Ex-jogadores do Sporting - Parte 2

Nota de condolências

Por Sporting CP
22 Jan, 2026

Clube

Nassur Namone Udjon Pereira Silva Bacém

O Sporting Clube de Portugal manifesta o seu profundo pesar pela morte repentina do futebolista Nassur Bacém, na passada quarta-feira, aos 27 anos.

O jogador estava actualmente ao serviço do LGC Moncarapachense e cumpriu uma parte da sua formação, entre 2009/2010 e 2011/2012, de Leão ao peito.

Aos familiares e amigos, o Sporting CP endereça as mais sentidas condolências, não deixando de enaltecer e agradecer os anos de esforço e dedicação ao Clube.

Não sabia muito bem onde deixar isto, por isso vou deixar aqui.

Para quem não viu o podcast com o Costinha vale a pena ver, disse que enquanto diretor desportivo que o Trezeguet, Wilfried Bony e Matic (antes de ir para o Vitesse) tiveram perto de vir para o Sporting, mas o mais interessante para mim foi esta parte:

”Todos os dias haviam notícias do Izmailov nos jornais, quando chegou ao Porto não havia uma notícia."

Mostra bem a chibaria e a merda que haviam neste clube naquela altura.

3 Curtiram

O Vukcevic era uma máquina, pena aquela cabeça ser tão intensa como o seu jogo e ter batido de frente com outro marreta cabeça dura como o Paulo Bento.

Do Vuk lembro-me vários momentos memoráveis, grandes golos, atitude e garra. Mas este jogo épico onde faz o 5º da maneira que faz, fica para a História:

20 Curtiram

Esta é talvez a maior reviravolta épica que vi na minha vida num jogo contra os oligofrénicos.

Quando os gajos fazem o 0-2, apaguei a televisão, pus-me a fingir que estava a ler um livro e as minhas miúdas subiram para os quartos delas (na altura morava numa moradia com 1. Andar).

De repente, descem aos gritos: Pai, pai! Já estamos empatados 2-2.

Liguei logo a televisão, mas estávamos longe de pensar como o jogo ia terminar.

Inesquecível.

4 Curtiram

Engraçado ver como o futebol tem evoluído nos últimos anos: há ali uma série de golos que hoje seriam, no mínimo, caricatos. O posicionamento dos dois redes é fraco (no RP num dos golos, o Quim anda constantemente a anhar em vários, parece-me) e a nossa linha defensiva está completamente às aranhas nos primeiros golos — é o Abel a acompanhar o extremo e a meter toda a gente em jogo no primeiro?

O posicionamento do Ratício no 3º golo do panelas…

2 Curtiram

Eu tranquei-me no quarto :joy:
Quando foi 2-2, o meu pai a festejar com o meu irmão, lá voltei :joy:
Por acaso senti-me uma merda de adepto nesse jogo :smiling_face_with_tear:
Nunca mais deixei de ver até ao fim, nunca mais mesmo.

4 Curtiram

E há um ou dois golos que se houvesse VAR, não sei, não…

Já todos fizemos o mesmo em algum jogo, faz parte, não tem a ver com ser bom ou mau adepto, às vezes é até sinal que gostamos demasiado e não queremos lidar com o “sofrimento” ou o stress que nos está a causar.

2 Curtiram

Opah claro, sim.
Ali senti mesmo que íamos até ser goleados, foi mesmo penoso.
Depois, lá está..senti que perdi a totalidade de um jogo histórico, em que o que tenho pra contar é que nem consegui ver tudo :joy:
E muita sorte tenho eu de a minha família ter continuado a ver! Se não, só saberia no dia a seguir…ui, ia ter mais pesadelos que a ser goleado :joy:

2 Curtiram

Eu por acaso nunca sai ou deixei de ver antes. No estadio entao, ainda tenho um trauma com um jogo da champs com uns russos quaisqueres que o bilhete me custou uma pipa de massa, no estadio antigo, acho ate que ja estava a ser demolido, o jogo todo a chover bem, e levamos 5 a zero..Acho que no fim eramos meia duzia nas bancadas.

Mas isto nao faz ninguem mais ou menos Sportinguista, cada um sofre 'a sua maneira.

2 Curtiram

Já houve alturas em que decidi simplesmente não ver, por sentir que já não havia nada de bom a retirar: jogos em que já não lutávamos por nada e que só contribuíam para aumentar a frustração. Agora, desistir a meio de jogos que ainda contavam para alguma coisa, disso não me lembro.

Lembro-me de, na final da Taça com o Braga, o meu pai ir-se embora do estádio por volta dos 80 e poucos minutos, com o resultado em 2–0, e eu a dizer que ia ficar e depois iria para casa de comboio. O resto é história. A partir daí, senti a minha crença ainda mais reforçada. Acho que ser adepto também é isto: acreditar até quando nada parece estar a nosso favor.

2 Curtiram

A cabeça não ajudou, a falta de gosto pelo futebol também não. Não é caso único. Nem no futebol, nem no desporto no geral.

Este video recordou-me imediatamente do Rojo e do Polga lool

Os melhores golos do Paulo Silas. Para mim o melhor é aquele contra o Ajax, brutal! O Silas tinha um remate na passada muito colocado, metia sempre a bola no cantinho:

8 Curtiram

Lembro-me desses contra o ajax e o braga.

1 Curtiu

Vocês acreditam que não tenho ideia nenhuma destes golos…

Com certeza devem saber que o Paulo Silas tem um irmão gémeo que jogou nos apedeutas e nos oligofrénicos com o nom de guerre Paulo Pereira…

Declarações interessantes do Hélder Postiga

https://x.com/eurofootcom/status/2021552547027157181

4 Curtiram