Exercício: SCP vs A Equipa Ideal

Esquecem o  Importante, ou seja: inteligentes e que saibam jogar futebol ! Parecem que estão a fazer uma equipa de Ruby ou de basquetebol!! Peso, altura!! Deve a haver muitos jogadores com essa características !!! A Perfeição!! Devem estar a sonhar!! 
Aumentam de peso em geral perdem velocidade, aumento de altura perdem agilidade e rapidez de execução, mais fracos de rins e no jogo rateiro !! Quando esporadicamente isso não acontece! São brilhantes ,mas caríssimos!!!! 
 Nem o Real Madrid e Barcelona conseguem todos ao mesmo tempo!! Equilíbrio, simbiose; conhecem? É assim que se constroem grandes equipas e nos neste momento não temos ou ainda não conseguimos!!

Dá a ideia que não leste os posts anteriores…

Ou seja, na minha equipa ideal do SCP continuamos com 2 jogadores certos: Carriço e Liedson.
Um eventual: o Matias.

Das contratações que se têm falado, só 2 têm hipóteses de se enquadrar, o Evaldo e o Boghossian.
De resto, é mais palha…

Vens pedir jogadores que secalhar nem um Real Madrid ou Machester ou Inter têm…

todas as equipas têm sempre uma posicao ou duas que não é perfeita…

Não li quase nada… mas na parte dos centrais o Sporting nunca ter tido um central forte fisicamente e bom de cabeça… tivems jogadores como o Phil Babb ou Enakahire… eram bons a cortar jogadas ou pernas xD

Por isso fizeste um post completamente fora do contexto…
É normal!

Tópico utópico.

Desvalorização completa dos jogadores do Sporting. Se nem jogadores como o Izmailov servem para titulares do teu Sporting ideal, tenho pena de te informar que nunca vais ter um Sporting como desejas. Nem nenhuma equipa portuguesa vai sequer aproximar-se desse padrão.

oh amigo, li o Guarda-redes, li o defesa lateral e central e n li mais… pk deu para perceber que tu pedes super jogadres para o Sporting…e por mais k todos queirams o mesmo…super jogadores… custam super fortunas…e vao para super clubes …

mas pronto… n custa pedir ou sonhar :wink:

E que tal se lessem o inicio do tópico antes de escreverem asneiras descontextualizadas?

A ideia e definir um perfil de equipa referencia e compara-la com o nosso plantel ou onze tipo.
Porra, sabem o que é uma referência?

Pessoalmente, a diferença entre o SCP e a minha equipa referencia é grande e expliquei porquê.
Quem não estiver interessado em fazer este exercicio, tem todo o direito, mas ao menos podia não cuspir asneiras para o ar…

Olhem que se o tópico fosse a comparar com a equipa do slb, aproveitava bastantes jogadores…

Luisão
David Luiz
Javi
Aimar (talvez o mais duvidoso por causa das lesões)
Di Maria
Saviola
Cardozo

(7 em 11, é fdd…)

Não são super-jogadores mas são jogadores ideais à escala nacional na minha equipa.

Já dá para perceber melhor?

claro que dá… se o Sporting tiver 50 milhoes para gastar por epoca…em duas epocas devem ter gasto uns 100 milhoes…

mas pronto… ta certo… :wink:

n precisas d te exaltar…abrir um tópico para stressar é n vale a pena

SL

Luisao? Cardozo?

Já agora, no sporting os jogadores vêem vermelhos, ha que ter isso em conta. E para alem disso estamos a falar de 120M de euros investidos em 3 épocas que deram certo na ultima

OK!
Na boa.

Mas eu não estou a pedir nada.
Estou a fazer um exercicio.

Mas, sem gastar nada, vendendo 2 jogadores, até acho possível ficar próximo de pretendido.

Saiam veloso e Moutinho.

Entrem:
Senderos ou Onyewu
Evaldo
Giovani dos Santos
Quaresma (alguém fale com o gajo, se insistir em não vir, há-de haver outro com perfil semelhante)
Boghossian ou Janko

O importante não é que sejam estes os jogadores.
Há-de haver outros que vão dar ao perfil pretendido de equipa. Isso sim, o importante.
Notemos que a saida dos 2 jogadores poderiam financiar esta brincadeira com lucro.

Ou não?

Pá…Se o Luisão (titular da canarinha) e o cardozo (melhor marcador do campeonato), não são bons, então não sei o que é para ti um bom jogador…

Por outro lado, não estou a discutir a politica desportiva do slb, embora também não esteja a dizer que é má.
Concordo com o perfil da equipa deles, acho que, em relação a sua politica desportiva, não há nada a dizer da sua aposta em valores seguros, o que é discutivel é a aposta em jogadores no escuro.
E não se contrata mais de 10 jogadores num ano…Ele fizeram-no.
Muito dinheiro gasto, demasiada revolução…poucos resultados.

Foi quando fizeram retoques a um plantel que ja era bom que os resultados apareceram. Isto e o factor treinador…

Eu só axo engraçado insistir-se tanto na historia da altura, que até se considera um guarda redes ideal aquele que tenha mais de 1,95…nao se confunda o GRANDE com tamanho em altura… :wall:

Ou seja, um gk tipo o Valdes do barça,o Casillas do Real, Buffon, e muitos outros grandes guarda-redes…ficam de fora segundo esses critérios de uma equipa ideal.
Isto hoje em dia, se temos um guarda redes agil, que se posiciona bem, com reflexos de primeira, etc…mas que nao seja um gigante de 2metros não serve para guarda redes, dizem muitos…Eu até axo que um guarda redes muito alto nem é necessariamente bom…em geral tem imensas dificuldades em bolas junto ao chao, normalmente nem sempre muito rapidos nem ageis no que toca as saidas, e a unica vantagem que podem ter é quando parados ocupam mais espaço na baliza, e no controle do jogo aereo, ok, mas muitos guarda redes menos altos cobrem muito bem a sua baliza e como podem ir com as maos onde os outros so podem ir com a cabeça, ate podem ter menos 10 ou 15 cm que se safam bem.

E se nos centrai até concordo que muitas vezes a altura é decisiva, nos guarda redes discordo, tanto exemplo temos por ai de excelentes guarda redes com menos dos tais 1,95 que dizes. (referente ao post inicial)

É um exercicio mental engraçado, mas há que reparar que tudo isso é alvo de uma subjectividade enorme. Se encaixarmos uma das equipas que melhor pratica futebol, o Barcelona, rapidamente percebemos que preenchem 4 ou 5 requisitos da “equipa ideal”. É uma excepção num mar de regras? Não, pq o futebol não é redutor ao ponto de se cingir pela morfologia dos jogadores.

Na minha óptica tens duas opções, ou fazes um primeiro exercicio do qual estabeleces uma tábua rasa (como fizeste) e faz-se um processo de reengenharia em torno do modelo táctico a objectivar, ou então olha-se para a matéria-prima e modela-se o estilo de jogo em torno das caracteristicas dos jogadores. O primeiro é estático e pressupõe um rol de alterações na equipa base, o segundo é dinâmico, e define a caracterização de um treinador de topo. Por exemplo, não acho que seja determinante um GR ter uma altura fantástica, nem acho determinante os dois médios laterais terem uma boa capacidade defensiva, ou sequer teres uma torre na frente ofensiva.

Mas aceitando fazer o mesmo exercicio que é pedido neste tópico, diria que:

GR: Mentalmente estável, boa elasticidade, acima de 1,80.

LE e LD: Defensivamente competentes e velozes, o João Pereira em topo de forma é um defesa que gosto particularmente. Para não ir buscar exemplos de Daniel Alves e afins.

DC: Concordo com a ideia de um central de marcação, mais alto e mais posssante fisicamente e outro mais ágil. Carriço e Tonel personificam o paradigma, mas é preciso mais qualidade.

MDF: Concordo com a ideia de um médio defensivo alto e possante, com pêlo na venta, um old-school na onda de Oceano, mas tecnicamente um pouco mais evoluido se puder ser. :stuck_out_tongue:

Extremos: dois jogadores com grande capacidade de desiquilibrio, um deles tem que ter capacidade defensiva, o outro nem por isso, para em alturas de transição ofensiva por parte do adversário se poder reajustar a defesa, pemitindo as dobras.

10: Acho que um 10 é do consenso geral que tem que ser um génio da bola, com criatividade acima da média, mas num sistema com extremos eu nem usaria um 10, mas sim um médio centro com boa capacidade de passe, e algumas preocupações defensivas. Talvez um 8, ou o tal Moutinho da época do Peseiro.

AV e PL: Aqui funcionam várias formulas, desde dois Liedsons, a dois Jardéis. O segredo é como é que vamos potenciar o jogo até lá, eu gostei da mobilidade de Derlei + Liedson, p.ex., mas a jogar com extremos um tem que necessariamente ser bom cabeceador. O Falcão é outro exemplo de um avançado que gosto de ver jogar.

É ténue a linha entre o masoquismo e a crença!

Acho que não é preciso ter esse requisitos todos! Como um de vocês disse nem o barça os tem, mas o Guardiola conseguiu colmatar as fragilidades deles, noutras qualidades! Quem deve fazer esse tipo de descrição dos jogadores é o treinador, para o tipo de sistema que vai ser utilizado!

Striker concordo quase em absoluto com a tua analise mas isso não é apenas valido para o SCP tu praticamente descreveste o que seria uma equipa ideal em qqr clube (até pq são pcos os que conseguem corresponder a totalidade do q referiste).
Sobre a constituição do plantel penso que eu ja tinha escrito a minha opinião noutro tópico mas vou voltar a escrever:

GR: Tiago e Rui Patricio correspondem o que na minha opinião deve ser o 2º e 3º GR do plantel, gostava de contratar 1 GR que dê boas garantias e com experiencia penso que entre 3 a 5M teriam de ser gastos para a sua contratação.

DL: na direita acho que temos qualidade pq J.P é 1 excelente ala e Abel uma boa retaguarda, na esq. é que tamos mto mal pq Grimi e Caneira e Pedro Silva não dão qqr confiança e são 1 peso enorme na folha salarial da equipa, por isso era tentar despachar os 3 e ir buscar 2 com qualidade de preferência 1+ jovem e outro + experiente eu valorizo mto a forma como os laterais atacam mas como estamos bem servidos no lado direito na esq. valorizava + a capacidade defensiva e o facto de serem DE de bom porte físico, na contratação deste 2 jogadores gastávamos + 5/6M

DC: Tonel e Carriço agradam pq são bons jogadores com características diferentes mas ambos com qualidade e personalidade para jogarem no SCP mas teríamos de contratar 1 DC de grande nível para conseguir subir de nível defensivamente, este central teria de ser forte fisicamente e de preferência com experiencia de jogar em grandes equipas, 6/7M teriam de ser gastos na contratação deste jogador, a 4vaga de central podia ser ocupada por 1 ex júnior por exe. Pedro Mendes ou até Nuno Reis.

MC: Veloso, Moutinho, P.Mendes e André Santos são bons jogadores mas nenhum deles é 1 nº6 como eu gosto forte fisicamente e tacticamente acho que esse jogador é essencial no futebol moderno (os lamps acertaram em cheio com o espanhol) e por isso era importante a contratação de + 1 jogador para MC embora aqui ache que se aceita a saída de M.V ou J.M para fazer 1 encaixe financeiro de qqr das formas dificilmente se encontra 1 bom jogador com estas características por menos de 4M.

M.Alas: para mim a par de DE a grande falha deste SCP 09/10 apenas Izmailov qd estava bem fisicamente cumpria o lugar, Pereirinha e Vuk acrescentavam pco ou nada e Yanick tem algumas características mas insuficientes para ser titular de caras, claramente precisamos de 2 jogadores que ocupem as vagas de Vuk e B.P mas tem de ser Medios alas que consigam desequilibrar ofensivamente sem comprometer a equipa defensivamente , aqui teria de ser gasto provavelmente 1 valor a rondar os 10M.

Nº10: para mim Matias tem qualidade para ser 1ª escolha e Moutinho pode ser outra solução mas como sou + fã de uma táctica com 2 avançados não me parece que mereça grande investimento a menos que J.M saia.

Avançados: Liedson, Pongolle e Saleiro tem qualidade e características diferentes que acaba por dar varias soluções diferentes ao treinador mas falta claramente 1 PL goleador que seja forte fisicamente e no jogo aéreo na contratação deste jogador deveríamos gastar uma verba a rondar os 7M.

Esta aqui o que seria para mim o SCP ideal para a próxima temporada, isto tudo juntamente com uma boa orientação técnica, união e mto trabalho faria do SCP 1 sério candidato ao titulo e a conquista da liga Europa, agora só falta arranjar os 35M para reforços… Ou ainda melhor conseguir contrar os jogadores para as posições que eu referi com a qualidade e características pretendidas por valores suportáveis para o SCP (o que eu considero ser uma missão quase impossível) vamos ver o que Costinha consegue oferecer ao P.Sergio e dps qual vai ser a rentabilidade que o treinador vai conseguir ter dos jogadores.

Sory pelo tamanho do Post
:great:

para mim uma equipa minimamente equilibrada em qualquer campeonato ou qualquer competição tem que ter os seguintes requisitos:

• um grande guarda redes em tamanho e qualidade
  • 2 centrais com velocidade, rijos de rins e que não inventem!!
  • um defesa esquerdo puro, ou seja, que saiba muito bem defender e que saiba atacar sem por a equipa em risco
  • 2 medios com agressividade, que saibam fazer as transciçoes defensivas para o ataque, que sejam praticos, inteligentes
  • um 10 puro, solto
  • 3 homens no ataque moveis, com dixiplina tactica, velocidade e bom indice de eficacia.

eu não gosto do futebol defensivo mas admiro o actual campeao europeu chamado inter de milao!!

visto isto gostava que o Scp jogasse em 4x3x3

Toldo

João Pereira           Carriço               Rodriguez            Evaldo 

Pedro Mendes 

Yacob                           Maniche

Izmalov                                                  Danny                      

Liedson

Estas caracteristicas são as do M.U.