de ataque demolidor com Fraguito a desenvolver jogo para os extremos Marinho e Dinis servirem Chirola e/ou Dé.
Grande jogador, um dos melhores médios que vi jogar no nosso Clube, técnicamente excelente mesmo…e não era esquerdino (em 74 Baltazar era o canhoto no meio campo , juntamente com Wagner e Nelson, quando Fraguito estava lesionado)

[facebook]Redirecting...