Excessos no meio campo

Na minha óptica, do meio-campo para a frente:

-------- Loureiro — Moutinho ---------
Douala ------------------------ Wender
--------- Liedson — Deivid ------------

Estando Custódio apto, jogaria em vez de Loureiro. Não podendo jogar Moutinho, jogaria João Alves. Sá Pinto seria outra das hipóteses, sendo para mim um jogador mais útil como suplente, beneficiando por entrar em alturas em que os adversários estariam mais desgastados. Sá Pinto é um género de jogador que quando vem do banco traz uma energia à equipa que pode ser decisiva em muitas partidas.

Nesta táctica, os extremos teriam de ter preocupações defensivas, ajudando sobretudo a impedir que os laterais adversários (Miguelitos e afins) subissem. Alternativas a Wender e Douala, seriam Varela e Nani.

Os melhores jogos de Moutinho no Sporting foram ao lado de Rochemback, assumindo um papel de “adjunto” do trinco. É um jogador com energia suficiente para fazer o trabalho de sapa no meio-campo, tendo um discernimento que nem Loureiro nem Custódio têm. Seria nos seus pés que o jogo ofensivo do Sporting iniciaria.

Sobretudo, a confusão que agora reina no Sporting, com gente a mais no meio-campo e com uma falta de geometria no ataque, onde o facto de jogarmos com um único extremo torna as jogadas do Sporting mais previsíveis e onde o próprio Douala acaba por pagar fisicamente por estar constantemente a ser solicitado, já deu para perceber que não resulta.

Povoar o meio-campo com médios de características semelhantes até resultará se houver um entrosamento bastante bom entre eles e se a qualidade dos jogadores for sempre muito boa. Não é isso que se vê no Sporting. Os jogadores anulam-se no meio-campo, havendo mais anarquia do que organização. É patético que joguemos em linha e depois vejamos os jogadores de meio-campo recuarem para defesa sem pressionarem o adversário. Veja-se o segundo golo do Nacional onde temos quase a equipa toda a recuar sem que ninguém perturbe o jogador que faz o passe.

Contem quantas alternativas foram apresentadas neste topico e percebem o problema do Peseiro.

Outra coisa engraçada é verficar que algumas alternativas, colocam os jogadores a jogar em posições que nós já aqui criticamos o Peseiro por tentar.

Por exemplo o Moutinho, revejam o topico e vejam em quantas posições o colocaram.

Opção do Miguel :

Eu apostava em 2 trincos, 3 médios e 1 avançado.

Loureiro Custódio
Douala Moutinho Wender
Liedson

Opção do Tomané:

Seria assim: Nelson Beto Polga Tonel Edson
                         Loureiro 

               Martins              Moutinho 

Douala
Liedson Deivid

Opção do Sancho:

este esquema não é para o Sporting, temos é de jogar no simples 4-3-3, com: Nelson

Rogerio Beto Tonel Edson

Moutinho Custodio J alves

Douala Liendson Wender

Opção do Ao Leo:

Na minha óptica, do meio-campo para a frente:

-------- Loureiro — Moutinho ---------
Douala ------------------------ Wender
--------- Liedson — Deivid ------------

Como vem cada cabeça sua sentença. E estamos a falar de um jogador. Se fizerem o mesmo exercicio para o Douala, Deivid, Wender, vai dar ao mesmo.

Como veem não é tão linear assim, a diferença é que as nossas opções não são testadas domingo a domingo.

Oh Nuno, em relação ao Moutinho parece-me que aquilo que a maioria pede é que ele seja o municiador principal do ataque, fazendo eventualmente o pendulo com o Alves, mas sempre jogando no meio do terreno, mais recuado ou mais á frente consoante o adversário e o momento do jogo.

Tu estás a confundir-te com as “colocações” dos nomes mais á dta ou á esq.

Pelo menos é isso que me parece, por ex. duvido que a ideia do Sancho fosse colocar o Moutinho na ala, como parece estar no seu “desenho”.

com Loureiro e Custódio de inicio, Moutinho ficava mais livre e apenas preocupado com o jogo atacante da equipa. Menor poderio ofensivo mas maior solidez defensiva, onze mais propicio a substituições em casos de estármos a perder ou empatar.

    Custodio     Loureiro

            
             Moutinho


   Douala            Wender

              Liedson
O problema não é haver excesso de jogadores para o meio campo. O problema é que o jogador de xadrez não sabe colocar as peças.

Tá tudo dito

Nesta táctica, os extremos teriam de ter preocupações defensivas, ajudando sobretudo a impedir que os laterais adversários (Miguelitos e afins) subissem. Alternativas a Wender e Douala, seriam Varela e Nani.

.

Já não é a primeira vez que vejo aqui Varela ser apontado como uma alternativa para a posição de extremo esquerdo, coisa que me parece totalmente disparatada embora por exemplo no jogo de Badajoz contra o Atlético Madrid ele tenha sido utilizado nesse lugar o que para quem viu esse jogo foi elucidativo.

O rapaz tem qualidades mas não é um extremo mas sim um avançado daqueles que não pode jogar sozinho na frente.

Já Nani não conheço o suficiente e pelo que vi ainda está muito verde para o Sporting, não é todos os anos que aparecem Moutinhos

Nesta táctica, os extremos teriam de ter preocupações defensivas, ajudando sobretudo a impedir que os laterais adversários (Miguelitos e afins) subissem. Alternativas a Wender e Douala, seriam Varela e Nani.

.

Já não é a primeira vez que vejo aqui Varela ser apontado como uma alternativa para a posição de extremo esquerdo, coisa que me parece totalmente disparatada embora por exemplo no jogo de Badajoz contra o Atlético Madrid ele tenha sido utilizado nesse lugar o que para quem viu esse jogo foi elucidativo.

O rapaz tem qualidades mas não é um extremo mas sim um avançado daqueles que não pode jogar sozinho na frente.

Já Nani não conheço o suficiente e pelo que vi ainda está muito verde para o Sporting, não é todos os anos que aparecem Moutinhos

Pois que não terei uma opinião ainda formada sobre o Varela, ainda que, pelo que tenho visto, acredite que se possa adaptar com sucesso ao lugar de extremo. E digo também isto a acreditar no que terá sido equacionado pela equipa técnica, dado que as opções para a frente do ataque são mais do que muitas, sendo a presença de Varela no plantel apenas justificável por não ser considerado mais um avançado. É que se assim não for, e tendo em conta o número de jogadores para o ataque, será complicado que venha a ter oportunidades para jogar.

Em relação a Nani concordo, mas como não há outras opções, há que contar com o rapaz. Também não fui na onda de entusiasmo em relação a Nani. Terá potencial, mas não se pode comparar um jogo positivo na pré-época com as exigências que enfrenta a todos os níveis quando os jogos são a doer.

O Varela, pelo que já vi tem uma capacidade de luta enorme e velocidade.

No entanto agarra a bola e dificilmente a solta. E um extremo tem de ter capacidade de passar.

Quanto à outra capacidade importante num extremo que é o cruzamento, desconheço as suas potencialidades.

A principal qualidade que se impõe a um extremo é a de `ter a capacidade de ir à linha cruzar, não vejo essa caracteristica nem sequer indicio dela no Varela.

Também não acho que ele esteja assim tão tapado no ataque, com a irregularidade do Pinilla e a nulidade que é o Silva não me espantaria que ele tivesse a sua oportunidade, isto se o Sporting continuar a jogar com dois homens na frente