Fado já é Património Mundial (UNESCO)

O Fado já é património mundial da Humanidade. A partir de agora, o Fado não é apenas a canção de Portugal, a canção de Severa, Marceneiro, Amália, Carlos do Carmo, Mariza, Camané e Carminho - é um tesouro do mundo. Um tesouro que fala de Portugal, da sua cultura, da sua língua. Parabéns Portugal!

[youtube=650,535]http://www.youtube.com/watch?v=n9cscP8UAvQ&feature=related[/youtube]

Estava a ouvir a TSF e ela saiu à rua, em Londres. Entrevistou uma data de pessoal e ninguém conhecia o Fado, nem Marisa. Uns pensavam que era uma música tipicamente latina outros desconheciam por completo. Os raros que conheciam este género musical eram turistas que tinham visitado Portugal, mais concretamente Lisboa. É necessário um trabalho brutal dos promotores para que este tipo de música não seja limitado a um canto da Europa.

Mais um dia em que sinto orgulho em ser português!

Pena que aconteça poucas vezes…

Isto é simplesmente fantástico.

:clap: :clap: :clap: :clap:

MUITO BOM, ESTAMOS TODOS DE PARABENS !!!

PORTUGAL SEMPRE COM TREMENDA HONRRA E ORGULHO !!!

VIVA Á PÁTRIA !!!

:victory: :dance: :victory: :dance: :victory:

Parabéns PORTUGAL!
Idem aos promotores principalmente a Rui Ruy Vieira Nery. :clap: :clap: :clap:

:clap: :clap: :clap:

Fico muito contente. :clap: :clap:

é sempre interessante estas distinções mas já alguém ouviu falar do tango? e do kankurang?

garanto-vos que apenas um deles é património da humanidade.

Em Londres…

Vai para os EUA e esses nem sabem onde é Portugal ou pensam que faz parte da Espanha

:clap: :clap: :clap:

São ambos. O tango desde 2009 e o kankurang desde 2008.

Palavras-chave para esta honra que nos é concedida: totalmente justa.

grande fail ^-^

estive a ver a lista e não vi o tango.

a questão é que não conhecia (e continuo a não conhecer) a esmagadora maioria das manifestações listadas daí ter relativizado esta distinção.

ou seja, é algo de positivo mas acho que não é nada de mais.

Em vez de dar ordem de grava citei-me e claro deu uma nova… :wall:

É preciso relativizar claro, a lista vale o que vale, mas fizemos bem em meter lá o Fado. É sempre mais fácil promover algo com o selo UNESCO.

Aliás, acho que a principal impulsão para termos lançado esta candidatura foi o Flamenco ter entrado lá em 2010…

Aí concordo contigo é positivo mas não é nada de mais.

Exacto. Se analisarmos a lista de entradas dá parar perceber que houve uns quantos países que se lembraram que isto existe e outros a quem isto tem passado bastante ao lado, a Índia, os Estados Unidos e o Brasil por exemplo têm apenas 8, 0 e 2 entradas respectivamente, enquanto a China tem 31 e a Croácia 12! :xock:

O Fado tinha de estar na lista pela sua importância enquanto manifestação cultural, principalmente quando comparada com outras entradas nesta lista que ainda que sejam bastante interessantes, não têm nem de perto a importância e o alcance do Fado. Isto não é uma distinção para o Fado, é a constatação do óbvio.

Se calhar deviamos era começar a pensar noutras manifestações culturais que deviam fazer parte desta lista (e.g. cante alentejano, tapetes de Arraiolos, doçaria conventual, azulejo, calçada portuguesa), e em nos associarmos a outras entradas conjuntas, como é o caso da dieta mediterrânica, uma entrada conjunta da Espanha, Itália, Grécia e Marrocos, e talvez até da falcoaria (que não tendo a importância que tem por exemplo na Mongólia, não terá menos do que em Espanha).

Por acaso, quando vi a lista achei mesmo estranho não estarmos incluídos nisso da dieta! É que estão todos os países… menos nós :shifty:

era mesmo aí que eu queria chegar.

é que o fado, na minha opinião, é “superior” a essa lista.

de valorizar seria conseguir lá colocar outras manifestações nacionais de menor relevo (quando comparadas com o fado). para além das que disseste podiamos também colocar a festa dos tabuleiros de tomar, ou a festa das flores de campo maior, ou o fandango do ribatejo…