Faleceu Raul Solnado

O actor Raul Solnado morreu hoje, aos 79 anos, às 10:50, de doença cardio-vascular grave, informou o hospital de Santa Maria, em Lisboa.

Raul Augusto Almeida Solnado, nasceu a 19 de Outubro de 1929, foi humorista, apresentador de televisão e actor.

Até à sua morte foi director da Casa do Artista, sociedade de apoio aos artistas situada em Carnide, Lisboa, que fundou juntamente com Armando Cortez, entre outros.
Solnado começou a trabalhar em 1947 no teatro amador, na Guilherme Cossul - uma colectividade que nunca esqueceu. Em 1952 estreou-se profissionalmente num show no Maxime e a partir daí não mais parou: opereta, revista, teatro clássico, cinema, televisão. Fazendo rir e pensar.

O grande salto deu-se na década de 60: o monólogo A Guerra de 1908, estreado em Outubro de 1961, cedo passou a ser a guerra do Solnado.

Oito anos mais tarde, em 1969, com Carlos Cruz e Fialho Gouveia apresentou na RTP um programa inovador que se tornou um marco na programação televisiva: o Zip-Zip. Na década de 60 criou de raiz e dirigiu o teatro Villaret.

Diário Digital / Lusa

Resta desejar paz a sua alma!

RIP!

Um verdadeiro ícone Português. :clap: :clap:

Que descanse em paz. :arrow:

Acordei e vi logo a notícia. É uma pena, uma tristeza. Um verdadeiro símbolo.

Que descanse em paz.

RIP!
Para os da minha idade, chegou a ser uma companhia habitual nas noites de RTP das déc. 70 e 80.

Que descanse em paz.

Um dos obreiros do humor em Portugal. Merece todo o meu respeito! Que descanses em paz, Raul!

Grande senhor, grande artista. Que descanse em paz.

nunca achei piada ao seu humor, mas fez história na representação.
RIP

Foi um grande actor !
RIP.

Grande actor e excelente pessoa!

Descanse em paz.

Está no meu imaginário de puto, quando ouvia as k7’s do Fritz, do Homem do Emblema da rábula da guerra, e mais tarde na sitcom em que encarnava o Horácio Pires Peres.

Merece o descanso eterno!!!

:cry:
tinha muito carinho por ele enquanto actor e pessoa.
assisti no teatro villaret á peça em que ele falava sobre a sua vida e mostrava fotografias
recordo-o com um sorriso :slight_smile:

:arrow:

:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

RIP

RIP.

Morreu mais um grande Português.

Morreu um dos melhores Portugueses, o criador do humor português!

Confesso-me, até por vários factores paralelos, emocionado com esta partida e mesmo correndo o risco de não ser original e recorrer a frases feitas e ontem repetidas à exaustão não posso deixar de escrever:

Façam o favor de ser felizes!

Ao que acrescento:

Raul, faz o favor de fazer essas pessoas felizes aí em cima para ver se isto melhora aqui em baixo!

P.S. E os bons estão todos a partir!

Um grande Sr.! :clap:

RIP :arrow:

Grande comediante.

R.I.P :clap: :clap: :clap:

:arrow: