Pra semana irei deslocar me a repartição de Finanças pra efetuarmos a participação do óbito do meu velhote, já fiz a marcação no portal.
Pedem nos extrato bancário da conta dele, á data da morte e 60 dias antes.
Os extratos que o banco costuma enviar para casa servem, ou terei de ir de preposito ao banco pedir?? Os últimos extratos que o banco mandou, estão ali todos…
Eu e a minha mãe já fizemos agendamento pra semana.
Mas foi o próprio funcionário das finanças que nos atendeu pelo telefone, perguntou nos se ele tinha conta bancária, respondemos sim. Ele disse tínhamos de levar os extratos a data da morte e dos 60 dias antes. Já me arrependi ter dito tinha conta, mas depois se fossem ver tínhamos omitido se calhar era pior … mas aqueles extratos mensal ou parecido servem?
Eu não vou tar com mais trabalhos. Vou levar os extratos que o banco tem mandado e pronto. Tanta burocracia, não sei pra quê. Se não der, azar. Eles não me pagam a gasolina pra andar pra frente e pra trás…
Experimenta fazer a comunicação no e-balcão. Preenches os formulários (Modelo I) e respectivos anexos (obrigatórios) e não necessitas de ir lá perder tempo.
‘o cabeça-de-casal participa o óbito junto do serviço de finanças competente, sendo obtido um número de identificação fiscal para a herança.’
mais uma ajuda
O cabeça-de-casal tem até ao final do terceiro mês após a morte do familiar para participar a ocorrência ao serviço de Finanças, apresentando o modelo 1 do Imposto do Selo . Deverá levar a certidão de óbito e os documentos de identificação da pessoa falecida e de cada um dos herdeiros. Se existir um testamento ou uma escritura de doação, estes terão de ser também apresentados. Simultaneamente, deve ser entregue o Anexo 1, com uma listagem dos bens do falecido (relação de bens) e o respetivo valor.
Não consegui dar lhe a volta, tive mesmo me deslocar á repartição das Finanças. Ficou tudo tratado, não dei nada conta bancária, dissemos não tinha… só assinar papelada e vir embora
Eu preferi mesmo ir as finanças tratar da mesma coisa do meu pai. Eu falei na conta, mas a funcionaria até fez um gesto com a mão que não era preciso. Desde que conversamos assim no geral eles ficam mais acessiveis.
Agora para a habilitação dos herdeiros aí sim vai ser preciso.
Na altura eu nem sequer lhe falei na conta ( entretanto recebemos carta do banco a rescindir contrato de depósito, pois além de estar a zero, não tem qualquer movimento) e muito menos lhes falei no terreno dele que está em nome meu avô, ficou de fora.
Passado tempo veio notificação das Finanças, não pagamos nada.
Eu ainda estou com o dinheiro na conta do meu pai na qual tambem sou um dos titulares, porque estou a espera de fazer a habilitação dos herdeiros. Eu e a minha irmã não vamos fazer partilhas, vai ser tudo em nome de herdeiros.
Na questão do terreno fizeste bem, só deves declarar o que estava mesmo em nome do teu pai.
Nós não vamos fazer habilitação de herdeiros. Só sou eu, minha irmã e minha mãe. Não é agora, é daqui a uns anos eu e ela vamos herdar tudo, não adianta mexer.
Sim, o terreno não valia a pena. Houve quem dissesse fiz mal, poderia pôr e assim atualizar titular nas finanças pra herança. Não arrisquei