[Euro 2016] Cidades e Estádios

[center]
(Mapa de França)[/center]

Paris

Região: Ilha-de-França
População: 2,25 milhões (12,29 milhões no conglomerado urbano)

Conhecer a cidade:
Centro do pensamento progressista, a Paris moderna é reconhecida pela sua beleza arquitectónica, destacando-se as 12 famosas avenidas que desembocam no Arco do triunfo, criadas na década de 1860 pelo Barão Haussmann. Conhecida como a “Cidade Luz”, Paris continua a ditar a lei no que diz respeito à cultura, à cozinha e à moda, apresentando simultaneamente um património artístico sem igual.

Sabia que?
Hristo Stoichkov, antigo avançado da Bulgária e do FC Barcelona, melhor marcador da Europa em 1990, assinou um contrato com o Paris no Verão de 1992 – mas acabou por mudar de ideias e nunca chegou a representar o clube parisiense.


Parc des Princes
Lotação na UEFA: 45.000

Saint-Denis

Região: Ilha-de-França
População: 110.000

Conhecer a cidade:
Localizada dez quilómetros a norte do centro de Paris, Saint-Denis nasceu como a aldeia de “Catolacus” antes de adoptar o nome do mártir cristão aí sepultado após a sua decapitação na vizinha Montmartre. O seu túmulo tornou-se local de culto, tendo sido construída uma capela nesse local até o rei Dagoberto a transformar num mosteiro real por volta de 630 d.C., ao qual concedeu a independência do Bispo de Paris. Cerca de 75 reis e rainhas, desde Dagoberto I a Luís XVIII, estão sepultados na Catedral Basílica de Saint–Denis.

Sabia que?
Todos os anos mais de 80.000 pessoas visitam o Stade de France apenas para pisar o mesmo relvado que os campeões mundiais de 1998.


Stade de France
Lotação na UEFA: 80.000
Jogos a realizar:

Bordéus

Região: Aquitânia
População: 242.945

Conhecer a cidade:
Capital da região da Aquitânia, Bordéus é mundialmente famosa pelos seus vinhos. Os romanos plantaram as primeiras vinhas há mais de 2000 anos e a área ao redor da cidade é actualmente uma enorme região produtora de vinho, em resultado do clima marítimo e dos solos ricos em cálcio. Com uma produção anual de 800 milhões de garrafas, com um valor superior a 3000 milhões de euros, Bordéus é séria candidata ao título de capital mundial do vinho.

Sabia que?
O Bordéus cedeu mais jogadores do que qualquer outro à selecção de França para os Campeonatos do Mundo da FIFA: 21.


Stade de Bordeaux
Lotação na UEFA: 42.000

Lens

Região: Nord-Pas-de-Calais
População: 34.190

Conhecer a cidade:
Situada a 28 quilómetros de Lille, no norte da França, Lens, que em tempos foi uma grande produtora de carvão, está mais uma vez a sofrer um processo de ajustamento. Parte integrante dos Países Baixos espanhóis entre 1526 e 1659 e fortemente afectada pelas Guerras Mundiais do século passado, a cidade está determinada em criar uma nova identidade, depois do encerramento da última mina de carvão em 1990.

Sabia que?
O recorde de assistência no Stade Bollaert-Delelis foi estabelecido a 15 de Fevereiro de 1992 para a recepção ao Olympique de Marseille. 48.912 espectadores esgotaram a lotação numa cidade que tem apenas 34.000 habitantes.


Stade Bollaert-Delelis
Lotação na UEFA: 35.000

Lille

Região: Nord-Pas-de-Calais
População: 230.000

Conhecer a cidade:
Situada perto da fronteira com a Bélgica, Lille é uma cidade cosmopolita, com fortes raízes flamengas e encontra-se no cruzamento entre a França, os Países Baixos e, desde a chegada do Eurostar em 1994, a Inglaterra. Nenhuma outra cidade francesa foi, ao longo dos séculos, vítima de tantos cercos, mas Lille usa essas influências estrangeiras como trunfos e pitoresca Grand’Place, por exemplo, faz lembrar Bruxelas ou Amesterdão.

Conhecer a cidade:
O LOSC possui o recorde de assistência num jogo liga francesa. O encontro em questão, frente ao Olympique Lyonnais e jogado no Stade de France, contou com a presença de 78.056 espectadores.


Stade Pierre Mauroy
Lotação na UEFA: 50.000

Lyon

Região: Rhone-Alpes (Rhone-Alpes-Auvergne desde 2016)
População: 491.268 (2,18 milhões no conglomerado urbano)

Conhecer a cidade:
Terceira maior cidade de França, Lyon organiza todos os anos a famosa Festa das Luzes. Foi também a casa dos pioneiros do cinema Auguste e Louis Lumière, que patentearam o seu cinematógrafo em 1895 e são considerados os primeiros realizadores do mundo. Os irmãos Lumière captaram imagens da bonita cidade natal, situada na confluência dos rios Rhone e Saone. Entre os impressionantes edifícios de Lyon encontra-se a Basílica de Notre-Dame de Fourvière, sítio que atrai anualmente milhão e meio de visitantes.

Sabia que?
A equipa feminina do Lyon é mais bem-sucedida do país e bateu o recorde masculino de títulos seguidos conquistados em 2014, tendo também vencido por duas vezes a UEFA Womens’ Champions League.


Stade de Lyon
Lotação na UEFA: 59.000

Marselha

Região: Provença-Alpes-Cote d’Azur (PACA)
População: 860.363

Conhecer a cidade:
Situada na costa do Mediterrâneo banhada pelo sol, a mais antiga cidade de França tem mais de 2500 anos de história. Com 100 milhões de toneladas de mercadorias a passaram anualmente pelo porto, Marselha foi sempre um movimentado caldeirão de culturas. De facto, há vestígios de marinheiros gregos colonizadores da área em 600 D.C., razão pela qual os jogadores do Olympique de Marseille são conhecidos por “Les Phocéens (Os Fenícios)”.

Sabia que?
Ahmed Ben Bella, que mais tarde se tornou Presidente da Argélia, jogou e marcou um golo pelo OM num jogo da taça contra Antibes na época 1939/40.


Stade Vélodrome
Lotação na UEFA: 67.000

Nice

Região: Provença-Alpes-Cote d’Azur
População: 344.064

Conhecer a cidade:
Segundo maior destino turístico de França depois de Paris, Nice é conhecida pelo clima ameno e localização fantástica entre a costa mediterrânica e as montanhas a norte. Situada a apenas 30 quilómetros da fronteira com Itália, a cidade mudou de mãos várias vezes e é francesa desde 1860, apesar de ter forte influência italiana, em especial na arquitectura.

Sabia que?
O Nice foi a primeira equipa francesa a derrotar o Real Madrid: 3-2 na primeira mão dos quartos-de-final da Taça dos Campeões em 1959/60.


Stade de Nice
Lotação na UEFA: 35.000

Saint-Etienne

Região: Ródano-Alpes
População: 180.000; 400.000 na área metropolitana

Conhecer a cidade:
Esta grande cidade está perto de alguns fabulosos locais campestres: localizada 500 metros acima do nível do mar, tanto o Parque Natural Regional do Pilat como o vale do Loire ficam bem perto. Saint-Etienne é hoje uma cidade capaz de se reinventar, de se redesenhar. Não esquece a sua história, em vez disso, inspira-se nela. A criatividade que esteve no pano de fundo do passado artesanal é agora canalizada para o sector do “design” – ao ponto de Saint-Etienne ser a única cidade francesa que teve o título de Cidade UNESCO do Design.

Sabia que?
St-Étienne é ainda a equipa francesa com mais campeonatos ganhos (10), apesar do último remontar a 1981.


Stade Geoffroy Guichard
Lotação na UEFA: 42.000

Toulouse

Região: Midi-Pirinéus
População: 439.550 habitantes

Conhecer a cidade:
Conhecida como “La Ville Rose” (A Cidade Cor-de-rosa) devido aos tijolos de terracota usados em muitos dos seus edifícios, Toulouse é a quarta maior área urbana de França. Com os primeiros vestígios de presença humana a datarem do século VIII a.C., Toulouse abraçou nos últimos anos a era tecnológica, tornando-se na capital europeia da indústria aeronáutica e albergando o maior centro espacial do continente, para além de contar com uma vibrante população universitária.

Sabia que?
Na final da Taça de França com mais golos na história, em 1957, o Toulouse bateu o Angers SCO por 6-3.


Stadium de Toulouse
Lotação na UEFA: 33.000

Parabéns ao trabalho que fizeram (iniciaram) nesta secção! :clap:

Parabéns a todos está excelente!! :clap: :clap:

O estádio do PSG, Marseille e principalmente o do Bordeaux…

Minha nossa senhora! :drool:

[member=14329]sermak , a foto de Bordéus não aparece, está lá só o link. :great:

Parabéns pelo trabalho (e que trabalho)!

Thanks, corrigido :smiley:

Excelente trabalho. :clap:

Um dos meus sonhos é um dia poder ver vários jogos de um Europeu ou Mundial ao vivo…nem em 2004 aproveitei isso porque era muito novo e as posses também não eram muitas (nem são). Quem sabe, um dia…

x2. Talvez um dia…