O actor Raul Solnado morreu hoje, aos 79 anos, às 10:50, de doença cardio-vascular grave, informou o hospital de Santa Maria, em Lisboa.
Raul Augusto Almeida Solnado, nasceu a 19 de Outubro de 1929, foi humorista, apresentador de televisão e actor.
Até à sua morte foi director da Casa do Artista, sociedade de apoio aos artistas situada em Carnide, Lisboa, que fundou juntamente com Armando Cortez, entre outros.
Solnado começou a trabalhar em 1947 no teatro amador, na Guilherme Cossul - uma colectividade que nunca esqueceu. Em 1952 estreou-se profissionalmente num show no Maxime e a partir daí não mais parou: opereta, revista, teatro clássico, cinema, televisão. Fazendo rir e pensar.
O grande salto deu-se na década de 60: o monólogo A Guerra de 1908, estreado em Outubro de 1961, cedo passou a ser a guerra do Solnado.
Oito anos mais tarde, em 1969, com Carlos Cruz e Fialho Gouveia apresentou na RTP um programa inovador que se tornou um marco na programação televisiva: o Zip-Zip. Na década de 60 criou de raiz e dirigiu o teatro Villaret.
Está no meu imaginário de puto, quando ouvia as k7’s do Fritz, do Homem do Emblema da rábula da guerra, e mais tarde na sitcom em que encarnava o Horácio Pires Peres.
tinha muito carinho por ele enquanto actor e pessoa.
assisti no teatro villaret á peça em que ele falava sobre a sua vida e mostrava fotografias
recordo-o com um sorriso
Morreu um dos melhores Portugueses, o criador do humor português!
Confesso-me, até por vários factores paralelos, emocionado com esta partida e mesmo correndo o risco de não ser original e recorrer a frases feitas e ontem repetidas à exaustão não posso deixar de escrever:
Façam o favor de ser felizes!
Ao que acrescento:
Raul, faz o favor de fazer essas pessoas felizes aí em cima para ver se isto melhora aqui em baixo!