Extrato bancário participação óbito

Boas.

Pra semana irei deslocar me a repartição de Finanças pra efetuarmos a participação do óbito do meu velhote, já fiz a marcação no portal.

Pedem nos extrato bancário da conta dele, á data da morte e 60 dias antes.

Os extratos que o banco costuma enviar para casa servem, ou terei de ir de preposito ao banco pedir?? Os últimos extratos que o banco mandou, estão ali todos…

Servem?

Desde que os herdeiros detenham os documentos originais enviados pelo banco, extrato mensal, não precisas de gastar dinheiro a solicitar outros.

Não precisas de ir às finanças e as finanças também não pedem extractos. Podes fazer via e-balcão, invocando a qualidade e o NIF.

Eu e a minha mãe já fizemos agendamento pra semana.

Mas foi o próprio funcionário das finanças que nos atendeu pelo telefone, perguntou nos se ele tinha conta bancária, respondemos sim. Ele disse tínhamos de levar os extratos a data da morte e dos 60 dias antes. Já me arrependi ter dito tinha conta, mas depois se fossem ver tínhamos omitido se calhar era pior … mas aqueles extratos mensal ou parecido servem?

Assim meio off-topic mas os meus sentimentos pela perda do teu Pai.

Por cada Leão que cair,
Outro Leão se levantará.

Um abraço fraterno,
SL

3 Curtiram

Desde ja os meus pesames.

Tens aqui informacao acerca do assunto.

Eu não vou tar com mais trabalhos. Vou levar os extratos que o banco tem mandado e pronto. Tanta burocracia, não sei pra quê. Se não der, azar. Eles não me pagam a gasolina pra andar pra frente e pra trás…

Experimenta fazer a comunicação no e-balcão. Preenches os formulários (Modelo I) e respectivos anexos (obrigatórios) e não necessitas de ir lá perder tempo.

Mas eu não sou o cabeça de casal, é a minha mãe. Depois iria ficar eu, pois sou eu estou preencher e não deve ser. . Ou não?

@Bravo_leao

‘o cabeça-de-casal participa o óbito junto do serviço de finanças competente, sendo obtido um número de identificação fiscal para a herança.’

mais uma ajuda

O cabeça-de-casal tem até ao final do terceiro mês após a morte do familiar para participar a ocorrência ao serviço de Finanças, apresentando o modelo 1 do Imposto do Selo . Deverá levar a certidão de óbito e os documentos de identificação da pessoa falecida e de cada um dos herdeiros. Se existir um testamento ou uma escritura de doação, estes terão de ser também apresentados. Simultaneamente, deve ser entregue o Anexo 1, com uma listagem dos bens do falecido (relação de bens) e o respetivo valor.

Pêsames amigo,
SL.

Os meus sentimentos.

SL

Não. Preenches o modelo I à mão como se estivesses nas finanças e entregas pelo e-balcão.

@Bravo_leao, atrasados, mas ficam aqui os meus profundos e sinceros sentimentos.

As minhas desculpas, mas estive uns dias sem vir aqui.

Forte abraço e ENORMES SAUDAÇÕES LEONINAS!

Já lhe falei nesse assunto, recusou, quer ir presencialmente. Ainda é daquelas pessoas que não confia na internet, quer tudo " á antiga " :triumph:

Não consegui dar lhe a volta, tive mesmo me deslocar á repartição das Finanças. Ficou tudo tratado, não dei nada conta bancária, dissemos não tinha… só assinar papelada e vir embora

1 Curtiu

Eu preferi mesmo ir as finanças tratar da mesma coisa do meu pai. Eu falei na conta, mas a funcionaria até fez um gesto com a mão que não era preciso. Desde que conversamos assim no geral eles ficam mais acessiveis.

Agora para a habilitação dos herdeiros aí sim vai ser preciso.

Na altura eu nem sequer lhe falei na conta ( entretanto recebemos carta do banco a rescindir contrato de depósito, pois além de estar a zero, não tem qualquer movimento) e muito menos lhes falei no terreno dele que está em nome meu avô, ficou de fora.

Passado tempo veio notificação das Finanças, não pagamos nada.

Eu ainda estou com o dinheiro na conta do meu pai na qual tambem sou um dos titulares, porque estou a espera de fazer a habilitação dos herdeiros. Eu e a minha irmã não vamos fazer partilhas, vai ser tudo em nome de herdeiros.

Na questão do terreno fizeste bem, só deves declarar o que estava mesmo em nome do teu pai.

Nós não vamos fazer habilitação de herdeiros. Só sou eu, minha irmã e minha mãe. Não é agora, é daqui a uns anos eu e ela vamos herdar tudo, não adianta mexer.

Sim, o terreno não valia a pena. Houve quem dissesse fiz mal, poderia pôr e assim atualizar titular nas finanças pra herança. Não arrisquei