Estudo retrospectivo observacional sobre a arbitragem em Portugal.

Caros foristas,

Gostaria de propor a realizacao de um estudo. Basicamente, tenho a clara noçao de que o Sporting é consistentemente prejudicado relativamente aos nossos rivais em materia de arbitragem. Estou convicto que esta minha opiniao nao é resultado de uma qualquer visao parcial dos acontecimentos. Acredito que sou por norma relativamente imparcial a avaliar arbitragens dos jogos do Sporting e dos seus rivais, contrariamente a maioria dos adeptos.

O que proponho é a realizacao de um estudo retrospectivo observacional que visa avaliar a probabilidade da ocorrencia de erros de arbitragem nos jogos dos 3 grandes das ultimas 3 temporadas. Nao pretendo simplesmente contabilizar penaltis ou expulsoes, mas sim fazer uma analise estatistica mais profunda. Por exemplo, o numero de penaltis a favor de um clube deve sempre ter em conta parametros como o numero de golos, o numero de ataques ou o numero de cantos porque obviamente uma equipa mais ofensiva tera em media mais penaltis a favor e talvez mais penaltis por marcar a seu favor. Usando software spss sera possivel fazer este tipo de analise multivariada, desde que seja possivel obter os dados. Este tipo de estudo NUNCA foi feito anteriormente. Foram sim realizados estudos descritivos que se limitaram a contabilizar penaltis e cartoes. O que se pretende é avaliar a probabilidade de ocorrencia de erros grosseiros de arbitragem nos jogos dos 3 grandes.

Isto seria um trabalho de fundo que levaria alguns meses e para o qual precisaria da ajuda de alguns de vos na questao da colheita dos dados. Eu posso escrever o protocolo, fazer todo o tratamento estatistico e elaborar o “artigo” final.

Como estou convencido que a minha analise mostrara que o Sporting é o mais prejudicado dos 3 grandes, pretendo enviar este artigo a Direccao e orgaos sociais do Sporting para que possa ser divulgado.

Por questoes profissionais, nao terei tempo para colher os dados (estou envolvido em diversos estudos no momento na minha area profissional), mas se tiver a ajuda de 2 ou 3 foristas motivados, podemos planear melhor este projecto.

Poderao alguns de vos dizer “Ah mas ja sabemos que o Sporting é o mais prejudicado, nao precisamos de fazer um estudo”. Compreendo esse ponto de vista, mas a nossa visao enquanto adeptos é sempre parcial (ainda que alguns possam ser mais ou menos parciais) e o que eu pretendo é demonstrar inequivocamente que a variavel “Sporting” é um preditor independente da ocorrencia de erros grosseiros de arbitragem quando comparado com o Benfica e o FC Porto.

Digam-me se ha algum interesse em avancar com este projecto. Se houver, podemos discutir a melhor maneira de obter os dados. Se nao for possivel obter os dados que pretendo o estudo nao podera ser realizado.

Obrigado pela atençao

Salvo erro, o [member=3466]Strikerr há uns meses/anos fez uma recolha em moldes próximos.
Criou um tópico. Encontrá-lo é que não é a minha especialidade.
Pode ser uma boa base na sua versão final ou, se ele for simpático, facultar-te os dados. Quiçá até já responda a algumas questões

Vou aguardar entao que o strikerr possa ajudar a encontrar o topico. A ideia que tenho é que avaliacoes anteriores foram apenas descritivas, ou seja, apresentacao de numero de cartoes ou penaltis (independentemente de serem bem ou mal assinalados), ou pontos ganhos como resultado de penaltis (bem ou mal assinalados). Nao me recordo de ver nenhum topico com uma apresentacao de todos os erros grosseiros de arbitragem cometidos em jogos dos 3 grandes e uma analise a probabilidade ajustada de cada erro em jogos dos 3 grandes.

Este foi o tópico (O Tópico dos Números e das Estatísticas do SCP e dos Seus Adversários) onde incluí algumas estatísticas e algumas conclusões pessoais sob o tema da arbitragem.

http://www.forumscp.com/index.php?topic=65104.20

A fonte dos dados foi o transfermerkat.

Alerto porém que o estudo que te propões fazer é muito mais profundo do que aquele que fiz e vai-te exigir uma fonte de dados muito mais rica que o transfermerkat.

Infelizmente estou numa fase profissional em que estou envolvido em alguns projetos de alto risco que me têm tirado o tempo. Ultimamente, já quase nem tenho vindo ao fórum.

Não posso dedicar grande tempo a isso.
Se precisarem do excel que usei para fazer esses cálculos, posso procurá-lo e explicar como o tratei.
Não é nada complicado.

Mas repito:
Aquilo que te propões fazer vai muito para além daquilo que eu fiz.

Para começar, deves definir claramente os requisitos desse trabalho, os dados de que precisas para o fazer e onde os vais buscar.

Estou convencido de a restrição relativamente aos dados que vais poder obter te vão obrigar a ser menos ambicioso nos objetivos a que te estás a propor. Mas a ideia que tens é sempre excelente.