FórumSCP — há 10 anos a dar voz aos Sportinguistas

O FórumSCP celebra hoje o seu décimo aniversário, uma bonita marca que não poderia deixar de assinalar. Têm sido 10 anos de não apenas muita opinião, análise, discussão, incentivo, crítica e convivência, mas acima de tudo… muito Sportinguismo. O FórumSCP cresceu ao longo dos tempos de um endereço na net onde meia-dúzia de pessoas se encontravam para mandar uns bitaites sobre o clube para uma gigantesca, activa e dinâmica comunidade online, a maior de todas sobre o Sporting e os Sportinguistas.

Tudo começou há cerca de 10 anos atrás quando o forista JMM deu início a toda esta aventura por um capricho de “carolice” após o fecho do fórum oficial que estava alojado no próprio Site do Sporting. Na altura o fórum ficou alojado num serviço gratuito no endereço http://forumscp.cjb.net e do qual apenas existem algumas imagens, como por exemplo a que está abaixo:

Em meados de 2003 o fórum passou para outra plataforma e novo endereço: http://forumscp.sytes.net assemelhando-se cada vez mais a uma comunidade, na altura ainda pequena, mas já bastante participada e motivando não só discussões acesas entre muitos foristas como momentos de confraternização únicos.

No início do Outono de 2004 o JMM decidiu-se pelo encerramento do FórumSCP, uma decisão muito polémica justificada pela alegada instrumentalização do espaço por parte de alguns foristas para os seus próprios objectivos, algo que o administrador quis cortar na altura pela raiz.

No entanto o forte espírito da comunidade tinha já extravazado as fronteiras do endereço em que tinha estado confinada em todos aqueles anos e por isso um grupo de “inconformados” apoiados pelo Avantix que detinha os registos de email da grande maioria dos membros acabou por refundar o FórumSCP a 8 de Outubro de 2004 em http://sportingcp.artinova.pt

Foi possível recuperar muitos dos antigos membros através de contacto directo, sendo que outros acabaram por dar com o novo local. A comunidade continuou assim a florescer sob a égide do trio Rui Sampaio, A.A. e Zed (ficando o Avantix a providenciar Suporte Técnico) e assim saltamos até meados de 2007, altura em que foi decidido migrar o fórum para o sistema e layout actuais para preparar o fórum para os tempos que aí vinham.

Adoptámos o nosso antigo nome num domínio próprio, o actual http://www.forumscp.com e o resto já o sabem… a comunidade evoluiu uma vez mais, com cada vez maior dinâmica, com novas caras a surgir, com algumas antigas a deixar de dar sinal, com um sistema mais complexo a nível administrativo, com moderadores e outras equipas de staff a figurarem pela primeira vez, entre milhentas outras coisas e sempre, mas sempre com um objectivo inalterado: permitir que os Sportinguistas opinem, discutam, convivam e respirem livremente entre si o seu Sporting.

É hoje um orgulho olhar para trás e ver tudo o que esta comunidade passou e conquistou ao longo de 10 anos que parecem quase uma vida. Veremos agora o que o futuro nos reserva. Por isso… Parabéns a todos nós! :clap: :clap: :clap:

Os meus parabéns a toda a equipa que manteve este espaço vivo e a todos os membros. Merecem todos os meus:

:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap::clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Caros @ Paracelsus e @ Rui Sampaio

Em primeiro lugar, muito obrigado pela efeméride.

Quando me registei em Outubro de 2010, não fazia ideia de como esta casa se iria tornar importante na minha vida, principalmente, na forma de me relacionar com Sportinguistas e com o Sporting.

Obrigado por me ajudarem a conhecer melhor o nosso Clube, por me abrirem os olhos para a vida…

Em segundo lugar, vocês são Grandes.

Não me passa pela cabeça, não tenho ideia sequer, como é que vocês têm paciência, disponibilidade, dedicação, para continuarem a levar por diante esta iniciativa…

Como é que com as vossas vidas ocupadas, conseguem encaixar lá o tempo necessário para continuar nesta demanda…

Só mesmo por gosto, por amor…

Espero que o nosso Clube continue a existir para que esta grande Casa continue a fazer sentido.

Uma palavra muito especial para a Moderação. Nem sempre concordando com algumas atitudes e comentários, todos os Super-Moderadores e Moderadores, sem excepção, fazem um trabalho extraordinário.

The last but not the least, não posso esquecer a equipa de Wiki Devs, sempre laboriosa, sempre atenta a tudo o que é novidade no Universo Sporting, tornaram a Wiki uma ferramenta imprescindível para qualquer Sportinguista que se preze.

Bem-hajam e que daqui a 10 anos nos encontremos por cá ainda.

:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

O espaço que devolveu o Sporting à minha vida. Muito obrigado!

Um grande trabalho está por detrás deste espaço de Sportinguismo!

Vejo uma pequena parte do trabalho que é manter e dinamizar este espaço, imagino o esforço e dedicação de todos os que vão mantendo o fórum. Esses podem hoje (e diariamente, mas especialmente hoje pelo emblemático da data) estar orgulhosos da sua dedicação, pois este é um espaço de referência para a discussão e partilha do Sporting, das suas Glórias e, infelizmente, das suas amarguras. Penso que muitos saem daqui mais esclarecidos, mais combativos, mais dedicados, mais Sportinguistas.

Aqueles como eu, podem sentir-se satisfeitos, pois têm a oportunidade de viver diariamente o Clube, numa época onde tal nem sempre é fácil.

Parabéns a todos, aos que diariamente doam o seu tempo (um bem precioso) a este fórum, e aos que participam, mantendo tal espaço vivo! Sempre com grande paixão!

Parabéns ao todos, no fundo, parabéns ao Fórum! :clap:

Muito obrigado a todos pelo vosso esforço e dedicação a este espaço :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Vocês são grandes!

Muitos Parabens e obrigado por terem criado este espaço de eleiçao para debatermos a vida do nosso grande amor!

:clap:

Um agradecimento ao Avantix pela preexistência e por ter mantido muito tempo o Forum no Artinova

Muito obrigado a todos. :clap: :clap:

Quero aqui expressar o meu agradecimento a todos os Sportinguistas que criaram e mantêm este espaço ímpar, que hoje ocupa uma boa percentagem da minha vida e não só em acordado mode para mal dos meus pecados. :sick:

A riqueza deste espaço é tão grande, que diariamente me proporciona a descoberta de novos e variados tópicos de discussão.

Parabéns ao ForumSCP, a todos os que trabalham diariamente para a sua existência e obviamente um grande abraço a todos os foristas porque são o coração de um projecto como este.

Que venham mais 10, de preferência com muitas alegrias. :beer:

E viva o Sporting Clube de Portugal!

:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

GRANDES!!!

:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Parabéns a todos e muito obrigado

Parabéns! :clap:

Parabéns a todos!!!

Posso adiantar que a minha Forma de ver o Sporting nunca mais foi a mesma desde que me registei e começei a “conviver” convosco.

Desde 2006 que o ForumSCP e’ a minha 2ª casa. Parabéns a todos aqueles que permitem manter este espaço funcional e a todos os foristas que o constituem (excepto os infiltrados :mrgreen:)

Mas até os infiltrados, de tempos a tempos, conseguem contribuir para a solidificação desta comunidade! :twisted:

Muitos parabéns ao Fórum e a todos os que o constituem! :clap: :clap:

Parabéns a todos os que colocaram este projecto de pé e que continuam a permitir que exista!

:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Que continuem com ESFORÇO, DEDICAÇÃO, DEVOÇÃO E GLÓRIA !

Abraço e os meus sinceros cumprimentos!

Parabéns a todos nós!!! :clap:
Mas em particular ao JMM, Avantix, Paracelsus, Rui Sampaio, Zed e A.A.

Parabéns a todos…