[Euro 2016] Informações Gerais

Introdução

Disputado de quatro em quatro anos, o Campeonato da Europa tem dado a mostrar os maiores talentos do futebol europeu desde a sua criação como Taça das Nações Europeias em 1960. É composto por uma fase de qualificação, “play-off” e fase final.

Fase final
Pela primeira vez, o Campeonato da Europa será disputado por 24 selecções. O primeiro torneio, realizado em França em 1960, contou com apenas quatro equipas, antes da prova ser alargada a oito países 1980 e voltar a duplicar o número de participantes em 1996 para 16.

Como país organizador, a França tem apuramento automático para a competição a decorrer entre 10 de Junho e 10 de Julho de 2016. Terá a companhia das 23 selecções apuradas, sendo as equipas divididas em seis grupos de quatro. Os seis vencedores dos grupos, os seis segundos classificados e o quatro melhores terceiros colocados passam aos oitavos-de-final, altura em que a prova passa a ser eliminar.

A competição vai decorrer em 10 cidades e 10 estádios.

A abertura será em Paris no estádio Stade de France e com a grande final a acontecer também no Stade de France.

Regulamentos (em inglês): http://www.uefa.org/MultimediaFiles/Download/Regulations/uefaorg/Regulations/02/03/92/81/2039281_DOWNLOAD.pdf

Logo / Slogan

A inspiração que levou à criação do logótipo do UEFA EURO 2016 em França é a "Comemoração da Arte do Futebol’. Este tema reúne a criatividade que define a cultura francesa com a beleza do jogo. Em França, “arte” está presente em cada aspecto da vida. Seja na culinária, arquitetura, moda ou tecnologia, onde se junta estilo, elegância e requinte

O slogan da competição – Le Rendez-Vous – pretende evocar a importância do Campeonato da Europa e fazer dele uma sucessão de festividades que não devem ser perdidas.

Mascote

Quem sou eu?
Olá, o meu nome é Super Victor. Sou um rapaz comum, como tantos outros! Nasci numa pequena cidade de França. O meu pai foi bom jogador de futebol e eu, desde muito novo, sempre gostei de jogar com os meus amigos. Não sou tão bom como o meu pai, mas estou sempre a tentar melhorar a minha técnica. Para mim o mais importante quando jogo futebol é divertir-me e respeitar o “fair play”!

Troféu

A segunda versão do troféu é baseada no design original criado pela empresa Arthus-Bertrand em 1960 e a que foi dado o nome de Henri Delaunay, o antigo presidente da Federação Francesa de Futebol (FFF) e primeiro secretário-geral da UEFA, desde a data da sua criação, em 15 de Junho de 1954, até 9 de Novembro de 1955.

É 18cm mais alto e 2kg mais pesado que o original, sendo feito de prata “sterling” e mantido o seu nome histórico. O troféu foi remodelado para reflectir a escala e tamanho do mais prestigiado torneio internacional da Europa.

A Bola

A nova bola Adidas Beau Jeu Euro 2016 apresenta um design exclusivo para o Euro 2016, em França. O nome em francês “Beau Jeu” se traduz em “Bonito Jogo”.

Inspirado pela marca do UEFA EURO 2016, em França, a nova bola Adidas Euro 2016 combina a cor principal branco com diferentes tons de azul e vermelho.

Música oficial do Europeu

https://www.youtube.com/watch?v=QKqP36nymV4

Eh la! Que quadro mais chique que vocês aqui arranjaram para o Europeu, com direito a logo da competição na página principal e tudo! Isto é já o dinheiro dos novos direitos televisivos a entrar?

Porra isto está espectular :xock: :venia: :venia:

Woo não nos falta nada :o

:beer:

:venia: :venia:

Que grande trabalho! :beer:

Por acaso não existe por ai um calendário com todos os jogos e transmissões na TV?

http://www.zerozero.pt/zapping.php?id_edicao=66233

Está no tópico [Euro 2016] Transmissões e Calendário. :great:

Obrigado.

Esta nova secção está espetacular!

Muitos parabéns pelo trabalho! :wink:

parabéns ao responsável por este tópico! Muito bom!
:beer:

Secção espetacular, dou aqui os parabéns a todos os envolvidos neste. :clap:

Onde é que está o tópico para as brasas europeias que vão estar nos estádios? :mrgreen:

Imperdoável não ter uma secção própria!

Chega-te à frente! :mrgreen:

Done. 8)

Let the game begin.

Parabéns por este quadro do europeu